Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quinta-feira, 5 de junho de 2014

A RENAULT COMEMOROU O DIA MUNDIAL DO AMBIENTE, HOJE, COM A ENTREGA DE 10 VEÍCULOS RENAULT ZERO-EMISSÃO QUE INTEGRAM O PROJETO ECOELÉTRICO DE CURITIBA. OS CARROS SERÃO USADOS PELA GUARDA MUNICIPAL NO PATRULHAMENTO DA CIDADE E PELA SETRAN NO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO E PELO INSTITUTO DE TURISMO.



A partir de hoje 10 veículos elétricos Renault - cinco unidades do Zoe, três do Kangoo Z.E e dois do Twizy, começam a circular por ruas, praças e parques de Curitiba, transformando a capital paranaense, no Dia Mundial do Meio Ambiente, em uma das cidades brasileiras com maior frota de veículos 100% elétricos no serviço público.

Os carros foram entregues oficialmente hoje à prefeitura dentro do Projeto Ecoelétrico, anunciado em fevereiro deste ano, e serão usados durante todo o período da Copa do Mundo no suporte à fiscalização do trânsito, ronda, patrulhamento, centro móvel de informações turísticas e no programa escola pública de trânsito.





O Projeto Ecoelétrico, que compreende quatro fases (de 2014 a 2020) e um total de 13 veículos (três são miniônibus), é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Curitiba, em parceria com a Aliança Renault-Nissan, Itaipu Binacional e CEIIA (Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel) de Portugal.

O projeto atende às diretrizes do Programa de Mobilidade Urbana Sustentável do município, que prevê a implantação de modais de nova geração, com baixo impacto ambiental.

“A Renault é uma referência mundial em soluções em mobilidade urbana 100% limpa. É muito gratificante de ver hoje a parceria da nossa expertise com o igualmente inovador Projeto Ecoelétrico de Curitiba”, destacou Alain Tissier, vice-presidente da Renault do Brasil.

Os veículos movidos à eletricidade têm como principais características a emissão zero de ruídos e de poluentes.

O Projeto Ecoelétrico representa a primeira e maior parceria do País envolvendo utilização de veículos 100% elétricos no serviço público.



A Renault cederá em comodato três veículos Kangoo e os demais serão fornecidos Itaipu Binacional, todos sem custos à Prefeitura, conforme o contrato de comodato firmado entre as partes.

“Esta parceria representa a valorização da questão ambiental e o respeito ao ser humano, na medida em que a busca de alternativas menos poluentes proporciona melhor qualidade de vida para a população”, destaca o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet.

A Guarda Municipal utilizará os carros para ronda e patrulhamento nos parques da cidade, no zoológico e ainda como módulo móvel que circulará pelas praças.

Já a Setran deve utilizá-los em seu programa de educação no trânsito e também como suporte às atividades de seus agentes.

Por fim, o Instituto Curitiba de Turismo irá destinar os veículos para um Centro Móvel de Informações Turísticas, que transitará em locais estratégicos de grande aglomeração de turistas como Arena da Baixada e polo hoteleiro.

Outro objetivo é dar suporte às atividades recreativas e culturais.

Segundo a prefeitura, o projeto Curitiba Ecoelétrico é uma das primeiras ações da capital paranaense no cumprimento das recomendações do termo de compromisso para a redução das emissões de gases e de riscos climáticos, assinado durante o C 40, em Joanesburgo, África do Sul. Ele foi elaborado em quatro fases, de 2014 a 2020.



Mobilidade elétrica
A operação do Ecoelétrico compreende a instalação de 10 postos de abastecimento (eletropostos) instalados em sete diferentes locais: Praça Rui Barbosa, Parque Tanguá, Parque Barigui, Secretaria de Administração, Prefeitura-Palácio 29 de Março, Setran- Prado Velho, Jardim Botânico.

Toda a operação da frota será monitorada online pelo sistema Mobi.Me, da CEIIA, com a atualização de indicadores sobre CO² poupado, energia consumida, economia em relação a veículos convencionais, número de viagens e distâncias percorridas.

A autonomia dos veículos varia de acordo com o modelo. Com a bateria totalmente carregada, o Renault Zoe tem autonomia de 210 Km; o Renault Kangoo Z.E. 125 Km e o Renault Twizy 100 Km.

Já os micro-ônibus possuem uma autonomia de 100 Km, quando totalmente abastecidos. O eletroposto consiste em uma estrutura com um cabo que é conectado ao veículo para recarga.

Aliança
No Brasil, a Renault já comercializou 62 unidades da sua gama Z.E. (Zero Emissão), todas elas destinadas a instituições e empresas que desenvolvem projetos voltados ao uso e disseminação dessa tecnologia: foram dois carros para a CPFL (Zoe e Twizy); 54 para Itaipu Binacional (dois Twizy B.U., 32 em regime SKD e 20 Zoe), e outros seis modelos (Kangoo Maxi Z.E) para Fedex.

“Hoje contamos com a parceria de grandes empresas para o desenvolvimento do projeto de veículos elétricos no país, os quais contribuem para a difusão desta nova tendência de mobilidade urbana", destaca Silvia Barcik, coordenadora do Projeto de Veículos Elétricos da Renault no Brasil.

A Aliança Renault-Nissan lidera o segmento de veículos zero emissão e investe 4 bilhões de euros no desenvolvimento dessa tecnologia.

Desde o início da comercialização, foram mais de 100 mil veículos elétricos vendidos pela Aliança no mundo.

Renault vendeu mais de 19 000 veículos elétricos em 2013, em um mercado que cresceu 83 % em relação a 2012.

A Renault, que traz o desenvolvimento de tecnologia em eficiência energética em seu DNA, oferece a gama Z.E. (Zero Emissão), composta por 4 modelos: Renault Fluence, Renault Zoe, Renault Twizy e Renault Kangoo Z.E.

Os veículos zero emissão estão cada vez mais presentes no dia a dia das grandes cidades e são uma tendência.

“Para a Renault, o veículo elétrico não é futuro, é o presente”, afirma Olivier Murguet, presidente da Renault do Brasil. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.