Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

sábado, 30 de novembro de 2013

SAIU O MAPA DA ÚLTIMA PROVA DO CAMPEONATO GAÚCHO DE RALI DE VELOCIDADE QUE ACONTECERÁ NO DIA 7 DE DEZEMBRO NA REGIÃO DE SANTA MARIA, E SERVE PARA O PÚBLICO CONFERIR OS PONTOS DE ACESSO PARA ASSISTIR RALLY RECANTO MAESTRO E PARA OS PILOTOS CONHECEREM O TRAJETO.


O mapa oficial do Rally Recanto Maestro, prova que acontecerá no próximo dia 7 de dezembro, na região de Santa Maria e vai decidir os campeões da temporada 2013 do Campeonato Gaúcho de Rali de Velocidade, já está disponível no endereço: www.rallyquartacolonia.com.br.

O mapa apresenta o roteiro que os competidores vão fazer, as especiais do rali, e os locais de onde o público pode assistir à corrida, apontando os principais pontos de acesso a esses locais permitidos. 

“O roteiro desse ano tem largada no Recanto Maestro e é divido em três trechos. O primeiro vai em direção a Vale Vêneto. Os carros fazem um "laço" indo e voltando de Vale Vêneto, vão passar por dentro do Vale, contornando a praça e descendo em direção a estrada que leva a São João do Polêsine. No segundo trecho em São João do Polêsine, os carros vão trafegar pela estrada que leva a Silveira Martins pelo alto do morro finalizando o trajeto próximo a entrada da cidade. O terceiro trecho faz o retorno ao Recanto Maestro partindo de Silveira Martins”, explica o piloto e organizador do evento, Luciano Cassol.



Dicas para o público
O público que for assistir o Rally Recanto Maestro deve ficar atento a algumas dicas importantes. É preciso respeitar as fitas que delimitam os espaços para o público ficar, às margens das estradas.

Para acessar as especiais com carro, somente 90 minutos antes da primeira largada em cada trecho. A organização chama a atenção ainda para que o público acate as orientações dos policiais e oficiais de prova.

Outro detalhe, de acordo com Luciano Cassol, é importante que o público não atravesse a pista, assista a corrida sempre pelo lado de dentro das curvas e evite o consumo de bebidas alcoólicas. 


“Em caso de acidente é importante que o público não invada a pista, nem tente o socorro a possíveis vítimas. Há pessoas qualificadas e a postos para atender este tipo de situação”, encerra Luciano.


Sábado de intensa programação
O Rali de Santa Maria começa para valer no sábado, dia 7 de dezembro. Antes da corrida, reconhecimento das especiais pelos competidores. O reconhecimento começa às 7h. A organização liberará às 11h a ordem de largada da prova.

O primeiro carro deixará o parque de apoio para o início da corrida, às 12h20. Serão seis especiais em estradas de terra no interior dos municípios de Restinga Seca e São João do Polêsine. 


A premiação aos vencedores acontecerá também no sábado, após a divulgação oficial dos resultados.

O Rali da Quarta Colônia
A corrida de Santa Maria, no dia 7 de dezembro, marcará a quinta e última etapa do Campeonato Gaúcho de Rali de Velocidade em 2013. 


A montagem do evento se dará na região do Recanto Maestro, distrito que fica entre os municípios de São João do Polêsine e Restinga Seca. 

Toda a estrutura de prova, como os boxes das equipes e também a organização do evento ficarão na Antônio Meneguetti Faculdade (AMF).

O rali acontecerá em nove especiais, sendo seis com cerca de 12 quilômetros cada e outras três com 7 quilômetros cada, em estradas de terra, no interior dos municípios de São João do Polêsine, Silveira Martins e Restinga Seca.

Mais informações sobre o evento e a lista de inscritos, além da programação completa, podem ser obtidos junto ao site oficial do Campeonato Gaúcho de Rali de Velocidade, www.rallyvelocidaders.com.br e também no site oficial da prova, www.rallyquartacolonia.com.br.

LARGADAS DAS ESPECIAIS DO 
RALLY RECANTO MAESTRO

- SS Vale Vêneto 1 – 12h28min

- SS São João do Polesine 1 – 12h51min

- SS Silveira Martins 1 – 13h14min

- SS Vale Vêneto 2 – 14h42min

- SS São João do Polesine 2 – 15h05min

- SS Silveira Martins 2 – 15h28min

- SS Vale Vêneto 3 – 16h56min

- SS São João do Polesine 3 – 17h19min

- SS Silveira Martins 3 – 17h42min

Serviço do Rally
Mapa e os locais de acesso às especiais – www.rallyquartacolonia.com.br

Rally Recanto Maestro

Dia 7 de dezembro de 2013

Parque de apoio: junto a Faculdade Antonio Meneghetti, distrito Recanto Maestro

Acesso ao parque de apoio e especiais: gratuito

Programa do Rally Recanto Maestro

Sexta-Feira - 06 de dezembro de 2013

14h00min - Abertura Secretaria Vistoria Administrativa

- Abertura para a Instalação do Parque de Assistência/Apoio

- Abertura da Verificação Técnica e de Segurança

15h00min - Inicio do Shakedown

16h00min - Encerramento do Shakedown

18h00min - Inicio da Reunião de pilotos, navegadores, FGA - Temporada 2014

20h00min - Encerramento das Inscrições para todos os Campeonatos

20h15min - Fechamento Secretaria Vistoria Administrativa

- Fechamento para a Instalação do Parque de Assistência/Apoio

- Encerramento da Verificação Técnica e de Segurança

Sábado - 07 de julho de 2013


06h45min - Abertura para a Instalação do Parque de Assistência/Apoio

- Abertura Secretaria Vistoria Administrativa

07h00min - Abertura Reconhecimento dos Trechos Especiais

- Abertura da Verificação Técnica e de Segurança

10h00min - Fechamento Secretaria Vistoria Administrativa

10h45min - Reunião de Comissários

11h00min - Encerramento da Verificação Técnica e de Segurança

11h00min - Divulgação Ordem de Largada

11h20min - Encerramento Reconhecimento Trechos Especiais

12h20min - Saída Primeiro Carro do Parque de Apoio

18h30min - Reunião dos Comissários Desportivos e Técnicos

20h00min - Divulgação dos Resultados


O TEMOR DE ESTACIONAR O CARRO NUMA VAGA ESTÁ CADA VEZ MAIS LONGE DAS E DOS MOTORISTAS COM DIFICULDADES PARA EXECUTAR ESSA MANOBRA. DIVERSOS MODELOS JÁ OFERECEM, ALGUNS DE SÉRIE E OUTROS COMO OPCIONAL O EQUIPAMENTO. VEJA COMO FUNCIONA E SE VALE A PENA TÊ-LO NO SEU PRÓXIMO CARRO.


MECÂNICA ONLINE®


 Nº 54 — 30 / 11 / 2013


Mais conforto com os sistemas de assistência de manobra e estacionamento



Soluções que variam desde sinais sonoros para alerta de obstáculos até o sistema que estaciona o veículo automaticamente

Na coluna anterior abordamos os sistemas de assistência ao condutor - piloto automático adaptativo (ACC/Adaptive Cruise Control) e a câmera de múltiplas funções. 

É cada vez maior a tendência de oferecer mais conforto e segurança para os usuários de veículos automotores, principalmente na hora de estacionar, manobra que algumas vezes requer mais habilidades dos motoristas. Vamos entender o papel da tecnologia para unir segurança e conforto.


Um dos destaques é a tecnologia Side-view Assist, que detecta obstáculos nos pontos cegos do carro em movimento. 


O dispositivo ajuda a evitar acidentes que podem ocorrer quando o motorista muda de faixa sem perceber que há outro veículo na mesma área. 


O sistema, que acende uma luz para alertar o motorista quanto ao objeto no ponto cego, já está disponível em diversos modelos no mercado nacional.

Outra novidade é o Remote Park Assist, que estará em série em 2015. Este sistema permite que o veículo seja estacionado de forma totalmente automática por meio de sensores, sem ação direta do motorista. 

O condutor decide se quer ficar dentro do veículo ou sair para manobrar à distância, por meio de um dispositivo remoto como, por exemplo, um smart phone.

Essa tecnologia é indicada para ser usada em garagens e estacionamentos com espaços restritos, o qual o motorista tem dificuldade de sair do carro depois que está estacionado.

Para quem prefere ficar dentro do veículo na hora da manobra, a Bosch oferece cinco soluções. 

Uma delas é o Sensor de Estacionamento, que sinaliza para o condutor, de forma acústica e/ou luminosa, a proximidade de obstáculos dos para-choques. 


O sistema supre as necessidades de detecção dos pontos cegos dos retrovisores dos carros, sinalizando a presença de qualquer obstáculo fora do campo de visão, tais como: carrinhos de supermercado, pequenos postes de estacionamento, portões, colunas e paredes.

Já o sistema de Assistência de Estacionamento esterça automaticamente o volante durante a operação. 

Além de agilizar o movimento, o motorista poderá aproveitar locais com tamanhos críticos – como, por exemplo, vagas com apenas poucos centímetros a mais que comprimento do veículo. 

A Bosch ainda disponibiliza o sistema de manobras em vagas paralelas e em versão ampliada, que permite a parada em espaços transversais.

A empresa também oferece duas tecnologias para estacionamento por meio de câmeras. O primeiro é o Sistema de Câmera Traseira, que fornece ao condutor uma visão ampla da região traseira do veículo, agregando funções inteligentes, como detecção de faixas e objetos.


A segunda é a Assistência a Estacionamento com Câmera, que desempenha as mesmas funções da tecnologia que esterça automaticamente o volante (Assistência de Estacionamento) e ainda fornece imagens ao redor do carro. 


O sistema possui múltiplas câmeras (visão frontal, lateral e traseira), proporcionando cobertura 360° para reconhecimento e detecção de obstáculos.

MECÂNICA ONLINE®

· Exame toxicológico para motoristas profissionais
– O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, afirmou que a decisão do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) de tornar obrigatório o exame toxicológico para as categorias C, D, E é uma medida de cuidado e incentivo à mudança de comportamento dos cidadãos. 

“É uma decisão que cuida da segurança e da saúde dos motoristas e pedestres de todo país”, afirmou. A resolução 460 já foi publicada no Diário Oficial da União.

· SYNC - A Ford comemorou a produção de 10 milhões de veículos equipados com o sistema de conectividade SYNC, disponível em centenas de países. 

A tecnologia, lançada há seis anos nos Estados Unidos, já está disponível no Brasil com comando de voz em português nos modelos New Fiesta, Focus, Fusion, EcoSport e Edge.

· ADEUS DA KOMBI – A Volkswagen do Brasil preparou uma nova campanha publicitária sobre o fim de produção da Kombi, que se despede de seus fãs em dezembro. 

Neste sábado, 30 de novembro, um anúncio, em formato de testamento, será publicado na mídia, no qual o modelo “agradece” o carinho de quem fez parte de sua história e das pessoas que a escolheram como parte de suas vidas. 

O anúncio exibe uma lista com os “últimos desejos” da Kombi: oferecer uma lembrança às pessoas que, de diversas formas, viveram ou ainda vivem experiências inesquecíveis com o modelo.
____________________________________
Tarcisio Dias – Profissional e Técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânica com habilitação em Mecatrônica e Radialista, é gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a Coleção AutoMecânica.
E-mail: redacao@mecanicaonline.com.br

Coluna Mecânica Online® - Menção honrosa (segundo colocado) na categoria internet do 7º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo 2013, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade.

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

REFINARIAS VENDEM A PARTIR DA MEIA-NOITE DE HOJE A GASOLINA 4% MAIS CARA E O DIESEL 8% A MAIS. OS NOVOS PREÇOS FORAM ANUNCIADOS HOJE PELA PETROBRAS, QUE ACHA QUE AS ALTERAÇÕES DOS PREÇOS INTERNACIONAIS DESSES COMBUSTÍVEIS NÃO DEVEM SER REPASSADOS AO CONSUMIDOR DOMÉSTICO. O VALOR DA GASOLINA E DO DIESEL NOS POSTOS DEPENDE DAS REFINARIAS.


A Petrobras anunciou hoje os aumentos da gasolina em 4% e do Diesel em 8%, nas refinarias, a partir da meia-noite de hoje. A notícia gerou a elevação do valor das ações da companhia na Bolsa de Valores.

Os sindicato dos postos de São Pão e do Rio de Janeiro, não têm uma definição ainda quanto aos preços cobrados ao consumidor final, com o aumento.

Política de Preços
A Petrobras informou que a implementação de sua política de preços de diesel e gasolina, foi decidida após apreciação pelo Conselho de Administração.

A estatal explicou que a sua política de preços visa atender aos seguintes princípios e objetivos:

a) Assegurar que os indicadores de endividamento e alavancagem retornem aos limites estabelecidos no Plano de Negócios e Gestão 2013-2017 em até 24 meses, considerando o crescimento da produção de petróleo e a aplicação desta política de preços de diesel e gasolina;

b) Alcançar, em prazo compatível, a convergência dos preços no Brasil com as referências internacionais;

c) Não repassar a volatilidade dos preços internacionais ao consumidor doméstico.

Os preços da gasolina e do diesel, sobre os quais incide o reajuste anunciado, não incluem os tributos federais CIDE e PIS/Cofins e o tributo estadual ICMS.

Seguindo recomendação de seu Conselho de Administração, por razões comerciais, os parâmetros da metodologia de precificação serão estritamente internos à Companhia.

Caberá ao Conselho de Administração avaliar a eficácia da política de preços da Petrobras por meio da evolução dos indicadores de endividamento e alavancagem da Companhia.


RALLY UNIVERSITÁRIO FIAT: SUCESSO ABSOLUTO


Após percorrer as regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, para a realização das 10 provas da temporada, o Rally Universitário Fiat conheceu, na final em Juiz de Fora (MG), a equipe campeã da temporada. 


Representando a cidade de Vitória, o trio Renato de Marco / Paula de Marco / Daniel Pádua levou a melhor na disputa com as outras nove finalistas e ganhou um Novo Palio Sporting. 


"Sabíamos que tínhamos ido bem, mas muitos podiam ganhar. Acho que o resultado foi um misto de ajuda divina com a união da equipe", resumiu Renato.

Os números indicam que a competição considerada a porta de entrada para o off-road atingiu seus principais objetivos: a inclusão do jovem no esporte, a promoção da solidariedade e a educação no trânsito. 


Em 10 provas, os 1.973 competidores permitiram a arrecadação de 7.892 latas de leite em pó, doadas para 16 instituições filantrópicas. Foram 1.220 quilômetros percorridos em 37h30min de provas.

Com a conclusão da sétima temporada nacional, o Rally Universitário Fiat chegou a sua 77ª prova. 

Ao todo, 8.005 carros cruzaram os pórticos de largada, levando a bordo 19.283 jovens competidores. 


O evento também arrecadou 69.466 latas de leite, 3.019 brinquedos, 1.335 agasalhos e 6.820 livros, doados para diversas instituições filantrópicas.

Primeiros colocados desta temporada:
1- Renato de Marco / Paula de Marco / Daniel Pádua - Vitória (ES) - 1011pontos
2- Rafael de Araújo / Rauile Tavares - Campos (RJ) - 1439 pontos
3- Carlos Artur Leal / Matheus Lawall - Juiz de Fora (MG) - 1450 pontos
4- Alezio Guimarães/Adauto Guimarães/Jean Guimarães - Itumbiara (GO) - 1460 pontos
5- Daniel Spolidório / Carlos Eduardo Sachs - Piracicaba (SP) - 1490 pontos.


OS GRANDES NOMES DO AUTOMOBILISMO BRASILEIRO E INTERNACIONAL DISPUTARÃO, AMANHÃ, SÁBADO, A JÁ FAMOSA PROVA ANUAL DAS 500 MILHAS DE KART, NO PARQUE BETO CARREIRO, EM SANTA CATARINA, ONDE SÃO ESPERADOS 20 MIL ESPECTADORES.

Bia Figueiredo que corre na Fórmula Indy participará das 500 Milhas de Kart, amanhã.
Mais de 20 mil pessoas são esperadas, amanhã, no kartódromo do Parque Beto Carrero, em Santa Catarina, para assistir à tradicional corrida 500 Milhas de Kart 2013, disputada por pilotos famosos nas mais diversas modalidades do automobilismo, durante 12 horas.

Tony Kanaan, que venceu as 500 Milhas de Indianápolis, vai tentar nova vitória nas 500 Milhas no Parque Beto Carrero

Tony Kanaan - vencedor das 500 Milhas de Kart em 2012 - Rubens Barrichello, Christian Fittipaldi, Nelsinho Piquet, Bia Figueiredo, Felipe Giaffone, Felipe Nasr, Enrique Bernoldi, Felipe Giaffone, Danilo Dirani, Luiz Razia, Augusto Farfus Jr., Tristan Vautier, Ernesto Viso e entre eles Rodrigo Batista, campeão do 1º turno da Copa São Paulo Light de Kart na Sprinter, Rodrigo Baptista, Alan Sisdele, Mauro Auricchio, Giuliano Raucci e Zaia Fontana estarão na pista enfrentando os 804 km da competição. 

Além dos pilotos, participam da prova alguns atores apaixonados pela modelidade,  Marcos Breda, Rafael Cardoso e Paulo Nigro.

Os 16 anos apenas de Rodrigo Baptista não amedronta o jovem piloto ao enfrentar grandes pilotos.
Com apenas 16 anos de idade, Rodrigo Baptista está otimista para a "minha primeira experiência em uma prova tão longa e tão carismática como esta. Sei que terei a velocidade, mas vou ter que me adaptar com o ritmo da corrida que será bem desgastante para os pilotos e equipamento. Mas estarei ao lado de pessoas competentes e experientes para brigar pelas primeiras posições". 

Hoje, foi o dia de treinos livros e tomada de tempo para o grid de amanhã. A corrida começa às 11 horas, com a formação do grid das 
8h30 às 9h30.

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

O FAMOSO CALENDÁRIO DE PAREDE CONHECIDO COMO "RACESERIES" DE 2014 ESTARÁ DISPONÍVEL A PARTIR DE AMANHÃ ON LINE E NA LOJA DO MUSEU MÓVEL AUDI. CONTEM 27 IMAGENS DE VERSÕES HISTÓRICAS DE CARROS E MOTOS AUDI, MODELOS DE CORRIDA E DE RUA. CUSTA 29,90 EUROS



São Paulo, 28 de novembro de 2013 – O novo calendário de parede da Audi Tradition chegou. Com o nome “RaceSeries”, mostra 27 automóveis que são parte da história da AUDI AG. 

