Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

segunda-feira, 30 de junho de 2014

A FORD PELA TERCEIRA VEZ CONSECUTIVA CONQUISTA O PRÊMIO DE MELHOR MOTOR DO ANO DE 2014 COM O PROPULSOR DE TRÊS CILINDROS 1.0. O SEGUNDO LIGAR FICOU O MOTOR 4.5 V8, DA FERRARI




MECÂNICA ONLINE® 

Nº 71 — 30 / 06 / 2014



Três vezes o melhor motor mundial

Nova tendência mundial em motorização fica ainda mais evidente com a conquista do motor de três cilindros 
EcoBoost 1.0 litro, da Ford, 
eleito o “International Engine of the Year – 2014”.



Tricampeão! No clima da Copa do Mundo 2014 uma das mais prestigiadas premiações automotivas mundiais anunciou a conquista, pela terceira vez seguida, da motorização 1.0 litro EcoBoost, produzida pela Ford, como vencedora do “Engine of the Year 2014”.

Com um júri de 82 jornalistas automotivos de 34 países, inclusive o Brasil, o prêmio tem como base os critérios de dirigibilidade, desempenho, economia, refinamento e eficiência na aplicação de tecnologias avançadas nos motores. 


A premiação é organizada desde 1999 pela revista Motor Technology International.

Também pela terceira vez consecutiva o Mecânica Online® fez parte do seleto grupo de jurados. 

A conquista da Ford revela que as recentes tecnologias mecânicas buscam soluções alinhadas com eficiência energética, redução no consumo e na emissão de gases, mas sem perder desempenho. 



Observamos motores menores oferecendo rendimento anteriormente de motores maiores.

Entre os motores vencedores observamos a combinação de alta tecnologia, redução de peso e projetos com indução forçada. 

Embora tenhamos dois motores vencedores naturalmente aspirados. Também é destaque o aumento de aplicação de motores elétricos. 

Esse ano participaram novos produtos totalmente elétricos na categoria de motores verdes, com inovações importantes vindo da BMW, Tesla e Renault.

Muita expectativa em torno da categoria que escolhe o mais novo motor do ano, que representa o maior desenvolvimento de powertrain dos últimos 12 meses. 

Com uma série de novos motores BMW, incluindo o propulsor do i3, bem como o a gasolina de três cilindros e as unidades diesel no novo mini, a marca alemã foi surpreendida por sua fiel concorrente Mercedes-Benz e o seu motor 2.0 litros turbo AMG, que rende 360 cv.

Com três cilindros e uma tecnologia que combina injeção direta de combustível, turbo e comando variável de válvulas para reduzir o consumo sem sacrificar a potência, o propulsor ultra eficiente de 999 cilindradas desenvolvido pela Ford com a tecnologia EcoBoost alcançou 351 pontos, 70 a mais que o segundo colocado.

O EcoBoost 1.0 é oferecido atualmente na Europa e nos Estados Unidos em carros compactos como New Fiesta e B-MAX e modelos médios como Focus, C-MAX e Grand C-MAX. 

Num futuro próximo, vai equipar carros maiores como o novo Mondeo. Ele também será oferecido nos furgões Transit Connect e Transit Courier e nas vans de passageiros Tourneo Connect e Tourneo Courier.

A oferta do novo motor está sendo ampliada para vários mercados do mundo e já está disponível no Novo EcoSport vendido na Índia e na China e este ano será oferecido também no New Fiesta, na América do Norte.

Apesar da Ford anunciar um motor três cilindros para o Novo Ka, ele não será o vencedor que já roda mundo afora. 

Para o Brasil, o projeto será totalmente novo e exclusivo. 
Vamos aos vencedores em cada categoria.

Motor Internacional do Ano – Edição 2014
1. Ford 999 cc três cilindros turbo – 351 pontos, Ford Fiesta, B-Max, Focus, C-Max, Grand C-Max, (100 ps, 125 ps), EcoSport (125 ps) e Tourneo Connect (100 ps).

