Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

domingo, 16 de novembro de 2014

MAIS DUAS DAS QUASE 40 FÁBRICAS DA GENERAL MOTORS NO MUNDO RECEBERAM A CERTIFICAÇÃO CORPORATE LANDS FOR LEARNING CONCEDIDA PELAS WILDLIFE HABITAT COUNCIL, PELO TRABALHO EM DEFESA DO MEIO AMBIENTE NAS UNIDADES DE JOINVILLE E SÃO CAETANO DO SUL

As fábricas da General Motors do Brasil de São Caetano do Sul e de Joinville foram reconhecidas pela Wildlife Habitat Council (WHC), organização internacional sem fins lucrativos dedicada à conservação da natureza. 

Os dois complexos industriais receberam a certificação Corporate Lands for Learning (Propriedades corporativas para aprendizado) por engajar parceiros da comunidade na promoção da educação ambiental nas áreas de preservação situadas nas suas localidades.

Este programa de certificação do WHC reconhece esforços extraordinários de educação ambiental que oferecem oportunidades de ensino na prática ao usar as áreas de preservação localizadas em propriedades empresarias para ensinar conceitos de ecologia e o papel do homem na sua preservação.

“Frequentemente convidamos escolas locais para visitarem nossas instalações e para compartilharmos nosso conhecimento sobre preservação dos recursos naturais e como os estudantes podem ajudar a cuidar do meio ambiente”, disse Nelson Branco, gerente de Meio-Ambiente e Sustentabilidade da GM América do Sul. 

“Dessa forma, proporcionamos aos convidados a oportunidade de conhecer de perto o processo de manufatura sustentável e como o nosso modelo de negócio contribui para a redução de resíduos e à preservação da energia”, acrescentou.

As duas fábricas realizaram uma série de atividades educacionais:
- São Caetano do Sul recebeu um workshop de um turno com escolas públicas locais sobre o desenvolvimento da boa cidadania e as práticas de reciclagem para a juventude brasileira. 

Os estudantes criaram os seus próprios brinquedos de material reciclado e aprenderam como as fábricas utilizam os restos de comida para compostagem.

- A fábrica de Joinville recebeu 110 estudantes em junho para um tour pelo processo produtivo e pela área externa de preservação. 

Os estudantes aprenderam sobre as zonas úmidas e sobre o lago usado para o tratamento orgânico do esgoto, bem como sobre a fauna e flora locais que dependem dessas águas.

- A fábrica de Joinville estendeu o seu programa de educação ambiental para os adultos também. 

Um dos membros da equipe foi convidado a dar uma palestra em um evento sobre iniciativas sustentáveis e certificação em Liderança em energia e design ambiental na indústria automobilística.

A fábrica ganhou, no início deste ano, o Leadership in Energy and Environmental Design (LEED) na categoria Gold, o mais importante título entregue pelo U.S. Green Building Council (GBC), um dos principais conselhos sobre meio ambiente do mundo.

Brasil em destaque
As exigências para certificações do programa Wildlife Habitat Council são rígidas e requerem uma renovação periódica. 

A unidade de fabricação de componentes de Mogi das Cruzes foi recertificada neste ano, tendo mostrado evoluções contínuas em seu programa de educação ambiental e de sua área de preservação. 

As unidades de manufatura em Gravataí e São José dos Campos receberam a certificação em 2013.

Essas fábricas da GM do Brasil e as de Joinville e São Caetano do Sul se juntam a 36 outras no mundo todo com programas de preservação certificados pela WHC – mais do que qualquer outra montadora. 

A empresa gerencia ativamente quase 5.000 acres de área de preservação globalmente, representando mais de 22% das suas emissões de gases certificadas.

A GM acredita que os recursos naturais possuem valor corporativo e atua para protegê-los. 

Essas áreas de preservação ambiental também possibilitam aos empregados a participarem dos esforços de preservação, além de ajudar a fortalecer os vínculos com a comunidade.

Sobre o Wildlife Habitat CouncilCriado em 1988, o Wildlife Habitat Council (WHC) promove e certifica áreas de preservação e gerenciamento em propriedades empresariais através de parcerias e educação.

Os programas do WHC traduzem os objetivos e metas de sustentabilidade das companhias em ações tangíveis e mensuráveis. 

Com o foco na construção da colaboração para preservação em conjunto com os empregados, outras organizações ambientais, agentes do governo e membros da comunidade, os programas do WHC são focados em ecossistemas saudáveis e comunidades interligadas. 

Os programas de vida selvagem assistida e educação ambiental do WHC podem ser encontrados nos EUA e em mais 12 outros países. Para saber mais, visite www.wildlifehc.org.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.