A Volvo Bus Latin America está lançando o guia Mobilidade Inteligente. O volume reúne informações sobre o tema com o objetivo de contribuir com a melhoria do transporte urbano de passageiros e apresenta o BRT (Bus Rapid Transit) como um modal eficiente e viável economicamente.
O guia é uma das ações do Programa Mobilidade Volvo (PMV), projeto iniciado pela empresa este ano para estimular o debate sobre os desafios atuais do transporte urbano em cidades de médio e grande porte.
É uma ação da empresa para identificar oportunidades de qualificar a mobilidade de acordo com as necessidades de cada cidade.
“A ideia do guia foi criar um material de referência, de leitura mais fácil que os manuais sobre transporte público. Acreditamos que será útil para autoridades, gestores de transporte, empresas operadoras e profissionais interessados em mobilidade para avaliarem quais as melhores alternativas para um transporte público de qualidade em suas cidades”, afirma Luís Carlos Pimenta, presidente da Volvo Bus Latin America.
O material traz um panorama dos sistemas de BRT no mundo e destaca alguns que são referência mundial, apresentando seus benefícios sob a ótica dos passageiros, das cidades, da sociedade e dos operadores.
Sugere ainda alguns passos para uma melhor qualificação do transporte público a partir da situação atual.
“O modelo ideal de mobilidade é aquele que responde mais rapidamente às necessidades dos passageiros, consumindo a menor quantidade de recursos, tanto em sua construção quanto em sua operação”, destaca Ayrton Amaral, especialista em mobilidade da Volvo Bus Latin America.
O guia aborda algumas vantagens dos sistemas baseados em ônibus, como a flexibilidade e a facilidade e rapidez em sua implantação.
Um BRT pode utilizar, com alguns ajustes, as vias existentes, oferece flexibilidade de rotas e chega mais perto da casa das pessoas.
“É mais natural melhorar o transporte público com sistemas de ônibus de qualidade, como o BRT, do que com sistemas baseados em trilhos. Quando bem planejado, contribui para melhorar o trânsito, reduz o custo por passageiro transportado e torna-se a base para o crescimento sustentável das cidades”, reforça Amaral.
baixo custo operacional
O guia Mobilidade Inteligente da Volvo apresenta o BRT (Bus Rapid Transit) como uma solução para construção de sistemas de transporte público eficientes.
O guia Mobilidade Inteligente da Volvo apresenta o BRT (Bus Rapid Transit) como uma solução para construção de sistemas de transporte público eficientes.
Criado em Curitiba, na década de 70, o modal está presente em 39 países e 168 cidades.
O modelo se consolidou por possuir alta capacidade de transporte e baixo custo operacional.
“Os gestores públicos têm a responsabilidade de implementar sistemas de transporte que atendam as necessidades da população sem exaurir os cofres públicos. O BRT é uma alternativa para esse desafio”, diz Ayrton Amaral, especialista em mobilidade urbana da Volvo Bus Latin America.
O sistema oferece alta capacidade de transporte, velocidades médias maiores e viagens rápidas.
“Os gestores públicos têm a responsabilidade de implementar sistemas de transporte que atendam as necessidades da população sem exaurir os cofres públicos. O BRT é uma alternativa para esse desafio”, diz Ayrton Amaral, especialista em mobilidade urbana da Volvo Bus Latin America.
O sistema oferece alta capacidade de transporte, velocidades médias maiores e viagens rápidas.
Além disso, é uma solução com menor prazo de implementação e requer menos investimentos que outros modelos de transporte.
De acordo com a média de investimentos na construção de projetos no mundo, incluindo o Brasil, com U$ 1 bilhão é possível construir 200 km de BRT, 50 km de VLT (veículo leve sobre trilhos) e 10 km de metrô.
O tempo de implantação também é uma vantagem importante para o BRT. Em dois anos pode-se construir uma linha desse sistema, enquanto para construir a mesma linha de metrô seriam necessários 10 anos, e de VLT, cinco anos.
Outro benefício é o custo de operação por passageiro transportado. Em média, um passageiro em sistemas de metrô custa de 10 a 20 vezes mais quando comparado a um de BRT com a mesma demanda.
Outro benefício é o custo de operação por passageiro transportado. Em média, um passageiro em sistemas de metrô custa de 10 a 20 vezes mais quando comparado a um de BRT com a mesma demanda.
Quando um sistema de transporte com ônibus convencionais é transformado em um BRT, as tarifas mantêm-se acessíveis, sem necessitar de subsídios governamentais, como ocorre nos sistemas baseados em trilhos.
Um ônibus biarticulado, por exemplo, transporta três vezes mais passageiros que um ônibus convencional e 50% que um articulado.
Um ônibus biarticulado, por exemplo, transporta três vezes mais passageiros que um ônibus convencional e 50% que um articulado.
Ao colocar um biarticulado no lugar de um convencional, há uma redução na contratação de (motoristas e cobradores) - custo que representa entre 40% e 50% da operação, e de custos variáveis como consumo de combustível e manutenção.
“Embora o biarticulado exija maior investimento inicial, consuma mais combustível e tenha mais pneus que um ônibus convencional, a redução da frota na proporção de três para um, reduz o custo da operação e aumenta a produtividade do sistema”, explica Amaral.
Para que seja reconhecido como eficiente pela população, um BRT precisa ser bem projetado.
