Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

terça-feira, 28 de abril de 2015

AUDI APRIMORA O SISTEMA MATRIX LASER DE ALTA RESOLUÇÃO DE ILUMINAÇÃO E MELHORA SENSIVELMENTE OS FARÓIS DE SEUS VEÍCULOS E POSSIBILITA NOVOS TIPOS DE FUNÇÕES DE LUZ DE ASSISTÊNCIA


Ingolstadt, 28 de abril de 2015
– A Audi está ampliando ainda mais sua liderança na tecnologia de iluminação automotiva. 

No projeto patrocinado “Luz laser inteligente para faróis dianteiros adaptáveis compactos e de alta resolução” (iLaS), a marca dos quatro anéis está trabalhando nos faróis dianteiros do futuro com parceiras da indústria e do meio científico. 

A tecnologia Matrix Laser e sua alta resolução tornarão a iluminação viária ainda mais flexível e altamente versátil – em todas as situações.

A tecnologia Matrix Laser se baseia no LaserSpot para faróis altos, que a Audi foi pioneira ao introduzir a tecnologia no Audi R8 LMX. 

Pela primeira vez, lasers brilhantes estão tornando possível integrar a tecnologia de projetores em um farol dianteiro compacto e potente.

O novo sistema opera com um micro-espelho de movimentos rápidos, que redireciona o feixe de laser. 

Quando o veículo está em baixa velocidade, a luz é distribuída para uma área de projeção maior, e o caminho é iluminado com grande alcance. 

Em velocidades mais altas, o ângulo de abertura é menor, e a intensidade e o alcance da luz são incrementados significativamente. Isso é especialmente vantajoso ao dirigir em rodovias. 

Além disso, a luz pode ser distribuída de forma precisa. Isso significa que a claridade das diferentes zonas de iluminação pode ser alterada controlando-se o tempo de resposta da iluminação nas zonas específicas.

Também é novidade a ativação e desativação inteligente e ultrarrápida dos diodos laser com relação à posição dos espelhos. Isso torna a expansão ou retração do feixe luminoso mais dinâmica e altamente variável. 

Como ocorre com os atuais faróis dianteiros LED Matrix da Audi, o caminho é sempre intensamente iluminado sem ofuscar os outros motoristas. 

A diferença crucial é que a tecnologia Matrix Laser oferece uma resolução dinâmica ainda mais precisa e, portanto, um maior grau de utilização, proporcionando mais segurança para o tráfego viário.

Na nova tecnologia, diodos laser azuis da OSRAM irradiam sua luz, com um comprimento de onda de 450 nanômetros, sobre um espelho em rápido movimento de três milímetros. 

Esse espelho redireciona a luz laser azul para um conversor, que a converte em luz branca e a projeta sobre a estrada. 

O espelho usado para obter esse efeito, fornecido pela empresa Bosch, é um sistema micro-óptico que possui um controle eletromecânico e é baseado na tecnologia de silício. 

Ele é bastante robusto e possui uma vida útil extremamente longa. 

Tais componentes também são usados em acelerômetros e unidades de controle para prover controle eletrônico de estabilidade.

A Audi tem sido há muitos anos a líder na tecnologia de iluminação automotiva. Algumas das principais inovações da marca são:

· 2003: Audi A8 com luz adaptável

· 2004: Audi A8 W12 com luzes diurnas LED

· 2008: Audi R8 com faróis dianteiros inteiramente LED

· 2010: Audi A8 no qual os faróis dianteiros são conectados em rede com os dados de navegação

· 2012: Audi R8 com luzes indicadoras de direção dinâmicas

· 2013: Audi A8 com faróis dianteiros LED Matrix

· 2014: Audi R8 LMX com tecnologia LaserSpot para os faróis altos

No âmbito do projeto “iLaS” de três anos, a Audi está trabalhando com suas parceiras Bosch, Osram e o Lichttechnischen Institut (LTI; “Instituto de Tecnologias da Iluminação”) do Karlsruhe Institute for Technology (Instituto Tecnológico Karlsruhe/KIT). 

O projeto é patrocinado pelo Ministério Federal Alemão para Educação e Pesquisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.