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sexta-feira, 10 de abril de 2015

O Q3 QUATTRO, UM INTERESSANTE SUV DA AUDI AVALIADO PELO BLOG É O PRESENTE QUE DAMOS AOS NOSSOS LEITORES. TRATA-SE DE UM CARRO CONFIÁVEL MECANICAMENTE, MUITO CONFORTÁVEL, SEGURO E COM O DESEMPENHO QUE SE ESPERA DE UM MODELO DA MARCA DOS QUATRO CÍRCULOS ENTRELAÇADOS. OS 600 QUILÔMETROS PERCORRIDOS NA ESTRADA E NA CIDADE, ME DEIXARAM A CERTEZA DE COMO É POSSÍVEL FABRICAR CARROS DE QUALIDADE. CONFORTO, DIRIGIBILIDADE, DESEMPENHO E ESPAÇO SÃO PONTOS FORTES QUE JUSTIFICAM TER UM Q3.


Texto e fotos de Arnaldo Moreira

O Blog recebeu da Audi um Q3, turbo, de câmbio automático de sete marchas, preto, versão Ambiente, com am
plo teto solar e muito charme, para teste e poder, assim, passar para nossos leitores as impressões desse belo SUV. O menor dos crossovers da Audi, é um carro extremamente equilibrado. 



Importado, o modelo começará a ser produzido em São José dos Pinhais, perto de Curitiba, a partir do 1º trimestre de 2016 - com motor 1.4 com turbocompressor e injeção direta.



Muitos brasileiros, apaixonados por carros de qualidade, já sonham em poder comprar um Audi apostando na prática de preços mais acessíveis, a partir da fabricação nacional



Esse desejo é compreensível, pois o que se sente ao andar no Q3 é um misto de conforto, desempenho e prazer de dirigir esse alemão econômico, apesar de seus 170 cv, que o mantém alerta o tempo todo. Na estrada é notável sua desenvoltura visível, também, nas subidas.


A segurança, aumentada graças à tração permanente 4 x 4, aliada perene do sistema de segurança ativa, é completada com cintos de três pontos para os cinco passageiros e sete airbags frontais e laterais.



É inevitável não realçar a eficiente acústica da cabine que aumenta o prazer de ouvir música, graças, também, ao sistema de som de boa qualidade. O Sync dá acesso ao telefone e à sua lista de músicas.



O Q3 tem na suspensão outro ponto forte. Nas ruas esburacadas e de asfalto irregular do Rio de Janeiro, essas irregularidades são muito bem absorvidas pela suspensão tipo multibraço, na traseira com barra estabilizadora, roda tipo independente, molas helicoidais e as rodas de 18".



E o barulho do motor incomoda? Em baixas rotações nem se percebe a sua existência, que só começa a notar-se  em rotações mais altas. Aí, o propulsor 2.0 TSFI - que entrega de 28,5 mkgf  entre 1.700 e 4.200 rpm - deixa no seu ronco uma ameça: Vai encarar?



Bancos, de couro, confortáveis oferecem uma boa acomodação. A altura do habitáculo assegura que passageiros mais altos não toquem a cabeça no teto.




E voltando à questão espaço, o porta-malas revela-se com seus 460 litros...

... que se transformam em cerca de 900 l com os bancos rebatidos.



Tanto na frente - o do motorista tem regulagem elétrica - com atrás, os assentos têm uma boa ergometria e são confortáveis. 


O amplo teto solar panorâmico elétrico.
Em um trecho anterior, disse que o Q3 é um carro econômico, é-o de fato. A Audi diz que este modelo 2014 consome menos 17% que o modelo anterior.

De fato, peguei o carro, com o tanque cheio, na quarta-feira e rodei na cidade, fazendo minha vida normal, até sábado, quando rumei para Angra dos Reis, regressando ao Rio no mesmo dia. Rodei com o mesmo combustível na cidade até quarta-feira, até  devolver o carro à Audi - com muita pena. 




Essa economia tem a ver com os modernos propulsor e transmissão de sete velocidades, com troca manual de marchas nas borboletas, do Q3 que o fazem ir de 0 a 100 km/h em 7,3 s e atingir os 212 km/h de velocidade máxima.




Uma boa iluminação dos faróis de xenônio oferece uma condução noturna segura na estrada e durante o dia as lanternas de LED tornam o carro mais visível para os pedestres. 


E o eficaz ar condicionado dual zone, com saída para os passageiros do banco traseiro, é a verdadeira salvação no calor úmido do Rio de Janeiro. 

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

Motor
Dianteiro, transversal
Número de cilindros
4 cilindros
Número de válvulas
16 válvulas
Combustível
Gasolina
Cilindrada (cm³)
1 984 cm³
Potência (cv)
170 cv de 4 300 a 6 200 rpm
Torque (mkgf)
28,5 mkgf de 1 700 a 4 200 rpm
Câmbio
Automático, 7 marchas
Tração
Integral
Suspensão dianteira
Independente
Suspensão traseira
Independente
Direção
Elétrica
Rodas
Liga leve, 17
Pneus
235/55 R17
Comprimento (m)
4,38 m
Largura (m)
1,83 m
Altura (m)
1,59 m
Entre-eixos
2,60 m
Porta-malas (l)
460 l
Tanque (l)
64 l
Peso em ordem de marcha (kg)
1 510 kg


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