O Novo Sandero Stepway, que traz o sistema Media NAV 1.2, com câmera de ré integrada, para-choques com desenho exclusivo e faróis, agora com máscara negra, junto com os faróis de neblina, bancos mais confortáveis, piloto automático, sensor de estacionamento e ar-condicionado automático, de série, chega ao mercado na versão 2015.
Design ousado
O visual externo do Novo Sandero Stepway tem a imponência típica dos SUVs. Nas laterais destacam-se os contornos dos para-lamas dianteiros e traseiros, ligados pela saia lateral também em preto e as novas rodas de 16 polegadas.
O visual externo do Novo Sandero Stepway tem a imponência típica dos SUVs. Nas laterais destacam-se os contornos dos para-lamas dianteiros e traseiros, ligados pela saia lateral também em preto e as novas rodas de 16 polegadas.
Na traseira, o para-choque exclusivo da versão com parte inferior em preto e acabamento em prata, têm refletores que dão mais força ao visual.
As barras do teto com o acabamento em duas tonalidades conferem um toque de sofisticação.
Já no interior as diferenças são os novos bancos, mais confortáveis e anatômicos, com detalhes de design nas costuras.
A cor laranja dá um toque sutil e especial em todo o interior, com destaque para a costura dos bancos, as saídas de ar laterais e o painel de instrumentos, que também tem contornos com preto brilhante.
Outro detalhe na cor laranja e que chama a atenção é a inscrição “Stepway” no raio inferior do volante, imprimindo um toque de sofisticação.
O painel central todo em preto brilhante também contribui para o visual sofisticado do modelo.
Assim como os novos Logan e Sandero, o design da nova versão Stepway foi desenvolvido com a participação do Renault Design America Latina (RDAL), localizado em São Paulo, o único estúdio de desenho e estilo da marca no continente americano.
Mais itens de série
O carro traz de série o equipamento Media NAV 1.2, com tela sensível ao toque de sete polegadas integrada ao painel com as novas funções Eco-Coaching e Eco-Scoring, além de GPS, Bluetooth, rádio e visualização da temperatura externa e “pop-up” com informações do ar-condicionado automático.
A função Eco-Scoring avalia a condução do motorista ao final de um percurso, levando em conta o momento certo para a troca de marchas, a regularidade da velocidade, o consumo e a quilometragem percorrida.
Junto com o Eco-Scoring, está o Eco-Coaching, que orienta o condutor para dirigir de modo mais econômico.
O Novo Sandero Stepway traz ainda piloto automático (limitador e controlador de velocidade) que faz com que o acelerador continue pressionado, e o carro não ultrapasse o limite programado pelo condutor.
Em caso de emergência, porém, basta pisar no acelerador até o fundo para desativar o limitador e, por exemplo, completar com mais rapidez uma ultrapassagem.
Outros itens que complementam o conforto a bordo são os espelhos retrovisores e os vidros traseiros com acionamento elétrico – itens até então só disponíveis como opcionais na versão Stepway e que agora são de série.
A lista de itens de série inclui três apoios de cabeça no banco traseiro, airbags duplos, ABS, direção hidráulica, sistema CAR (travamento automático a 6 km/h), computador de bordo com seis funções, aberturas internas do porta-malas e tanque de combustível, volante em couro com regulagem em altura, travas das portas e vidros com acionamento elétrico.
Conjunto mecânico
Assim como no Novo Sandero, na nova versão Stepway cerca de 80% dos componentes são novos, incluindo plataforma, estrutura, carroceria, suspensões, direção e freios.
A nova suspensão 4 cm mais alta, em relação as outras versões do Sandero, foi desenvolvida para proporcionar o máximo de conforto e estabilidade levando em conta as características de nossas ruas e estradas e deixa o motorista em uma posição de dirigir mais elevada, o que contribui para realçar ainda mais a sensação de robustez e segurança do Novo Sandero Stepway.
Além disso, a bitola dianteira aumentou 3 cm e a traseira está 2,2 cm maior em relação à geração anterior.
A suspensão dianteira é do tipo MacPherson, com braços triangulares e amortecedores integrados a molas helicoidais, complementada por uma barra estabilizadora.
Atrás, o carro utiliza um sistema semi-independente, com barra de torção transversal, molas helicoidais e amortecedores verticais.
A assistência da direção também foi aprimorada em relação à geração anterior: o sistema atua com menos intensidade quando o volante é movimentado pouco, para assegurar o controle do carro em altas velocidades.
