Um dos objetivos da Volkswagen é criar veículos cada vez mais eficientes em desempenho e na relação com o meio ambiente. Os carros da marca mais avançados nesse sentido são desenvolvidos com base no conceito BlueMotion Technologies, como o Fox e o Polo BlueMotion, que identifica as novas tecnologias desenvolvidas e aplicadas pela Volkswagen para reduzir o consumo de combustíveis e emissões. Reconhecidas internacionalmente por sua eficiência, essas tecnologias abrangem alguns dos motores e câmbios mais avançados e contribuem para preservar os recursos energéticos.
O recém-lançado Fox BlueMotion é o terceiro modelo da Volkswagen do Brasil a contar com este conceito. Os primeiros foram o Polo BlueMotion (abril de 2009) e o Gol G4 Ecomotion (abril de 2010). O Polo BlueMotion, por exemplo, consome 15% menos combustível do que a versão tradicional do Polo.
Mais do que apresentar uma versão ambientalmente correta, a Volkswagen fez questão de tornar o Fox BlueMotion uma opção acessível: seu preço está posicionado cerca de 3% acima do valor do Fox 1.6 "normal", uma diferença facilmente amortizável em curto prazo pela economia proporcionada pela versão "ecológica".
Com um estilo voltado à eficiência, o Fox BlueMotion teve sua aerodinâmica desenvolvida e certificada em túnel de vento. Cada detalhe foi analisado buscando o menor arrasto. A grade frontal superior tem formato diferenciado, com desenho exclusivo e aberturas mais estreitas, garantindo eficiência aerodinâmica e ao mesmo tempo mantendo as características do DNA da marca Volkswagen.
Para auxiliar o motorista a uma condução mais econômica, o Fox BlueMotion traz no painel, além do computador de bordo de série, um indicador digital de consumo instantâneo. O painel traz também o indicador digital de velocidade, além do tradicional velocímetro analógico. Outro dispositivo de auxílio ao motorista para uma condução voltada à economia é o indicador digital de troca de marchas. O motorista recebe a informação da marcha ideal a ser engatada, por meio de um indicador numérico e por setas orientando o motorista a reduzir ou aumentar a marcha.
O desenvolvimento do Fox BlueMotion envolveu centenas de técnicos e engenheiros da Volkswagen. Foram realizados testes de laboratórios em dinamômetros no Brasil e na Alemanha para aferir o desempenho e a resistência do motor, ao mesmo tempo em que milhares de quilômetros foram percorridos em estradas e pistas sob as mais diversas condições climáticas, adequando o carro para os mais diferentes tipos de utilização.
Polo BlueMotion
A versão BlueMotion do Polo garante uma redução de até 15% nos níveis de consumo de combustível e de emissões. Além das alterações mecânicas e eletrônicas que foram estudadas para diminuir os índices de consumo e emissões, como um novo escalonamento de marchas e a reprogramação do gerenciamento da injeção eletrônica, o Polo BlueMotion exibe uma série de aperfeiçoamentos aerodinâmicos, um fator que, por si só, melhora a resistência aerodinâmica e diminui sensivelmente o consumo.
O jogo de pneus "ecológicos" 165/70 R14 usados no modelo também cumpre uma função ambientalmente adequada. A maior quantidade de sílica presente em sua composição diminui o atrito com o piso (sem diminuir a aderência), o que exige menos esforço do motor para tracionar o veículo com eficiência e segurança.
Outro cuidado da Engenharia da Volkswagen: a suspensão do Polo BlueMotion foi rebaixada, com o intuito de também aprimorar a penetração aerodinâmica. A direção com assistência eletro-hidráulica é outro recurso adotado para diminuir sensivelmente os níveis de emissões e de consumo, pois exige menos esforço do motor.
Durante a Rio+20, a Volkswagen apresenta sua iniciativa global "Think Blue.", idealizada pelo Grupo Volkswagen, que incorpora o objetivo de criar soluções e produtos ecologicamente corretos. Além de expor esse conceito, o objetivo da participação da Volkswagen nesse importante evento é deixar claro o compromisso da marca com o desenvolvimento sustentável e apresentar suas práticas ligadas aos três pilares de sustentabilidade: o ambiental, o social e o econômico.
Com a meta de se tornar o fabricante de veículos mais sustentável do mundo, o Grupo Volkswagen lançou em 2010 o "Think Blue.", por meio do qual a marca busca aumentar a consciência pública para a ação sustentável. O conceito ""Think Blue." tem como proposta tornar a mobilidade mais eficiente e sustentável, acessível a todos e se aplica em tecnologias ambientais, como por exemplo o desenvolvimento de carros mais eficientes, e na redução de emissões na produção de veículos, por meio do conceito "Think Blue. Factory."
No Brasil, o conceito se aplica a diversas iniciativas já realizadas pela Volkswagen há alguns anos, como o investimento em energias renováveis, por meio da construção de Pequenas Centrais Hidrelétricas, a reciclagem e reutilização de materiais na produção, o desenvolvimento de veículos com o conceito BlueMotion, como o Polo e o recém-lançado Fox, entre muitas outras ações.
Dentro da ampla estrutura da Rio+20, a Volkswagen conta com seu próprio espaço, instalado no Parque dos Atletas, em uma área total de 350 m2. O estande foi desenvolvido para mostrar o conceito "Think Blue." por meio dos produtos Fox BlueMotion e Polo BlueMotion, projetos sobre energias renováveis e reutilização de materiais, inovações da marca, projetos da Fundação Volkswagen, apresentação do protótipo do novo e-Bulli (veículo movido por um motor elétrico) e outras iniciativas sociais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário