O visitante do Salão do Automóvel de São Paulo pode conhecer o Nissan Kicks Concept até o dia 9 de novembro.
O crossover urbano compacto premium Kicks Concept é o segundo produto da Nissan criado exclusivamente para o mercado brasileiro, sucedendo o radical Nissan EXTREM Concept, um dos produtos que mais chamaram a atenção no evento de São Paulo há dois anos."Enquanto a Nissan Frontier tem porte que pode ser comparado ao de um levantador de peso e o Nissan GT-R ao de um corredor de alta performance, o Kicks Concept parece mais um lutador de Brazilian Jiu-jitsu – preparado para agir e preciso em cada movimento", explica Mamoru Aoki, diretor Executivo de Design da Nissan.
"O novo Nissan Kicks Concept leva a fantasia pura do Nissan EXTREM a um nível muito próximo da realidade – e possivelmente a um futuro veículo de produção", explica François Dossa, presidente da Nissan do Brasil.
Com o Centro Global de Design da Nissan, no Japão, liderando os trabalhos, o conceito e a criação do Kicks Concept foram uma colaboração entre o Nissan Design America (NDA), localizado em San Diego, nos Estados Unidos, e o Nissan Design America Rio (NDA-R), o estúdio satélite de design da Nissan inaugurado recentemente na sede da Nissan no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro.
"O projeto do Kicks Concept tem sido um exemplo extraordinário de como nossa rede global de design trabalha na criação de veículos que são adequados às regiões nas quais eles serão vistos e apreciados. Para esse carro-conceito nós invocamos nosso time no novo estúdio de design no Rio de Janeiro para usar a expertise e a experiência local", diz Shiro Nakamura, vice-presidente Mundial de Design e Chief Creative Officer da Nissan.
"O Kicks tem a intenção de ser um pouco mais maduro e cheio de ideias que o EXTREM. É divertido para dirigir, mas, ao mesmo tempo, um veículo sério. É desenhado para ter uma aparência de carro premium marcante, que cativa o olhar, e ser um veículo cujos proprietários ficariam orgulhosos de ter e dirigir", afirma Shiro Nakamura.
"O Brasil é um país onde as pessoas têm uma conexão pessoal com seus veículos, então o Kicks Concept tinha de ter uma personalidade forte logo de cara", acrescenta Aoki.
Sobre a escolha da cor do Kicks, o designer chefe do estúdio do Rio de Janeiro, Robert Bauer, explica: "Cores como o cinza são muito populares no Brasil, representando seriedade e sofisticação da sociedade urbana. Então, o Kicks Concept tem cor com acabamento superior, que nós batizamos de 'Liquid Satin Titanium'".
Como veículo destinado a enfrentar o trânsito, o estresse e o pavimento das ruas e estradas brasileiras, o Kicks Concept precisava de uma base bem sólida.
Seu porte, visto de todos os ângulos, está firmemente postado no chão como se estivesse sempre pronto para "atacar".
As proporções vistosas ajudam o Kicks Concept a passar a sensação de segurança e robustez, com rodas posicionadas nas extremidades, teto e linha de cintura elevados, vidros que envolvem totalmente a carroceria e um grande vão livre do solo.
A chave para o bem-sucedido visual em movimento está no uso único de texturas e materiais.
As soleiras, por exemplo, utilizam painel escuro que projeta a sensação de que o Kicks Concept está pronto para quaisquer pavimentos e, então, afina até desaparecer no final do carro.
A carroceria também incorpora diversos elementos que trazem a assinatura do design atual da Nissan.
A linha de ombro apresenta uma variação do design encontrado em diversos novos produtos da Nissan e em carros-conceito, como o Murano e o Sport Sedan Concept, por exemplo.
A linha de cintura tem uma fina moldura cromada, com retrovisores que parecem flutuar, mas estão fixados na extensão de uma moldura lateral.
No Kicks Concept estes vidros são envolventes e brilhantes, ocultando a coluna B. O formato afunila na parte traseira, dando à carroceria uma aparência de ser curta, em contraste com a parte inferior mais robusta.
Em nenhum lugar a estrutura do Kicks é mais proeminente do que na parte frontal. A grade utiliza a nova aparência "V-motion" da Nissan, mas com uma maior sensação de robutez.
O posicionamento vertical da grade é acentuado por um grande logotipo da Nissan e exclusivas barras horizontais com contrastes fosco e brilhante.
A grade foi projetada para "bater" no capô ao invés de compor, acrescentando assim uma sensação de força e proteção.
Logo acima há detalhes que imitam alumínio, vistos nas laterais e na traseira, dando ao Kicks um apelo estrutural e masculino.
Os faróis de neblina de LED horizontais estão posicionados na parte inferior do para-choque.
As lentes dos faróis principais trazem detalhes que contrastam com as partes polidas, ressaltando a forma em bumerangue.
A traseira mantém o estilo "pronto para qualquer coisa" da dianteira, incluindo o uso de peitos de aço trapezoidais também com detalhes na cor 'Rio Sunset' e saídas de escapamento quádruplas.
As lanternas de LED também em formato de bumerangue expressam um desenho forte e dimensional com pequenos detalhes no acabamento. Elas assentam na tampa do porta-malas enfatizando o porte estrutural da traseira.
Para completar o visual "poder com requinte", rodas de liga leve de 19 polegadas com seis raios e desenho exclusivo.
Três acabamentos são usados nas rodas e combinam superfícies internas em preto brilhante, tons de 'Rio Sunset' em cada aro e cubos que lembram engrenagens.
Dimensões Nissan Kicks Concept (mm) | |
Entreeixos | 2.620 |
Comprimento | 4.300 |
Largura | 1.800 |
Altura | 1.600 (incluindo rack de teto) |
O nome Kicks tem como objetivo expressar o conceito do carro, que é combinar agilidade, atitude atlética e ao mesmo tempo seu comportamento 'durão'.
Também reflete a sua personalidade jovem e energética, trazendo uma sensação de exuberância para as ruas.
A apresentação mundial do Nissan Kicks Concept no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo acontece em um momento único da Nissan no Brasil.
A marca abriu recentemente um Complexo Industrial em Resende, no Estado do Rio de Janeiro, com um investimento de R$ 2,6 bilhões, um dos maiores feitos por qualquer fabricante no País.
O Brasil é mercado-chave para a empresa alcançar uma posição de liderança na América Latina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário