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sexta-feira, 17 de abril de 2015

EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA, CARROS DE COMBATE, VIATURAS POLICIAIS SÃO AS ESTRELAS DA LAAD DEFENSE & SECURITY 2015 QUE SE ENCERRA HOJE NO RIOCENTRO, COM A PARTICIPAÇÃO DE MILITARES DE TODA A AMÉRICA LATINA E EXPOSITORES DE DIVERSOS PAÍSES. IVECO MOSTROU SUAS MENINAS DOS OLHOS E AGRALE NOVIDADES DE CARROS DE TRANSPORTE.


Texto e fotos: Arnaldo Moreira


O Rio de Janeiro sedia até hoje (17/4), no Riocentro, a edição de 2015 da mais importante feira de produtos de Defesa e Segurança da América Latina, a LAAD Defense e Security.



O certame reúne cerca de 700 expositores brasileiros e estrangeiros e conta com a presença de delegações de 70 países, a maioria militares, que vêm conhecer o que há de mais moderno em termos de tecnologia desses setores.



Quem visita a LAAD, que tem o apoio institucional do Ministério da Defesa brasileiro, se depara com modernos veículos militares e policiais, além de poder conhecer equipamentos e até pilotar um navio de guerra num simulador.  


Empresas fabricantes de aviões de combate, de reconhecimento, de submarinos decoram os pavilhões do centro de exposições carioca.


Voltada exclusivamente a profissionais da área, a LAAD tem o objetivo de apresentar novos produtos e tecnologias para a modernização e reaparelhamento das Forças Armadas do Brasil, que representa uma parcela significativa dos investimentos militares na América Latina. 


Em sua 12ª edição, ela reúne as principais autoridades e comandantes do Exército, Marinha, Aeronáutica, Polícia Militar, Bombeiros e Polícia Civil de todos os estados do Brasil, além de empresas do setor, e ainda conta com delegações de mais de 70 países.


Ford com Cargo, Série F e Ranger. 
Além do caminhão Cargo 2629 6x4 implementado com caçamba para serviços pesados, o Cargo 816 equipado para o transporte de presos de penitenciárias, utilizado pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo.

A mostra inclui também dois protótipos de uso militar preparados para o Exército: o caminhão F-4000 4x4 implementado como ambulância e uma picape Ranger Cabine Dupla XL 2.2 em versão patrulheira. 

Há ainda um veículo especial de exibição, o F4 Milha, produzido a partir de um F-4000 4x4 com cabine dupla e vários acessórios.

“A LAAD é um evento de relacionamento e uma oportunidade de mostrar o grande potencial de nossos veículos para uso na área militar e de segurança”, diz Antonio Baltar, gerente de Marketing e Vendas da Ford Caminhões. 


Segundo ele, os pontos mais importantes que os clientes desse segmento buscam nos veículos especiais são a robustez e a durabilidade, aspectos nos quais a Ford não tem poupado investimentos. 



"Os nossos caminhões são referência em custo-benefício e um exemplo é o protótipo do F-4000 4x4 ambulância desenvolvido para o Exército, o único 4x4 da categoria com capacidade para se movimentar em qualquer terreno”, ressaltou.

Protótipos para o Exército
O novo F-4000 4x4 equipado como ambulância do Exército é um protótipo que combina as características de desempenho off-road do veículo em uma unidade capaz de realizar serviços de remoção em locais de difícil acesso. 


Além de maca, dispõe de espaço para quatro atendentes e equipamento médico completo.



Único caminhão leve com tração integral no mercado, com peso bruto total de 6.800 kg, o F-4000 4x4 tem ângulo de entrada de 26 graus e ângulo de saída de 27 graus que facilitam a rodagem em qualquer terreno. 

É equipado com motor Cummins ISF 2.8 de 150 cv, preparado para o biodiesel B20, transmissão Eaton de cinco velocidades, eixo e suspensão revisados e freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem.



A Ford Ranger preparada para uso como patrulheira é outro protótipo voltado à aplicação militar. 

Tem motor 2.2 diesel de 150 cv com câmbio manual de seis velocidades e tração 4x4. A sua adaptação inclui piso revestido em PVC, bancos revestidos em courvin, estribos laterais antiderrapantes, para-choque de impulsão com proteção dos faróis, santantônio, engate para reboque, capota marítima e sinalizadores dianteiros, traseiro e no motor.


AGRALE APRESENTA FAMÍLIA MARRUÁ


A viatura Agrale Marruá AM 41 – VTNE 2 ½ toneladas 4X4 foi desenvolvida especialmente para atender às necessidades das Forças Armadas no transporte de equipamento, carga e pessoal em qualquer terreno – com capacidade total para 2.500 kg de carga + 2.500 kg de reboque. 

Entre as características do caminhão 4x4 estão o motor MWM de 165 cv e a caixa de transferência de dupla velocidade.



O Agrale Marruá AM31 – VTNE 1 ½ t 4X4 é indicado para transporte de tripulantes ou carga de 1.500 kg mais reboque de 1.500 kg, carroceria metálica, e cabine com teto rígido e caixa de transferência de dupla velocidade e motorização MWM de 150 cv.



Já a viatura Agrale Marruá AM21 - VTNE 3/4 é destinada para o transporte de tripulantes ou carga de 750 kg mais reboque de 750 kg, com capota removível e carroceria metálica com teto de vinil. 

O veículo exposto na LAAD 2015 é a versão fornecida às tropas em missões de paz da ONU.

