Coluna nº 1.715 - 24 de Abril de 2015
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Alfa e Dodge, os
bons eventos monomarca
Veículos por origem, como nacionais ou importados; de produção geral;
O amplo leque de produtos envolveu maioria de Dodges fabricados no Brasil, com pioneiro Coupé 1970, primeiro a ser vendido na capital, único dono; rara versão SE – por dois anos a de menor preço; muitos Charger R/T; Sedans, Coupés; os menores Dodge 1800 e Polara; picapes D 100; e presença de importados insólitos como Polara conversível de 1961; Dodge Super Bee; e sedan Chrysler Imperial, colecionadores vindos de Goiânia, Anápolis e a referencial presença do colecionador carioca José Zembrod, possuidor de pinçados modelos e versões de baixa produção.
Presença de 63 veículos. Um observador disse ter contado 1.514 visitantes – 14 na primeira vista e uns 1.500 dispersos, explicou...
Novo Jetta, bom de conteúdo e preço
Demorou, mas o Novo Jetta chegou às 600 revendas Volkswagen.
Toyota – Vazou, por sítio tailandês de apreciadores dos picapes Toyota, o visual da 8ª. geração dos Hi Lux. Mais imponente, como a atual geração de picapes médios, entre eixos maior para conforto interno, possível mudança de motorização. Os Hi Lux são os menos potentes do segmento.
Mais – Apresentação aos 15 de maio na Tailândia e promessa de exibi-lo no Salão de Buenos Aires, junho.
O picape será produzido na Argentina. Uma das questões é o nome.
Será Hi Luxo ou Revo, como apresentado na Tailândia?
Visual se inspira no irmão maior, o Tacoma, mas há inspiração rangeriana.
Nome – Veículo produto da fusão entre VW e Ford, em Portugal, Sharan pela primeira e Galaxy, cumpriu seu ciclo e se foi.
A segunda reutilizou o nome com morfologia assemelhada, multiuso de luxo, sete lugares, segurança e confortos.
Motores Diesel 210 cv, Otto 1,5 e 2,0 turbo, 150 e 240 cv.
Itália – Razões tributárias fizeram a FCA – Fiat Chrysler Automobiles -, mudar sede de Turim para a Holanda.
Não rompeu com a Itália, e fez agrado anunciado por Sergio Marchionne, mito e executivo n° 1.
Alfa - Produzir motores Alfa Romeo na fábrica de Termoli.
Projeta, ao relançar a marca no próximo 24 de junho, vender 500 mil unidades em 2018.
Nesta fábrica foram produzidos 20 milhões de motores para os Fiat.
Atraso? – Aparentemente, o anúncio não significa produção imediata, pois gastar-se-á tempo para adaptá-la aos últimos gritos da tecnologia e, sobretudo, treinamento de qualidade à mão-de-obra.
Plano Alfa é atrevido: competir com a imagem de qualidade e desenvolvimento da Audi.
Paz – Aconteceu o previsto pela Coluna relativamente ao arrepio havido na Volkswagen, ante a manifestação contrária do presidente do Conselho quanto ao natural caminho de ser sucedido pelo atual CEO, Martin Winterkorn.
Tempo – Comunicado do Comitê Executivo do Conselho de Supervisão da VW afirma ser Winterkorn o Melhor Possível sucessor, e apoiando sua gestão.
Fé – Em audiência na Assembleia Nacional francesa, Carlos Tavares, presidente da PSA Peugeot Citroën reafirmou a estratégia implementada para fugir à inviabilidade: três marcas – as citadas mais DS, foco e ações nas regiões com crescimento.
E, cereja do bolo, fazê-lo com sustentabilidade e disputar a liderança dos serviços conectados.
França é acionista da PSA.
Adieu – Gosta do cupê Peugeot RCZ? Mexa-se.
Maxime Picat, CEO da Peugeot declarou, à abertura do Salão de Shangai, não terá reposição.
