São Caetano do Sul – Modelo global da Chevrolet mais vendido no mundo, o Cruze passa no Brasil por sua primeira grande evolução.
Além de mudanças estéticas, o veículo recebe importantes alterações mecânicas e conteúdos inéditos.
Com isso, inaugura-se um padrão ainda mais elevado de tecnologia e sofisticação para o segmento.
Com isso, inaugura-se um padrão ainda mais elevado de tecnologia e sofisticação para o segmento.
Em relação a performance, o Cruze 2015 mostra maior agilidade no trânsito aliado a um menor consumo de combustível, resultado da maior disponibilidade de torque (força) em médias rotações e do remapeamento do ponto de troca de marchas.
Estas novidades estreiam simultaneamente no Sport6 e no sedã cerca de três anos após o lançamento deles no País.
Estas novidades estreiam simultaneamente no Sport6 e no sedã cerca de três anos após o lançamento deles no País.
Desde então, a dupla, equipada com o moderno motor Ecotec 1.8 Flex de 144 cavalos, ocupa o posto de automóvel de passeio nacional topo de linha dentro do portfólio Chevrolet no Brasil.
Desenho renovado
As mudanças promovidas na carroceria do Cruze estão concentradas na parte frontal do veículo. O para-choque foi completamente redesenhado, passando a sensação de maior robustez e esportividade.
Marca registrada dos veículos globais da Chevrolet, a grade bipartida traz agora novos elementos estilísticos e incorpora barras cromadas na versão LTZ.
Já os inéditos faróis DRL (luzes diurnas) chegam como item de série. Compostos de LEDs e localizados sobre os novos faróis auxiliares, eles facilitam a visualização do veículo por outros motoristas e pedestres durante o dia.
As mudanças promovidas na carroceria do Cruze estão concentradas na parte frontal do veículo. O para-choque foi completamente redesenhado, passando a sensação de maior robustez e esportividade.
Marca registrada dos veículos globais da Chevrolet, a grade bipartida traz agora novos elementos estilísticos e incorpora barras cromadas na versão LTZ.
Já os inéditos faróis DRL (luzes diurnas) chegam como item de série. Compostos de LEDs e localizados sobre os novos faróis auxiliares, eles facilitam a visualização do veículo por outros motoristas e pedestres durante o dia.
O acionamento ocorre automaticamente assim que a ignição é acionada.
O Cruze ganha também novas rodas de alumínio de 17 polegadas, com desenho exclusivo para as versões LT e LTZ.
Duas novas opções de cores também passam a ser ofertadas: Branco Vintage e Cinza Aztec, que se juntam às Azul Macaw, Branco Summit, Bege Desert, Preto Carbon Flash, Prata Switchblade, Cinza Mond e Vermelho Pepper, essa exclusiva para o Sport6.
Salto em requinte
O Chevrolet Cruze, que sempre se destacou em relação aos principais rivais pelo seu design moderno e tecnologia, chega à linha 2015 ainda mais completo e sofisticado.
Os vidros elétricos agora são erguidos automaticamente assim que o usuário trava as portas pelo controle remoto.
O Chevrolet Cruze, que sempre se destacou em relação aos principais rivais pelo seu design moderno e tecnologia, chega à linha 2015 ainda mais completo e sofisticado.
Os vidros elétricos agora são erguidos automaticamente assim que o usuário trava as portas pelo controle remoto.
Outra novidade é a possibilidade de acionamento do motor por meio de uma tecla no chaveiro do veículo.
“Dessa forma, minutos antes de entrar no carro em um dia quente, o usuário pode acionar a ignição remotamente para ativar o ar-condicionado e climatizar a cabine”, explica William Bertagni, vice-presidente de engenharia de produto da GM América do Sul.
Este item de conveniência é um dos novos diferenciais da versão LTZ, que ganha ainda acabamento interno premium.
“Dessa forma, minutos antes de entrar no carro em um dia quente, o usuário pode acionar a ignição remotamente para ativar o ar-condicionado e climatizar a cabine”, explica William Bertagni, vice-presidente de engenharia de produto da GM América do Sul.
Bancos, portas e painel passam a ser revestidos em couro bicolor (Brownstone e Jet Black) com costura pespontada, encontrados apenas em modelos de segmentos mais sofisticados.
Desde a configuração LT de entrada, o Cruze vem equipado com diversos itens de segurança, como controles eletrônicos de tração e estabilidade (ESP), airbags frontais e laterais, cinto de segurança de três pontos em todos os assentos, sistema isofix para a fixação de cadeirinhas infantis e trava interna antissequestro.
Ar-condicionado eletrônico, direção elétrica progressiva, retrovisor interno eletrocrômico, sistema multimídia com bluetooth com comando por voz em português e volante multifuncional regulável em altura e profundidade reforçam a lista.
O modelo ainda pode vir equipado com sensor de chuva e crepuscular, câmera de ré com gráfico para o auxílio a manobras, navegador com GPS, airbag de cortina, sistema presencial de abertura das portas e de acionamento do motor por meio do botão Start/Stop no painel.
Desempenho otimizado
Se do ponto de vista estético a linha 2015 do Cruze transmite aspecto mais imponente, na parte mecânica nota-se outro salto evolutivo, com ganho de performance e eficiência energética.
Além da recalibração do moderno motor Ecotec 1.8 Flex (144 cv), os engenheiros da Chevrolet desenvolveram uma nova geração da transmissão de seis velocidades, batizada de GF6-2.
Tanto o modelo sedã como o Sport6 mostram mais agilidade e suavidade nas trocas, melhorando significativamente a performance e o conforto ao dirigir.
Os números comprovam isso. Em comparação com o antecessor, o modelo 2015 foi até 1.2s mais rápido na prova de 0 a 100 km/h, cravando 10.2s quando abastecido com etanol.
Ar-condicionado eletrônico, direção elétrica progressiva, retrovisor interno eletrocrômico, sistema multimídia com bluetooth com comando por voz em português e volante multifuncional regulável em altura e profundidade reforçam a lista.
Se do ponto de vista estético a linha 2015 do Cruze transmite aspecto mais imponente, na parte mecânica nota-se outro salto evolutivo, com ganho de performance e eficiência energética.
Além da recalibração do moderno motor Ecotec 1.8 Flex (144 cv), os engenheiros da Chevrolet desenvolveram uma nova geração da transmissão de seis velocidades, batizada de GF6-2.
Os números comprovam isso. Em comparação com o antecessor, o modelo 2015 foi até 1.2s mais rápido na prova de 0 a 100 km/h, cravando 10.2s quando abastecido com etanol.
Retomadas de velocidade também ficaram mais ágeis, seja no modelo manual como no automático.
Isso porque o propulsor Ecotec 1.8 Flex reúne diversas tecnologias de ponta para motores aspirados.
Isso porque o propulsor Ecotec 1.8 Flex reúne diversas tecnologias de ponta para motores aspirados.
Entre elas o cabeçote conta com duplo comando de válvulas continuamente variável, que torna as respostas do propulsor muito rápidas e colabora para uma queima de combustível otimizada.
O coletor de admissão variável (VIM) é outro destaque. Privilegia o torque em baixas rotações e a potência em altas rotações, tornando as respostas do motor mais elásticas.
Para informar o motorista quanto ao momento ideal para a troca das marchas, o Cruze manual passa a trazer uma luz de alerta no quadro de instrumentos.
Já a versão automática apresenta melhora no consumo de combustível e agilidade ao efetuar as trocas em espaço de tempo 50% inferior, sendo capaz de realizar reduções duplas e triplas.
Por ser inteligente, a transmissão aciona automaticamente o freio motor quando o controle de cruzeiro está acionado, mantendo estável a velocidade selecionada em declives.
