Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

segunda-feira, 13 de abril de 2015

OBSERVATÓRIO NACIONAL DE SEGURANÇA VIÁRIA LANÇA PROGRAMA PARA MUNICÍPIOS MONITORAREM, PLANEJAREM E GERIREM O TRÂNSITO NAS CIDADES.

O Programa de Apoio à Gestão do Trânsito Municipal, desenvolvido pelo ONSV (Observatório Nacional de Segurança Viária), para incentivo à municipalização do trânsito, que garantirá às cidades duas importantes ferramentas para as ações e planejamento da gestão no trânsito com o objetivo de reduzir acidentes e salvar vidas no trânsito: SOMA e ÍRIS, foi lançado, visando o monitoramento das ocorrências e a partir do diagnóstico e análise dos dados, as cidades poderão atuar com mais efetividade na segurança viária.

O SOMA é um sistema de Observação, Monitoramento e Ação para uso interno das prefeituras. 

Um programa de gestão de dados que reúne informações de órgãos privados como o DPVAT, por exemplo. 

Já o ÍRIS é um portal de dados aberto a todo internauta e que traz estatísticas de órgãos públicos como o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e DataSus (Ministério da Saúde) com o intuito de socializar as informações para todas as camadas da população. 

Hoje, parte desses dados já estão disponíveis no site do Observatório no link: www.onsv.org.br/portaldados.

As duas ferramentas poderão potencializar as políticas e ações dos gestores do trânsito, sobretudo, os municipalizados. 

Hoje, 74% das cidades brasileiras ainda não têm a gestão municipalizada do trânsito.

Toda essa enorme base de dados, organizada e centralizada, poderá subsidiar as ações voltadas para a Engenharia, Operação e Fiscalização do trânsito.

O programa ainda prevê apoio à implantação das Escolas Públicas de Trânsito (prevista no CTB, o Código de Trânsito Brasileiro) para a formação de condutores e instrutores, Educação para o Trânsito para as escolas de Ensino Fundamental e conteúdos destinados à sociedade como cursos on-line (à distância), vídeos educacionais, mobilização como a do Movimento Maio Amarelo, disponibilização de materiais multimídia educativos para a educação e formação da cultura da segurança viária dos cidadãos.

O Observatório trabalha em prol da segurança viária com foco em quatro eixos: Estudos e Pesquisa, Dados e Informações, Educação e Advocacy – trabalho jurídico que visa influenciar tecnicamente decisões de ordem pública nos âmbitos político, econômico e institucional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.