Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

domingo, 18 de julho de 2021

VW apresenta elétrico e-up! na América Latina. • Uruguai recebe as primeiras unidades do modelo 100% elétrico da marca. • VW e-up! é o primeiro modelo totalmente elétrico da marca a ser apresentado na região América Latina. • Veículo vem para somar a estratégia de descarbonização da região, que tem como foco trabalhar no desenvolvimento de soluções tecnológicas para atender a transição atual do mercado até a chegada definitiva dos carros híbridos e elétricos.

 


A Volkswagen apresenta o modelo 100% elétrico VW e-up! no Uruguai. O país foi escolhido pela marca por oferecer a melhor infraestrutura de e-mobilidade na região. A América Latina está inserida dentro da estratégia global da VW, que prevê a neutralidade em carbono até 2050 e a eletrificação é um dos pilares para se alcançar esta meta. O VW e-up! é o primeiro modelo totalmente elétrico da marca a ser apresentado na região.

“O VW e-up! é o segundo modelo dentro de nossa estratégia de eletrificação na América Latina, iniciada, em 2019, com o híbrido plug-in VW Golf GTE, e destaca-se por ser o primeiro carro da marca VW totalmente elétrico a ser apresentado na região com potencial para ser comercializado no Uruguai nos próximos meses. Mas vale destacar que não é somente este caminho que estamos seguindo, nossa maior estratégia é a descarbonização. O elétrico com certeza é o futuro, mas estamos também trabalhando no desenvolvimento de tecnologias a partir do uso de biocombustíveis e híbridos”, destaca Pablo Di Si, presidente e CEO da Volkswagen América Latina.

Luis Lacalle Pou, presidente do Uruguai, e
Pablo Di Si, presidente e CEO da VW América Latina

Para marcar esta apresentação, em cerimônia oficial, realizada em Montevidéu, respeitando todos os protocolos de saúde, participaram: Luis Lacalle Pou, presidente do Uruguai; Omar Paganini, ministro de Indústria; Fitzgerald Cantero, diretor Nacional de Energia; Ariel Alvarez Willie Tucci e Fernando Schaich, da AHK; Silvia Emaldi, presidente da UTE; Pablo Di Si, presidente e CEO da Volkswagen América Latina; Jose Lestido e Dr. Ignacio de Posadas, ambos executivos da Julio César Lestido S.A.

As primeiras unidades do e-up! foram entregues para a empresa de energia Direccion Nacional del Energia (DNE). As demais unidades serão trabalhadas pela Lestido, nesse primeiro momento, em ações de marketing com clientes.

O importador Lestido, que completa este ano 70 anos de atuação no Uruguai, destinou as primeiras unidades do VW e-up! à empresa DNE com o objetivo de conferir a dirigibilidade do veículo no território uruguaio. “A apresentação do e-up! na América Latina é um marco para a marca Volkswagen. Ele é o carro ideal para rotinas urbanas, com sistema de propulsão 100% elétrico, zero emissão de gases poluentes e excelente autonomia. Trazer este modelo eficiente, prático e tecnológico para o Uruguai coroa a parceria de longa data que temos com a Lestido. Ficamos muito gratos e felizes por eles serem nosso parceiro comercial mais longevo da região”, enfatiza Thomas Owsianski, vice-presidente de Vendas e Marketing da Região SAM.

Estratégia de descarbornização na região América Latina

A Volkswagen foi a primeira fabricante de automóveis a aderir ao acordo do clima de Paris. O objetivo é tornar a frota e toda a empresa neutras em carbono no máximo até 2050. A companhia já estabeleceu marcos específicos para alcançar essa meta em sua estratégia Accelerate e no programa Way to Zero nela incorporado.

A região América Latina está inserida dentro desta estratégia de eletrificação, tanto que apresenta hoje o segundo modelo elétrico da região. Como fabricante global de alto volume, a Volkswagen está alinhando sua transformação para a mobilidade elétrica com as condições específicas dos diferentes mercados em que atua.

Na América Latina esta transição deverá ocorrer por meio dos biocombustíveis. Recentemente, a marca anunciou a criação de um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento no Brasil que irá liderar a criação de soluções tecnológicas a partir do uso da energia limpa de etanol e outros biocombustíveis para soluções de motorização híbrida e de combustão direcionadas a mercados emergentes para todas as marcas do Grupo Volkswagen no mundo.

VW e-up! Eficiente, prático e tecnológico

Eficiente, prático e high-tech, o e-up! é o city car ideal para rotinas intensas. Com sistema de propulsão 100% elétrico e zero emissão de gases poluentes, o modelo proporciona uma excelente autonomia de aproximadamente 260 km. Sua bateria de íon de lítio tem capacidade de 32,3 kWh e seu consumo pode ser de até impressionantes 12,7 kWh/100 km, dependendo da forma de condução do motorista.

Em termos de performance, o e-up! faz bonito. O subcompacto entrega 83 cv (61 kW) de potência máxima e expressivo torque de 21,6 kgfm (212 Nm) já a partir do momento que o veículo começa a se movimentar, garantindo acelerações e retomadas intensas. Em números, a aceleração de 0 a 100 km/h acontece em 11,9 segundos e a velocidade máxima é de 130 km/h.

O prazer ao volante também é uma das características do e-up!. Com a bateria posicionada entre os eixos, o centro de gravidade do Volkswagen é baixo, tornando sua dirigibilidade muito agradável e divertida. Vale ressaltar que o modelo tem três perfis de condução, além de cinco níveis de recuperação de energia selecionáveis de acordo com as necessidades do condutor.

E por falar em recuperação de energia, a tecnologia de recarga do e-up! é muito eficaz, sendo necessário somente 60 minutos plugado a um sistema de recarga rápida (40 kW) para que as baterias recuperem até 80% da sua capacidade total. E todo o processo pode ser interrompido e iniciado de longas distâncias a qualquer momento utilizando o aplicativo We Connect e-Remote, que permite o proprietário controlar outras funções do veículo, como ligar o ar-condicionado, e conferir alguns status do e-up!, como o nível de bateria e a média de consumo de energia.

Uruguai: um dos líderes globais em sustentabilidade energética

De acordo com Índice de Transição Energética 2020, elaborado pelo Fórum Económico Mundial, o Uruguai ocupa o primeiro lugar nas Américas e o 11º em nível mundial no que diz respeito ao seu compromisso com energias renováveis. Graças a um modelo bem sucedido de parceria público-privada, a Agência Internacional de Energia (IEA) reconheceu o Uruguai como um dos líderes globais em sustentabilidade energética, com quase 100% de sua eletricidade proveniente de fontes renováveis e diversificadas. Um Plano Nacional de Energia até 2030 foi elaborado pelo Governo e com metas de melhoria da produtividade do setor, sustentabilidade ambiental, independência energética, além da integração e desenvolvimento social e econômico.

Em 2020, o Uruguai oficializou sua participação na Transport Decarbonization Alliance, que reúne países, cidades e empresas que compartilham um objetivo comum e trocam experiências sobre como alcançar a mobilidade com emissão zero. Com uma legislação voltada para o futuro e incentivos financeiros, o país está atraindo negócios competitivos dentro do setor, ao mesmo tempo em que desenvolve sua própria infraestrutura. Algumas das iniciativas são: rede de carregamento por empresa de energia estatal (primeiro corredor envolve aproximadamente 550 km instalados); Desconto comercial em estações de carregamento e Projeto MOVÉS, que promove um sistema de mobilidade inclusivo e eficiente com baixo teor de carbono.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.