Recorde global
Recentemente, o Cruze atingiu a marca de três milhões de unidades emplacadas nos 118 países onde é comercializado, consagrando-o como o modelo Chevrolet mais vendido no mundo atualmente.
O coletor de admissão variável (VIM) é outro destaque. Privilegia o torque em baixas rotações e a potência em altas rotações, tornando as respostas do motor mais elásticas.
Para informar o motorista quanto ao momento ideal para a troca das marchas, o Cruze manual passa a trazer uma luz de alerta no quadro de instrumentos.
Já a versão automática apresenta melhora no consumo de combustível e agilidade ao efetuar as trocas em espaço de tempo 50% inferior, sendo capaz de realizar reduções duplas e triplas.
Por ser inteligente, a transmissão aciona automaticamente o freio motor quando o controle de cruzeiro está acionado, mantendo estável a velocidade selecionada em declives.
Recentemente, o Cruze atingiu a marca de três milhões de unidades emplacadas nos 118 países onde é comercializado, consagrando-o como o modelo Chevrolet mais vendido no mundo atualmente.
No Brasil, mais de 140 mil unidades já foram vendidas, o que o posiciona como um dos líderes do segmento no país.
CHEVROLET
CRUZE SPORT6
Modelo: Cruze Sport6 LT e LTZ
Carroceria / motorização: Hatch, 5 passageiros, 4 portas, motorização dianteira, tração dianteira
Construção: Aço galvanizado nos painéis exteriores
Fabricação: São Caetano do Sul, São Paulo, Brasil
MOTOR
Modelo: M18XFF
Disposição: Transversal
Número de cilindros: 4 em linha
Cilindrada (cm3): 1.796
Diâmetro e Curso (mm): 80,5 x 88,2
Válvulas: DOHC, quatro válvulas por cilindro (Dual CVVT)
Taxa de compressão: 10,5:1
Potência máxima líquida
(ABNT NBR 5484 – ISO 1585): Etanol: 144 cv a 6.300 rpm
Gasolina: 140 cv a 6.300 rpm
Torque máximo líquido
(ABNT NBR 5484 – ISO 1585): Etanol: 18,9 kgfm a 3.800 rpm
Gasolina: 17,8 kgfm a 3.800 rpm
Combustível recomendado: Gasolina comum e/ou Etanol
Rotação máxima do motor (rpm): 6.500
Bateria: 12V, 60 Ah
Alternador: 100 A
TRANSMISSÃO
Modelo: M32 - Manual de 6 velocidades à frente sincronizadas
Relação de marchas:
Primeira: 3,818:1
Segunda: 2,158:1
Terceira: 1,475:1
Quarta: 1,067:1
Quinta: 0,875:1
Sexta: 0,744:1
Ré: 3,545:1
Diferencial: 4,176:1
CHASSIS/SUSPENSÃO
Dianteira: Independente McPherson, molas helicoidais com carga lateral, amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás
Traseira: Semi-independente com 2 braços de controle, amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás
Direção: Elétrica, pinhão e cremalheira
Direção redução: 15,5
Direção número de voltas
(batente a batente): Elétrica: 2,74
Diâmetro de giro (m): 10,65
FREIOS
Tipo: Discos dianteiros, discos traseiros
Disco diâmetro x espessura (mm): Dianteiro: 276 x 26; traseiro 268 x 12
RODAS/PNEUS
Roda: 7J x 17
Pneus: 225/50 R17
DIMENSÕES
Distância entre eixos (mm): 2.685
