Coluna Nº 2612 - 27 de junho de 2012
Crash-tests obrigatórios no Brasil. Você pode ajudar
Entidade avaliadora de segurança
veicular, a LatinNCAP, em conferência realizada há dias em Bogotá, Colômbia,
insistiu que a América Latina deve acabar com a distância hoje existente entre
os veículos aqui consumidos e os oferecidos na consumidores europeus. Alejandro
Furas, diretor técnico da Global NCap engenheiro uruguaio, situou esta distância
em 20 anos e pontuou diretamente com o Nissan, vendido na América Latina, com o
nome de March e na Europa como Micra.
“Na
América Latina um Nissan March com ou sem airbags, custa mais caro que o Nissan
Micra com airbags frontal, lateral e de cortina, mais ABS e ESC (Controle Eletrônico
de Estabilidade). E em alguns países, deve-se pagar dois mil euros – uns R$
5.500 – sobre o modelo standard para tê-lo com airbags” assinalou.
O pronunciamento do organismo mundial
encarregado de avaliar a segurança dos veículos vendidos na região integra o
apoio ao Plano de Segurança Viária, iniciativa da ONU para reduzir acidentes
com veículos e seus danos pessoais e materiais.
A colocação do técnico se inclui na
preocupação da ONU com a verdadeira epidemia universal que são os acidentes e
suas perdas. Dado não atualizado, em 2010 o Ministério da Saúde, gastou R$ 190
milhões em recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) – feitos pelo meu, o seu e
os nossos muitos impostos – atendendo a 145 mil internações – mais de 35% dos
leitos dos hospitais são para acidentados no trânsito.
Outro lado
Se a ONU, entidades mundiais e o
Ministro da Saúde são preocupados em reduzir a matança, prejuízos e perdas, o
deputado federal Antônio Balhmann, PSB/Ce, deu parecer que aumentará estes números.
Relator do Projeto de Lei 2976/2011 onde o autor Felipe Bornier – PSD/RJ propunha
a obrigatoriedade da submissão de todo veículo novo, nacional ou importado, aos
testes de impacto – crash tests –, foi contrário.
Segundo alegou, a indústria
montadora já se preocupa com o tema, e a obrigatoriedade por lei não é o
caminho, pois os órgãos de trânsito podem definir o assunto. Na prática abre mão
de sua prerrogativa de legislador para deixar a regulamentação por conta de órgãos
como o Contran e Denatran, que não conseguem, sequer, implementar o que
aprovaram, como a Inspeção de Segurança Veicular.
Não houve intervenção, reparo ou
substitutivo ao parecer do Relator e, assim, pelo regulamento interno da Câmara
dos Deputados, o PL 2976/2011 deverá ser apreciado pelo plenário da Comissão de
origem – Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio - e, após, pela Comissão
de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Você pode ajudar a reverter a situação.
Junte suas listas sociais e escreva: aos deputados Márcio Reinaldo Dias Moreira
(PP/MG), presidente da CDEIC dep.marcioreinaldomoreira@camara.gov.br e Ricardo Berzoini, (PT/SP) presidente da CCJ dep.ricardoberzoini@camara.gov.br, pedindo interesse e providências para que o PL
2976/2011 seja aprovado. E ao deputado José Chaves, (PTB/CE), presidente da Comissão
de Defesa do Consumidor para que requeira a apreciação por sua comissão, a mais
ligada ao tema – dep.josechaves@camara.gov.br.
Não há dúvidas serem os testes de impacto
fundamentais para que o consumidor saiba o nível de risco de danos pessoais em
cada veículo, e a única maneira da informação se tornar oficial é esta.
FORNECEDOR GARANTE:
VW
FARá MOTORES 1.0, 3 CILINDROS
A Volkswagen
escapa de confirmar a mudança do motor para equipar seu novo produto, o UP!.
Fontes dizem desconhecer o assunto. Em 22 de março, a Coluna obteve
e publicou informação positiva de acreditada fonte alemã.
Uma dúvida
persistia: para o novo carro a VW manteria o motor EA 111, 1.0, quatro cilindros,
bloco em ferro – o motor de Gol e Fox -, ou substitui-lo-ía pelo novo EA 211,
também 1.0, mas com a característica de utilizar três cilindros e ser
totalmente em alumínio. A VW considerava manter o motor antigo, mas,
aparentemente, valeu a mão firme de Luca De Meo, ex-Fiat e hoje o chefe do
projeto UP!
