Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quinta-feira, 10 de julho de 2014

MOTORES TSI MOSTRAM-SE EFICIENTES, ECONÔMICOS E GARANTINDO UM EXCELENTE DESEMPENHO NOS CARROS DO GRUPO VOLKSWAGEN; O NOVO GOLF 1.4 FAZ 8,4 S DE 0 A 100 KM/H E O 2.0 REDUZ ESSE TEMPO PARA 6,5 SEGUNDOS. TARCÍSIO DIAS EXPLICA ESSA TECNOLOGIA.




MECÂNICA ONLINE® 


Nº 72 — 10 / 07 / 2014



Entenda a tecnologia dos motores TSI 

Tecnologia turbo com injeção direta reúne alto desempenho com baixo consumo de combustível



Quando uma motorização se destaca nos principais prêmios mundiais, é sinal que a tecnologia empregada foi muito bem aceita principalmente no aspecto eficiência. 

E a motorização 1.4 litro TSI a gasolina desenvolvida pela Volkswagen recebeu o prêmio “Engine of the Year” (motor do ano) pela nona vez consecutiva na categoria entre 1 e 1,4 litro de cilindrada. 

Com o resultado, a motorização é a mais bem sucedida da história desse concurso internacional de tecnologia de motores.

A sigla TSI da Volkswagen tornou-se sinônimo de inteligência em downsizing – redução da cilindrada do motor com manutenção ou aumento da potência, de forma a se obter maior eficiência. 


Os motores TSI produzem níveis de potência que eram, no passado, entregues apenas por motores de alta cilindrada – e consequente elevado consumo de combustível.

Na Europa, um motor TSI é atualmente disponível em diferentes classes de cilindrada e níveis de potência, variando de 90 cv (66 kW) até 300 cv (221 kW).


O motor vitorioso em 2006 era o 1.4 TSI twincharger, que repete este ano seu feito, combinando sobrealimentação por turbocompressor e compressor mecânico para entregar alto torque e grande eficiência. O 1.4 TSI twincharger possui atualmente níveis de potência de 140 cv (103 kW) até 170 cv (125 kW).


O prêmio foi entregue a Carsten Helbing, Chefe de Aplicação do motor EA888 e de Combustíveis Alternativos. 


“Nossos bem-sucedidos motores TSI têm, ao longo dos anos, demonstrado que a combinação de redução da capacidade cúbica, injeção direta e sobrealimentação produz alto desempenho, ao mesmo tempo em que reduz drasticamente as emissões de gases e o consumo de combustível”, afirmou Helbing.

E no Brasil? A Volkswagen já oferece no País o CC equipado com o motor 2.0L da família EA888, que também oferece a tecnologia TSI. 


Esse motor gera 211 cv (155 kW) a 5.300 rpm e torque máximo de 28,5 kgfm a 1.700 rpm. Também é oferecido no Jetta e no Fusca, além da linha Passat.

Em relação à versão de 200 cv que equipava Jetta e Fusca, o motor passou por várias alterações para aprimorar suas características de baixo peso e eficiência energética. Seu peso foi reduzido em aproximadamente 4 kg. 


Entre as ações para se obter essa redução estão a adoção de novo cárter, mais leve; coletor de escapamento integrado ao cabeçote; mancais de menor diâmetro e mais leves; novos rolamentos para as árvores de balanceamento; árvore de manivelas (virabrequim) com menor número de contrapesos (agora são quatro, em vez de oito). A taxa de compressão é de 9,6:1.

Também foram adotados sistema de injeção direta de combustível com maior pressão, passando de 150 bar para 200 bar, e válvula wastegate eletro-eletrônica (em substituição à eletro-pneumática).


Além do CC, a tecnologia TSI também está disponível para o Novo Golf Comfortline. As versões Comfortline e Highline trazem o motor 1.4L TSI BlueMotion Technology a gasolina. 


Com quatro cilindros e 16 válvulas, esse motor combina as tecnologias de turbocompressor e injeção direta de combustível para desenvolver 140 cv na faixa de 4.500 rpm a 6.000 rpm. O torque máximo é de 25,5 mkgf na extensa faixa de 1.500 rpm a 3.500 rpm.

Novo Golf com o 1.4 TSI acelera de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos e alcança 212 km/h de velocidade máxima. 


O Novo Golf GTI é equipado com o motor EA888 2.0L TSI de 220 cv entre 4.500 e 6.200 rpm. 

A agilidade do Golf GTI se evidencia nos números: a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 6,5 segundos e a velocidade máxima é de 244 km/h.
...........................................................................................................................................................
Tarcisio Dias – Profissional e Técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânica com habilitação em Mecatrônica e Radialista, é gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a Coleção AutoMecânica.
E-mail: redacao@mecanicaonline.com.br

Coluna Mecânica Online® - Menção honrosa (segundo colocado) na categoria internet do 7º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo 2013, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.