A Volkswagen do Brasil participa da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que acontecerá até o dia 22 de junho, cujo objetivo é renovar o compromisso político com o desenvolvimento sustentável para as próximas décadas.
O evento, que está sendo realizado no Rio de Janeiro (RJ), conta com a participação de representantes dos países membros das Nações Unidas, organizações não-governamentais, grupos empresariais, autoridades locais, entre outros públicos.
Durante a Rio+20, a Volkswagen apresenta sua iniciativa global "Think Blue.", idealizada pelo Grupo Volkswagen, que incorpora o objetivo de criar soluções e produtos ecologicamente corretos.
Além de expor esse conceito, o objetivo da participação da Volkswagen nesse importante evento é deixar claro o compromisso da marca com o desenvolvimento sustentável e apresentar suas práticas ligadas aos três pilares de sustentabilidade: o ambiental, o social e o econômico.
O conceito ""Think Blue." tem como proposta tornar a mobilidade mais eficiente e sustentável, acessível a todos e se aplica em tecnologias ambientais, como por exemplo o desenvolvimento de carros mais eficientes, e na redução de emissões na produção de veículos, por meio do conceito "Think Blue. Factory.".
Por meio dessas ações, a Volkswagen busca motivar todos os públicos, sejam funcionários, consumidores, comunidade ou a sociedade, a terem um comportamento cada vez mais consciente em relação ao meio ambiente, contribuindo para um futuro sustentável.
No Brasil, o conceito se aplica a diversas iniciativas já realizadas pela Volkswagen há alguns anos, como o investimento em energias renováveis, por meio da construção de Pequenas Centrais Hidrelétricas, a reciclagem e reutilização de materiais na produção, o desenvolvimento de veículos com o conceito BlueMotion, como o Polo e o recém-lançado Fox, entre muitas outras ações.
"A Volkswagen tem unido esforços no sentido de criar veículos eficientes e sustentáveis para todos por meio do conceito BlueMotion Technologies. Além disso, tem desenvolvido outras iniciativas também nos campos da energia, com as Pequenas Centrais Hidrelétricas, e de responsabilidade social, com a Fundação Volkswagen. Com a estratégia 'Think Blue.', a Volkswagen reúne todas as iniciativas ambientais da marca no mundo.
Essa estratégia põe em evidência os principais valores da Volkswagen (produzir automóveis inovadores, sustentáveis e responsáveis) e pretende responder ao desafio da mobilidade sustentável, um caminho que a Volkswagen pretende continuar a liderar", disse o Dr. Josef-Fidelis Senn, vice-presidente de Recursos Humanos e responsável pelas ações de sustentabilidade da Volkswagen do Brasil.
Dentro da ampla estrutura da Rio+20, a Volkswagen conta com seu próprio espaço, instalado no Parque dos Atletas, em uma área total de 350 m2. O estande foi desenvolvido para mostrar o conceito "Think Blue." por meio dos produtos Fox BlueMotion e Polo BlueMotion, projetos sobre energias renováveis e reutilização de materiais, inovações da marca, projetos da Fundação Volkswagen, apresentação do protótipo do novo e-Bulli (veículo movido por um motor elétrico) e outras iniciativas sociais.
Hoje, 13 de junho, está sendo realizado o fórum "Criatividade para Inovação", que tem como painelista o vice-presidente de Recursos Humanos da Volkswagen do Brasil, cujo tema é "Inspirando Soluções para sociedades sustentáveis". Já no dia 16, representando o Grupo Volkswagen, o responsável global pela área de Responsabilidade Social Corporativa e Sustentabilidade participará de diversos eventos durante a conferência e será um dos painelistas da apresentação "A Sustentabilidade na Cadeia de Valor: Intensificação dos Impactos das Práticas de Sustentabilidade".