O Agrale Marruá VTL REC é um veículo desenvolvido para operações militares de reconhecimento. 

É equipado com reparo para metralhadora de calibre 7.62 ou 0.50. 

Com motorização diesel MWM de 140 cv, oferece autonomia de 800 km e capacidade de carga de 750 kg mais reboque de 750 kg.


Em 10 anos de atuação no mercado, a família Marruá conquistou grande destaque e reconhecimento pelo seu desempenho e comportamento únicos nas mais exigentes aplicações, principalmente, nas Forças Armadas Brasileiras e de diversos outros países.


SCANIA LEVA SUA EXPERIÊNCIA EM SEGURANÇA E DEFESA




A montadora esta presente no espaço da Associação Sueca da Indústria de Defesa e Segurança (SOFF). 

“Queremos ser fornecedores de soluções para o Exército brasileiro e temos ampla participação no segmento em toda a Europa, em países como Noruega, Suécia, Finlândia e França, com nossa linha especial para caminhões, ônibus, motores industriais e marítimos para operações de defesa e manutenção da paz”, acrescenta o executivo.

“Somos referência em soluções para operações de resgate das forças militares, e nosso objetivo é mostrar um pouco de nossa experiência para os visitantes do evento”, diz Hugo Nicioli, responsável pelo segmento Public Special da Scania Latin America.

Um dos diferenciais da Scania é o sistema modular de produção, que permite atender com alto desempenho às situações mais exigentes, com robustez e torque para operações em terrenos acidentados, desérticos ou alagados, e de baixas temperaturas.

“Customizamos os veículos com diferentes combinações de eixo, suspensão, motorização, engrenagem e chassis para várias aplicações a partir de um número de componentes básicos”, explica Nicioli.

A rede distribuidora mundial da Scania facilita o acesso a peças, o que é vital para um país de dimensões continentais como o Brasil, assim como em ações no exterior, e traz vantagens efetivas nas operações militares. “Esse sistema garante manutenção e reparos simplificados, com menos ferramentas e peças em estoque que dão agilidade”, diz.

Novidades



Em 2015, a Scania terá disponível o caminhão 6x6 para atender todo o mercado na América Latina. Preparado para ambientes hostis e severos, o veículo tem atributos como tomada de ar alta (ideal para ambientes com muita poeira), ângulo de ataque de 30° e transposição de rampa de 60%, que é equivalente a um ângulo de 31º.

O caminhão conta com sistema de tração mais robusto, luzes de blackout nos padrões da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e é capaz de vencer obstáculos verticais de até 35cm. “O Scania 6x6 foi testado em condições extremas e atende às normativas do Exército brasileiro”, conta Nicioli.

Potência na terra e no mar



Com quase um século de atuação no segmento de resgate e combate a incêndios, a montadora é a primeira opção das brigadas de resgate em países nórdicos, que têm algumas das normas de segurança mais exigentes do mundo.

Ano passado, a Scania foi a única empresa apta a fornecer no Brasil caminhões ao Corpo de Bombeiros. 


A corporação exigia, entre outras características, cabine dupla original de fábrica, um item fundamental para a operação dos veículos e para a segurança dos tripulantes. 

Ao todo, 60 unidades foram importadas e entregues às cidades de Brasília e São Paulo. 

Os caminhões têm tração integral 4x4 para o combate a incêndios florestais e tração 4x2 para o combate a incêndios na cidade e resgates em geral. 

Algumas unidades ainda são equipadas com escada giratória, e todos os veículos contam com motor Euro 5 e caixas de câmbio automáticas.

“Além da gama de produtos que já oferecemos, buscamos ampliar constantemente nosso portfólio por meio de pesquisa e desenvolvimento em busca de soluções para novos mercados e diferentes aplicações”, afirma Hugo.

Para as operações militares em terra, os motores V8 da Scania com torque elevado em baixas rotações oferece maior economia de combustível em trabalhos mais pesados e, também, com cargas leves.

No mar, os motores Scania são usados em embarcações de defesa, navios de combate, barcos-ambulância, de bombeiros e de patrulha, por responderem a aplicações marítimas exigentes, em que a carga pode ser muito elevada em condições desafiadoras. As Marinhas da Suécia e Noruega, por exemplo, são equipadas pela Scania.



MENINAS DOS OLHOS DA IVECO NA LAAD: O GUARANI E O LMV


A Iveco Veículos de Defesa apresenta na feira o blindado Guarani produzido em parceria com o Exército brasileiro e o jipe todo o terreno LMV, considerados as meninas do olhos da empresa, além do Trakker, e o M40E15WM e os equipamentos da New Holland Construction e FPT.

O Guarani, nome da famosa obra do maestro Villa-Lobos, chamou a atenção dos visitantes 
pelo design e o porte. O blindado tem ar condicionado, 

Eles entravam, sentavam-se nas poltronas para 11 soldados do carro que pesa 18 toneladas, é anfíbio, atinge 110 km/h, tração 6x6 e oferece alta proteção balística e antiminas. 

O veículo já é usado em vários países que compõem a Otan, Itália, Espanha, Bélgica, Áustria, Inglaterra e Noruega.


O moderno LMV possui sobre o teto seis lanças-fumaça, proteção contra balas de alto calibre e minas e tem dirigibilidade semelhante à de um automóvel.
O LMV que está sendo usado em operações no Afeganistão, Líbano, Kosovo e Chad, é um jipe moderno, superequipado um carro, igualmente, todo o terreno que a Iveco está negociando seu fornecimento ao Exército brasileiro.

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