Já em manobras, quando a movimentação do volante é maior, o sistema oferece maior assistência, exigindo menor esforço em manobras e ao estacionar.
Outra qualidade do Novo Sandero Stepway é o pequeno diâmetro de giro, de 10,6 metros, que também facilita manobrar em espaços apertados e ao estacionar, confirmando sua vocação urbana.
Motor
O Sandero Stepway chega com o motor 1.6 8V Hi-Power e opção de câmbio manual ou automatizado Easy’R, ambos de cinco marchas.
Esse motor gera 106 cv quando abastecido com etanol e 98 cv com gasolina. O torque máximo é 15,5 kgfm com etanol e 14,5 kgfm com gasolina.
Um fator importante é a disponibilidade do torque a partir de 1.500 rpm, garantindo agilidade e retomadas de velocidade mais rápidas.
Para potencializar o comportamento econômico do motor, o Novo Sandero Stepway é equipado na versão com câmbio manual com indicador de troca de marchas, que sugere ao motorista quando deve reduzir ou aumentar a marcha para melhor aproveitar as características do propulsor com economia de combustível.
Pós-venda
O Novo Sandero Stepway tem garantia de fábrica de três anos ou 100 mil quilômetros rodados, prevalecendo o que ocorrer primeiro.
O plano de manutenção do modelo prevê revisões periódicas a serem feitas em intervalos de 10.000 quilômetros ou a cada ano de uso.
A rede de concessionárias Renault oferece para os proprietários o programa “Revisão com Preço Fechado” e o “Pacote de Preço Fechado de Peças”, que reúne os principais itens de desgaste e manutenção.
Esses dois serviços permitem aos clientes saberem de forma antecipada quanto gastarão para a realização de reparos, já que os preços sugeridos dos dois pacotes incluem os valores de peças e mão de obra.
Os proprietários do Novo Sandero Stepway também contam com o apoio do Renault Assistance, um serviço de assistência técnica e de socorro mecânico, com atendimento 24 horas por dia.
Caso necessário, o Renault Assistance envia um técnico para realizar pequenos reparos no local e, quando for o caso, providencia a remoção do automóvel para a concessionária mais próxima.
O serviço é oferecido gratuitamente por 24 meses após a compra.
Desde 2008 no Brasil
“O Novo Sandero Stepway nasceu no Brasil. É um dos carros mais desejados da gama por seu design diferenciado, alto nível de equipamentos, posição de dirigir elevada e praticidade”, diz Bruno Hohmann, diretor de Marketing da Renault do Brasil.
My Renault: novo conceito de relacionamento com os clientes
Os clientes da marca contam ainda com o My Renault, uma plataforma digital inovadora que disponibiliza para os proprietários de veículos Renault uma série de informações sobre seu carro além de ofertas exclusivas de produtos e serviços e novidades em primeira mão.
O My Renault é a página pessoal e exclusiva do proprietário do veículo Renault que tem, num só local, todas as informações referentes ao seu carro: desde o manual até dicas para redução de consumo de combustível. Lá também são oferecidas dicas culturais e de viagens.
Entre os benefícios, o My Renault traz ofertas que vão desde o desconto na compra de acessórios e troca de óleo até “up grades” de versões e pintura metálica grátis na compra de um veículo novo.
Assim como os novos Logan e Sandero, o design da nova versão Stepway foi desenvolvido com a participação do Renault Design America Latina (RDAL), localizado em São Paulo, o único estúdio de desenho e estilo da marca no continente americano.
O carro traz de série o equipamento Media NAV 1.2, com tela sensível ao toque de sete polegadas integrada ao painel com as novas funções Eco-Coaching e Eco-Scoring, além de GPS, Bluetooth, rádio e visualização da temperatura externa e “pop-up” com informações do ar-condicionado automático.
Junto com o Eco-Scoring, está o Eco-Coaching, que orienta o condutor para dirigir de modo mais econômico.
O Novo Sandero Stepway traz ainda piloto automático (limitador e controlador de velocidade) que faz com que o acelerador continue pressionado, e o carro não ultrapasse o limite programado pelo condutor.
Em caso de emergência, porém, basta pisar no acelerador até o fundo para desativar o limitador e, por exemplo, completar com mais rapidez uma ultrapassagem.
Assim como no Novo Sandero, na nova versão Stepway cerca de 80% dos componentes são novos, incluindo plataforma, estrutura, carroceria, suspensões, direção e freios.