Comprimento total (mm): 4.528
Largura carroceria (mm): 1.790
Largura total (mm): 2.098
Altura (mm): 1.477
Bitola (mm): Dianteira: 1.544; traseira: 1.558
Altura mínima do solo (mm): 125,2 (em GVW)
Peso em ordem de marcha (kg): 1.398
Distribuição de peso
(% dianteira/traseira): 61 / 39
CAPACIDADES
Porta-malas (litros): 402
Carga útil (kg): 471
Tanque de combustível (litros): 60,3
Óleo do motor (litros): 4,25 (4,50 com o filtro)
Sistema de refrigeração (litros): 6,5
DESEMPENHO
Velocidade máxima (km/h): Etanol: 203
Gasolina: 203
Aceleração 0 a 100 km/h (s): Etanol: 9s8
Gasolina: 10s3
Retomada 40 a 100 km/h (s): Etanol: 15s3 (4a marcha)
Gasolina: 15s9 (4a marcha)
Retomada 80 a 120 km/h (s): Etanol: 13s7 (5a marcha)
Gasolina: 13s9 (5a marcha)
SPORT6 AUTOMÁTICO
Modelo: Cruze Sport6 LT e LTZ
Carroceria / motorização: Hatch, 5 passageiros, 4 portas, motorização dianteira, tração dianteira
Construção: Aço galvanizado nos painéis exteriores
Fabricação: São Caetano do Sul, São Paulo, Brasil
MOTOR
Modelo: M18XFF
Disposição: Transversal
Número de cilindros: 4 em linha
Cilindrada (cm3): 1.796
Diâmetro e Curso (mm): 80,5 x 88,2
Válvulas: DOHC, quatro válvulas por cilindro (Dual CVVT)
Taxa de compressão: 10,5:1
Potência máxima líquida
(ABNT NBR 5484 – ISO 1585): Etanol: 144 cv a 6.300 rpm
Gasolina: 140 cv a 6.300 rpm
Torque máximo líquido
(ABNT NBR 5484 – ISO 1585): Etanol: 18,9 kgfm a 3.800 rpm
Gasolina: 17,8 kgfm a 3.800 rpm
Combustível recomendado: Gasolina comum e/ou Etanol
Rotação máxima do motor (rpm): 6.500
Bateria: 12V, 60 Ah
Alternador: 100 A
TRANSMISSÃO
Modelo: GF6 - Automática de 6 velocidades à frente sincronizadas
Relação de marchas:
Primeira: 4,449:1
Segunda: 2,908:1
Terceira: 1,893:1
Quarta: 1,446:1
Quinta: 1,000:1
Sexta: 0,742:1
Ré: 2,871:1
Diferencial: 3,720:1
CHASSIS/SUSPENSÃO
Dianteira: Independente McPherson, molas helicoidais com carga lateral, amortecedores telescópicos
hidráulicos pressurizados a gás
Traseira: Semi-independente com 2 braços de controle, amortecedores telescópicos hidráulicos
pressurizados a gás
Direção: Elétrica, pinhão e cremalheira
Direção redução: 15,5
Direção número de voltas
(batente a batente): Elétrica: 2,74
Diâmetro de giro (m): 10,5
FREIOS
Tipo: Discos dianteiros, discos traseiros
Disco diâmetro x espessura (mm): Dianteiro: 276 x 26; traseiro 268 x 12
RODAS/PNEUS
Roda: 7J x 17
Pneus: 225/50 R17
DIMENSÕES
Distância entre eixos (mm): 2.685
Comprimento total (mm): 4.528
Largura carroceria (mm): 1.790
Largura total (mm): 2.098
Altura (mm): 1.477
Bitola (mm): Dianteira: 1.544; traseira: 1.558
Altura mínima do solo (mm): 125,2 (em GVW)
Peso em ordem de marcha (kg): 1424 (LT) ; 1450 (LTZ)
Distribuição de peso
(% dianteira/traseira): 62 / 38
CAPACIDADES
Porta-malas (litros): 402
Carga útil (kg): 468 (LT) ; 442 (LTZ)
Tanque de combustível (litros): 60,3