O fotógrafo automotivo Stefan Warter criou sofisticadas instalações em estúdio, juntando as versões de corrida desses carros e motocicletas com suas versões produzidas em série. 

Material gráfico contemporâneo ajuda a assegurar o contexto histórico das fotos. O layout e design gráfico foram feitos pela artista Kristina Redeker.

Os modelos de rally e corrida da Audi são geralmente baseados em carros de produção. Sempre foi essa a norma e, em muitos modelos de corrida, é normamente uma exigência explícita. 

A partir de uma série de carros de corrida e motos triunfantes nos anos do pós-guerra, a Audi Tradition selecionou alguns dos exemplos mais notáveis, ​​juntamente com os seus modelos de produção equivalentes. 

É claro, à primeira vista, que alguns pares são “parentes próximos” – o Audi V8 e o Audi V8 DTM, por exemplo. 

Em outros, a semelhança é um pouco menos evidente – como por exemplo, a foto de março, que coloca um DKW F94 ao lado de um Formula Junior. 

“Foi um desafio intrigante escolher uma perspectiva que ressaltasse as semelhanças ou as diferenças,” explicou Stefan Warter. “Algumas instalações invocam uma atmosfera um pouco Jekyll e Hyde – como a transformação do respeitável Audi 90 em um IMSA GTO.”

O material utilizado no cenário das fotos é um aspecto de grande importância: propagandas clássicas, fotos e desenhos técnicos que colocam os veículos em seus contextos históricos. 

Como, por exemplo, uma foto de uma família do fim dos anos 60 lavando seu NSU a mão – uma visão rara atualmente, mas que fala muito sobre o grande orgulho e estima pelo carro.

Em apenas duas páginas, a Audi Tradition se afasta do conceito de pares: a foto para novembro mostra dois pares de motocicletas DKW e NSU dos anos 50.


Já em fevereiro, o calendário mostra três veículos em um cenário decorado com um desenho técnico que mostra o que os liga: o motor. 

E depois que o ano acaba, vem um destaque muito especial: uma foto de todos os modelos juntos.

“RaceSeries” estará disponível a partir de 29 de Novembro na loja-museu móvel da Audi, em Ingolstadt, ou online em www.audi.de/tradition-parts, custando €29,90.

VALE A PENA TER CARRO HOJE EM DIA? AS CIDADES AINDA EXIGEM, PRINCIPALMENTE AS BRASILEIRAS, ONDE A MOBILIDADE URBANA É MUITO RUIM, QUE FAMÍLIAS TENHAM MAIS DE UM CARRO, O QUE SIGNIFICA DESPESAS SIGNIFICATIVAS NO ORÇAMENTO. NOSSO COLUNISTA FERNANDO CALMON TOCA NO TEMA DE FORMA INTERESSANTE. LEIA AINDA: CHEGADA DO VW UP E EXCELÊNCIA DO FORD FOCUS.


Alta Roda
 

Nº 761 — 28/11/13

Fernando Calmon 


SOLUÇÕES DE DIVÃ

Um dos temas recorrentes nos últimos tempos são as análises sobre a diminuição de interesse das pessoas pelo automóvel, em especial os jovens. 

Há muito lirismo nesses diagnósticos, às vezes baseados em pesquisas cujas perguntas são direcionadas para as respostas.

Bastam dois exemplos: em São Paulo apontaram que 90% das pessoas apoiam a inspeção veicular ambiental (IVA). 

A surpresa foi não alcançar 100%, como deveria. Mas se a pergunta fosse sobre IVA para carros seminovos, com até quatro anos de uso, o resultado seria 10%. 

Também quiseram saber se os motoristas aprovam faixas exclusivas de ônibus. Claro, disse a pesquisa. 

Mas se perguntassem só sobre pintar faixa no asfalto, sem qualquer estudo de custo-benefício ou em que lado da via, o resultado seria decerto bem diferente.

Outra enquete famosa feita nos EUA aponta que 30% dos jovens entre 18 e 24 anos preferiam, se pudessem escolher, a internet e não um carro. 

Ora, faltou saber, em plena era dos carros conectados talvez até em excesso (digitar textos com o carro em movimento é muito arriscado), se as respostas seriam as mesmas caso pudessem dispor de ambos. 

Existe, sim, o fenômeno social de algum afastamento inicial dos jovens ao buscarem maior mobilidade urbana ou utilizar caronas de pais, parentes e amigos. Mas logo casam, formam família e vem um carro, muitas vezes dois.

Há um fato inquestionável: mercados maduros estão saturados e a frota quase não cresce. Nem a população... Produção basicamente voltada para substituição. 

Situação oposta nos países emergentes, onde a relação de veículos/1.000 habitantes é bastante baixa. 

Se indagassem a qualquer jovem destes países, a resposta seria outra. Uma aspiração justa e até concorrente da casa própria.

De fato, longos congestionamentos podem levar a se questionar a utilidade de um automóvel. 

Mas esquecem de que rádios do passado com válvulas e chiados, para amenizar, foram substituídos por quase estúdios ambulantes de som, vídeo, telefonia, navegação por internet e GPS, além de TV (quando parado). 

A baixa mobilidade não é apenas urbana. No último feriado percorrer trechos de 100 km em 9 horas ou mais aconteceu em várias estradas.

Trata-se de uma situação que poetas de soluções simplistas deveriam estar mais atentos. 

Um carro no portão da fábrica paga 67% de impostos (cerca de 40% do preço de venda) até ser emplacado. 

Depois, a cada cinco anos, há tantas taxas e encargos que significam entregar outro carro novo ao governo. 

Então, ninguém pode ter sentimento de culpa ao se construir túnel, viaduto, via expressa ou duplicar estrada. 

Os motoristas, com paciência de bovinos, pagaram por tudo isso. Seu único direito é bancar sem reclamar?

No futuro, parece claro que cidades terão alternativas de mobilidade inteligente e integradas. 

Automóveis serão menos necessários, mas ainda indispensáveis, principalmente pela liberdade de viajar. Única forma de se locomover ponto a ponto com um único meio de transporte. 

Diversos aspectos deverão ser repensados para evitar recorrência de erros de planejamento. 

