Em 15 de julho de 1941, há exatos 80 anos, a antiga Willys-Overland Co. assinou um contrato com o Exército dos Estados Unidos para iniciar a produção do primeiro veículo Jeep militar. Oitenta anos depois, a marca Jeep atua em todo o mundo com uma linha de produtos que continua se expandindo para novos segmentos, uma comunidade fiel de clientes e a utilização de novas tecnologias, como a dos veículos elétricos 4xe, como a evolução de oito décadas de liderança no setor.
12 momentos marcantes em 80 anos da Jeep no mundo
Coloque 100 apaixonados pela Jeep ao redor do mundo juntos e peça a eles para indicar os momentos mais memoráveis na história da marca e é pouco provável que qualquer um deles dê a mesma resposta. Abaixo está uma lista de alguns dos momentos mais importantes para a Jeep no mundo nessas oito décadas memoráveis.
A evolução da marca Jeep acelerou neste seu 80º aniversário com a chegada do 4xe, a utilização de recursos de eletrificação para desenvolver e produzir os veículos 4x4 mais robustos, divertidos e avançados do mundo, incluindo o totalmente remodelado Jeep Grand Cherokee, que será apresentado no Salão do Automóvel de New York, nos Estados Unidos. Como ícone da Jeep, o Wrangler 4xe está liderando a ofensiva de eletrificação da marca no hemisfério Norte.
O recurso 4x4 Trail Rated® do modelo é possível graças a uma bateria à prova d’água selada e sistemas eletrônicos que podem operar nas condições mais difíceis. Alimentado por um motor PHEV turbo de injeção direta 2.0L I4 DOHC, o 4xe oferece impressionantes 375 cv e 637 Nm de torque instantâneo. Com 49 MPGe, uma autonomia de 595 quilômetros, aceleração de 0-100 km/h em apenas seis segundos e modos de direção E-Selec, esse é o Wrangler mais robusto, eficiente, ecológico e tecnicamente avançado que, por conta de sua alimentação elétrica silenciosa, pode agora inserir com mais imersão seus usuários na natureza.
Os novos Wagoneer e Grand Wagoneer 2022 colocam os SUVs premium em um patamar sem paralelos em termos de estilo, conforto e aventura. Os modelos para oito passageiros representam uma extensão premium da marca Jeep, embalada em um novo projeto sofisticado e autêntico. Eles foram construídos baseados na rica herança do refinamento e construção americano de alto padrão, oferecendo a melhor experiência ao cliente com um conjunto de vantagens padrão premium que vão além do simples serviço VIP.
Durante a última década, a marca Jeep expandiu sua oferta de produto global com novas identificações como o compacto Jeep Renegade e o novo Jeep Gladiator, a picape Jeep mais robusta da história. A marca também expandiu sua área de produção, permitindo que clientes em mercados tais como Europa, Brasil, Índia e China apreciem veículos da marca Jeep produzidos localmente. Esse portfólio diverso de produtos e áreas de produção global, com dez plantas em seis países permitiu que a marca Jeep quadruplicasse as vendas em um período de dez anos.
4. O máximo em tração e dirigibilidade
Em 1999, dois novos sistemas de tração nas quatro rodas foram apresentados. O Quadra-Trac II ofereceu um sistema inovador que transfere o torque traseiro para a frente e de um lado para o outro, significando que o torque de tração estará disponível imediatamente para todas as quatro rodas - garantindo máxima tração e dirigibilidade a qualquer momento e em todas as circunstâncias sem participação do motorista. Quando o Quadra-Trac foi combinado com os novos eixos progressivos dianteiro e traseiro Vari-Lok, que entregam muito mais torque para a roda com maior aderência, o resultado foi o novo sistema Quadra-Drive.
5. O Jeep Grand Cherokee impressionou em Detroit
Em 7 de janeiro de 1992, no Salão do Automóvel de Detroit (NAIAS), Bob Lutz, então presidente da Chrysler, dirigiu o primeiro novo Jeep Grand Cherokee ZJ da linha de produção de Jefferson, pelas ruas da cidade e através da porta de vidro do Cobo Hall (local onde o evento acontece), apresentando o avanço do SUV premium. O Grande Cherokee oferecia detalhes interiores sofisticados, dirigibilidade na estrada, condução e conforto sem perder qualquer característica off-road que fez da marca Jeep uma lenda.
6. O nascimento de uma lenda
A chegada do Jeep Wrangler em 1986 atendeu ao desejo do público de um SUV compacto com mais conforto. Ele apresentava um centro de gravidade mais baixo, dirigibilidade melhorada e um interior mais confortável. O modelo estabeleceu precedente para um dos veículos Jeep mais amados e robustos de todos os tempos. Embora o Wrangler tenha compartilhado o perfil de carroceria aberta familiar do CJ-7, ele continha poucas partes comuns com seu famoso predecessor. Mecanicamente, o Wrangler tinha mais em comum com o Cherokee. Em 5 de agosto de 1987, pouco mais de um ano após a apresentação do Wrangler, a American Motors Corporation foi vendida para a Chrysler Corporation e a popular marca Jeep se tornou parte da Divisão Jeep / Eagle da Chrysler.
A chegada do Jeep Wrangler em 1986 atendeu ao desejo do público de um SUV compacto com mais conforto. Ele apresentava um centro de gravidade mais baixo, dirigibilidade melhorada e um interior mais confortável. O modelo estabeleceu precedente para um dos veículos Jeep mais amados e robustos de todos os tempos. Embora o Wrangler tenha compartilhado o perfil de carroceria aberta familiar do CJ-7, ele continha poucas partes comuns com seu famoso predecessor. Mecanicamente, o Wrangler tinha mais em comum com o Cherokee. Em 5 de agosto de 1987, pouco mais de um ano após a apresentação do Wrangler, a American Motors Corporation foi vendida para a Chrysler Corporation e a popular marca Jeep se tornou parte da Divisão Jeep / Eagle da Chrysler.
A crise de energia de 1979 estimulou o desenvolvimento de um 4x4 menor. O Jeep Cherokee XJ 1984 foi projetado a partir do zero e foi o primeiro SUV compacto do mundo. Usando uma estrutura de monobloco, o veículo ficou muito menor que seu antecessor mantendo ainda 90% de seu espaço interior. O veículo apresentou o sistema de tração de quatro rodas Command-Trac shift-on-the-fly.
8. Wagoneer cria o SUV premium original
Em 1963, o Jeep Wagoneer foi o SUV premium original que combinou a tração quatro rodas com uma transmissão automática. Oferecendo opções que estavam, até então, disponíveis em carros de passageiros de alta tecnologia, o Wagoneer mudou a percepção das pessoas sobre um veículo de tração nas quatro rodas. Isso ampliou o mercado e o apelo dos veículos 4x4 e criou o SUV moderno, que foi anunciado como “Totalmente novo, Totalmente Jeep”. Duas décadas depois, a marca Jeep lançou o Grand Wagoneer, que trouxe a experiência premium 4x4 a outro nível com características como bancos em couro, ar-condicionado, rádio AM/FM/CB e isolamento acústico.
Em 1953, o primeiro Jeep Jamboree aconteceu em Georgetown Divide na Califórnia, atraindo 55 veículos e 155 participantes. Esse evento, organizado por Mark Smith, demonstrou como muitos proprietários de veículos da marca Jeep amam se reunir para se divertir, praticar a camaradagem e a aventura 4x4. Embora o Jeep Jamboree realize orgulhosamente eventos sobre trilhas em todos os Estados Unidos, um dos mais populares encontros é o que acontece na Rubicon Trail, que atravessa a cadeia de montanha de Sierra Nevada na Califórnia -- sem dúvida, os 27 km mais extenuantes de aventura off-road já vistos. Poucas marcas no mundo geram tanta dedicação e compromisso de sua comunidade como a marca Jeep. Em cada canto do globo, todos os dias, há demonstrações de paixão dos proprietários e fãs.
Em 1946, a Willys-Overland introduziu a primeira station wagon de carroceria toda em aço - o Willys Wagon, mas a grande novidade revolucionária foi em 1949 quando a tração nas quatro rodas foi adicionada ao wagon para criar o primeiro SUV. Capaz de transportar sete passageiros com conforto, levar carga e enfrentar as trilhas mais difíceis, o Willys Wagon representou uma virada de jogo. A Wagon projetada por Brooks Stevens esteve em produção por aproximadamente 20 anos, mais que qualquer automóvel americano contemporâneo de sua época.
11. Um Jeep 4x4 para as massas
O CJ-2A de 1945 se tornou o primeiro veículo leve com tração nas quatro rodas disponível em massa para o público em geral. Embora o CJ-2A tenha compartilhado a arquitetura básica do MB, houve diversas melhorias notáveis. Isso incluiu uma tampa traseira dobrável, estepe montado na lateral, faróis maiores e uma unidade de tomada de força.
O CJ-2A de 1945 se tornou o primeiro veículo leve com tração nas quatro rodas disponível em massa para o público em geral. Embora o CJ-2A tenha compartilhado a arquitetura básica do MB, houve diversas melhorias notáveis. Isso incluiu uma tampa traseira dobrável, estepe montado na lateral, faróis maiores e uma unidade de tomada de força.
12. Um ícone nasce no período de guerra
Em 1941, a Willys-Overland celebrou um contrato para ser a fornecedora primária do novo veículo militar de um quarto de tonelada para o Governo dos Estados Unidos. Mais de 350.000 desses Jeeps MBs seriam produzidos em 1945 e seriam a base para o Jeep CJ civil que iniciaria produção mesmo antes da guerra acabar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário