Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quinta-feira, 23 de abril de 2015

SCANIA REDUZ EM 70% CUSTO DE TRANSPORTE DA RIUMA MINERAÇÃO.


As soluções Scania para o segmento de caminhões off-road vem tornando a operação da Riuma Mineraçãocada vez mais rentável.

A frota de 36 modelos comprados a partir de 2012, quando foi iniciada a parceria entre as empresas, oferece mais disponibilidade, produtividade e menos custos de manutenção do que a antiga geração de caminhões da concorrência que ela mantinha.

Para ampliar ainda mais suas vantagens, a Riuma contratou o Serviço Dedicado da Casa Scania Codema, em que o concessionário possui uma estrutura de serviços dentro das instalações do cliente.

“Com os caminhões fora de estrada da Scania já chegamos a uma economia de 70% no custo do transporte e a uma redução no gasto de combustível de 50% na frota interna e de 16% na externa”, afirma Carlos Barbosa, engenheiro técnico da Riuma Mineração. 

“Com a frota antiga, que operou por 10 anos, transportávamos, para cada litro de diesel, 7,5 toneladas de minério. Agora com os caminhões Scania transportamos 14 toneladas para cada litro, ou seja, quase o dobro”, revelou.

Após os estudos e o apoio da Scania e da Casa Codema, a Riuma adquiriu para sua frota externa 20 caminhões P 310 8X4 (com implemento caçamba para o transporte de brita até os clientes por rodovias), para a frota interna, oito G 440 8X4 (com caçamba para levar o minério coletado até o britador), além de oito P 310 8X4 (betoneira).



O G 440, aliás, foi escolhido como a melhor opção na potência mais alta, para a frota interna, quando a Scania disponibilizou um modelo para demonstração. 

“Antes, nosso operador demorava para alinhar e despejar o material no caminhão. Após a personalização do implemento – aumento de 10 centímetros de largura – a operação ganhou tempo e produtividade. De sete minutos, o carregamento da caçamba passou a apenas três minutos”, conta Barbosa.

Mais vantagens



A Riuma também foi um dos primeiros clientes do segmento de mineração a utilizar o Scania Driver Support Off-Road no treinamento e na reciclagem dos motoristas. 

A tecnologia exclusiva no Brasil funciona como um “professor” em tempo real no painel, orientando o motorista com dicas e notas para a melhoria contínua da direção. 

“O Full Potential, disponibilizado pela Codema, é outra ferramenta importante nesse processo. Seus relatórios mensais contêm informações importantes para a análise da performance da frota e têm sido um dos segredos de sua maior produtividade e rentabilidade”, diz Mendonça.

Mensalmente, cada operador recebe uma meta: trabalhar o próprio ponto fraco na condução. 

Com a ajuda do Scania Driver Support, atualmente, o último motorista do ranking proposto tem nota 95 (máxima de 100). 

Somadas a pontuação e as avaliações individuais, o condutor recebe uma premiação, que depende da nota final. “Estamos motivando o quadro a alcançar os 100%”, afirma Barbosa.

Dedicação
Para agilizar a manutenção e reduzir os custos da Riuma, a Codema instalou um box de serviço dentro da empresa com um mecânico em tempo integral. 

Os resultados positivos estão fazendo a diferença. 

Houve ganho de tempo na oficina, pois a manutenção passou a ser realizada com ferramentas e mão de obra especializada, e o estoque ficou mais enxuto e funciona de acordo com a demanda de peças providas das revisões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.