A nova suspensão 4 cm mais alta, em relação as outras versões do Sandero, foi desenvolvida para proporcionar o máximo de conforto e estabilidade levando em conta as características de nossas ruas e estradas e deixa o motorista em uma posição de dirigir mais elevada, o que contribui para realçar ainda mais a sensação de robustez e segurança do Novo Sandero Stepway.
Além disso, a bitola dianteira aumentou 3 cm e a traseira está 2,2 cm maior em relação à geração anterior.
A suspensão dianteira é do tipo MacPherson, com braços triangulares e amortecedores integrados a molas helicoidais, complementada por uma barra estabilizadora.
A assistência da direção também foi aprimorada em relação à geração anterior: o sistema atua com menos intensidade quando o volante é movimentado pouco, para assegurar o controle do carro em altas velocidades.
Já em manobras, quando a movimentação do volante é maior, o sistema oferece maior assistência, exigindo menor esforço em manobras e ao estacionar.
Outra qualidade do Novo Sandero Stepway é o pequeno diâmetro de giro, de 10,6 metros, que também facilita manobrar em espaços apertados e ao estacionar, confirmando sua vocação urbana.
O Sandero Stepway chega com o motor 1.6 8V Hi-Power e opção de câmbio manual ou automatizado Easy’R, ambos de cinco marchas.
Esse motor gera 106 cv quando abastecido com etanol e 98 cv com gasolina. O torque máximo é 15,5 kgfm com etanol e 14,5 kgfm com gasolina.
Um fator importante é a disponibilidade do torque a partir de 1.500 rpm, garantindo agilidade e retomadas de velocidade mais rápidas.
Para potencializar o comportamento econômico do motor, o Novo Sandero Stepway é equipado na versão com câmbio manual com indicador de troca de marchas, que sugere ao motorista quando deve reduzir ou aumentar a marcha para melhor aproveitar as características do propulsor com economia de combustível.
O Novo Sandero Stepway tem garantia de fábrica de três anos ou 100 mil quilômetros rodados, prevalecendo o que ocorrer primeiro.
O plano de manutenção do modelo prevê revisões periódicas a serem feitas em intervalos de 10.000 quilômetros ou a cada ano de uso.
A rede de concessionárias Renault oferece para os proprietários o programa “Revisão com Preço Fechado” e o “Pacote de Preço Fechado de Peças”, que reúne os principais itens de desgaste e manutenção.
Os proprietários do Novo Sandero Stepway também contam com o apoio do Renault Assistance, um serviço de assistência técnica e de socorro mecânico, com atendimento 24 horas por dia.
Caso necessário, o Renault Assistance envia um técnico para realizar pequenos reparos no local e, quando for o caso, providencia a remoção do automóvel para a concessionária mais próxima.
O serviço é oferecido gratuitamente por 24 meses após a compra.
A primeira geração do Sandero Stepway foi lançada no Brasil no fim de 2008 e tinha na maior altura de solo e no visual aventureiro os seus grandes diferenciais.
A versão caiu no gosto do consumidor com 30% de participação das vendas do Sandero em 2014.
O Sandero Stepway é o mais vendido no seu segmento. Em seis anos de mercado são cerca de 100 mil unidades vendidas.
O Sandero Stepway é o mais vendido no seu segmento. Em seis anos de mercado são cerca de 100 mil unidades vendidas.
“O Novo Sandero Stepway nasceu no Brasil. É um dos carros mais desejados da gama por seu design diferenciado, alto nível de equipamentos, posição de dirigir elevada e praticidade”, diz Bruno Hohmann, diretor de Marketing da Renault do Brasil.
Os clientes da marca contam ainda com o My Renault, uma plataforma digital inovadora que disponibiliza para os proprietários de veículos Renault uma série de informações sobre seu carro além de ofertas exclusivas de produtos e serviços e novidades em primeira mão.
O My Renault é a página pessoal e exclusiva do proprietário do veículo Renault que tem, num só local, todas as informações referentes ao seu carro: desde o manual até dicas para redução de consumo de combustível. Lá também são oferecidas dicas culturais e de viagens.
Entre os benefícios, o My Renault traz ofertas que vão desde o desconto na compra de acessórios e troca de óleo até “up grades” de versões e pintura metálica grátis na compra de um veículo novo.
