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sábado, 18 de abril de 2015

TECNOLOGIA DE ÔNIBUS SCANIA GARANTE MAIOR SEGURANÇA. MERCADO CHILENO SERÁ O PRIMEIRO A RECEBER OS VEÍCULOS RODOVIÁRIOS EQUIPADOS COM LDW E ACC, OPCIONAIS DE ALTA TECNOLOGIA QUE AUXILIAM O MOTORISTA


O Chile será o primeiro país na América Latina a receber uma frota de ônibus equipada com opcionais do Pacote de Segurança Ativa da Scania. 

O pacote está disponível na plataforma para ônibus rodoviários e reúne um conjunto de funções de alta tecnologia desenvolvido especialmente para aumentar a segurança no trânsito.

São 10 ônibus do modelo K400 IB6x2, com carroceria G7 1800 DD da Marcopolo, e foram adquiridos pelo Grupo ETM, empresa que opera no transporte rodoviário do país há 50 anos. 

Os veículos estão equipados com dois opcionais do Pacote de Segurança Ativa: o Lane Departure Warning (LDW), que avisa o motorista se o ônibus estiver saindo da pista, e o Adaptive Cruise Control (ACC), que auxilia na manutenção da distância em relação ao veículo à frente.

O mercado chileno é um dos mais rigorosos da América Latina na busca por dispositivos de segurança rodoviária, embora a demanda por esses itens também esteja crescendo em outros países da região. 

“As normativas do Chile quanto ao nível de segurança são muito altas, por esse motivo o cliente procurou tecnologias mais avançadas, e a Scania entregou um pacote de soluções adequado à necessidade dele”, explica André Oliveira, responsável pelo portfólio de ônibus da Scania para a América Latina.

Além do LDW e do ACC, o Pacote de Segurança Ativa também conta com uma terceira opção, a função Advanced Emergency Breaking (AEB), um sistema de frenagem de emergência que evita colisão frontal. 

“Essas funções, que já fazem parte do portfólio global da Scania para auxiliar o motorista na condução segura, agora estão disponíveis para o portfólio de ônibus rodoviários na América Latina”, acrescenta André.

Como funcionam – O AEB é um sistema de frenagem de emergência. 

Essa função alerta o motorista do risco de colisão frontal em relação a um veículo em movimento ou parado à frente. 

O sistema faz soar um alarme visual e sonoro para alertar do risco de colisão, e caso o motorista não reaja o banco vibra e a velocidade do ônibus é reduzida automaticamente. 

Se esses alertas não forem o suficiente, os freios são acionados com a diminuição progressiva de velocidade de 10 km/h por segundo. 

O sistema AEB é ativado em velocidades acima dos 15km/h.

O LDW, conhecido também como sensor de advertência de saída de pista, avisa o motorista, por meio de um sistema de vibração no banco, caso o veículo esteja na iminência de atravessar involuntariamente a faixa da pista. 

A função é ativada a partir de 60 km/h.

O ACC, ou controle de cruzeiro adaptável, representa uma comodidade para o motorista e o ajuda a manter-se a uma determinada distância/intervalo de tempo do carro à frente. 

Essa distância pode ser configurada pelo motorista.

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