Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

segunda-feira, 30 de junho de 2014

O SUCESSO DO FOCUS QUE JÁ VENDEU 140 MIL CARROS NO MUNDO DESDE 2002, LEVOU A FORD A LANÇAR A VERSÃO ST DE 185 CAVALOS, COM MOTOR DIESEL - QUE NÃO PODERÁ SER VENDIDO NO BRASIL - E A VERSÃO ECOBOOST, A GASOLINA, DE 250 CV, QUE CHEGA DE 0 A 100 KM/H EM 6,5 SEGUNDOS E A 248 KM/H DE VELOCIDADE MÁXIMA, MAS COM CONSUMO DE 14,7 KM/L. O NOVO CARRO SERÁ APRESENTADO NO GOODWOOD FESTIVAL OF SPEED, NO INÍCIO DE 2015


A Ford lançará seu novo Focus na versão ST, com aprimoramentos que melhoram o desempenho, a dirigibilidade e a economia de combustível do esportivo, 
no Goodwood Festival of Speed, tradicional evento do Reino Unido voltado a carros de alta performance.

O Focus ST ganha pela primeira vez uma versão a diesel. O carro traz tecnologias avançadas de controle de chassi, suspensão e direção e um visual mais agressivo que inclui a opção de pneus de 19 polegadas feitos sob medida.


O novo Focus ST com motor diesel 2.0 TDCi de 185 cv acelera de 0 a 100 km/h em 8,1 segundos e tem velocidade máxima de 217 km/h, com um consumo de apenas 22,72 km/l. 

Na versão EcoBoost 2.0 a gasolina, de 250 cv, faz de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos e chega a 248 km/h, com consumo de 14,7 km/l – o menor já obtido em um Focus ST a gasolina.

Os dois modelos vêm com sistema Auto Start-Stop, que desliga o motor nas paradas e o religa automaticamente para economizar combustível, e transmissão manual de seis velocidades. 


Suas relações de marcha foram desenvolvidas individualmente para cada motor para uma aceleração rápida nas arrancadas e velocidade de cruzeiro confortável.

Dinâmica aprimorada
Refinar a experiência de direção foi o objetivo principal no desenvolvimento do novo Focus ST, feito pelo Ford Team RS, braço europeu do grupo global de veículos de desempenho da marca. 

A suspensão traz novas molas dianteiras e nova calibração dos amortecedores dianteiros e traseiros para um comportamento dinâmico ainda mais afiado.

O controle eletrônico de estabilidade ganhou uma nova função, a “Electronic Transitional Stability”, que monitora a estabilidade do veículo e as ações do motorista e intervém conforme a necessidade para manter o controle em mudanças rápidas de direção em velocidade, como numa mudança de faixa. 


O controle eletrônico de torque em curvas também foi revisado para otimizar a tração e a agilidade.

"A Ford tem reputação em hatchbacks de desempenho com excelente dinâmica de direção e o novo Focus ST faz jus a esse pedigree", diz Joe Bakaj, vice-presidente de Desenvolvimento do Produto da Ford Europa.

Visual esportivo
O novo Focus ST tem um estilo mais alegre e agressivo que a geração anterior, com capô esculpido, faróis mais finos com lentes escurecidas e carroceria rebaixada. 

O pacote inclui saias laterais na cor da carroceria, spoiler traseiro redesenhado e escapamento duplo central. 

As opções de cores são tangerina Scream, branco Frozen, preto Panther e vermelho Race, além das novas cinza Stealth e azul Deep Impact.


A cabine de estilo “cockpit” ganhou um design mais simples e intuitivo. O painel de instrumentos exibe três novos mostradores, de pressão do turbo, temperatura e pressão de óleo. 

O volante revestido em couro macio, a alavanca do câmbio em cromo acetinado e os pedais esportivos também são novos, assim como os bancos desenvolvidos pela Ford junto com a Recaro.

Tecnologias avançadas
O Focus ST vem com sistema de conectividade Ford SYNC 2, com controle de voz para áudio, navegação, temperatura e celular. Sua tela de oito polegadas, sensível ao toque e de alta definição, exibe o logotipo ST ao iniciar.

Os faróis adaptativos com lâmpadas Bi-Xenon HID, que ajustam a intensidade e o ângulo do facho conforme a velocidade do veículo, o ângulo de direção e a distância dos objetos, são outra novidade. 

O carro traz ainda alerta de tráfego cruzado e uma versão aprimorada do sistema de frenagem ativa na cidade, capaz de evitar colisões em velocidades de até 50 km/h.

Goodwood
O Goodwood Festival of Speed foi o local escolhido para a apresentação do modelo, que chega ao mercado europeu no começo de 2015 nas versões de cinco portas e perua. 

Desde que o Focus ST foi lançado, em 2002, a Ford já vendeu mais de 140.000 unidades do modelo em 40 países.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.