É necessário ter vias segregadas para ônibus, espaço para ultrapassagem, ônibus de alta capacidade de transporte, pagamento antecipado da passagem, embarque em nível, terminais de integração, portas amplas para facilitar o acesso, motoristas bem preparados e informações aos passageiros, além de limpeza, conforto e segurança em todas as paradas e terminais.
A Volvo é pioneira no desenvolvimento de veículos para os sistemas de BRT e líder neste mercado.
A empresa participou da implementação dos principais BRTs da América Latina. Na década de 80, forneceu os primeiros articulados para o sistema de transporte de Curitiba.
No início dos anos 90 a empresa desenvolveu, no Brasil, o modelo biarticulado para atender o aumento da demanda do sistema de transporte da cidade.
Hoje, os veículos articulados e biarticulados da marca estão presentes no Transmilênio, em Bogotá, na Colômbia, considerado o BRT com maior capacidade de passageiros do mundo.
Hoje, os veículos articulados e biarticulados da marca estão presentes no Transmilênio, em Bogotá, na Colômbia, considerado o BRT com maior capacidade de passageiros do mundo.
Também no Metrobus de Goiânia, na RIT de Curitiba, no Transantiago de Santiago do Chile, no TransCarioca do Rio de Janeiro, no Move de Belo Horizonte, no BRT de Recife, além da Guatemala, El Salvador, Quito e Guaiaquil no Equador, Cáli, Bucaramanga e Pereira na Colômbia, entre outras.
Programa Mobilidade Volvo promove discussão sobre qualidade no transporte
A Volvo Bus Latin America iniciou, este ano, um trabalho para identificar e discutir as necessidades de transporte das cidades.
Programa Mobilidade Volvo promove discussão sobre qualidade no transporte
A Volvo Bus Latin America iniciou, este ano, um trabalho para identificar e discutir as necessidades de transporte das cidades.
Chamado de Programa Mobilidade Volvo (PMV), o projeto tem como proposta reunir as pessoas envolvidas no tema para debater soluções que contribuam com o desenvolvimento do transporte público.
“A mobilidade urbana é um dos principais desafios das cidades e requer soluções a curto e médio prazo. Nós, como uma empresa do setor, assumimos o compromisso de colaborar com a melhoria da qualidade de vida no transporte, não apenas fornecendo ônibus, mas compartilhando o conhecimento e a experiência que acumulamos ao longo dos últimos 30 anos com a implementação dos principais BRTs da América Latina”, afirma Luis Carlos Pimenta, presidente da Volvo Bus Latin America.
O PMV tem como ações a realização de workshops para engajar os concessionários da marca na discussão do assunto, e seminários com gestores públicos, operadores de transporte, especialistas em mobilidade e a comunidade acadêmica para debater propostas que ofereçam mais qualidade e eficiência ao transporte público.
“A mobilidade urbana é um dos principais desafios das cidades e requer soluções a curto e médio prazo. Nós, como uma empresa do setor, assumimos o compromisso de colaborar com a melhoria da qualidade de vida no transporte, não apenas fornecendo ônibus, mas compartilhando o conhecimento e a experiência que acumulamos ao longo dos últimos 30 anos com a implementação dos principais BRTs da América Latina”, afirma Luis Carlos Pimenta, presidente da Volvo Bus Latin America.
O PMV tem como ações a realização de workshops para engajar os concessionários da marca na discussão do assunto, e seminários com gestores públicos, operadores de transporte, especialistas em mobilidade e a comunidade acadêmica para debater propostas que ofereçam mais qualidade e eficiência ao transporte público.
Outra ação é a publicação do guia Mobilidade Inteligente, que reúne informações sobre as características queprecisam ser levadas em consideração para que a população reconheça o transporte urbano como eficiente.
Nos seminários são avaliados o padrão de mobilidade da cidade, os desafios existentes, os projetos em execução e os planejados, e as necessidades ambientais.
Nos seminários são avaliados o padrão de mobilidade da cidade, os desafios existentes, os projetos em execução e os planejados, e as necessidades ambientais.
A partir dessa avaliação são discutidas e apresentadas soluções integradas de mobilidade que sejam econômica e ambientalmente sustentáveis.
“Para que um modelo de transporte tenha qualidade e seja sustentável, não basta colocar mais ônibus nas ruas, ou trocar ônibus movidos a diesel por outros movidos a combustíveis alternativos. Para ter qualidade, um transporte público precisa ser planejado para que ofereça viagens rápidas, facilidade de acesso, integração, pontualidade e confiabilidade”, argumenta Ayrton Amaral, especialista em mobilidade urbana da Volvo Bus Latin America.
Para receber os seminários do PMV, os gestores públicos e operadores de transporte podem entrar em contato diretamente com a Volvo, pelo blog Mobilidade Volvo www.mobilidadevolvo.com.br.
“Para que um modelo de transporte tenha qualidade e seja sustentável, não basta colocar mais ônibus nas ruas, ou trocar ônibus movidos a diesel por outros movidos a combustíveis alternativos. Para ter qualidade, um transporte público precisa ser planejado para que ofereça viagens rápidas, facilidade de acesso, integração, pontualidade e confiabilidade”, argumenta Ayrton Amaral, especialista em mobilidade urbana da Volvo Bus Latin America.
Para receber os seminários do PMV, os gestores públicos e operadores de transporte podem entrar em contato diretamente com a Volvo, pelo blog Mobilidade Volvo www.mobilidadevolvo.com.br.
O programa prioriza cidades de acordo com uma matriz que avalia critérios estruturais econômicos e ambientais relativos à mobilidade urbana.
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