LISTA DE EQUIPAMENTOS
Versões | Stepway | |
1.6 8V | 1.6 8V Easy'R | |
ÁUDIO & MULTIMÍDIA | ||
Alto-falantes nas 4 portas (3D Sound by Arkamis) | ||
Sistema Media NAV 1.2 integrado ao painel com tela colorida de 7 " com GPS, rádio, conexão Bluetooth®, entradas USB/iPod® e auxiliar e com as funções Eco Coaching e Eco Scoring | ||
CONFORTO | ||
Ar-condicionado automático | ||
Ar quente | ||
Banco do motorista com regulagem em altura | ||
Comando de abertura das portas por radiofrequência | ||
Direção hidráulica | ||
Retrovisores com regulagem elétrica | ||
Travas elétricas das portas | ||
Vidros dianteiros elétricos | ||
Vidros traseiros elétricos | ||
Vidros verdes | ||
Volante com regulagem de altura | ||
CONVENIÊNCIA | ||
Abertura interna do reservatório do combustível | ||
Abertura interna do porta-malas | ||
Acelerador eletrônico | ||
Alarme sonoro de advertência de luzes acesas | ||
Banco traseiro com encosto rebatível 1/3 - 2/3 | ||
Bolsas integradas na parte traseira dos bancos dianteiros | ||
Computador de bordo com seis funções (litros consumidos, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, distância percorrida e velocidade média) | ||
Conta-giros | ||
Indicador de troca de marcha | ||
Indicador de temperatura externa | ||
Indicador do reservatório de combustível da partida a frio | ||
Iluminação do porta-malas | ||
Iluminação do porta-luvas | ||
Luz interna na dianteira do teto | ||
Para-sol do motorista com espelho de cortesia oculto | ||
Para-sol do passageiro com espelho de cortesia | ||
Porta-copos / objetos no console central dianteiro | ||
Porta-copos / objetos no console central traseiro | ||
Porta-objetos nas portas dianteiras | ||
Porta-objetos nas portas traseiras | ||
Porta-objetos no painel | ||
Piloto automático (controlador e limitador de velocidade) | ||
Relógio | ||
Sensor de estacionamento | ||
Temporizador do limpador do para-brisa | ||
Tomada de energia (12 volts) | ||
ESTILO | ||
Arcos de proteção na caixas de rodas dianteiras e traseiras na cor preta | ||
Bancos com revestimento em couro | OP | |
Barras longitudinais no teto | ||
Coluna central com acabamento na cor preta (exceto veículo na cor preta) | ||
Frisos cromados na grade dianteira superior | ||
Grade inferior esportiva com ski na cor prata | ||
Maçanetas externas na cor da carroceria | ||
Maçanetas internas na cor cromo brilhante | ||
Manopla da alavanca de câmbio com detalhe cromado | ||
Para-choque dianteiro em duas cores | ||
Proteção de soleira nas portas dianteiras | ||
Retrovisores na cor da carroceria | ||
Repetidores nos espelhos retrovisores | ||
Revestimento completo do porta-malas | ||
Revestimento da alavanca do freio de mão | ||
Saídas de ar laterais pintadas | ||
Suspensão elevada em 4 cm | ||
Volante revestido em couro com inscrição "Stepway" | ||
PNEUS & RODAS | ||
Rodas em liga leve aro 16" Panache (pneu 205/55) | ||
SEGURANÇA | ||
Air bags do motorista e passageiro | ||
Alarme perimétrico | ||
Alças de segurança no teto (1 dianteira e 2 traseiras) | ||
Apoios de cabeça dianteiros reguláveis em altura | ||
Apoios de cabeça traseiros (3) reguláveis em altura | ||
Bloqueio de ignição por " transponder" | ||
Brake-light | ||
Cinto de segurança central traseiro sub-abdominal | ||
Cintos de segurança dianteiros e laterais traseiros retráteis de 3 pontos | ||
Cintos de segurança dianteiros reguláveis em altura | ||
Desembaçador do vidro traseiro | ||
Faróis de neblina | ||
Freios ABS | ||
Sistema CAR - travamento automático a 6 km/h | ||
Trava para crianças nas portas traseiras |
FICHA TÉCNICA: NOVO SANDERO STEPWAY MANUAL
Arquitetura |
Carroceria monobloco, 2 volumes, 5 passageiros, 4 portas
|
Motor |
Quatro tempos, bicombustível (gasolina e/ou etanol),
quatro cilindros em linha, 8 válvulas
|
Tração | Dianteira |
Cilindrada |
1.598 cm³
|
Diâmetro x curso |
79,5 mm x 80,5 mm
|
Taxa de compressão |
12:1
|
Potência máxima (ABNT) |
98 cv (gasolina) @ 5.250 rpm / 106 cv (etanol) @ 5.250 rpm
|
Torque máximo (ABNT) |
14,5 kgfm (gasolina) @ 2.850 rpm / 15,5 kgfm (etanol) @ 2.850 rpm
|
Alimentação |
Injeção eletrônica multiponto sequencial
|
Rodas |
Liga leve
|
Pneus |
205/55 R16
|
Suspensão dianteira |
Tipo MacPherson, triângulos inferiores, amortecedores
hidráulicos telescópicos com molas helicoidais
|
Suspensão traseira |
Rodas semi-independentes, molas helicoidais e amortecedores
hidráulicos telescópicos verticais com efeito estabilizador
|
Freios |
Dianteiros: discos ventilados de 258 mm de diâmetro, 22 mm espessura.