Outras soluções vêm daqueles acostumados aos divãs de consultórios de terapeutas extremamente compreensivos e mais pacientes que os próprios pacientes.

RODA VIVA

INESPERADA contratação do português Carlos Tavares para presidir PSA Peugeot Citroën pode não ter sido tão inesperada assim. 

Há dois meses, ainda o segundo nome na hierarquia da Renault, surpreendeu ao dizer que gostaria de comandar um grande fabricante dos EUA. 

Chocante, mas provável cortina de fumaça para acerto prévio com a arquirrival francesa.

MOVIMENTO discreto da Volkswagen já começou: abrir espaço ao compacto up! no primeiro trimestre de 2014. 

Estratégia é elevar um pouco o preço do Gol G5, com airbags e ABS de série (obrigatórios), além de direção assistida hidráulica, para deixar a faixa inicial dos R$ 29.000 para o novo produto. Gol G4 sai de produção em dezembro; vendas até março.

VERSÃO Titanium do Focus hatch tem preço puxado, com todos os equipamentos. Forma conjunto de primeira linha, ainda raro entre os produzidos na região (Argentina). 

Motor tem respostas rápidas, especialmente com etanol, graças à injeção direta. Câmbio automatizado de duas embreagens, direção, suspensões e acabamento são irretocáveis.

MODELO de uma fábrica homenageado por outra é bastante incomum. Como o laureado está entre os míticos da história, a MINI (controlada pela BMW) destacou os 50 anos do Porsche 911.

Há fotos, lado a lado, das versões originais realçando que só “rejuvenesceram”. De fato, não concorrem entre si, mas a iniciativa é simpática.

CAIXA de câmbio manual com marcha à ré sincronizada era algo refinado no passado, como no Omega em 1992. 

Agora a GM estendeu essa característica a todos os carros compactos com motor de 1,4 litro aqui fabricados. 

A nova caixa facilita e agiliza manobras em baixa velocidade, quando é necessário inverter o sentido de marcha, sem parecer “barbeiro” ou descuidado.
____________________________________
fernando@calmon.jor.br e www.twitter.com/fernandocalmon

A TEMPORADA DO MOTO 1000 GP TERMINA, NO PRÓXIMO DOMINGO, 1/12, NO AUTÓDROMO DE CASCAVEL.


Patrocinado pela BMW Motorrad, o Moto 1000 GP chega à etapa final de sua temporada, com disputas realizadas na pista mais veloz de seu calendário. 


No próximo domingo, dia 1º de dezembro, será realizada a oitava e última fase do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, na cidade de Cascavel (PR)

A pista do Autódromo Zilmar Beux tem extensão de 3.058 metros e é o traçado mais rápido entre os que recebem as etapas da competição, com velocidades médias que superam os 175 km/h. 


Nesta quarta-feira, 27 de novembro, foram realizadas sessões extras e não obrigatórias de treinos livres, utilizadas para aprimoramento o acerto das motocicletas.

Implementados em 2013, esses treinos contribuem para otimizar os ajustes do equipamento e a evolução técnica dos pilotos. 

“Começamos com os treinos extras neste ano. As sessões têm um custo baixo para as equipes e possibilitam aos pilotos mais tempo de treino para evoluírem tecnicamente”, observa o diretor do Moto 1000 GP, Gilson Scudeler. “Nós só não tivemos os treinos extras nas etapas realizadas em São Paulo”, acrescentou.

Em sua estreia em Cascavel, no ano passado, o Moto 1000 GP realizou rodada dupla, válida pelas quinta e sexta etapas. 

Em seis provas, houve quatro vitórias de argentinos: Leandro “Tati” Mercado ganhou as duas corridas da GP 1000, categoria principal do evento, enquanto Adrian Silveira conquistou duas vitórias na GP 600. 

A GP Light teve vitórias de dois pilotos paulistas: Lucas Barros, que conquistaria o título, e Nick Iatauro.


A pista cascavelense já figurou no calendário em 2013, recebendo a quarta etapa, no dia 25 de agosto. O paranaense Diego Faustino, ganhou a corrida da GP 1000.

O Moto 1000 GP definirá campeões nas categorias GPR 250, GP 600 e GP Máster. Todas as motocicletas utilizam a gasolina Petrobras Podium e o lubrificante Lubrax Tecno Moto. Petrobras e Lubrax patrocinam o evento ao lado da BMW Motorrad e da Michelin, que fornece pneus a todas as equipes. O campeonato tem o apoio de Beta, BMW Serviços Financeiros, Servitec, Shoei, LeoVince, Tutto Moto, HPN, Denko, Airfence Brasil e Peterlongo.

GM GARANTE - AMANHÃ, SEXTA-FEIRA, DIA 29/11 - DESCONTOS DE R$ 3.000, R$ 5.000 E R$ 10.000 NA COMPRA DE MODELOS CHEVROLET NOVOS. É A BLACK FRIDAY AUTOMOTIVA BRASILEIRA. OS DESCONTOS ESTÃO EM ANÚNCIOS DAS PÁGINAS DOS PRINCIPAIS JORNAIS DO BRASIL E DEVEM SER ENTREGUES NA CONCESSIONÁRIA PELO CLIENTE NA HORA DA COMPRA. A PROMOÇÃO É VÁLIDA TAMBÉM PELA INTERNET. VEJA O VÍDEO. O PREÇO DO CRUZE QUE CUSTA R$ 73.190 CAI PARA R$ 68.190.

O Cruze terá desconto de R$ 5.000,00
São Caetano do Sul – A Chevrolet participa, pelo segundo ano consecutivo no mercado brasileiro, da ação de varejo “Black Friday”, batizada como a “Campanha mais valiosa do mundo”.

A campanha tem uma iniciativa inédita, ou seja, por meio de anúncios publicados nos principais jornais brasileiros - somente nesta sexta-feira (29/11/2013) -, os clientes ganharão descontos na compra dos veículos da marca Chevrolet. 


Estes anúncios tem diferentes formatos: páginas inteiras, meias páginas, classificados, dentre outros, com descontos explicitados em valores que variam entre R$ 10.000,00, R$ 5.000,00 e R$ 3.000,00.

Para transformar os anúncios em descontos válidos para a compra de um Chevrolet, basta que o recorte do jornal seja entregue em uma concessionária da marca no ato da compra do veículo, seguindo as recomendações descritas na peça publicitária. 

