Yokohama – Para comemorar os 50 anos da abertura do parque infantil "Kodomo no Kuni" ("Terra das Crianças") no Japão, a Nissan restaurou um "Datsun Baby", veículo doado na época da abertura pela fabricante de veículos ao empreendimento de entretenimento.
A unidade recuperada ficará exposta na sede da Nissan, em Yokohama, que também receberá uma exposição fotográfica especial sobre o modelo e o parque.
O "Datsun Baby" foi criado e desenvolvido pela Nissan especialmente para o parque temático.
O "Datsun Baby" foi criado e desenvolvido pela Nissan especialmente para o parque temático.
A empresa doou cem carros e a unidade número 100 foi preservada pelo Kodomo, sendo agora restaurada pela Nissan.
Além da doação dos pequenos Datsun, a Nissan ofereceu materiais de educação no trânsito e supervisão no desenvolvimento do curso de direção para as crianças brincarem.
Criado para comemorar o casamento entre o então príncipe Akihito Shinno (atual imperador do Japão) e a então princesa Michiko, o parque abriu as portas oficialmente no dia nacional da criança no Japão, em 5 de maio de 1965, ao norte da cidade de Yokohama.
Criado para comemorar o casamento entre o então príncipe Akihito Shinno (atual imperador do Japão) e a então princesa Michiko, o parque abriu as portas oficialmente no dia nacional da criança no Japão, em 5 de maio de 1965, ao norte da cidade de Yokohama.
A doação dos 100 carrinhos foi resultado do forte apoio da Nissan ao projeto e à missão do parque.
O objetivo da Nissan no desenvolvimento dos "Datsun Baby" foi educar as crianças sobre as condições reais do trânsito e a segurança ao dirigir.
O objetivo da Nissan no desenvolvimento dos "Datsun Baby" foi educar as crianças sobre as condições reais do trânsito e a segurança ao dirigir.
O carro era baseado no Cony Guppy, pequeno veículo de dois lugares e 200 cm² de cilindrada da Aichi Machine Industry Ltda que foi especialmente redesenhada pela Nissan para permitir que as crianças pudessem dirigir uma amostra em escala real de um veículo.
O "Datsun Baby" tinha suspensão independente igual aos veículos de corrida, com duplo braço na frente; transmissão automática com conversor de toque; limitador de velocidade (até 30 km/h); faróis que atendiam à legislação de trânsito da época e design da carroceria que incorporava as tendências de carros esportivos da década de 1950.
A restauração foi feita pelo Clube Nissan de Restauração de Veículos, grupo de voluntários do Centro Técnico da Nissan, que inclui funcionários das divisões de desenvolvimento e pesquisa.
A restauração foi feita pelo Clube Nissan de Restauração de Veículos, grupo de voluntários do Centro Técnico da Nissan, que inclui funcionários das divisões de desenvolvimento e pesquisa.
Desde sua criação, em 2006, o clube vem ensinando as técnicas de restauração empregadas em carros do passado, além da cultura automotiva.
Até dois carros históricos são restaurados por ano e o "Datsun Baby" é o 10º projeto do clube.
Assim como em outros trabalhos, as restaurações somente começaram após as especificações terem sido cuidadosamente estudadas e as partes degradadas identificadas.
Assim como em outros trabalhos, as restaurações somente começaram após as especificações terem sido cuidadosamente estudadas e as partes degradadas identificadas.
Com a ajuda de diversos fornecedores, o clube finalizou o "Datsun Baby" em pouco mais de nove meses.
O carrinho será exposto em diversos eventos durante esse ano, inclusive na festa dos 50 anos do parque.
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