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terça-feira, 15 de julho de 2014

GOVERNO DILMA RECEBEU HOJE 33 VEÍCULOS DE COMBATE A INCÊNDIO PARA OS AEROPORTOS DE 21 CIDADES DO INTERIOR DO PAÍS, ENTRE ELAS O DE FERNANDO DE NORONHA E DE TEFÉ, NO AMAZONAS. SÃO CARROS DE [ULTIMA GERAÇÃO HOMOLOGADOS INTERNACIONALMENTE MONTADOS EM CHASSIS SCANIA PELA LAVRITA. MAIS 31 CAMINHÕES SERÃO ENTREGUES ATÉ O FIM DO ANO. O INVESTIMENTO FOI DE QUASE R$ 102 MILHÕES.


São Paulo, 15 de julho de 2014 – A Lavrita Engenharia entregou hoje, terça-feira 15 de julho, 33 caminhões de combate a incêndio aeroportuário, com plataforma do Scania P 440 4x4, à Secretária de Aviação Civil (SAC). 


A cerimônia realizada na sede da Lavrita, em São Bernardo do Campo (SP), faz parte do Programa de Investimento em Logística: Aeroportos, da SAC, que pretende levar a aviação comercial ao interior do Brasil.


O CCI-AP2-Fênix, montado pela Lavrita, utiliza a plataforma do Scania P 440, o único caminhão 4x4 produzido no País, que atende às exigências das normas contra incêndio em aeródromos e pode ser usado em qualquer aeroporto das Américas. 

"É um modelo pioneiro, exclusivo e o mais completo do mercado brasileiro”, afirma Rogério Rezende, diretor de Assuntos Institucionais e Governamentais da Scania Latin America. 


A licitação vencida pela Lavritam no valor de R$ 101.750,400 milhões, prevê na primeira fase a entrega de 64 unidades do CCI-AP2-Fênix, com plataforma do Scania P 440 4x4 e os 31 modelos restantes até o final deste ano.

O veículo de última geração é uma ferramenta de extrema importância para as operações de segurança aeroportuária, nas missões de combate a incêndio em aeronaves, bem como dos arredores dos aeródromos”.



Os 33 caminhões entregues neste primeiro lote vão operar nos aeroportos de Alta Floresta (MT), Altamira (PA), Araguaína (TO), Barreiras (BA), Bonito (MS), Cacoal (RO), Caruaru (PE), Cruzeiro do Sul (AC), Fernando de Noronha (PE), Ilhéus (BA), Imperatriz (MA), Ji-Paraná (RO), Juazeiro do Norte (CE), Macapá (AP), Marabá (PA), Paulo Afonso (BA), Santarém (PA), Sinop (MT), Tabatinga (AM), Tefé (AM) e Vitória da Conquista (BA).

Linha de caminhões especiais
O CCI-AP2-Fênix possui motor Scania de 13 litros com potência de 440cv, tração 4x4 (para atuar em qualquer tipo de terreno), gerenciamento eletrônico total, ar condicionado, sistema de freios ABS/EBS, capacidade para transportar no mínimo 6.100 litros de água para produção de espuma, reservatórios de LGE (líquido gerador de espuma) de 780 litros e de PQS (pó químico seco) de 200 kg, bomba de 5.500 lpm, canhão monitor superior com alcance mínimo de 70m e canhão inferior de alcance mínimo de 46m. Chega
 de 0 a 80 km/h em menos de 35 segundos, atendendo a normas internacionais, e tem velocidade máxima de 113 km/h. 


Outro diferencial está na caixa de transmissão automática Allison série HD 4500 que permite o deslocamento do veículo e o uso da moto bomba simultaneamente, ou seja, é possível jogar água e andar ao mesmo tempo, o que reverte ao bombeiro um ganho de velocidade e eficiência. 

O câmbio, em forma de joystick, também deixa a marcha ser engatada em alta rotação, além de ser equipado com tomada de força e divisor de potência.

Cada caminhão pode atuar em qualquer aeroporto das Américas, pois recebeu homologações de 260 itens para atender normas e regulamentações internacionais e nacionais de instituições como NFPA (EUA – Standard for Aircraft Rescue and Fire – Fighting Vehicles), ICAO (Canadá – International Civil Aviation Organization), FAA (EUA – Federal Aviation Organization), ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e SAC (Secretaria da Aviação Civil).

A Scania conta com um portfólio de veículos especiais da linha de resgate para aplicações em aeroportos, de caminhões-tanque de água/espuma e de água/resgate, escadas elevatórias e plataforma e de veículos de combate a incêndio para diversos objetivos; nas configurações de rodas 4x2, 6x2, 6x4, 8x4, 4x4 e 6x6. 

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