Projeto da holding PSA é focar nos produtos principais, cortando os de nicho.
Mercedes – Seu picape, a ser produzido na Argentina sobre base do picape Nissan NB 300, tem novidades.
Bom sítio Autoblog.ar deu informações por Volker Mornhinweg, ex nº 1 da AMG e ora encarregado das vans da marca.
E? - Terá motores de quatro e seis cilindros, gasolina e diesel; suspensão traseira articulada e independente, grande diferença no setor, indicando aplicação mais para lazer e menos para carga; e nome: Classe GLT.
Descrição – Sem alarde, a Volkswagen levou aos 600 revendedores sua linha 2016.
Apostou em implementar conteúdo, equipamentos, e realçar presença com cromados nas linhas Gol e Voyage.
Pinóquio – Revendas Hyundai CAOA anunciam receber pela tabela FIPE Tucson como entrada em Hyundais novos.
Interessado procura e descobre os poréns, os senões e os entretantos: só veículos de 2012 para cá, automáticos, com todas as manutenções feitas na rede autorizada
De novo – Revenda Ford Konrad Caxias do Sul bisou o prêmio Chairman’s Awards 2014, espécie de Oscar entre concessionários, com votos pelos clientes.
Opera 17 revendas de caminhões Ford em RS, SC, Pr e SP.
Moto – Inversamente aos automóveis e comerciais leves, contraindo 20% em vendas no primeiro trimestre relativamente ao exercício passado, produção e venda de motocicletas cresceu o mesmo número.
Limpeza – Com promoção Triumph Time, marca inglesa promove quase toda sua linha durante abril: para modelos 2015/14 e 2014/15, entrada, 23 prestações, última no valor de 40%.
2015 com juros de 0,99%.
Cautela – Comprando carro usado em SP? Detran disponibiliza ferramenta internética para verificar condições, débitos, multa, restrições.
Em www.detran.sp.gov.br e no aplicativo Consultas Detran.SP.
Salão – Com 70% dos 85 mil m2 de área expositiva vendida, projetados 62 mil compradores visitantes, e 376 marcas expostas, Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Carga, terá em sua 20ª edição o pico do movimento. S. Paulo, Anhembi, 9 a 13 de novembro.
Hidrovia – Instituto Paulista de Tecnologia desenvolve estudos para hidrovia na Baixada Santista a partir da navegabilidade dos rios das cidades de Santos, São Vicente, Cubatão, Praia Grande, Guarujá e Bertioga.
População local, 1,5 milhão de habitantes, tem fluxo para garantir o novo caminho de transporte.
Fora – Grupo espanhol Globalia, controlador da Air Europa desistiu de comprar a rentável portuguesa TAP.
Governo quer vendê-la e aceita propostas.
Rallye – Iniciativa de charme, 1000 Milhas Históricas para motos – até 1978 - e automóveis – até 1980 -, tem inscrições abertas até 12 de junho. Sobram apenas 10. Passa por estradas históricas de SP, RJ e MG.
Afim?
secretariamg@terra.com.br;
(11)3673-5065, www.1000milhashistoricas.blogspot.com
Curta: facebook.com/mgclubdobrasil.
O processo de crescimento mundial da Fiat passa por grandes saltos positivos.
Do assumir a Chrysler, recebendo parte das ações em troca de mudar motores, reduzir consumo e emissões; de comprar a totalidade do restante das cotas; fazer fusão e mudar de nome para Fiat Chrysler Automobiles; internacionalizar-se ao participar do mercado norte americano: aumentar vendas globais do grupo; ver seus planos concretizados com relação ao renascimento da Maserati; vender ações da Ferrari... enfim, muitos passos corajosos em pouco tempo.
Um dos mais importantes, após o surgimento da FCA, será a inauguração da fábrica, nascida Fiat e agora sob a sigla, no município de Goiana, extremo norte de Pernambuco.
Entre, projeto como Fiat e inauguração como FCA, unidade erigida em meio a um canavial, já passou por alterações de projeto, de produtos, expansão de área construída e capacidade industrial.
É inaugurada com projeto importante, o Jeep Renegade, mescla entre conceito e engenharia Fiat com as demandas dos clientes de Jeep, e nesta família será o primeiro degrau mundial.
Outro Jeep, segundo degrau, está em projeto nos EUA.
Fazer instalação industrial deste porte, implantar parque de fornecedores - e as consequências socialmente benignas de mudar horizonte e perspectivas da população com novos empregos e melhor renda e assistência social -, irrigar a prefeitura com impostos, por si só constituem-se em dados positivos.
Porém, comparativamente com a antiga Fiat, é um novo retrato, de maior e mais ampla inserção no cenário econômico no Brasil e na América Latina.
O novo polo industrial tem como segundo objetivo ser base de produção e exportação para o continente e mercados fornidos pela antiga Fiat, o F da FCA.
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mesclando antigos e mais novos;
outros com participantes originais, nem tanto, ou até hots, street rods.
E mono marca reunindo apenas os fabricados sob o mesmo guarda-chuva empresarial.
Quer dizer, um encontro de GMs pode receber Cadillacs, Oldsmobiles, Pontiacs, como um Chrysler significa abrigar desta linha e mais Dodges, Plymouths, De Sotos, Jeeps ...
Dois bons eventos de marca ocorreram nos últimos dias.
Dois bons eventos de marca ocorreram nos últimos dias.
Em ambos, características comuns: organização correta, superando as expectativas dos esforços de amadores entusiasmados; boa presença com veículos variados e de qualidade superior, filtro natural pelo gosto às marcas e, dado de extrema importância, entrosamento familiar no clima de camaradagem e nas festividades paralelas às exposições.
Outros pontos comuns, informalidade operacional – os grupos não existem formalmente -, premiação por originalidade, escolha dos presentes, e láureas para esforço, como o participante conduzindo de ponto mais distante, patrocínio de produtores de óleo lubrificante, presença de visitantes referenciais nas marcas, e apoio do Museu Nacional do Automóvel, ao final oferecendo o troféu "Pátina do Tempo", aos veículos com mais de 30 anos de produção e menores intervenções.
Pentastar
A estrela de cinco pontas é o símbolo da Chrysler e seus adeptos em Brasília entenderam fazer um primeiro encontro.
Pentastar
A estrela de cinco pontas é o símbolo da Chrysler e seus adeptos em Brasília entenderam fazer um primeiro encontro.
Coisa corajosa, quase um salto no escuro, do zero ao topo.
Deu certo, desde o local, o histórico Brasília Palace Hotel – recebendo colecionadores locais e os visitantes; patrocínio dos lubrificantes Mobil; e a concessão da Mopar – divisão de peças e acessórios da Chrysler – permitindo usar sua marca e logo no I Mopar Centro-Oeste.
O amplo leque de produtos envolveu maioria de Dodges fabricados no Brasil, com pioneiro Coupé 1970, primeiro a ser vendido na capital, único dono; rara versão SE – por dois anos a de menor preço; muitos Charger R/T; Sedans, Coupés; os menores Dodge 1800 e Polara; picapes D 100; e presença de importados insólitos como Polara conversível de 1961; Dodge Super Bee; e sedan Chrysler Imperial, colecionadores vindos de Goiânia, Anápolis e a referencial presença do colecionador carioca José Zembrod, possuidor de pinçados modelos e versões de baixa produção.
Presença de 63 veículos. Um observador disse ter contado 1.514 visitantes – 14 na primeira vista e uns 1.500 dispersos, explicou...
Il Biscione
Em italiano, se traduz por cobra grande e faz parte do emblema da Alfa Romeo, mescla das armas de Milão, onde a marca surgiu, e da família Visconti, da mesma cidade.
