Fez uma curva e ouviu o pneu “cantar”? Cuidado, é sinal de que os pneus do carro podem estar sofrendo com o alinhamento incorreto do veículo.
A Bridgestone alerta que ouvir o pneu do carro cantar, em uma curva ou linha reta, é sinal de que direção pode estar desalinhada e/ou com a calibragem incorreta.
Os pneus quando não alinhados corretamente desgastam-se de maneira desigual, o que prejudica a sua aderência ao solo.
Isso compromete a dirigibilidade e pode dificultar a frenagem ao diminuir a área de contato do pneu com o solo, o que exige uma distância maior até o carro parar.
Isso compromete a dirigibilidade e pode dificultar a frenagem ao diminuir a área de contato do pneu com o solo, o que exige uma distância maior até o carro parar.
Além disso ainda há o risco do carro se desviar da trajetória, porque o pneu tende a puxar tanto para um lado, quanto para o outro.
Outro problema sério do desalinhamento é que ele compromete a dirigibilidade, aumenta o consumo de combustível e prejudica a suspensão.
As causas do desalinhamento podem ter origens distintas: os pneus podem ter passado por buracos, batido em obstáculos ou ocorrer devido ao desgaste natural dos componentes da suspensão.
É necessário conferir o alinhamento da direção a cada 10 mil quilômetros ou quando acontecer algum incidente com o veículo, como a batida da roda num buraco mais fundo.
Problemas na calibragem também podem provocar desgaste irregular e prejudicar o contato do pneu com o solo, fazendo com que o pneu cante em algumas situações.
O ideal é fazer a calibragem semanal dos pneus de acordo com o que indica o manual do veículo.
Essa iniciativa é essencial para manter a vida útil do pneu e ajudar na estabilidade e na segurança do veículo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário