Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

segunda-feira, 5 de julho de 2021

O futuro da mobilidade: MINI apresenta o modelo Vision Urbanaut



A inovadora proposta de mobilidade da MINI, apresentada em formato digital em novembro de 2020, ganha forma com o MINI Vision Urbanaut. Agora, como parte desse novo conceito, o BMW Group apresenta hoje, 01 de julho, em Munique (Alemanha), a versão física do carro, permitindo que o público conheça de perto o âmbito espacial e sustentável do veículo.

O lançamento representa a imagem de como o uso inteligente do espaço pode fornecer uma resposta às necessidades das futuras cidades e estilos de vida. Para isso, o modelo acompanha o chamado “Momentos MINI”, que reúne as experiências que os usuários gostariam de ter a bordo, como uma plataforma digital facilitadora para direção em cidades e estradas, e para aspectos básicos, como som e iluminação. Além disso, todo o interior do MINI Vision Urbanaut apresenta uma série de materiais reciclados, sendo estes também renováveis. 

Uma experiência para todos os sentidos

O MINI Vision Urbanaut cobre todos os ângulos sensoriais na criação da experiência perfeita a bordo. Um elemento-chave do design de interiores é, portanto, uma abordagem cuidadosamente aprimorada para fragrância e som. Como parte da experiência sensorial, músicas foram desenvolvidas para os momentos Chill, Vibe e Wanderlust. 

No momento Chill, o veículo envolve o usuário nas paisagens sonoras sutis de uma floresta, com o farfalhar das folhas e a água fluindo, que proporcionam relaxamento. Enquanto os momentos Wanderlust e Vibe são acompanhados por uma trilha sonora de músicas especiais, que podem ser tocadas dentro e fora do veículo.

Amor analógico, conexão digital

Outro objetivo com os “momentos MINI” é usar a integração digital para intensificar ou enriquecer a experiência analógica. Essa abordagem de “amor analógico, conexão digital” percorre todo o veículo. Um nível digital adicional foi integrado debaixo das superfícies analógicas, como, por exemplo, na mesa dentro do veículo (que inicia os “momentos MINI” quando o MINI Token é colocado em uma das ranhuras), na lâmpada com display OLED e as matrizes de LED no interior sob uma camada de tecido ou na frente e atrás das extremidades do carro. Essas áreas do veículo reúnem os mundos analógico e digital em uma experiência nova e intimista.

A experiência de construção de modelos do BMW Group

Como um conceito de espaço inovador, o MINI Vision Urbanaut foi projetado de dentro para fora. Os designers criaram a experiência interior espaçosa antes de desenvolver o exterior, usando plantas baixas, peças de mobiliário e maquetes de madeira para fornecer uma indicação de tamanho. 

Ao longo do projeto, a realidade aumentada foi empregada para criar um modelo digital, que foi sistematicamente otimizado. O modelo físico do MINI Vision Urbanaut foi, então, montado do início ao fim no estúdio MINI Design, em Munique. Aqui, o BMW Group reuniu todo o conhecimento disponível para transformar visões virtuais em realidade física. 

Estofadores, modeladores, engenheiros mecatrônicos, programadores, especialistas em pintura e outros trabalharam ao lado dos designers para transformar uma visão em um modelo físico de qualidade. Cada peça foi especialmente projetada, fabricada com precisão e ferramentas de última geração e confeccionada à mão. 

O alto grau de arte dentro do MINI Vision Urbanaut é realçado por um design interior que lembra um espaço de vida moderno. A construção do modelo, portanto, foi de um veículo clássico, passando pela fabricação de móveis, até a programação e integração inteligente de alta tecnologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.