A grande cobra engolindo um homem simboliza a vitória dos cristãos sobre os muçulmanos, durante as Cruzadas.
Biscione é cariocamente dito Dragão-de-Chupeta.
Grupamento mineiro do Alfa Romeo Br, informal clube da marca, realizou o III Encontro.
Grupamento mineiro do Alfa Romeo Br, informal clube da marca, realizou o III Encontro.
Bi-anual, mesma estância hidromineral de Caxambu, MG, com base no Hotel Glória e exposição, com lojinha da marca, dentro do Parque das Águas.
Presença em torno de 70 Alfas entre novas – algumas pouco conhecidas, pois não vendidas no País, como 159 e Giulietta -, demais largo volume de 145, 155, 156, 164 e 166.
Dentre as mais antigas, Duetto – também dita Spider 2.000 -; rara Alfetta 1.8; também rara GT1600Junior; sedã 1750; Giulia 1600 – vindo rodando desde Salvador, Ba; GTVs; JK; Alfa 2150; e 2300.
Simpática presença de quatro caminhões FNM, produto Alfa Romeo, com o colecionador Oswaldo Strada.
É uma grei verdadeiramente apaixonada pela marca, vinda e ida várias vezes, daí as palestras temáticas como o novo cabeçote MultiAir criado pela Fiat; lubrificação dos Alfa; criação de modelo de protótipo; história da marca.
Colecionador e conhecedor de destaque, o cirurgião suíço Axel Marx, desta vez com premiado JK 1961, a caminho da coleção helvética.
Êxito da forma manteve o modelo. Próximo em 2017, junho, Corpus Christi.
É uma grei verdadeiramente apaixonada pela marca, vinda e ida várias vezes, daí as palestras temáticas como o novo cabeçote MultiAir criado pela Fiat; lubrificação dos Alfa; criação de modelo de protótipo; história da marca.
Colecionador e conhecedor de destaque, o cirurgião suíço Axel Marx, desta vez com premiado JK 1961, a caminho da coleção helvética.
Êxito da forma manteve o modelo. Próximo em 2017, junho, Corpus Christi.
Novo Jetta, bom de conteúdo e preço
Demorou, mas o Novo Jetta chegou às 600 revendas Volkswagen.
Mudanças estéticas nas extremidades, três versões, e como importado – é feito no México -, extremamente competitivo em porte, conteúdo e preço.
Entre tamanho e valor, diferencia-se por oferecer em todas as versões transmissão automática DSG de seis velocidades, suspensão traseira independente Multilink, e sistema Isofix para cadeiras infantis.
Preços largam no número atualmente mítico para o setor: R$ 69.990, com a versão Trendline.
Preços largam no número atualmente mítico para o setor: R$ 69.990, com a versão Trendline.
Quatro mil reais levam o interessado à Confortline, de maior dotação, perceptível pelo volante revestido em couro, multifuncional com as alavanquinhas para mudança de marcha.
Ambas funcionam com o antigo motor 2.0 gerando modestos 120 cv em versão Flex.
Topo da categoria, o Novo Jetta Highline emprega motor 2.0 TSI – turbo com injeção direta, 211 cv -, controle de estabilidade, a R$ 93.990.
Ainda no primeiro semestre, automóvel será montado na fábrica Anchieta da VW.
Topo da categoria, o Novo Jetta Highline emprega motor 2.0 TSI – turbo com injeção direta, 211 cv -, controle de estabilidade, a R$ 93.990.
Ainda no primeiro semestre, automóvel será montado na fábrica Anchieta da VW.
Mas, se você se encanta com performance da versão de topo com o motor 2,0 litros, avie-se.
Ela não existirá na montagem local, empregando motor menor, o novo 1,4 litro, injetado diretamente, turbo, de produção nacional.
Novo Jetta, concorrente importante.
