São Paulo, 15 de julho de 2014 – A Lavrita Engenharia entregou hoje, terça-feira 15 de julho, 33 caminhões de combate a incêndio aeroportuário, com plataforma do Scania P 440 4x4, à Secretária de Aviação Civil (SAC).
A cerimônia realizada na sede da Lavrita, em São Bernardo do Campo (SP), faz parte do Programa de Investimento em Logística: Aeroportos, da SAC, que pretende levar a aviação comercial ao interior do Brasil.
O CCI-AP2-Fênix, montado pela Lavrita, utiliza a plataforma do Scania P 440, o único caminhão 4x4 produzido no País, que atende às exigências das normas contra incêndio em aeródromos e pode ser usado em qualquer aeroporto das Américas.
"É um modelo pioneiro, exclusivo e o mais completo do mercado brasileiro”, afirma Rogério Rezende, diretor de Assuntos Institucionais e Governamentais da Scania Latin America.
A licitação vencida pela Lavritam no valor de R$ 101.750,400 milhões, prevê na primeira fase a entrega de 64 unidades do CCI-AP2-Fênix, com plataforma do Scania P 440 4x4 e os 31 modelos restantes até o final deste ano.
O veículo de última geração é uma ferramenta de extrema importância para as operações de segurança aeroportuária, nas missões de combate a incêndio em aeronaves, bem como dos arredores dos aeródromos”.
Linha de caminhões especiais
O CCI-AP2-Fênix possui motor Scania de 13 litros com potência de 440cv, tração 4x4 (para atuar em qualquer tipo de terreno), gerenciamento eletrônico total, ar condicionado, sistema de freios ABS/EBS, capacidade para transportar no mínimo 6.100 litros de água para produção de espuma, reservatórios de LGE (líquido gerador de espuma) de 780 litros e de PQS (pó químico seco) de 200 kg, bomba de 5.500 lpm, canhão monitor superior com alcance mínimo de 70m e canhão inferior de alcance mínimo de 46m. Chega de 0 a 80 km/h em menos de 35 segundos, atendendo a normas internacionais, e tem velocidade máxima de 113 km/h.
O CCI-AP2-Fênix possui motor Scania de 13 litros com potência de 440cv, tração 4x4 (para atuar em qualquer tipo de terreno), gerenciamento eletrônico total, ar condicionado, sistema de freios ABS/EBS, capacidade para transportar no mínimo 6.100 litros de água para produção de espuma, reservatórios de LGE (líquido gerador de espuma) de 780 litros e de PQS (pó químico seco) de 200 kg, bomba de 5.500 lpm, canhão monitor superior com alcance mínimo de 70m e canhão inferior de alcance mínimo de 46m. Chega de 0 a 80 km/h em menos de 35 segundos, atendendo a normas internacionais, e tem velocidade máxima de 113 km/h.
O câmbio, em forma de joystick, também deixa a marcha ser engatada em alta rotação, além de ser equipado com tomada de força e divisor de potência.
Cada caminhão pode atuar em qualquer aeroporto das Américas, pois recebeu homologações de 260 itens para atender normas e regulamentações internacionais e nacionais de instituições como NFPA (EUA – Standard for Aircraft Rescue and Fire – Fighting Vehicles), ICAO (Canadá – International Civil Aviation Organization), FAA (EUA – Federal Aviation Organization), ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e SAC (Secretaria da Aviação Civil).
A Scania conta com um portfólio de veículos especiais da linha de resgate para aplicações em aeroportos, de caminhões-tanque de água/espuma e de água/resgate, escadas elevatórias e plataforma e de veículos de combate a incêndio para diversos objetivos; nas configurações de rodas 4x2, 6x2, 6x4, 8x4, 4x4 e 6x6.
A Scania conta com um portfólio de veículos especiais da linha de resgate para aplicações em aeroportos, de caminhões-tanque de água/espuma e de água/resgate, escadas elevatórias e plataforma e de veículos de combate a incêndio para diversos objetivos; nas configurações de rodas 4x2, 6x2, 6x4, 8x4, 4x4 e 6x6.
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