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terça-feira, 22 de julho de 2014

VOLVO LANÇA NO MERCADO DUAS TECNOLOGIAS INÉDITAS NO NOVO XC90. É O PRIMEIRO CARRO COM SISTEMA DE FRENAGEM AUTOMÁTICA NOS CRUZAMENTOS, QUE SEGUE O CARRO DA FRENTE NOS CONGESTIONAMENTOS. MONTADORA SUECA DESVENDARÁ TODOS OS SEGREDOS DESSE SUV EXTRAORDINÁRIO EM AGOSTO


Gotemburgo, 22 de julho de 2014 – O Novo Volvo XC90 – que será revelado em agosto – vai oferecer o pacote de segurança de série mais sofisticado e tecnológico da indústria automotiva. 


As novas tecnologias vão colocar a marca mais um passo à frente em sua missão de não ter nenhuma vítima fatal ou ferido grave em um novo carro da Volvo Cars em 2020.

O pacote de segurança de série do SUV premium de tração integral e sete lugares trará duas tecnologias inéditas: um sistema de proteção para saídas acidentais de pista e um dispositivo de frenagem automática em cruzamentos. 




Essas inovações integram uma variedade de sistemas que vão fazer do Novo Volvo XC 90 um dos carros mais seguros já criados.

“Nosso ponto de partida hoje é o mesmo de 87 anos atrás: situações reais”, explica Peter Mertens, vice-presidente sênior de pesquisa e desenvolvimento da Volvo Cars, ao acrescentar que "n
ós estudamos dados. Nós processamos números. Nós inovamos. O resultado é um dos carros mais seguros já desenvolvidos”.

Primeiro no mundo 1: 

Proteção à saída de pista não intencional

Sair da pista é um acidente comum com diferentes causas, como distração do motorista, fadiga ou más condições de clima. Por exemplo, metade de todas as fatalidades nos Estados Unidos é desse tipo, assim como na Suécia, onde esses acidentes respondem por um terço de todas as mortes ou ferimentos graves com passageiros.

A Volvo está profundamente interessada nessas estatísticas. Considerando o fato de que não há atualmente regulamentação ou teste para verificar a habilidade de o carro evitar sair da pista, a companhia decidiu desenvolver a tecnologia para proteger os ocupantes caso essa situação ocorra.

“Comprometer-se com a segurança não é preocupar-se em passar em um teste ou obter um ranking”, explica Lotta Jakobsson, técnica sênior especializada em segurança do Volvo Cars Safety Centre. 


“Isso está relacionado ao fato de como e por que os acidentes acontecem, e desenvolver a tecnologia para prevenir isso. Nós lideramos, a indústria segue”, comentou.


A Volvo Cars desenvolveu um posicionamento seguro para essas situações.

O posicionamento seguro mede quando há um cenário de saída de pista, permitindo que o Novo Volvo XC90 detecte o que está acontecendo, tensionando os cintos de segurança para manter os ocupantes na posição. 

Os cintos são firmemente tensionados enquanto o carro se encontra em movimento. Para prevenir ferimentos na coluna, elementos de absorção de energia de impacto foram instalados entre o assento e sua estrutura, dissipando a força vertical que pode ocorrer quando o carro encontra o solo de forma abrupta. 

A solução é capaz de reduzir a força vertical dos ocupantes em um terço. Isso previne ferimentos na coluna, que são consequências sérias e frequentes dessas situações.

O XC90 também entrega tecnologias que ajudam o motorista a prevenir situações de saída de pista.

O Assistente de Mudança de Faixa aplica força no volante se o carro está saindo da faixa intencionalmente, enquanto o Sistema de Alerta ao Motorista, que é de série, detecta e avisa motoristas desatentos ou cansados. 


Há também o Assistente de Parada de Descanso, que conduz o motorista ao ponto de parada mais próximo.

Primeiro no mundo 2: 
Frenagem automática em cruzamentos
O XC90 é o primeiro carro no mundo com a tecnologia que aciona automaticamente os freios caso o motorista tente virar à frente de outro carro que venha em sentido contrário. 


É uma situação comum em cruzamentos nas cidades, bem como em estradas, onde os limites de velocidade são maiores. 

O Novo Volvo XC90 detecta um potencial acidente e freia automaticamente, tanto para evitar a colisão como para reduzir as consequências do acidente.

“Essas duas inovações são exemplos claros de como as novas tecnologias miram substancialmente problemas reais do trânsito. Essa estratégia nos move cada vez mais perto de nossa ambição de, em 2020, não ter vítimas fatais ou feridos graves dentro de um novo Volvo”, explica a professora Lotta Jakobsson.

Gama de dispositivos de 

segurança para o Novo Volvo XC90

Abaixo, a grande gama de inovações de segurança disponíveis no Novo XC90:

Proteção contra impactos traseiros

Radares posicionados na parte traseira detectam se há um impacto iminente. Nessa circunstância, os cintos de segurança são tensionados para manter o ocupante em posição segura. 


As luzes começam a piscar para avisar o motorista atrás, enquanto os freios são ativados para ajudar a reduzir o impacto nos ocupantes.

