Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

sábado, 1 de novembro de 2014

NISSAN MOSTRA NO SALÃO DO AUTOMÓVEL DE SÃO PAULO O CARRO QUE ESCOLHEU PARA HOMENAGEAR OS JOGOS OLÍMPICOS DE 2016, QUE A MONTADORA PATROCINA. O NEW MARCH RIO 2016 EDITION FOI DESENVOLVIDO E FABRICADO NO RIO DE JANEIRO. MAS, O ESTANDE DA NISSAN FOI ALVO DE PROTESTOS DE TRABALHADORES DA MONTADORA NOS ESTADOS UNIDOS, QUE TIVERAM APOIO DE SINDICALISTAS BRASILEIROS.


A Nissan celebra os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, patrocinados pela fabricante japonesa, com a apresentação em première mundial do modelo New March Rio 2016 Edition no 28º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo. 


O veículo especial foi desenvolvido no estúdio satélite de design da marca no Rio de Janeiro, o Nissan Design America Rio (NDA-R), inaugurado este ano.

Exercício de design, o Nissan New March Rio 2016 Edition se destaca pelos detalhes especiais. 


Ele tem cor predominante branca, mas traz acabamento em laranja nos retrovisores, saias laterais, rodas, aerofólio e teto. Internamente, a mesma cor aparece nas costuras dos bancos, saídas de ar, volante e painel.

Realçando a esportividade, o laranja dos detalhes está relacionado ao logotipo oficial dos Jogos Rio 2016, que adota esta cor quente, e ao sol e ao calor, características marcantes do Brasil.


O logotipo do evento aparece nos para-lamas e na tampa do porta-malas. O modelo exclusivo é equipado com um motor 1.6 16V flexfuel, que desenvolve 111 cavalos de potência, com gasolina ou etanol, e equipa versões do modelo produzido no Brasil.

"Quisemos ligar vários elementos com a cor quente do laranja, como a diversão, calor, sol e o próprio evento, o qual estamos homenageando com esse exercício de design. Queremos trazer cores mais vibrantes para o mercado brasileiro, que ainda tem forte influência de cores como preto e prata", afirma Robert Bauer, responsável pelo Nissan Design America Rio (NDA-R).

O New March é o primeiro carro produzido pela Nissan em seu novo Complexo Industrial de Resende (RJ). 

A mesma unidade industrial fabrica também o motor 1.6 16V flexfuel, que equipa o modelo.


Protestos

Mas, nem tudo são flores no Salão de São Paulo. Trabalhadores brasileiros e americanos da Nissan fizeram protesto pacífico no estande da montadora no Salão do Automóvel de São Paulo, ontem, sexta-feira (31) para chamar a atenção do consumidor para as condições de trabalho nos EUA. 

Por baixo da camisa, usavam uma camiseta amarela com os dizeres "A Nissan não respeita os direitos dos trabalhadores". É a primeira vez na história dos salões de automóveis que um protesto de trabalhadores como esse acontece.

Há quase dois anos, lideranças sindicais da fábrica de Canton (Mississippi) têm informado que a montadora não permite que os funcionários se sindicalizem e dificulta as negociações para melhorar as condições de trabalho. 

Com apoio da UGT, da CUT e da Força Sindical, três centrais sindicais do País, um grupo de 80 funcionários e sindicalistas comprou ingressos, disfarçados de visitantes para não chamar a atenção dos organizadores do evento, e decidiu fazer uma manifestação surpresa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.