Inovações em sustentabilidade e iniciativas sociais
A Volkswagen do Brasil é pioneira em diversas ações de sustentabilidade e possui uma série de iniciativas sociais. Confira alg
umas delas, que serão apresentadas no Espaço "Think Blue." na Conferência Rio+20:
Tecidos à base de PET reciclado
A Volkswagen do Brasil é a primeira empresa automobilística do País a desenvolver tecidos à base de PET reciclado para revestir bancos e portas no veículo. A tecnologia protege o meio ambiente, ao permitir que cada carro utilize quantidade de plástico equivalente a até 52 garrafas PET de 1,5 litro, sendo cerca de 44 garrafas para o tecido que revestirá bancos e o restante para o das portas. A iniciativa faz parte do objetivo estratégico da Volkswagen de desenvolver sustentabilidade como princípio de gestão.
Protótipo do novo e-Bulli
A Volkswagen está reinterpretando a forma original compacta da Kombi, mais conhecida pelos alemães como e-Bulli, e remetendo-a ao futuro na forma de um veículo conceitual. O e-Bulli
é movido por um motor elétrico e é equipado com seis assentos e controle de recursos de "infotainment" via iPad. Graças às tecnologias de acionamento altamente avançadas, o e-Bulli é denominado como um 'veículo de emissão zero', pois o conceito é movido por eletricidade.
O motor elétrico do e-Bulli produz 85 kW de potência e 27,5 kgfm de torque. Como costuma ocorrer com esse tipo de mecanismo de transmissão, as suas forças máximas são geradas desde o estado imóvel. O motor silencioso é alimentado com energia de uma bateria de íon de lítio com capacidade máxima de armazenagem de 40 kWh. Essa eletrizante combinação possibilita uma autonomia de até 300 km – um valor alto para um carro elétrico. Quando a bateria do e-Bulli é carregada em uma "estação de reabastecimento elétrico" especialmente projetada para veículos elétricos, o processo de carregamento leva menos de uma hora.
O e-Bulli acelera de 0 a 100 km/h em 11,5 segundos, e a sua velocidade máxima é de 140 km/h (limitada eletronicamente). A sua autonomia e desempenho em movimento não apenas tornam o veículo compacto ideal para curtas distâncias; mas também ideal para a maioria das atividades recreativas e de transporte urbano com emissão zero.
PCHs (Pequenas Centrais Hidrelétricas)
A Volkswagen foi a primeira empresa automobilística do Brasil a investir em infraestrutura para gerar energia limpa e renovável no País. A empresa inaugurou, em 2010, sua primeira PCH (Pequena Central Hidrelétrica), a Anhanguera, e já anunciou a construção de sua segunda usina, a PCH Monjolinho, com inauguração prevista para 2014. Juntas, as duas centrais serão capazes de gerar 40% da energia utilizada pela Volkswagen do Brasil, Localizada no rio Sapucaí-Mirim, entre as cidades de São Joaquim da Barra e Guará, no Estado de São Paulo, a PCH Anhanguera possibilitou que a Volkswagen aumentasse sua utilização de energia renovável de 86% para 93,55%. Recentemente, a ONU concedeu certificados de emissões de crédito de carbono para esta usina. A Volkswagen do Brasil minimizou impactos da construção por meio de diversos projetos ambientais e sociais.
Fibras de Curauá e de Juta
A Volkswagen do Brasil foi a primeira fabricante de automóveis a trabalhar com a Fibra de Curauá, utilizada no porta-pacotes (cobertura do porta-malas) do Fox, desde 2004. Nativa da Floresta Amazônica, a Curauá é cultivada por comunidades de baixa renda das imediações de Santarém, no Pará, que encontraram nessa agricultura a melhoria da qualidade de vida. Além do desenvolvimento social, a Fibra de Curauá beneficia o meio ambiente, por ser reciclável. A Curauá proporciona às peças de veículos um acabamento resistente, de aspecto agradável e fácil higienização.
A Volkswagen do Brasil também é pioneira na utilização da Fibra de Juta em porta-pacotes e porta-chapéu (cobertura do porta-malas de carros sedan e station wagon). Desde 2004, a fibra natural renovável é utilizada no porta-pacotes do Novo Gol e do Gol G4 e no porta-chapéu do Polo Sedan e da Parati.
