Coluna Fernando Calmon
Nº 1.160 — 29/7/21
CARRO JÁ PODE MONITORAR
SAÚDE DO MOTORISTA
À medida que a idade
média dos motoristas aumenta, a probabilidade de emergências ao volante devido
a doenças avança. Pessoas com doenças pré-existentes não podem usar o carro ou
só fazê-lo de forma limitada. A empresa de engenharia IAV e a Universidade de
Oldenburg, ambas na Alemanha, desenvolveram um assistente digital que monitora
o estado de saúde do motorista, detecta com precisão mudanças que vão desde falta
de ar a ataque cardíaco e inicia automaticamente medidas de socorro em caso de
emergência.
"Os sistemas
existentes, como detecção de fadiga ou assistência de emergência, não sabem
praticamente nada sobre o estado de saúde do motorista. Eles não intervêm ou o
fazem tarde demais em emergências de saúde", disse Mark Busse, da IAV.
Chamado Car That Cares (em tradução livre, O
Carro Que Cuida [de você]), consiste de uma cinta torácica certificada que
detecta pulso e frequência respiratória, software com suporte de IA
(Inteligência Artificial) incluído no veículo e uma infraestrutura de nuvem segura
e inteligente.
Graças ao design
modular também será possível integrar outros recursos de medição e sensores em
um estágio posterior: por exemplo, determinar saturação de oxigênio e níveis de
açúcar no sangue. A infraestrutura de dados segura pode ser projetada de forma
flexível e, portanto, adaptada aos regulamentos de proteção de dados do
respectivo país.
Na nuvem, a IA
analisa os dados, cria um perfil digital do motorista e transmite valores
limites relevantes para o veículo. Assim que o software detecta anomalias que comprometam
saúde e segurança, ativa as funções de assistência e automação do veículo. Algoritmos
de aprendizado de máquina são treinados para detectar variações, online e off-line,
no estado de saúde do motorista. Incluem comprometimento de leve a grave e
emergências, a exemplo de dificuldade respiratória, ataque cardíaco ou perda de
consciência.
O sistema responde de
forma consistente e ao mesmo tempo adequada à situação. Em dificuldade
respiratória leve, por exemplo, avisa o motorista por meio da central de infotenimento.
Se necessário, ativa o recurso de alerta de saída de faixa e reduz a
velocidade.
Em emergências, como
um ataque cardíaco ou perda de consciência, o veículo procura o acostamento da
estrada e para em segurança, além de iniciar uma chamada de socorro médico e
ambulância. O motorista tem opção de interromper as medidas a qualquer momento.
Nos testes iniciais
em um automóvel foram feitas simulações com sucesso. O assistente de saúde
precisa ser integrado durante a fase de desenvolvimento de novos modelos. Trata-se
de um avanço para segurança de trânsito. Acontecem acidentes de alto potencial
de gravidade quando o motorista passa mal ao volante e não há outra pessoa a
bordo capaz de ajudar.
O Car That Cares pode ser instalado igualmente em caminhões e ônibus.
Como estes pesam várias toneladas, o acidente pode atingir proporções bem
maiores. Da mesma forma, gerencia os riscos até a parada completa do veículo.
ALTA RODA
SISTEMA Nacional de Alertas Rápidos de Recall estava obsoleto e foi inativado. Um novo está sendo criado pela Secretaria Nacional do Consumidor e a Universidade de Brasília que cuidará da prototipação. Anfavea participará do grupo de trabalho pois veículos automotores representam a maioria dos comunicados. Tudo estará centralizado numa base de dados com informações para consumidores e outros órgãos. Bom lembrar: quem não atender a um recall terá ressalva impressa na documentação do carro.
PROCURA por veículos para PcD (Pessoas com Deficiência) está em expansão depois
do limite de preço para modelos elegíveis ter subido de R$ 70.000 para R$
140.000. No entanto, falta muitas vezes o esclarecimento de que, no caso do
IPI, a alíquota só estará zerada até 31 de dezembro deste ano. Para o desconto
tornar-se permanente terá de haver nova negociação com o Governo Federal. Isso
sem contar que os Estados não tomaram a mesma iniciativa em relação ao ICMS e o
preço não caiu tudo que deveria.
NOVO VW Taos é próximo ao T-Cross por dividir o mesmo trem de força. Isso implica
desempenho um pouco inferior, pois pesa 128 kg a mais. Porém posso
classificá-lo como mais “adulto” por acomodar melhor cinco ocupantes e ter
porta-malas maior (498 litros, sem o tampão interno). Sua suspensão traseira
independente também é melhor, numa avaliação mais longa. Esse conjunto pede um
tanque de combustível uns 5 litros maior para conveniência em viagens. Controle
de cruzeiro adaptativo inclui a útil função para-e-anda.
BUGGIES ainda são indispensáveis nas areias e dunas das praias brasileiras,
para fins turísticos. Fyber, do Ceará, já produziu cerca de 15.000 unidades
desde 1983. A alemã Axxola decidiu investir R$ 30 milhões na empresa para
construir uma fábrica definitiva em Paracuru
(CE) e ampliar a produção para até 1.000 unidades/ano. A cidade ficou conhecida
por ser uma das melhores para prática de kitesurf do mundo e atrai turistas de vários
países.
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