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segunda-feira, 10 de novembro de 2014

O BRASIL EM BREVE PODERÁ TER NOVOS PILOTOS CORRENDO NAS PISTAS DO PAÍS COM A CHEGADA EM BREVE DO BAC MONO. O CARRO TRARÁ PARA AS RUAS E CIRCUITOS A EMOÇÃO E TECNOLOGIA DE COMPETIÇÃO. COMO É FABRICADO SOB MEDIDA, QUEM ADQUIRIR O BÓLIDO JÁ O RECEBERÁ COM O COPCKPIT, BANCOS, PEDAIS E VOLANTE MOLDADOS À SUA ESTATURA E PERFIL. UM MOTOR DESENVOLVIDO PELA COSWORTH DE 2,3 LITROS, 284 CV E TORQUE DE 280Nm LEVA O CARRO AOS 274 KM/H E DE 0 AOS 100 KM/H EM 2,8 SEGUNDOS. RESTA ESPERAR A AUTORIZAÇÃO DE IMPORTAÇÃO


Desenvolvido com a mais moderna tecnologia aplicada ao mundo das corridas, o Mono é destinado a pessoas que desejam vivenciar as fortes emoções de pilotar este que é considerado um dos carros mais rápidos em produção atualmente, seja nas pistas ou nas ruas. 
Tudo isso com muita exclusividade e um design arrojado. 

O modelo, que é produzido em Liverpool, na Inglaterra, traz no seu DNA a esportividade das pistas a começar pelo conceito do projeto, baseado em um carro de F3. 

O desenvolvido pelos irmãos Neill e Ian Briggs, apaixonados por carros, que após atuarem em marcas como Ford, Mercedes e Porsche decidiram fundar sua própria marca de automóveis, a Briggs Automotive Company – BAC.


Como convém a um genuíno carro de corrida, o motorista-piloto fica em uma posição central envolvida pela carroceria de fibra de carbono montada no chassi tubular. 

Esta estrutura traz os mesmos princípios de construção de um modelo da categoria DTM e atende às normas de segurança da FIA para Fórmula 1 em caso de capotamento. 

O interior é moldado de acordo com o perfil de cada proprietário, que, como se estivesse em um alfaiate, tem todas as suas medidas aferidas para que itens como cockpit, bancos, pedais e volante, sejam produzidos especialmente para o piloto, de maneira a criar uma posição de dirigir única que contribua para obter uma total sinergia entre homem e máquina.


Não é a toa que o modelo inglês é hoje o carro, entre todos os superesportivos, que oferece ao seu condutor a experiência de pilotagem nas ruas que mais se aproxima de um verdadeiro Fórmula. 

A personalização do modelo envolve ainda opções como rodas, pneus, itens de acabamento e, inclusive, freios e a calibragem da suspensão.

O design arrojado traz uma história curiosa que reforça a exclusividade do modelo e a paixão que envolveu a sua concepção e se estende à sua produção: o visual do Mono foi inspirado no videoclipe da música "All is Full of Love" da cantora islandesa Björk.

"O contraponto entre a dianteira "carenada" e a traseira com o motor exposto, confere ao superesportivo um desenho único", atesta o projetista Ian Briggs.

Com tanta tecnologia desenvolvida nas pistas, o Mono pesa apenas 540 kg, um dos segredos do seu desempenho agressivo. 

Além de acelerar de zero a 100 km/h em irrisórios 2,8 s, o modelo da BAC chega aos 274 km/h de velocidade máxima. 

O motor de quatro cilindros, de 2,3 litros e 16 válvulas, foi desenvolvido pela Cosworth, tem bloco e cabeçote em alumínio e gera 284 cv, a 7.700 rpm, e torque de 280 Nm a 6.000 rpm. 

"Um dos segredos de se obter mais potência é permitir que o motor "respire" livremente. Por isso, o Mono traz um radiador de fibra de carbono e um compacto e eficiente sistema de exaustão, feito com um composto aço inoxidável e titânio, que otimiza o fluxo do ar", explica o engenheiro Neill Briggs.

Toda esta performance é administrada por um câmbio de seis marchas seqüencial com borboletas atrás do volante, que também pode ter suas relações personalizadas de acordo com o tipo de uso de cada motorista.


Para domar este superesportivo inglês, o piloto conta com um volante, que a exemplo dos bólidos da Fórmula 1, traz todos os comandos e as informações necessárias para uma condução prazerosa e segura. 

Uma tela posicionada no centro do volante transmite dados sobre o comportamento do motor e a performance do carro.

Por enquanto, o publicitário Alexandre Gama é o único no Brasil que teve o privilégio de assumir um volante multifuncional como este. 

A única unidade do Mono no País, feita especialmente para ele, foi importada pelo próprio executivo.

Alexandre gostou tanto do projeto do superesportivo que se tornou acionista da BAC e estuda a possibilidade de trazer o modelo oficialmente para o mercado brasileiro.

E enquanto o Mono não tira o seu visto de trabalho para o Brasil, vai conquistando fãs no mundo virtual. 

Ele já é a estrela de dois dos mais populares jogos de videogame inspirados nas pistas: o Forza Motorsport e o Need For Speed, onde neste último, inclusive, foi eleito o bólido preferido em uma pesquisa entre os jogadores.


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