Compensação de carbono
A Volkswagen está financiando o plantio e manutenção de 3.500 árvores nativas para reflorestamento de áreas degradadas às margens do rio Paraíba do Sul, no Vale do Paraíba, que corta mais de 50 municípios em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Iniciativas como essa contribuem para a recuperação de nascentes e mata ciliar, educação e conscientização ambiental de pequenos produtores, recuperação da fauna regional e inclusão de jovens dependentes químicos com atividades profissionais geradas pelo projeto.
Conceito BlueMotion
Um dos objetivos da Volkswagen é criar veículos cada vez mais eficientes em desempenho dinâmico e na relação com o meio ambiente. Os carros da marca mais avançados nesse sentido recebem a designação BlueMotion Technologies, que identifica as novas tecnologias desenvolvidas e aplicadas pela Volkswagen para reduzir o consumo de combustíveis e emissões. Reconhecidas internacionalmente por sua eficiência, as tecnologias BlueMotion contribuem para preservar os recursos energéticos.
O recém-lançado Fox BlueMotion é o terceiro modelo da Volkswagen do Brasil a contar com o conceito BlueMotion Technologies. Os primeiros foram o Polo BlueMotion (abril de 2009) e o Gol G4 Ecomotion (abril de 2010).
Total Flex - Tecnologia bicombustível
A Volkswagen inovou ao lançar a tecnologia bicombustível Total Flex no Brasil, em 2003. O Total Flex revolucionou a indústria automobilística ao permitir que os veículos sejam abastecidos com etanol, gasolina ou com a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção. O Gol, o automóvel mais vendido no Brasil há 25 anos consecutivos, foi o primeiro a receber o motor Total Flex. Atualmente, a tecnologia está em toda linha nacional da Volkswagen.
Costurando o Futuro
Costurando o Futuro é um projeto da Fundação Volkswagen (instituição responsável pela coordenação dos investimentos sociais da empresa no País), que oferece capacitação técnica em corte, costura, design, gestão organizacional e de negócios a moradores de comunidades de baixa renda no entorno da fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo. Nas oficinas de costura, os participantes confeccionam bolsas e acessórios a partir de tecidos automotivos e uniformes usados por colaboradores da Volkswagen do Brasil que seriam descartados em aterros sanitários. Além do foco social e econômico, impulsionando a geração de trabalho e renda na comunidade, o Costurando o Futuro tem atuação ambiental, reduzindo o descarte de materiais.
Autopolis
É um game de tabuleiro 3D para computador que transmite conceitos de segurança, legislação e cidadania no trânsito, com foco na formação do condutor consciente. Os jogadores dirigem o carro virtual pela cidade Autopolis, que possui limite de velocidade, semáforos e radares. O jogo está disponível no novo site da Volkswagen do Brasil (www.volkswagen.com.br ou www.vw.com.br).
Bomba D'Água Popular
A Volkswagen apoia desde 2005 o Projeto Bomba d'Água Popular, destinado às comunidades carentes do semiárido brasileiro, região onde muitas vezes é necessário caminhar vários quilômetros a fim de obter água. Nessa região, existem muitas perfurações que foram feitas em busca de petróleo, mas que só se encontrou água. A Bomba d'Água permite acesso a essa água em poços pré-existentes na região do semiárido, promovendo a subsistência das comunidades dessas regiões. Além disso, por ser manual, a bomba não traz preocupações com fornecimento e gastos com energia elétrica, e seu mecanismo permite a fácil manipulação por pessoas de todas as idades, desde crianças até idosos e possui uma vazão de até 2.000 litros/hora. Desde o início do programa, cerca de 700 bombas foram instaladas, beneficiando mais de 100 mil pessoas.
Sobre a Rio+20
A Rio+20 é assim conhecida porque marca os vinte anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92) e deverá contribuir para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas. A proposta brasileira de sediar a Rio+20 foi aprovada pela Assembléia-Geral das Nações Unidas, em sua 64ª Sessão, em 2009.
Os dois temas principais da Rio+20 serão "A economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza" e "A estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável".
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