O fim da
dúvida veio com a alemã autopartista Rochling, fornecedora do coletor de
admissão ao motor a ser feito aqui. Diz, o componente inaugura nova
tecnologia, sendo em plástico polipropileno, em vez de poliamida como os atuais
e, relativamente, mais leve e barato em 15%, com melhor operação física e maior
resistência ao ataque químico do álcool.
A definição
supera a simples troca de motor, pois, define a posição do UP! como o mais
barato de o principal produto da VW no Brasil.
Fazer o motor
de três cilindros é definição internacional em busca de menores dimensões,
peso, emissões, consumo, fatores básicos no projeto de novos veículos. O UP! atualizará
a linha da VW para enfrentar os concorrentes neste segmento – novo Ford Ka,
Fiat Nordeste, novos Citroën e Peugeot, novo Toyota e novo Hyundai.
Como é
O 1.0 R3 12v
EA 211 – designação técnica - em versão mais potente faz na Alemanha 75 cv e quase
10 kgmf de torque. Aqui terá dupla função: substituir quase 50% das vendas da
empresa, em Gol e Fox, usuários doo motor EA 111, quatro cilindros e bloco em
ferro. E atender aos produtos com motor 1.4 ou 1.6 gerando maior disposição através
do uso de um turbo compressor.
Três cilindros em
linha, 12 válvulas, colocação dianteira transversal, 999 cm3 de deslocamento,
quase “quadrado”, - termo empregado para mostrar a identidade das medidas de
diâmetro e curso dos pistões: 74,5 mm e curso de 76,4 mm.
Coletor com ressonador e filtro desenvolvidos pela Rochling
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Coletor com ressonador e filtro desenvolvidos pela Rochling … |
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Para o novo VW UP!, 2013 |
Roda-a-Roda
Recall
– Após 21 casos de incêndio no compartimento
do motor, a NHTSA, órgão de segurança de trânsito norte-americano, determinou à
GM chamar para reparos 475 mil de seu recém lançado Cruze. Resíduos de óleo do
motor ou da embreagem hidráulica alojam-se em chapa de proteção inferior ao
motor e podem pegar fogo – como ocorreu.
Local – Aqui diz a GM ser caso pontual a produtos dos EUA. O Brasil é
omisso no tema, não dispondo de órgão oficial para avaliar os carros à venda,
tomando como verdadeiras as informações das montadoras.
Negócio
– Com a mudança de relacionamento
comercial com o Brasil e o México, as exportações de veículos argentinos caíram
em torno de 50%. O país pede maior esforço para enviá-los à Colômbia, Equador
e América Central.
Tentativa
– Com as naturais dificuldades de
vendas pela adição de 30 pontos percentuais ao IPI – digamos “Super Imposto de Ineficiência Brasileira”
– a JAC Motors criou saída para turbinar as vendas de seu modelo J6: aplicou
duas telinhas de TV, 7 polegadas, com fones sem fio, nos encostos de cabeça dos
bancos dianteiros, e colou adesivos – o tal de filme – nos vidros laterais.
Chamou a pequena série de Movie. A R$
53,8 mil na versão 5 lugares e R$ 55,8 mil para a de sete assentos.
Idem – A Kia adotou o mesmo processo, aplicando na versão
de topo do Sportage sistema de GPS ligado ao kit multimedia. R$ 115.900.
Retífica
RN – Notícia da Coluna sobre
a liderança de vendas do Jeep Grand Cherokee relativamente ao Land Rover
Discovery, mereceu correção de Flávio Padovan, presidente da Land Rover Jaguar.
Segundo explica, as vendas do Discovery apenas reiniciaram em maio, pela
introdução do novo motor diesel com câmbio de 8 marchas. E que as vendas do
modelo sempre foram superiores à do modelo Jeep.
Números – Em 2011 o Grand Cherokee vendeu 1.845 unidades, e o
Land Rover Descovery, com mais conteúdo tecnológico e preço, 3067.