Roda-a-Roda
Toyota – Vazou, por sítio tailandês de apreciadores dos picapes Toyota, o visual da 8ª. geração dos Hi Lux. Mais imponente, como a atual geração de picapes médios, entre eixos maior para conforto interno, possível mudança de motorização. Os Hi Lux são os menos potentes do segmento.
Mais – Apresentação aos 15 de maio na Tailândia e promessa de exibi-lo no Salão de Buenos Aires, junho.
O picape será produzido na Argentina. Uma das questões é o nome.
Será Hi Luxo ou Revo, como apresentado na Tailândia?
Visual se inspira no irmão maior, o Tacoma, mas há inspiração rangeriana.
Novo picape médio Toyota. Hi Lux? Revo?
Nome – Veículo produto da fusão entre VW e Ford, em Portugal, Sharan pela primeira e Galaxy, cumpriu seu ciclo e se foi.
A segunda reutilizou o nome com morfologia assemelhada, multiuso de luxo, sete lugares, segurança e confortos.
Motores Diesel 210 cv, Otto 1,5 e 2,0 turbo, 150 e 240 cv.
Itália – Razões tributárias fizeram a FCA – Fiat Chrysler Automobiles -, mudar sede de Turim para a Holanda.
Não rompeu com a Itália, e fez agrado anunciado por Sergio Marchionne, mito e executivo n° 1.
Alfa - Produzir motores Alfa Romeo na fábrica de Termoli.
Projeta, ao relançar a marca no próximo 24 de junho, vender 500 mil unidades em 2018.
Nesta fábrica foram produzidos 20 milhões de motores para os Fiat.
Atraso? – Aparentemente, o anúncio não significa produção imediata, pois gastar-se-á tempo para adaptá-la aos últimos gritos da tecnologia e, sobretudo, treinamento de qualidade à mão-de-obra.
Plano Alfa é atrevido: competir com a imagem de qualidade e desenvolvimento da Audi.
Paz – Aconteceu o previsto pela Coluna relativamente ao arrepio havido na Volkswagen, ante a manifestação contrária do presidente do Conselho quanto ao natural caminho de ser sucedido pelo atual CEO, Martin Winterkorn.
Tempo – Comunicado do Comitê Executivo do Conselho de Supervisão da VW afirma ser Winterkorn o Melhor Possível sucessor, e apoiando sua gestão.
Fé – Em audiência na Assembleia Nacional francesa, Carlos Tavares, presidente da PSA Peugeot Citroën reafirmou a estratégia implementada para fugir à inviabilidade: três marcas – as citadas mais DS, foco e ações nas regiões com crescimento.
E, cereja do bolo, fazê-lo com sustentabilidade e disputar a liderança dos serviços conectados.
França é acionista da PSA.
Adieu – Gosta do cupê Peugeot RCZ? Mexa-se.
Maxime Picat, CEO da Peugeot declarou, à abertura do Salão de Shangai, não terá reposição.
Projeto da holding PSA é focar nos produtos principais, cortando os de nicho.
Mercedes – Seu picape, a ser produzido na Argentina sobre base do picape Nissan NB 300, tem novidades.
Bom sítio Autoblog.ar deu informações por Volker Mornhinweg, ex nº 1 da AMG e ora encarregado das vans da marca.
E? - Terá motores de quatro e seis cilindros, gasolina e diesel; suspensão traseira articulada e independente, grande diferença no setor, indicando aplicação mais para lazer e menos para carga; e nome: Classe GLT.
Descrição – Sem alarde, a Volkswagen levou aos 600 revendedores sua linha 2016.
Apostou em implementar conteúdo, equipamentos, e realçar presença com cromados nas linhas Gol e Voyage.
Pinóquio – Revendas Hyundai CAOA anunciam receber pela tabela FIPE Tucson como entrada em Hyundais novos.
