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quinta-feira, 14 de junho de 2012

O BRASIL DEIXOU ESCAPAR VÁRIAS AÇÕES PARA TER SUAS MARCAS PRÓPRIAS DE CARROS VERDADEIRAMENTE NACIONAIS E O SANTAMATILDE FOI UMA DELAS QUE FRACASSOU POR ABSOLUTO DESINTERESSE E FALTA DE APOIO DO GOVERNO QUE TINHA (E TEM) APENAS OLHOS PARA AS MONTADORAS ESTRANGEIRAS. LEMBRE OU CONHEÇA O QUE FOI E COMO NASCEU O SANTAMATILDE


O Brasil, pelas mãos de brasileiros nacionalistas, idealistas, podia ter sua, ou suas, marcas próprias de automóveis, mas, nenhuma tentativa se consumou. Gurgel e Santamatilde, as marcas brasileiras que deveriam ter recebido apoio do governo acabaram fechando as portas, e os carros que produziram são hoje relíquias que marcam a história automotiva nacional. A partir do recebimento do Blog do Santamatilde, enviado pelo meu amigo jornalista catarinense, Airson Soares da Rosa, decidi relembrar o histórico Santamatilde. 

Em 1975 o governo brasileiro proibiu a importação de automóveis e suas peças. Isto era um sinal de problemas para quem possuía um veículo importado, pois afetaria diretamente a aquisição de peças para a manutenção.


Neste grupo de pessoas estava o Dr Humberto Pimentel que possuía um Porsche Targa 911S e a futura falta de peças já o preocupava bastante. Em meados da década de 1970, o Dr. Humberto resolveu comprar um carro esporte nacional. Sua escolha foi pelo melhor carro esporte nacional da época, o Puma GTB. Não se sabe ao certo o que levou o Dr. Humberto a criar seu próprio automóvel. As duas versões mais conhecidas são de que, após analisar o Puma GTB, ele haveria sugerido algumas mudanças no carro visando uma melhora no que dizia respeito à estrutura, segurança, estabilidade. A resposta teria sido negativa e isto lhe impulsionou a pensar num carro esporte que chegasse ao seu nível exigências.

Outros relatos falam em uma fila de espera muito grande para adquirir o GTB e que isto teria sido o real motivo.


Independente de qual esteja certa, o que importa é que foi o início do automóvel SM. O primeiro passo foi criar o projeto do carro e uma equipe começa a ser montada para isto. Para chefiar esta equipe o nome escolhido foi o do engenheiro Milton Peixoto.

Dentre os outros profissionais chamados temos o pintor Cici e os soldadores Antonio Alves e João da Silva. João aparece em uma das fotos soldando o protótipo. Nesta fase, em dezembro de 1975, entra para a fábrica Antônio Manuel Penafort Pinto Queirós, conhecido pelos membros do SMClube[1] como "Antonio projetista" e que possui o seu 79 até hoje totalmente original.


Sob a batuta do Dr Humberto, nasce o projeto do SM, sendo assinado por sua filha Ana Lídia. Segundo declarado pelo próprio Dr. Humberto, foram colhidas ideias de vários automóveis da época, não tendo servido de base para o SM um único automóvel.

O próximo passo a ser definido seria qual a mecânica usar. A escolhida foi a do Alfa Romeo, mas a fábrica negou a concessão para o uso. A opção então foi usar a mecânica 6 cilindros Chevrolet Opala. Para a criação do protótipo o nome escolhido foi o de Renato Peixoto. Peixoto era muito conhecido no meio automobilístico por ter trabalhado em diversos projetos de automóveis de corrida, como o Casari A2, o qual pilotou nas 1000 milhas do Autódromo de Interlagos de 1970. Pois bem, estavam unidas "a fome e vontade de comer" e a criação do SM iria começar. 


Um dos poucos mais de 200 Santamatilde em plena restauração


A equipe para produção do protótipo foi montada usando uma parte da mão de obra da própria fábrica, pintores, lanterneiros e outros, contratando também mão de obra externa. Tudo era desenvolvido em cima de um graminho de aço (ferramentabastante antiga). Para o cargo de designer foi chamado um funcionário da área agrícola da fábrica, Flávio Monnerat.

O chassis foi desenvolvido pelo próprio Peixoto a partir das longarinas do Opala. Longarinas são vigas de secção variável montadas longitudinalmente que proporcionam rigidez estrutural ao chassis.


(Fonte: Wikipédia)

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