Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

500 ESTUDANTES E PROFESSORES DOS CURSOS DE ENGENHARIA DE 48 UNIVERSIDADES BRASILEIRAS CHEGAM HOJE AO AUTÓDROMO DE INTERLAGOS PARA A 11ª MARATONA UNIVERSITÁRIA DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA. VENCERÁ A EQUIPE QUE PERCORRER O TRECHO DA PROVA COM O MENOR CONSUMO DE COMBUSTÍVEL.


Evento de suporte da corrida "Le Mans 6 Horas de São Paulo", última etapa do Campeonato Mundial de Endurance - FIA WEC, a 11ª Maratona Universitária de Eficiência Energética acontece de hoje a 28 de novembro, no 
Kartódromo de Interlagos, na Zona Sul de São Paulo, reunindo cerca de 73 protótipos movidos a etanol, gasolina ou eletricidade.

São 500 estudantes e professores de cursos de engenharia de 48 universidades e escolas técnicas de 10 Estados: SP, RJ, PR, SC, RS, MG, BA, MA, PI, MT.


"O pessoal do Piauí saiu de casa na sexta-feira, para chegar de ônibus nesta segunda-feira. Infelizmente, as universidades estão sofrendo com a crise econômica e estão tendo problemas financeiros para viajar", reclama Alberto Andriolo, idealizador da Maratona Universitária da Eficiência Energética.

"Alguns competidores dormirão em barracas, outros em ônibus fretados, carros e até dentro dos boxes. É emocionante vermos os esforços desta rapaziada. Isto é uma demonstração de trabalho em equipe e superação, daqueles que irão ditar o rumo tecnológico de nossa nação", comenta Andriolo.


"O nervosismo e a adrenalina da competição superam todo o sofrimento pelo esforço e cansaço. Muitas destas equipes já chegam ao kartódromo cansadas e ainda dormem em barracas e às vezes dentro dos boxes. Por isto, quando alcançam bons resultados, a vibração deles é realmente emocionante e contagiante", completa.

Em todas as três categorias (etanol, gasolina e eletricidade) os concorrentes irão fazer três tentativas, uma por dia, a partir de quarta-feira (26/11). 

Desta forma, após cada tentativa pelo anel externo do kartódromo, com 804 metros de comprimento, os estudantes fazem ajustes para melhorar a eficiência energética. 

O que vale é a melhor das três tentativas, sendo declarado vencedor de cada categoria aquele veículo que fizer o percurso gastando menos combustível.

"Como em qualquer competição, o kartódromo vai estar lotado de tensão e adrenalina. Afinal, a Maratona Universitária de Eficiência Energética é como uma prova final, quando os estudantes colocam na prática tudo o que estão aprendendo em seus cursos de engenharia e agora é a hora decisiva. Além de cada um dos estudantes e professores avaliar os seus conhecimentos, eles defendem o nome e a eficiência de suas instituições de ensino", enaltece Andriolo.

A indicação dos vencedores será na sexta-feira (28/11), pelo ex-campeão de Fórmula 1 e Fórmula Indy Emerson Fittipaldi, promotor da Le Mans 6 Horas de São Paulo. "O conhecimento é o principal troféu para os alunos", enaltece Alberto Andriolo.


Programação

24/11 - 8h às 17h - Recepção e vistoria dos veículos no Kartódromo de Interlagos

25/11 - 8h às 17h - Vistoria dos veículos inscritos

26/11 - 8h às 16h - Vistoria dos veículos inscritos

8h às 9h - Treinos livres
9h10 - Briefing
9h30 - Largada para a 1ª tentativa

27/11 - 8h às 16h - Vistoria dos veículos inscritos
8h às 9h - Treinos livres
9h10 - Briefing
9h30 - Largada para a 2ª tentativa

28/11 - 8h às 16h - Vistoria dos veículos inscritos
8h às 9h - Treinos livres
9h10 - Briefing
9h30 - Largada para a 3ª e última tentativa
13h - Premiação com Emerson Fittipaldi
14h - Encerramento

A 11ª Maratona Universitária da Eficiência Energética tem o patrocínio de Renault, Instituto Renault e Solid Edge, apoio de SPTuris, Dream Works e Fittipaldi Empreendimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.