2. Ferrari 4.5 litros V8 – 281 pontos, Ferrari 458 Italia / Spider (570 ps), 458 Speciale (605 ps).

3. Volkswagen 1.4 litro TSI Twincharger – 254 pontos, Volkswagen Polo (192 ps), Beetle, Eos, Jetta, Passat, CC, Tiguan (160 ps), Touran / Cross Touran (140 ps, 170 ps), Audi A1 (185 ps), Seat Ibiza, Alhambra (150 ps), Ibiza Cupra (180 ps), Skoda Fabia RS (180 ps).

Melhor motorização até 1.0 litro
1. Ford 999 cc três cilindros turbo, Ford Fiesta, B-Max, Focus, C-Max, Grand C-Max, (100 ps, 125 ps), EcoSport (125 ps), Tourneo Connect (100 ps).

Melhor motorização entre 1.0 e 1.4 litro
1. Volkswagen 1.4 litro TSI Twincharger, Volkswagen Polo (192 ps), Beetle, Eos, Jetta, Passat, CC, Tiguan (160 ps), Touran / Cross Touran (140 ps, 170 ps), Audi A1 (185 ps), Seat Ibiza, Alhambra (150 ps), Ibiza Cupra (180 ps), Skoda Fabia RS (180 ps).

Melhor motorização entre 1.4 litro e 1.8 litro
1. BMW / PSA Peugeot Citröen 1.6 litro turbo a gasolina, Mini Clubman Cooper S, Countryman Cooper S, Coupe / Roadster Cooper S, Paceman Cooper S (184 ps), Clubman Cooper Works, Coupe / Roadster Cooper Works (211 ps), Countryman Cooper Works, Paceman Cooper Works (218 ps), Peugeot 208, 3008, 508 (156 ps), 308 (125 ps, 156 ps), 5008 (156 ps, 163 ps), 208 GTI (200 ps), RCZ (156 ps, 200 ps), RCZ R (270 ps), Citroen DS3 (156 ps), DS3 Racing (202 ps), C4 (156 ps), DS4 Racing (163 ps, 200 ps), C4 Picasso / Grand Picasso, C5 (156 ps), DS5 (156 ps, 200 ps).

Melhor motorização entre 1.8 litro e 2.0 litros
1. Mercedes-AMG 2.0 litros turbo, Mercedes-Benz A45 AMG, CLA45 AMG, GLA45 AMG (360ps).

Melhor motorização entre 2.0 litros a 2.5 litros
1. Audi 2.5 litros cinco cilindros turbo Audi RS Q3 (310 ps)

Melhor motorização entre 2.5 litros a 3.0 litros
1. BMW 3.0 litros Twin-power turbo seis cilindros a gasolina, BMW 135i, 640i, 740i (320 ps), 235i (326 ps), 335i, 435i, Z4 35i, 535i, X3 35i, X5 35i, X6 35i (306 ps), Z4 35is (340 ps).

Melhor motorização entre 3.0 litros a 4.0 litros
1. McLaren 3.8 litros V8, McLaren 650 S (650 ps), 12C (625 ps).

Melhor motorização acima de 4.0 litros
1. Ferrari 4.5 litros V8 Ferrari 458 Italia / Spider (570 ps), 458 Speciale (605 ps)

Motorização verde do ano 2014
1. Tesla Full-electric powertrain, Tesla Model S (306 ps, 367 ps, 422 ps)

Mais novo motor do ano 2014
1. Mercedes-AMG 2.0 litros turbo
(Mercedes-Benz A45 AMG, CLA45 AMG, GLA45 AMG) (360ps)

Motor de melhor performance de 2014
1. Ferrari 4.5 litros V8 (Ferrari 458 Italia / Spider) (570ps), 458 Speciale (605ps).

..........................................................................................................................................................
Tarcisio Dias – Profissional e Técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânica com habilitação em Mecatrônica e Radialista, é gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a Coleção AutoMecânica.

E-mail: redacao@mecanicaonline.com.br

Coluna Mecânica Online® - Menção honrosa (segundo colocado) na categoria internet do 7º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo 2013, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.