Traseiros: tambores com 203 mm de diâmetro
|
Direção |
Hidráulica, diâmetro giro 10,6 m
|
Câmbio |
Manual, 5 velocidades e marcha ré
|
Relações de marcha |
1ª......................3,73:1
2ª......................2,05:1
3ª......................1,32:1
4ª......................0,97:1
5ª......................0,76:
Ré.....................3,55:1
Diferencial.........4,36:1
|
Tanque de combustível |
50 litros
|
Porta-malas |
320 litros
|
Carga útil |
458 kg
|
Peso (em ordem de marcha) |
1.120 kg
|
Entre-eixos |
2.590 mm
|
Comprimento |
4.066 mm
|
Altura |
1.559 mm
|
Largura (sem retrovisores) |
1.761 mm
|
Aceleração 0 a 100 km/h |
11,6 segundos (gasolina) / 11,4 segundos (etanol)
|
Velocidade máxima |
167 km/h (gasolina) / 169 km/h (etanol)
|
FICHA TÉCNICA: NOVO SANDERO STEPWAY EASY'R
Arquitetura |
Carroceria monobloco, 2 volumes, 5 passageiros, 4 portas
|
Motor |
Quatro tempos, bicombustível (gasolina e/ou etanol),
quatro cilindros em linha, 8 válvulas
|
Tração | Dianteira |
Cilindrada |
1.598 cm³
|
Diâmetro x curso |
79,5 mm x 80,5 mm
|
Taxa de compressão |
12:1
|
Potência máxima (ABNT) |
98 cv (gasolina) @ 5.250 rpm / 106 cv (etanol) @ 5.250 rpm
|
Torque máximo (ABNT) |
14,5 kgfm (gasolina) @ 2.850 rpm / 15,5 kgfm (etanol) @ 2.850 rpm
|
Alimentação |
Injeção eletrônica multiponto sequencial
|
Rodas |
Liga leve
|
Pneus |
205/55 R16
|
Suspensão dianteira |
Tipo MacPherson, triângulos inferiores, amortecedores
hidráulicos telescópicos com molas helicoidais
|
Suspensão traseira |
Rodas semi-independentes, molas helicoidais e amortecedores
hidráulicos telescópicos verticais com efeito estabilizador
|
Freios |
Dianteiros: discos ventilados de 258 mm de diâmetro, 22 mm espessura.
Traseiros: tambores com 203 mm de diâmetro
|
Direção |
Hidráulica, diâmetro giro 10,6 m
|
Câmbio |
Automatizado, 5 velocidades e marcha ré
|
Relações de marcha |
1ª......................3,55:1
2ª......................2,24:1
3ª......................1,46:1
4ª......................0,97:1
5ª......................0,74:
Ré.....................3,55:1
Diferencial.........4,50:1
|
Tanque de combustível |
50 litros
|
Porta-malas |
320 litros
|
Carga útil |
458 kg
|
Peso (em ordem de marcha) |
1.127 kg
|
Entre-eixos |
2.590 mm
|
Comprimento |
4.066 mm
|
Altura |
1.559 mm
|
Largura (sem retrovisores) |
1.761 mm
|
Aceleração 0 a 100 km/h |
11,6 segundos (gasolina) / 11,4 segundos (etanol)
|
Velocidade máxima |
167 km/h (gasolina) / 169 km/h (etanol)
|
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