Fora
– Marcas com a maior lucratividade
unitária no mercado, Ferrari, Maserati e Lamborghini, resolveram não participar
do Salão do Automóvel, em dezembro. Representadas pelo mesmo titular alegam que os
custos de locação e presença não têm retorno. Rolls-Royce, iniciando operar
pelo mesmo grupo, também estará fora.
Enfim - A Ford oferece atualização do sistema SYNC aos seus importados Edge e Fusiona. No Edge
os comandos em idioma francês serão substituídos por português, e no Fusion
haverá mapas brasileiros para o GPS, antes inútil exibindo apenas a América do
Norte. Clientes serão contatados pela Ford por mala-direta; a rede de distribuidores atenderá para
atualização, mesmo sem o recebimento da correspondência; e a Central de
Atendimento Ford (CAF) orientará pelo 0800 703-3673. Exceção para os veículos
que modificaram instalação elétrica ou software.
Fica - Se a posição for incontornável, de veículos de expressão
econômica estarão AMG Mercedes, Aston Martin, Porsche.
Provocação
– Sem capital? Com vontade de negócio
paralelo e sem investir? Afim de fazer algum no novidadoso e milionário negócio
de festas de casamentos?
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Automóveis grandes, grandes negócios … |
Phoenix
Studio, importador e restaurador de automóveis em Curitiba provoca …? – Aluga veículos antigos e de representação aos interessados
em prestar o serviço. Cobra R$ 3.500, ao mês, e o novo operador consegue cliente
e presta os serviços. Automóveis restaurados, confiáveis, mecânica refeita incluindo
carburador novo, ignição eletrônica, e bomba elétrica para combustível, ar
condicionado moderno. Cadillac's dos anos 50, de carroceria longa, e Rolls-Royce
1980. No mercado, o aluguel para casamento custa a partir de R$ 1 mil, por 4
horas. Mais? http://www.phst.com.br/
Motor – O motor a
gasolina, versões 1.4 e1.6 Turbo com injeção direta, desenvolvido pela BMW com
palpites da Peugeot, e produzido por esta, foi um dos premiados pela Engine
Technology International. Mais festejada ‘e a versão de 200 cv e 275 Nm de
torque, ainda não disponível nos produtos vendidos no Brasil.
Emprego – A vitória
do espanhol Fernando Alonso, com Ferrari, no GP da Europa, na temporada de Fórmula
1, distancia Felipe Massa da renovação de contrato. Com a equipe italiana.
Massa está enormemente separado de Alonso, agora com o
diferencial de ser o único piloto da temporada a vencer duas provas na
temporada.
Conselho – Para restaurar a autoconfiança Massa deveria
procurar, urgentemente, o professor Nuno Cobra. O Ayrton Senna fez isto.
Caminho – O 2o. Rallye
Internacional Mil Milhas Brasileiras, tentativa de sedimentar no país uma
prática diversão com automóveis antigos, teve vencedores Gilbert e Raquel
Landsberg, com Jaguar MK II, de 1962, percorrendo roteiro turfístico de 1619 km
nos estados de SP, RJ e MG. Participantes de mídia, Nelson Piquet e Roberto
Pupo Moreno, da Fórmula 1.
Ecologia
– Finda a Rio+20 e, apesar da crítica
á paquidérmica ação dos chefes de estado, com olho no imediatismo econômico e
sem coragem de ações para evitar comprometer o meio ambiente e o futuro, duas
montadoras saíram felizes do encontro.
Visões – A VW, pelo chefe de sustentabilidade, apreciador da
iniciativa da empresa, construir pequenas usinas hidroelétricas. Da Nissan, o
diretor geral da área de baterias, pediu aos setores públicos e privados trabalhar
juntos pelo sucesso dos veículos elétricos em todo o mundo – hoje a tecnologia
mais aplicada.
Gente – Raul Pires, brasileiro, designer, promovido. OOOO Era o designer oficial da Bentley, autor do belíssimo
desenho do Continental GT, e ser’a auxiliar direto de Walter De Silva, designer
chefe das empresas VW. OOOO Jennifer
Lopez, atriz, negócio. OOOO Nova imagem da
Fiat para sua entrada nos EUA e para a América do Sul. OOOO Nós eventos dirige o Fiat
500. OOOO