Enquanto a Cidade Maravilhosa se prepara para inaugurar, amanhã, dia 13 de junho, o mais importante evento mundial de meio ambiente e sustentabilidade, a Rio+20, em São Paulo começaram a circular, em regime de teste, dois táxis com motor elétrico, Nissan LEAF, que fazem parte do programa piloto para avaliar a viabilidade´de sua aplicação na cidade.
O estudo é um dos primeiros resultados concretos do Acordo de Intenções (MoU) assinado, em junho de 2011, entre a Prefeitura de São Paulo, a Aliança Renault-Nissan e a AES Eletropaulo, que conta também com a Adetax (Associação das Empresas de Táxis de Frota do Município de São Paulo). Na época, a cidade de São Paulo foi a primeira da América do Sul a assinar um acordo deste tipo.
As duas primeiras unidades do Nissan LEAF, primeiro veículo 100% elétrico comercializado em larga escala no mundo, iniciaram a parte prática do programa piloto no último dia 11 de junho, quando começaram a circular nas ruas.
Os veículos que fazem ponto entre a Avenida Paulista e a Rua da Consolação estão à disposição de qualquer pessoa que tiver interesse nos serviços de transporte com emissão zero e circularão em um circuito pré-definido dentro do mini Anel Viário da cidade de São Paulo.
Na próxima fase do projeto, prevista para a metade do segundo semestre, a frota de táxis elétricos da cidade ganhará mais oito unidades do modelo, totalizando 10 carros – todos disponibilizados pela Nissan do Brasil.
O programa piloto do táxi elétrico em São Paulo conta com motoristas profissionais do transporte de passageiros, pessoas que entendem as demandas da mobilidade urbana diária na cidade de São Paulo e que, consequentemente, poderão contribuir muito para o estudo.
O programa piloto do táxi elétrico em São Paulo conta com motoristas profissionais do transporte de passageiros, pessoas que entendem as demandas da mobilidade urbana diária na cidade de São Paulo e que, consequentemente, poderão contribuir muito para o estudo.
Os profissionais foram treinados pela Nissan do Brasil em parceria com a Secretaria Municipal de Transportes (SMT) e com a Associação das Empresas de Táxis de Frota do Município de São Paulo (Adetax).
Eletropaulo, nas quais os taxistas poderão ter as baterias de íon-lítio do Nissan LEAF com carga em até 30 minutos, e outros 10 carregadores para o “reabastecimento” em até 8 horas, que pode ser feito durante a noite, período de menor consumo de energia pela população.
Com mais este passo, reforçamos também nosso compromisso com desenvolvimento do Brasil, oferecendo um veículo com inovação e qualidade japonesa de emissão zero de poluentes”, revelou François Dossa, vice-presidente de Administração e Finanças da Nissan do Brasil.
O programa piloto dos táxis elétricos contará com uma rede de recarga de 15 pontos dentro do circuito estabelecido, sendo cinco unidades de carregamento rápido, instaladas pela AES
“A Nissan é a fabricante que está na vanguarda mundial da tecnologia de veículos elétricos. Ao participarmos desse programa do Táxi Elétrico em São Paulo, reafirmamos nossa missão mundial de promover uma vida mais amigável com a natureza e com o planeta sem comprometer o conforto da mobilidade urbana.
François disse ainda que "estamos atuando em diversas frentes para colaborar com o fortalecimento do país, já demonstrado em outros momentos como o anúncio de nova fábrica no país, bem como o patrocínio aos Jogos Olímpicos Rio 2016”.
O Projeto Piloto de Táxi Elétrico de São Paulo será monitorado pelos envolvidos, que acompanharão e analisarão as necessidades dos taxistas, dos pontos para recarga rápida, o desempenho e a manutenção dos veículos, entre outros assuntos que envolvem a iniciativa.
Com autonomia de 160 km com uma única carga, o Nissan LEAF foi projetado desde o início para atender as necessidades da mobilidade urbana moderna, oferecendo espaço, conforto e potência como os veículos à combustão, mas sem emitir poluentes que contribuem para o efeito estufa e nem fazer barulho, algo comum nos centros urbanos.
O Projeto Piloto de Táxi Elétrico de São Paulo será monitorado pelos envolvidos, que acompanharão e analisarão as necessidades dos taxistas, dos pontos para recarga rápida, o desempenho e a manutenção dos veículos, entre outros assuntos que envolvem a iniciativa.
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