O promoção leva o preço do Onix para R$ 41.890,00.

O cliente também pode obter o desconto comparecendo a uma concessionária ou fazendo a reserva do veículo desejado por meio do site da "Black Friday Chevrolet".




A "Black Friday" da Chevrolet prevê desconto de R$ 3.000,00, no preço público sugerido, do modelo Onix equipado com motor Econo.Flex 1.4 litro, na versão LTZ, ano/modelo 2013-2014 (pacote R7P), que passará de R$ 44.890,00 para R$ 41.890,00. 

Já o desconto de R$ 5.000,00 será válido para o modelo Cruze sedã, versão LT, ano/modelo 2013-2014 (pacote R7D), cujo preço de lista é de R$ 73.190,00 e passará na promoção, para R$ 68.190,00. 


Por sua vez, o Trailblazer, ano/modelo 2013-2014 (pacote R6A), equipado com motor diesel, com o desconto de R$ 10.000,00, passará do preço de lista, de R$ 162.800,00, para R$ 152.890,00.



"Com a frota totalmente renovada e 11 novos modelos, a Chevrolet aposta na inovação também na hora de comunicar os benefícios aos seus consumidores. Esta campanha, além de ajudar a realizar o sonho de quem quer um Chevrolet zero, está alinhada com o DNA da marca" diz Hermann Mahnke, diretor de Marketing da Chevrolet / General Motors do Brasil.


Uma das preocupações foi garantir que os anúncios não pudessem ser reproduzidos. “Para isso, adotamos técnicas utilizadas em cédulas de dinheiro, cheques e ingressos de shows para imprimir os anúncios”, diz o diretor de criação da Salles Chemistri, Antônio Corrêa. 

Para explicar essa tecnologia, foi criado um vídeo publicado nas redes sociais da marca – veja no link anexado: 


Na internet, banners com o mesmo conceito colocam o internauta a um click do site da Black Friday da Chevrolet: 


onde é possível conhecer mais detalhes a respeito da promoção. 

Nesse site, o cliente poderá encontrar outros modelos com descontos, fazer a reserva do veículo de sua escolha, imprimir um voucher e ir a uma concessionária para concretizar a compra. 

São ofertas limitadas (por chassi) e específicas por concessionárias. A campanha do Black Friday da Chevrolet foi desenvolvida pela Sales Chemistri. 

Na parte relativa aos descontos nas plataformas digitais toda a produção contou com a parceria da AG2 Publicis Modem.

Para completar a campanha, um comercial com o apresentador Rodrigo Faro, garoto-propaganda da marca, será veiculado em rede nacional, nas principais emissoras brasileiras de televisão. 

O filme é mais um convite para que o consumidor conheça a promoção que concederá os descontos na compra dos veículos Chevrolet. 

"É uma comunicação que inova na mídia impressa, tem como base as plataformas digitais e o uso da força nacional da televisão brasileira. Uma campanha do tamanho da Chevrolet", diz o COO&Chief Criative Officer da Salles Chemistri, Hugo Rodrigues.

MITSUBISHI INICIA A VENDA DE SUA PICAPE L200 MODELO 2014, QUE VEM COM UMA SÉRIE DE MODIFICAÇÕES, MAIS ECONÔMICA E COM MOTOR DIESEL MAIS POTENTE. O PREÇO FICA ENTRE R$ 76.990 E R$ 126.990. AS INFORMAÇÕES DETALHADAS ESTÃO NA MATÉRIA ENVIADA PELA ASSESSORIA DE IMPRENSA DA MARCA.


A nova L200 Triton 2014, que chega às concessionárias de todo o País com novidades com elementos exclusivos em todos os modelos e está disponível em nove versões: L200 Triton HPE (diesel MT/AT e flex), L200 Triton Savana, L200 Triton GLS, L200 Triton GLX, L200 Triton GL, L200 Triton HLS e L200 Triton 2.4 GL. 

A Mitsubishi L200 Triton traz em seu DNA a verdadeira vocação off-road e uma história de mais de 20 anos de desenvolvimento e aprimoramento. 


Na Mitsubishi Cup, o maior campeonato de rali cross-country do País, a L200 Triton tem papel de destaque e é utilizada nas situações mais extremas pelos pilotos.

"As competições sempre foram nosso grande laboratório. Só no Rally dos Sertões, a maior prova off-road do País, a L200 Triton acumula seis títulos, dos 10 que a Mitsubishi tem. 
Além disso, somos o carro oficial dos dois maiores ralis do planeta, o Rally Dakar e o próprio Sertões, onde a L200 Triton é responsável pelo levantamento do roteiro da competição, passando no mesmo percurso dos competidores por diversas vezes. Isso só prova toda a força e resistência dessa picape, capaz de enfrentar os mais desafiadores caminhos", garante Robert Rittscher, presidente da Mitsubishi Motors do Brasil.


Tradição, evolução e pioneirismo
A L200 tem uma longa história de inovação e pioneirismo no Brasil. Chegou ao País em 1992, se tornando a primeira picape 4x4 cabine dupla a fazer parte da vida dos brasileiros. 

Com o passar dos anos, passou a ser produzida em Catalão (GO) e novos modelos foram incorporados, sempre com a evolução como ponto principal.


Das clássicas L200 e L200 GLS, que fizeram muito sucesso na década de 90, até a chegada da L200 Savana e L200 Sport, em 2004, muito trabalho de desenvolvimento para tornar essa uma das melhores picapes do Brasil. 

Ao longo dos anos, novos modelos foram surgindo, como a L200 Outdoor, grande referência no mercado brasileiro.

Em 2012, a linha L200 Triton ganhou cinco novos modelos, consolidando o amplo desenvolvimento e preocupação da Mitsubishi Motors em oferecer produtos de qualidade e prontos para qualquer desafio. 

Afinal, são 30 anos de história e mais de 250.000 cabines duplas vendidas no Brasil.


Nova tecnologia, novo conjunto
Na linha 2014, a L200 Triton recebe o novo Power Train, com câmbio automático decinco marchas com Sports Mode, que deixa as trocas ainda mais suaves, proporcionando economia de combustível e menor nível de ruído. 

O motor diesel 3.2L passa a ter 180 cv e 38 kgf.m, fazendo com que essa picape tenha uma ótima relação peso/potência, com 10,8 kg/CV. 

A L200 Triton tem agora 15 combinações de marcha, já que o veículo conta com tração 4x4 com reduzida.


"Fizemos um trabalho intensivo nesse Power Train. A relação do diferencial está alongada, o que deixa todo o conjunto silencioso e econômico. A primeira e segunda marchas estão mais curtas e garantem maior aceleração e agilidade na arrancada. A curva de torque está mais plana, o que otimiza o uso do motor e oferece durabilidade e economia", explica Reinaldo Muratori, diretor de engenharia e planejamento da Mitsubishi Motors.

As novidades também estão no exterior. A L200 Triton HPE ganha um design ainda mais sofisticado na parte dianteira, com nova grade, para choque e faróis de neblina. 

As rodas de liga leve 16" possuem desenho Open Line e os retrovisores têm rebatimento elétricoe sinalizadores em led que aumentam a segurança. 

O tanque de combustível está 20% maior e agora tem capacidade para 90 litros, dando muito mais autonomia nas grandes viagens.


Os bancos ganham um novo design, que privilegia a ergonomia, garantindo conforto para o motorista e passageiros, principalmente em longas viagens e trechos fora de estrada. 

Com maior retenção, os assentos tornam-se mais envolventes e são revestidos em material Premium Leather com dupla costura e espuma de alta densidade.

Conforto e praticidade
O interior traz elementos e equipamentos indispensáveis para quem não abre mão da praticidade e sofisticação. 

A L200 Triton HPE vem com os novos bancos em couro, kit multimídia Power Touch com GPS, rádio, CD, DVD, Bluetooth, além de ar-condicionado automático, direção hidráulica, piloto automático e comandos de áudio integrado ao volante. 


Ao todo, 16 porta objetos e 11 luzes de cortesia completam o conjunto, dando mais praticidade para o motorista e passageiros.

A L200 Triton é equipada também com keyless para abertura e fechamento das portas, botão one touch para acionamento dos vidros elétricos, travamento central das portas,temporizador para luzes de cortesia, travamento automático das portas por velocidade.

Na parte externa, a L200 Triton é projetada para um melhor aproveitamento aerodinâmico e o coeficiente de atrito é de apenas 0,47, o que resulta em mais performance, economia de combustível e menor ruído dentro do veículo.


A tampa traseira tem brake light integrado, as maçanetas são cromadas e o engate traseiro é removível com tomada elétrica. Para facilitar o uso em todas as situações, o raio de giro é excelente, com 5,9 metros.

Elementos exclusivos - SDS, Full Displacement e LSD Hybrid
O conjunto de suspensão tem o exclusivo sistema SDS (Sport Dynamic Suspension), que reduz o movimento da carroceria e deixa o veículo ainda mais estável, tanto no asfalto como no uso off-road. 


A nova calibragem da suspensão proporciona o mesmo nível de conforto e segurança com o carro vazio ou carregado com mais de uma tonelada, até em pisos irregulares.

Os exclusivos amortecedores Full Displacement permitem uma resposta dinâmica mais rápida, sem hesitações, proporcionando estabilidade e agilidade, e aumentando o conforto em todas as situações.

O conjunto de rodas/pneus não tende a se projetar com velocidade em buracos e depressões. 


O resultado é o conforto e a segurança ainda maior para o motorista e passageiros, sem contar com a facilidade para vencer obstáculos ou mesmo trafegar nas mais severas condições.

Os veículos contam também com o LSD Hybrid no diferencial traseiro, que permite a transposição de obstáculos severos, já que transfere automaticamente a tração para a roda que necessita de mais força.


Autonomia comprovada
Para comprovar a eficiência do novo Power Train, aliado ao tanque de combustível com maior capacidade, a Mitsubishi Motors, com auditoria da KPMG, realizou um teste inédito: uma viagem de São Paulo até Brasília, mas sem paradas para reabastecimento, e mais de 1.000 km de autonomia.

Ao volante, ninguém menos que Ingo Hoffmann, 12 vezes vencedor da Stock Car e campeão brasileiro de rali a bordo de uma L200 Triton.


"Conheço essa picape há muito tempo. Foi com ela que iniciei nas provas de rali. A L200 Triton é fantástica, não só nas provas off-road, mas também em grandes viagens, como essa que fizemos. 

Foi muito bom poder fazer parte dessa aventura e, o melhor, sem precisar parar no posto para abastecer", enaltece Hoffmann.

Força e tração
A L200 Triton HPE 2014 está disponível com duas opções de motores: flex e diesel. O novo motor diesel tem 3.2 L DID-H, 16 válvulas, DOHC com injeção eletrônica direta Common-Rail, corrente de comando, turbo intercooler frontal, resultando em eficiência, baixos índices de vibração e ruído, além de menor emissão de poluentes. 


A potência é de 180 cv a 3.500 rpm e torque de 38 kgf.m a 2.000 rpm. A versão a diesel tem dois tipos de transmissão, automática ou manual.

A versão flex é equipada com o motor mais potente da categoria: 3.5L V6 MPI, 24 válvulas, SOHC, desenvolvendo potência de 205 cv a 5.000 rpm e torque de 33,5 kgf.m a 3.500 rpm com etanol e 200 cv a 5.000 rpm e torque de 31,5 kgf.m a 3.500 rpm com gasolina. 

Graças a tecnologia brasileira, o motor flex foi projetado para funcionar com ambos os combustíveis em qualquer proporção.


Mitsubishi L200 Triton Savana
A L200 Triton Savana vem com a aventura como item de série. Essa picape é sucesso por onde passa, graças ao visual arrojado, inovador e componentes exclusivos.

A carroceria é reforçada em seis pontos e garante ainda mais segurança e versatilidade. Equipado como novo Power Train diesel da linha L200 Triton, a L200 Triton Savana conta com snorkel, que permite atravessar trechos alagados com até 800 mm de profundidade, rack de teto, ideal para o transporte de grandes objetos sobre a cabine, prancha, que auxilia em situações extremas de baixa aderência, e duas caixas para acessórios na caçamba.


Para enfrentar o barro e a lama, vem com pneus Scorpion Mud 255/70 R16 e rodas em aço, que reforçam o visual off-road dessa picape.