Interessado procura e descobre os poréns, os senões e os entretantos: só veículos de 2012 para cá, automáticos, com todas as manutenções feitas na rede autorizada
De novo – Revenda Ford Konrad Caxias do Sul bisou o prêmio Chairman’s Awards 2014, espécie de Oscar entre concessionários, com votos pelos clientes.
Opera 17 revendas de caminhões Ford em RS, SC, Pr e SP.
Moto – Inversamente aos automóveis e comerciais leves, contraindo 20% em vendas no primeiro trimestre relativamente ao exercício passado, produção e venda de motocicletas cresceu o mesmo número.
Limpeza – Com promoção Triumph Time, marca inglesa promove quase toda sua linha durante abril: para modelos 2015/14 e 2014/15, entrada, 23 prestações, última no valor de 40%.
2015 com juros de 0,99%.
Cautela – Comprando carro usado em SP? Detran disponibiliza ferramenta internética para verificar condições, débitos, multa, restrições.
Em www.detran.sp.gov.br e no aplicativo Consultas Detran.SP.
Salão – Com 70% dos 85 mil m2 de área expositiva vendida, projetados 62 mil compradores visitantes, e 376 marcas expostas, Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Carga, terá em sua 20ª edição o pico do movimento. S. Paulo, Anhembi, 9 a 13 de novembro.
Hidrovia – Instituto Paulista de Tecnologia desenvolve estudos para hidrovia na Baixada Santista a partir da navegabilidade dos rios das cidades de Santos, São Vicente, Cubatão, Praia Grande, Guarujá e Bertioga.
População local, 1,5 milhão de habitantes, tem fluxo para garantir o novo caminho de transporte.
Fora – Grupo espanhol Globalia, controlador da Air Europa desistiu de comprar a rentável portuguesa TAP.
Governo quer vendê-la e aceita propostas.
Rallye – Iniciativa de charme, 1000 Milhas Históricas para motos – até 1978 - e automóveis – até 1980 -, tem inscrições abertas até 12 de junho. Sobram apenas 10. Passa por estradas históricas de SP, RJ e MG.
Afim?
secretariamg@terra.com.br;
(11)3673-5065, www.1000milhashistoricas.blogspot.com
Curta: facebook.com/mgclubdobrasil.
Fábrica em Pernambuco. Uma outra Fiat.
Do assumir a Chrysler, recebendo parte das ações em troca de mudar motores, reduzir consumo e emissões; de comprar a totalidade do restante das cotas; fazer fusão e mudar de nome para Fiat Chrysler Automobiles; internacionalizar-se ao participar do mercado norte americano: aumentar vendas globais do grupo; ver seus planos concretizados com relação ao renascimento da Maserati; vender ações da Ferrari... enfim, muitos passos corajosos em pouco tempo.
Um dos mais importantes, após o surgimento da FCA, será a inauguração da fábrica, nascida Fiat e agora sob a sigla, no município de Goiana, extremo norte de Pernambuco.
Entre, projeto como Fiat e inauguração como FCA, unidade erigida em meio a um canavial, já passou por alterações de projeto, de produtos, expansão de área construída e capacidade industrial.
É inaugurada com projeto importante, o Jeep Renegade, mescla entre conceito e engenharia Fiat com as demandas dos clientes de Jeep, e nesta família será o primeiro degrau mundial.
Outro Jeep, segundo degrau, está em projeto nos EUA.
Fazer instalação industrial deste porte, implantar parque de fornecedores - e as consequências socialmente benignas de mudar horizonte e perspectivas da população com novos empregos e melhor renda e assistência social -, irrigar a prefeitura com impostos, por si só constituem-se em dados positivos.
Porém, comparativamente com a antiga Fiat, é um novo retrato, de maior e mais ampla inserção no cenário econômico no Brasil e na América Latina.
O novo polo industrial tem como segundo objetivo ser base de produção e exportação para o continente e mercados fornidos pela antiga Fiat, o F da FCA.
Jeep Renegade. De Pernambuco para a América Latina.
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