Em conjunto com o novo design dos bancos, que integram a próxima geração do inovador Sistema de Proteção contra Lesões na Coluna Cervical (WHIPS), esse dispositivo ‘pré-batida’ ajuda a reduzir ferimentos no pescoço.

Inovador sistema de 

prevenção e proteção em capotamentos

O Novo XC90 chegará com a última geração do Controle Anticapotamento, de série. O sistema usa sensores avançados para calcular o risco de capotamento. 


Se for considerado alto, o torque do motor é restringido, enquanto os freios são acionados em uma ou mais rodas, para conter a tendência ao capotamento.

Caso ele seja inevitável, as cortinas infláveis são ativadas. Elas cobrem todas as três fileiras de assentos por um período mais longo para prevenir ferimentos na cabeça.

Todos os sete assentos do XC90 trazem pré-tensionadores pirotécnicos, que são acionados em situações de capotamento.

City Safety com frenagem automática

O termo City Safety será agora o guarda-chuva para todos os sistemas de frenagem automática da Volvo Cars – equipamento de série no Novo Volvo XC90.

O propósito do novo sistema de prevenção de colisões é auxiliar o motorista no caso de ele se encontrar em alto risco de colisão com outro veículo, pedestre ou ciclista, com uma estratégia de alerta e de auxílio na frenagem. 


Caso a colisão seja quase inevitável, o sistema vai proporcionar frenagem automática, caso o motorista não responda à colisão iminente.

“O City Safety é um dos mais avançados sistemas de prevenção de acidentes de série que você pode encontrar em um carro moderno. E agora abrange veículos, ciclistas e pedestres à frente do carro, durante o dia e durante a noite”, explica Lotta Jakobsson. 


“Nós agora podemos cobrir praticamente todas as condições de luz, do amanhecer ao entardecer, com uma câmera mais rápida e inteligente, de alta sensibilidade, combinada com um sistema avançado de controle da exposição”, explicou.

Sistema de Leitura de 

Placas de Sinalização
O XC90 é o primeiro carro no mercado com o Sistema de Leitura de Placas de Sinalização de série. 


Ele foi aprimorado para mostrar uma extensa seleção de placas de trânsito em um display digital na frente do motorista, bem como uma variedade extensa de placas complementares.

Cobrindo os pontos cegos

O Sistema de Informação de Ponto Cego informa sobre os veículos nos pontos cegos. Ele também alerta o motorista sobre veículos que se aproximam de forma rápida por trás.

Assistente de Congestionamento

O Assistente de Congestionamento permite uma condução segura e confortável seguindo o carro à frente em congestionamentos. 
A aceleração, frenagem e a movimentação do volante são controladas automaticamente.

“A distração e falta de atenção são as causas mais comuns de acidentes no trânsito atualmente. O Piloto Automático Adaptativo com Assistente de Congestionamento torna a condução mais segura e tranquila no ‘anda-e-para’ do trânsito congestionado, adicionando a assistência de direção adaptada à velocidade”, explica Lotta Jakobsson.

Reforçado em todos os sentidos
Para ajudar a manter o espaço para os ocupantes intacto em um acidente, o Novo Volvo XC90 ficou literalmente mais firme em todos os sentidos. Isso foi alcançado com o extensivo uso de aço boro, que se trata do tipo mais rígido de aço usado na indústria automotiva.

Toda a estrutura de proteção em torno dos ocupantes é feita desse material, e desenhada para a máxima proteção ao ocupante em todos os tipos de acidentes. Esse aço corresponde a 40% do peso total da carroceria.

“É, aproximadamente, cinco vezes mais do que usamos na primeira geração do XC90. Em nosso conhecimento, esse amplo uso de aço de alta resistência é único em comparação com nossos concorrentes”, ressalta Lotta Jakobsson.

Visão 2020

A Volvo Cars tem uma visão de projetar carros que não devem bater. Em curto prazo o objetivo é que, até 2020, não se tenha nenhuma vítima fatal ou ferido grave em um novo Volvo. 


A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que cerca de 1,2 milhão de pessoas são mortas e mais de 50 milhões ficam feridas em acidentes de trânsito a cada ano. 

Esses números devem aumentar rapidamente, se nenhuma ação for tomada. A Volvo está determinada a assumir a liderança, usando sua visão de um futuro livre de colisão como princípio orientador.

A Equipe de Investigação de Acidentes de Trânsito da Volvo Cars pesquisa acidentes de trânsito desde 1970. Hoje, seu banco de dados contém informações sobre 43.400 acidentes.

Usando o conhecimento de situações reais de tráfego nessa sondagem, a Volvo aprendeu a projetar carros que oferecem alto nível de segurança em colisões. 


A empresa considera isso como uma base muito importante para identificar soluções de alta tecnologia que podem ajudar a evitar acidentes. 

A fim de levar isso um passo adiante, a equipe não só estuda carros batidos, mas também investiga cenários de condução, incluindo o comportamento do condutor, a fim de aprender mais sobre o que pode levar a situações de risco no trânsito.

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