Na parte externa, detalhes em duas cores conferem ao veículo uma aparência ainda mais moderna.

Agressivo por fora e confortável por dentro. A L200 Triton Savana transporta até cinco passageiros e vem equipada com kit multimídia Power Touch, ar-condicionado automático, vidros, retrovisores e travas elétricas.


Os bancos recebem uma capa em neoprene e o tapete de borracha deixa o interior ainda mais elaborado, versátil e funcional.

Linha L200 Triton
Além da L200 Triton HPE e L200 Triton Savana, a Mitsubishi oferece uma linha completa de cabines dupla.

A L200 Triton GLS, L200 Triton GLX e a L200 Triton GL (exclusiva para frotistas), são veículos para quem procura confiabilidade, custo benefício e praticidade para o dia a dia, já que a caçamba tem maior capacidade de carga.


Para quem procura um veículo robusto, mas não faz uso da tração 4x4, a L200 Triton HLSé o carro ideal. 

Com o mesmo DNA da linha L200 Triton, tem motor 2.4 Flex, 4 cilindros em linha, 16 válvulas, SOHC, injeção eletrônica multiponto sequencial que desenvolve uma potência de 142 cv a 5000 rpm e torque de 22 kgf.m a 4000 rpm (etanol).

Todas as versões são equipadas com ar-condicionado, retrovisores com ajuste elétrico, tanque de 90 litros e a nova grade frontal, que reforça o design exclusivo e visual robusto dessas cabines duplas.


Na linha 2014, todos os modelos diesel recebem o novo Power Train, que deixa a L200 Triton ainda mais completa e pronta para todos os desafios. Os veículos têm três anos de garantia.

Tecnologia e eficiência
Em todas as versões 4x4 da linha L200 Triton 2014, o sistema de tração é o Easy Select 4WD, que permite a opção de três modos distintos de atuação: 4x2 - somente tração traseira, recomendado para uso urbano/rodovias e se traduz em economia de combustível e menor nível de ruído, 4x4 - tração nas quatro rodas, ideal para pistas de baixa aderência, como terra, areia, cascalho, lama etc., e a 4x4 com reduzida - indicada para uso em situações em que se faz necessária força total, como a transposição de obstáculos, tarefa facilitada pelo diferencial traseiro de escorregamento limitado LSD Hybrid (com exceção das versões GLX 3.2 M/T e GL 3.2 M/T), que transfere automaticamente a tração para a roda que necessita de força.


A suspensão dianteira é independente, com braços triangulares duplos, amortecedores hidráulicos, molas helicoidais e barra estabilizadora.

Suas dimensões são ideais para todos os tipos de uso. A L200 Triton HPE tem 5.115 mm de comprimento, 1.800 mm de largura, 1.780 mm de altura e entre eixos de 3.000 mm. 


A aptidão para o off-road também está refletida nos ângulos de entrada (39º) e saída (29º), além da altura livre do solo com 220 mm.

A caçamba é um item indispensável para quem usa o carro no trabalho ou lazer. Somada ao espaço interno, traz muita funcionalidade, já que é adequada para levar diversos tipos de materiais e, ao mesmo tempo, a família.

Toda a linha L200 Triton 2014 é equipada com pacote antirruído, que inclui dupla vedação das portas e forrações internas, garantindo baixo nível de ruído na cabine. Os estribos laterais facilitam o acesso ao veículo e reforçam o DNA da marca.


Segurança
A grande preocupação da Mitsubishi Motors com a segurança está presente em toda a linha L200 Triton. 

O chassi projetado para incrementar a resistência à flexão e à torção, torna esta picape um veículo muito seguro para qualquer situação. 

A cabine conta com o sistema RISE de deformação programada, em caso de colisão, coluna de direção, pedal e o espelho retrovisor interno colapsáveis, barras de proteção lateral, além de airbag duplo.

O sistema de freios também recebe novidades e conta agora com a tecnologia 4-ABS com EBD e BAS, que distribui eletronicamente a força de frenagem em cada roda, mantendo o veículo em uma trajetória correta e segura mesmo em situações limites de utilização dos freios.

A força e robustez são itens de série da L200 Triton: é ágil e prática nas mais severas condições e transforma os passeios com a família em conforto, espaço e praticidade.


Símbolo máximo de resistência
A L200 Triton tem sua marca registrada nas grandes indústrias do Brasil, atuando como veículo essencial para realizar os mais diversos trabalhos. 

Já são mais de 2.000 empresas com necessidades severas de operação e transporte que tem a L200 Triton em sua frota desempenhando os mais variados serviços.

Um exemplo disso é a mineradora Vale, que elegeu em 2004 a L200 Triton como o carro oficial de sua frota, graças à sua força e resistência, necessárias nas mais severas condições.

A Polícia Militar Ambiental utiliza a L200 Triton para enfrentar os mais difíceis acessos e terrenos durante o trabalho, assim como o Instituto Chico Mendes, que usa a picape no trabalho ambiental de fiscalização e manutenção dos parques. 

O Projeto Onçafari desenvolve a exploração sustentável do Pantanal e só uma picape como a L200 Triton é capaz de transpor todos os obstáculos em meio à mata nativa. 

Na construção do gasoduto Amazonas, a L200 Triton teve papel fundamental para desbravar novas regiões percorrendo terrenos sem estradas ou trilhas. 

No Projeto Funai, a L200 Triton tem uma importância significativa, já que transporta a população indígena de suas aldeias, que ficam em áreas de difícil acesso, para postos de saúde.

Cores
A linha L200 Triton 2014 está disponível nas concessionárias de todo o País em oito opções de cores: Branco Alpino, Prata Tecno, Prata Rhodium, Preto Ônix, Cinza Londrino, Vermelho Bordeaux, Vermelho Mônaco e Verde Pantanal.

Preços
L200 Triton HPE 3.2 Diesel A/T - R$ 126.990
L200 Triton HPE 3.2 Diesel M/T - R$ 116.990
L200 Triton HPE 3.5 Flex A/T - R$ 103.990
L200 Triton Savana - R$ 116.990
L200 Triton 3.2 Diesel GLS - R$ 99.990
L200 Triton 3.2 Diesel GLX - R$ 91.990
L200 Triton 2.4 Flex HLS - R$ 76.990
L200 Triton GL - Sob consulta, venda direta.


ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.