Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quinta-feira, 23 de abril de 2015

FCA ANUNCIA PUBLICAÇÃO DO RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2014


A Fiat Chrysler Automobiles (FCA) anunciou a publicação do Relatório de Sustentabilidade 2014, que abrange um ano de criação formal da FCA e a conclusão da integração da Fiat e da Chrysler, que teve início em 2009. 

Trata-se de um documento global, que consolida as informações do grupo em todos os mercados em que atua.

"A combinação dos dois grupos criou a sétima maior fabricante de automóveis do mundo, uma empresa que abraçou a sustentabilidade como o melhor caminho para garantir o mérito e a dignidade dos resultados obtidos", declarou Sergio Marchionne, CEO da FCA.

"Apesar de a criação da FCA ter alterado nosso destino, o que não mudou é o nosso compromisso com o desenvolvimento responsável e sustentável", confirmou John Elkann, presidente do Conselho da FCA.

O relatório reflete um ano de progresso significativo rumo à realização das metas de longo prazo do grupo:

• O Plano de Negócio Quinquenal apresentado em maio de 2014 teve como base uma estratégia de crescimento responsável;


• € 2,3 bilhões investidos nas plantas mais sustentáveis (Pernambuco, no Brasil, e Melfi, na Itália), para a produção do novo Jeep Renagade e do Fiat 500X;


• Patrocinadora global oficial e parceira de mobilidade da Expo Milano 2015, contribuindo com o tema do evento "Alimentando o Planeta, Energia para a Vida";

• Ampla liderança como pioneira em veículos movidos a gás natural na Europa há mais de 15 anos;

• Foco contínuo em segurança, qualidade e eficiência dos veículos;

• O programa World Class Manufacturing (WCM) em 122 plantas da FCA apresentou resultados significativos nas áreas ambientais e de segurança, incluindo o oitavo ano consecutivo de redução do índice de frequência de acidentes;

• Eventos de relacionamento com os principais players em três continentes, promovendo maior compreensão dos principais temas da sustentabilidade;

• Confirmação da FCA pelo sexto ano consecutivo nos índices Dow Jones Sustainability World (DJSI), e classificada entre as líderes no índice Carbon Disclosure Leadership Index (CDLI) Italy 100, e Carbon Performance Leadership Index (CPLI) Italy 100.

A FCA publicou suas iniciativas de sustentabilidade nas dimensões econômica, social e ambiental, de acordo com as normas da Global Reporting Initiative (GRI) – opção G4 Abrangente. 

A estrutura da GRI é o padrão internacional usado pelas empresas para publicar iniciativas de sustentabilidade. 

O relatório passou por uma auditoria de garantia feita pela SGS Nederlands B.V., um instituto de certificação independente, em conformidade com o procedimento de Garantia de Reporte de Sustentabilidade, com as Diretrizes GRI-G4 e com a norma AA1000 APS (2008).

Destaques
A planta mais moderna e sustentável do grupo está no Brasil. Localizado em Goiana, em Pernambuco, o Polo Automotivo Jeep foi idealizado e construído seguindo os conceitos mais inovadores de fábrica de baixo impacto ambiental, com capacidade de recírculo de 98% de água em um sistema próprio de reúso, alto índice de reciclagem de resíduos, focado na meta de Aterro Zero, e soluções de eficiência energética.

O relatório também cita os 10 anos do programa Árvore da Vida. 

A iniciativa já atendeu mais de 21 mil moradores da região do Jardim Teresópolis, na vizinhança da fábrica da Fiat, em Betim (MG), com projetos voltados para geração de trabalho e renda, fortalecimento da comunidade e ações socioeducativas. 

Entre as conquistas alcançadas estão a melhora de renda e da performance educacional dos beneficiados e o desenvolvimento da região.

O engajamento da FCA na área de sustentabilidade vai além de suas fábricas. 

Em 2013, o grupo criou o Programa de Sustentabilidade para as Concessionárias Fiat, para incentivar a economia de energia e de água, além da gestão dos resíduos gerados e ações sociais. 

A iniciativa é realizada em parceria com a Associação Brasileira dos Concessionários de Automóveis Fiat (Abracaf) e utiliza indicadores de desenvolvimento de performance.

O Relatório de Sustentabilidade também destaca a liderança do grupo em veículos biocombustíveis. 

No ano passado, 98% dos veículos vendidos no Brasil foram flexfuel e tetrafuel. 

Com 39 veículos inscritos em 2014 no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), que monitora o consumo de combustível, a FCA foi a fabricante que participou com o maior número de modelos.

A inovação aliada à sustentabilidade também pode ser percebida no uso de materiais verdes nos veículos. 

O Fiat Novo Uno 2015 possui painel feito com material renovável, como a fibra de juta, que reduz o peso do carro e contribui para a eficiência energética.

O Relatório de Sustentabilidade 2014 da FCA está disponível em:
http://2014sustainabilityreport.fcagroup.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.