Texto e fotos de Arnaldo Moreira
O Blog recebeu da Audi um Q3, turbo, de câmbio automático de sete marchas, preto, versão Ambiente, com amplo teto solar e muito charme, para teste e poder, assim, passar para nossos leitores as impressões desse belo SUV. O menor dos crossovers da Audi, é um carro extremamente equilibrado.
Esse desejo é compreensível, pois o que se sente ao andar no Q3 é um misto de conforto, desempenho e prazer de dirigir esse alemão econômico, apesar de seus 170 cv, que o mantém alerta o tempo todo. Na estrada é notável sua desenvoltura visível, também, nas subidas.
É inevitável não realçar a eficiente acústica da cabine que aumenta o prazer de ouvir música, graças, também, ao sistema de som de boa qualidade. O Sync dá acesso ao telefone e à sua lista de músicas.
E o barulho do motor incomoda? Em baixas rotações nem se percebe a sua existência, que só começa a notar-se em rotações mais altas. Aí, o propulsor 2.0 TSFI - que entrega de 28,5 mkgf entre 1.700 e 4.200 rpm - deixa no seu ronco uma ameça: Vai encarar?
Bancos, de couro, confortáveis oferecem uma boa acomodação. A altura do habitáculo assegura que passageiros mais altos não toquem a cabeça no teto.
... que se transformam em cerca de 900 l com os bancos rebatidos.
Tanto na frente - o do motorista tem regulagem elétrica - com atrás, os assentos têm uma boa ergometria e são confortáveis.
Em um trecho anterior, disse que o Q3 é um carro econômico, é-o de fato. A Audi diz que este modelo 2014 consome menos 17% que o modelo anterior.
De fato, peguei o carro, com o tanque cheio, na quarta-feira e rodei na cidade, fazendo minha vida normal, até sábado, quando rumei para Angra dos Reis, regressando ao Rio no mesmo dia. Rodei com o mesmo combustível na cidade até quarta-feira, até devolver o carro à Audi - com muita pena.
Essa economia tem a ver com os modernos propulsor e transmissão de sete velocidades, com troca manual de marchas nas borboletas, do Q3 que o fazem ir de 0 a 100 km/h em 7,3 s e atingir os 212 km/h de velocidade máxima.
Uma boa iluminação dos faróis de xenônio oferece uma condução noturna segura na estrada e durante o dia as lanternas de LED tornam o carro mais visível para os pedestres.
E o eficaz ar condicionado dual zone, com saída para os passageiros do banco traseiro, é a verdadeira salvação no calor úmido do Rio de Janeiro.
A segurança, aumentada graças à tração permanente 4 x 4, aliada perene do sistema de segurança ativa, é completada com cintos de três pontos para os cinco passageiros e sete airbags frontais e laterais.
O Q3 tem na suspensão outro ponto forte. Nas ruas esburacadas e de asfalto irregular do Rio de Janeiro, essas irregularidades são muito bem absorvidas pela suspensão tipo multibraço, na traseira com barra estabilizadora, roda tipo independente, molas helicoidais e as rodas de 18".
Bancos, de couro, confortáveis oferecem uma boa acomodação. A altura do habitáculo assegura que passageiros mais altos não toquem a cabeça no teto.
E voltando à questão espaço, o porta-malas revela-se com seus 460 litros...
Tanto na frente - o do motorista tem regulagem elétrica - com atrás, os assentos têm uma boa ergometria e são confortáveis.
O amplo teto solar panorâmico elétrico. |
De fato, peguei o carro, com o tanque cheio, na quarta-feira e rodei na cidade, fazendo minha vida normal, até sábado, quando rumei para Angra dos Reis, regressando ao Rio no mesmo dia. Rodei com o mesmo combustível na cidade até quarta-feira, até devolver o carro à Audi - com muita pena.
Essa economia tem a ver com os modernos propulsor e transmissão de sete velocidades, com troca manual de marchas nas borboletas, do Q3 que o fazem ir de 0 a 100 km/h em 7,3 s e atingir os 212 km/h de velocidade máxima.
E o eficaz ar condicionado dual zone, com saída para os passageiros do banco traseiro, é a verdadeira salvação no calor úmido do Rio de Janeiro.
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
Motor
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Dianteiro, transversal
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Número de cilindros
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4 cilindros
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Número de válvulas
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16 válvulas
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Combustível
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Gasolina
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Cilindrada (cm³)
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1 984 cm³
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Potência (cv)
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170 cv de 4 300 a 6 200 rpm
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Torque (mkgf)
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28,5 mkgf de 1 700 a 4 200 rpm
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Câmbio
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Automático, 7 marchas
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Tração
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Integral
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Suspensão dianteira
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Independente
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Suspensão traseira
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Independente
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Direção
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Elétrica
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Rodas
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Liga leve, 17
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Pneus
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235/55 R17
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Comprimento (m)
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4,38 m
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Largura (m)
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1,83 m
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Altura (m)
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1,59 m
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Entre-eixos
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2,60 m
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Porta-malas (l)
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460 l
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Tanque (l)
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64 l
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Peso em ordem de marcha (kg)
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1 510 kg
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