Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

GRANDE PRÊMIO DE ABU DHABI - BALANÇO DA CORRIDA NA VISÃO DA RENAULT


Logo na largada, o piloto da Infiniti Red Bull Racing Daniel Ricciardo teve uma recuperação espetacular, conquistando um belo quarto lugar ao final do Grande Prêmio de Abu Dhabi, vencido por Louis Hamilton, da Mercedes.

O australiano fechou com chave de ouro sua primeira temporada na escuderia austríaca.

Já Sebastian Vettel não conseguiu acompanhar o ritmo implacável de seu companheiro de equipe e teve que se satisfazer com a oitava posição.

Jean-Eric Vergne quase conseguiu acumular pontos, terminando na 12ª posição para a Escuderia Toro Rosso.

O francês ficou à frente de seu compatriota Romain Grosjean da Equipe Lotus de F1, que teve que obedecer a uma sanção no grid e uma penalidade de drive-through, ficando em 13º lugar.

Will Stevens, que iniciou na Fórmula Um com a Equipe Caterham de F1 Team neste fim de semana, apresentou uma primeira corrida sólida, cruzando a linha de chegada na 17ª posição.

Pontos altos da corrida
Com sua largada em meio ao crepúsculo, Abu Dhabi oferece um panorama arrebatador na etapa final e decisiva do Campeonato Mundial FIA de Fórmula Um.

A queda das temperaturas na pista com o cair da noite também leva as equipes a adotarem diferentes estratégias em termos de pneus.

Largar a partir da reta dos boxes não impediu que a dupla Red Bull facilmente se juntasse ao pelotão em uma primeira parada com pneus médios.

Ricciardo trilhou seu caminho em meio ao tráfego com mais facilidade e evoluiu para a quinta posição no momento de parar pela primeira vez nos boxes, na 28ª volta.

Fazendo uma segunda parada rápida e constante, o australiano subiu para a terceira posição antes de trocar para pneus ‘supermacios’, a oito voltas da chegada.

Ele conquistou o quarto lugar, uma posição melhor do que aquela obtida nos treinos classificatórios.

Adotando a mesma estratégia, Vettel chegou também a melhorar sua classificação, sem contudo ter a mesma sorte.

O alemão teve que se contentar com o oitavo lugar, mas conseguiu levar a melhor sobre Fernando Alonso e Nico Rosberg nas 10 últimas voltas.

As penalidades infligidas aos pilotos da Red Bull promoveram Kvyat à quinta posição no gridde largada e lhe deram a oportunidade de potencialmente computar uma nova e bela leva de pontos antes de deixar a Toro Rosso.

Com uma largada impetuosa, o jovem russo caiu para a sétima posição e viu seu Grande Prêmio terminar de forma antecipada, quando um problema ocorreu com seu grupo propulsor.

Seu companheiro de equipe Jean-Eric Vergne, por sua vez, se mostrou por muito tempo como sério candidato a ficar entre os 10 primeiros, mas acabou terminando na 12ª posição.

Os 20 anos de parceria entre a Equipe Lotus de F1 e a Renault Sport F1 terminaram com um 13º lugar para Romain Grosjean.

O francês decidiu respeitar sua penalidade de ‘drive-through’ desde o fim da primeira volta, e melhorou sua classificação de forma regular durante toda a corrida.

Menos sorte teve Pastor Maldonado, que precisou abandonar devido a um problema de propulsor na 28ª volta.

A Caterham marcou seu retorno à Fórmula Um com o 17º lugar de Will Stevens.

O britânico evoluiu pela primeira vez neste nível principalmente após ter vencido duas corridas na Fórmula Renault 3.5 nesta temporada.

Já seu companheiro de equipe Kamui Kobayashi não chegou a cruzar a linha de chegada.

A Red Bull Racing e Ricciardo já tinham garantido o segundo e terceiro lugares em seus campeonatos respectivos antes da última etapa da temporada.

Já Vettel desceu para a quinta posição na classificação dos Pilotos, já que os dois pontos obtidos na Yas Marina permitiram que Valtteri Bottas finalmente passasse à frente do tetracampeão do mundo.

Rémi Taffin, diretor das 
atividades de pista da Renault Sport F1

“Final com diferentes emoções para todos nós neste domingo, mas a recuperação formidável dos pilotos da Red Bull nos serve indiscutivelmente de consolo.

"Mesmo se a escuderia já havia conquistado o segundo lugar entre os Construtores, Daniel e Seb mostraram mais uma vez todo o seu talento.

"Este resultado destaca também que progredimos até o final sem jamais parar de lutar.

"Por outro lado, peço desculpas à Lotus e a Pastor, bem como à Toro Rosso e Daniil, pelos problemas de propulsor que abreviaram o Grande Prêmio para eles neste domingo.

"Ainda temos muito trabalho a fazer para a temporada seguinte, mas já posso confirmar que continuaremos a melhorar em todas as áreas.

"Também faço absoluta questão de agradecer a todo o pessoal da Renault Sport F1, assim como aos nossos parceiros técnicos Mecachrome e Total, por seus esforços perseverantes durante todo o ano.

"Não foi uma temporada fácil, mais fizemos imensos progressos e nunca desanimamos.

"Sei perfeitamente que todos na fábrica de Viry-Châtillon conhecem o nível da qualidade da nossa concorrência.

"É por isso que me junto a eles para parabenizar o novíssimo campeão do mundo Lewis Hamilton, pela sua formidável temporada com a Mercedes.

"É este tipo de sucesso que nos faz redobrar nossos esforços, para reconquistar os dois títulos em 2015.

"Por fim, também quero agradecer a Sebastian pela fidelidade a toda a família Renault durante os últimos anos.

"Junto com a Red Bull Racing, ele marcou um novo capítulo glorioso à nossa rica história na Fórmula Um.

"Por isso, desejo a ele o melhor para o futuro de sua carreira.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.