Óleo do motor (litros): 4,25 (4,50 com o filtro)
Sistema de refrigeração (litros): 6,5
DESEMPENHO
Velocidade máxima (km/h): Etanol: 196
Gasolina: 196
Aceleração 0 a 100 km/h (s): Etanol: 10s2
Gasolina: 10s9
Retomada 40 a 100 km/h (s): Etanol: 8s8 (em Drive)
Gasolina: 8s8 (em Drive)
Retomada 80 a 120 km/h (s): Etanol: 8s5 (em Drive)
Gasolina: 8s7 (em Drive)
Carroceria / motorização: Sedan, 5 passageiros, 4 portas, motorização dianteira, tração dianteira
Construção: Aço galvanizado nos painéis exteriores
Fabricação: São Caetano do Sul, São Paulo, Brasil CHEVROLET CRUZE CHEVROLET CRUZE SPORT6 Ficha Técnica 6
MOTOR
Modelo: M18XFF
Disposição: Transversal
Número de cilindros: 4 em linha
Cilindrada (cm3): 1.796
Diâmetro e Curso (mm): 80,5 x 88,2
Válvulas: DOHC, quatro válvulas por cilindro (Dual CVVT)
Taxa de compressão: 10,5:1
Potência máxima líquida
(ABNT NBR 5484 – ISO 1585): Etanol: 144 cv a 6.300 rpm
Gasolina: 140 cv a 6.300 rpm
Torque máximo líquido
(ABNT NBR 5484 – ISO 1585): Etanol: 18,9 kgfm a 3.800 rpm
Gasolina: 17,8 kgfm a 3.800 rpm
Combustível recomendado: Gasolina comum e/ou Etanol
Rotação máxima do motor (rpm): 6.500
Bateria: 12V, 60 Ah
Alternador: 100 A
TRANSMISSÃO
Modelo: M32 - Manual de 6 velocidades à frente sincronizadas
Relação de marchas:
Primeira: 3,818:1
Segunda: 2,158:1
Terceira: 1,475:1
Quarta: 1,067:1
Quinta: 0,875:1
Sexta: 0,744:1
Ré: 3,545:1
Diferencial: 4,176:1
CHASSIS/SUSPENSÃO
Dianteira: Independente McPherson, molas helicoidais com carga lateral, amortecedores telescópicos
hidráulicos pressurizados a gás
Traseira: Semi-independente com 2 braços de controle, amortecedores telescópicos hidráulicos
pressurizados a gás
Direção: Elétrica, pinhão e cremalheira
Direção redução: 15,5
Direção número de voltas
(batente a batente): Elétrica: 2,74
Diâmetro de giro (m): 10,65
FREIOS
Tipo: Discos dianteiros, discos traseiros
Disco diâmetro x espessura (mm): Dianteiro: 276 x 26; traseiro 268 x 12
RODAS/PNEUS
Roda: 7J x 17
Pneus: 225/50 R17
DIMENSÕES
Distância entre eixos (mm): 2.685
Comprimento total (mm): 4.603
Largura carroceria (mm): 1.790
Largura total (mm): 2.098
Altura (mm): 1.475
Bitola (mm): Dianteira: 1.544; traseira: 1.558
Altura mínima do solo (mm): 125,2 (em GVW)
Peso em ordem de marcha (kg): 1.387
Distribuição de peso
(% dianteira/traseira): 61 / 39
CAPACIDADES
Porta-malas (litros): 450
Carga útil (kg): 482
Tanque de combustível (litros): 60,3
Óleo do motor (litros): 4,25 (4,50 com o filtro)
Sistema de refrigeração (litros): 6,5
DESEMPENHO
Velocidade máxima (km/h): Etanol: 203
Gasolina: 203
Aceleração 0 a 100 km/h (s): Etanol: 9s8
Gasolina: 10s3
Retomada 40 a 100 km/h (s): Etanol: 15s3 (4a marcha)
Gasolina: 15s9 (4a marcha)
Retomada 80 a 120 km/h (s): Etanol: 13s7 (5a marcha)
Gasolina: 13s9 (5a marcha)
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