Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

terça-feira, 26 de junho de 2012

QUANDO A CHEVROLET REGISTRA MAIS DE 1,5 MILHÃO DE CELTAS VENDIDOS NO BRASIL, ALUGUEI A VERSÃO LS NA RECENTE VIAGEM A SÃO LUÍS DO MARANHÃO E PASSO AQUI AS IMPRESSÕES DO "TEST-DRIVE": O CELTA É UM CARRO CONFIÁVEL E MUITO VALENTE



No momento em que a Chevrolet comemora a produção, no Complexo Industrial Automotivo de Gravataí, de mais de 1,5 milhão do seu modelo Celta vendidos, colocando-o entre os carros mais vendidos pela GM no mundo, aproveito para lembrar as qualidades desse pequeno carro que se mostrou  valente e rápido, mesmo com o ar condicionado sempre ligado. 

Na minha viagem a São Luís, participando do Congresso Nacional do SKÅL Internacional do Brasil - uma entidade que congrega executivos e dirigentes de empresas do trade turístico mundial - e aluguei, na capital do Maranhão exatamente um Celta 1.0 Flex, com 4.109 km rodados, e tenho que confessar que fiquei admirado com o seu desempenho. Não obstante, o consumo que considero alto para um motor de 1l, de 77 cv, o Celta é um carro confiável.


A Chevrolet no release que enviou ao Blog afirma que o Celta nasceu para ser referência no segmento e agora também é histórico e ressalta exatamente o que senti durante o período de uma semana em que o usei: eficiência de desempenho, economia de combustível (considero não ser exatamente um carro econômico) e robustez, além de baixo custo de manutenção e alto valor de revenda - que não posso atestar porque nunca possui um Celta, mas que acredito ser verídico perlo que se ouve falar -, são alguns dos fatores que garantem vida longa ao compacto da Chevrolet, best seller do portfólio da marca no País.



E o vice-presidente da GM do Brasil, Marcos Munhoz, não se acanha em firmar que o Celta possui características únicas que vão ao encontro de necessidades fundamentais do consumidor brasileiro que busca um carro compacto, ágil e de confiança. É um veículo que entrou na vida de muitos brasileiros e as vendas demonstram isso. 

No release para a Imprensa, ele destaca que o Celta, líder de vendas da marca, passou por importantes atualizações ao longo dos anos, com modificações externas, internas e de conteúdo que o deixaram ainda mais competitivo no segmento dos compactos: "Trata-se de um produto que cumpre um papel importantíssimo em nosso portfólio e que permanecerá atendendo aos consumidores por muito tempo ainda”.


Compacto com desempenho e diferenciais
O quer posso dizer é que o Celta de 1.0 l, com 78 cv enfrentou muito bem as subidas, algumas íngremes, nas saídas das praias, como a de Araçagy, bastava encher no motor e ele galgava a subida firme, como "gente grande".


Posso e devo dizer que o Celta agradou a minha mulher que disse ter ficado "admirada" com o desempenho e o considerado bem confortável para um popular. A opinião das mulheres é sempre muito bem vinda e respeitável.


Concordo com a afirmação da Chevrolet de que o Celta tem "boa pegada” ao dirigir e motorização com desempenho acima da média" que considera duas características que destacam o Celta e caem no gosto do consumidor. O motor 1.0 Flexpower VHCE é o mais potente da categoria dos compactos, desenvolvendo, com gasolina, 77 cavalos de potência e oferece 9,5 kgfm de torque. Com etanol entrega 78 cavalos de potência e 9,7 kgfm de torque.



No item economia, tenho de dizer que não considerei o Celta exatamente um carro econômico. Rodei 237 km, sempre com o ar condicionado ligado, para suportar o calor de São Luís, e o Celta consumiu  31,79 l de etanol. Ou seja, o carro fez 7,4 km/l. É importante lembrar que é público e sabido que os carros brasileiros não são econômicos.


Acho importante fazer um paralelo neste ponto. Tenho um Honda New Civic 2010, com 22 mil km, que nunca se mostrou um carro econômico. Rodando com ar condicionado ligado e usando gasolina, o Civic nunca fez mais de 8 Km/l e com etanol, esse consumo cai para o máximo 7 km/l. A questão é que estamos falando de dois carros totalmente diferentes, mas com consumos não tão diferentes.

A fábrica frisa que quando o assunto é economia, o Celta também é destaque: abastecido com gasolina, sua autonomia pode chegar a 900 quilômetros, quesito fundamental para os consumidores que querem um veículo econômico e com mais comodidade para o dia-a-dia. Com toda a certeza, a Chevrolet indica esse valor de 900 km, na estrada e sem o ar condicionado ligado e mantendo uma velocidade média de 80/90 km/h.


Essa questão deveria ser alvo de uma apurada avaliação por todas as montadoras brasileiras. Hoje, existem carros com consumo baixíssimo de combustível, como o Ford Fusion Híbrido, que durante o test-drive que fiz para o Blog, em 450 km rodados consumiu R$ 50 de gasolina.

Segundo o diretor-geral de Marketing, Vendas e Pós-Vendas da General Motors do Brasil, Santiago Chamorro, “temos grande foco na melhoria contínua dos nossos produtos, como o Celta, de modo a garantir não apenas a excelência em qualidade, como também a adequação do produto para garantir os requisitos legais futuros. Temos satisfação e orgulho em atingir a marca de 1,5 milhão de unidades. Agora, nosso objetivo é chegar aos 2 milhões em 2015”.


Vendido em duas versões – LS, disponível com carroceria de duas e quatro portas; e LT, a mais completa da linha, com quatro portas -, o compacto oferece uma ampla gama de acessórios que atende aos consumidores que desejam personalizar o modelo: são nada menos que 80 itens de acessórios para personalizar o modelo, entre componentes de segurança, aparência, conforto e conveniência, e sistema de som. 

Um porta-malas para uma mala grande e uma média

Acessórios
Alguns deles são: spoiler dianteiro e traseiro, aerofólio, farol de neblina, saias laterais, adesivos de coluna, rack de teto, alarme antifurto, direção hidráulica, ar-condicionado, navegador com GPS, geladeira, cabide, películas para escurecer os vidros e diversos equipamentos de som com vários recursos de entretenimento.


Chevrolet Gaúcho e com história
Primeiro veículo oriundo do projeto “Blue Macaw” (Arara Azul), o Celta nasceu junto à criação da fábrica da GM de Gravataí. Baseado no conceito da empresa em oferecer ao mercado automotivo brasileiro um veículo moderno e de pequeno porte, o Celta já teve mais de 1,5 milhão de unidades montadas.



Juntamente com o sedã Prisma (foto acima), o Celta será responsável pelo atingimento da expressiva marca de 1,9 milhão de veículos produzidos em Gravataí no próximo mês de Julho, abrindo, assim, contagem regressiva para o número histórico de dois milhões de unidades.


General Motors Company e seus parceiros produzem veículos em 30 países e a empresa ocupa posição de liderança no maior mercado automotivo do mundo, além de ser o que mais rápido cresce. As marcas da GM incluem Chevrolet e Cadillac, além de Baojun, Buick, GMC, Holden, Isuzu, Jiefang, Opel, Vauxhall e Wuling. Mais informações a respeito da empresa e suas subsidiárias, incluindo OnStar, um líder global em segurança veicular, proteção e serviços de informação, podem ser encontradas em http://www.gm.com.



Complexos em vários RS e SP
No Brasil, além do Celta, a GM fabrica e comercializa veículos com a marca Chevrolet há 87 anos. Em 2011 a Chevrolet vendeu no país 632.219 veículos. A companhia tem três Complexos Industriais que produzem veículos em São Caetano do Sul e em São José dos Campos, ambos em São Paulo, além de Gravataí (RS) (foto abaixo). 



Conta ainda com unidades em Mogi das Cruzes (produção de componentes estampados), Sorocaba (Centro Logístico Chevrolet) e Indaiatuba (Campo de Provas), todas em SP, além de um moderno Centro Tecnológico de Engenharia e Design, em São Caetano do Sul (SP), com capacidade para desenvolvimento completo de novos veículos. 


A subsidiária brasileira é um dos cinco centros mundiais na criação e desenvolvimento de veículos, nos campos da engenharia, design e manufatura.









Jornalista responsável
José Pedro Jobim
josepedrojobim@gmail.com
(51) 9691-1853

IMPRENSA GM
Nelson Silveira
nelson.silveira@gm.com
(11) 4234-6280

Carlos A. Pereira de Souza
carlos.souza@gm.com
(11) 4234-6282
Daniela Kraemer
daniela.kraemer@gm.com
(51) 3430-3333 / 2101-2606

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.