Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quarta-feira, 22 de abril de 2015

SALÃO DE MILÃO: FORD EXIBE VELEIRO, GUITARRA E MESA DE PEBOLIM INSPIRADOS NO FORD GT E CRIADA PELO BRASILEIRO RAFAEL REGO, DESIGNER DE INTERIORES QUE TRABALHA NO ESTÚDIO DA FORD, NOS ESTADOS UNIDOS


A Ford escolheu um dos eventos de design mais importantes do mundo, o Salão do Móvel de Milão, na Itália, para exibir o talento e a criatividade de seus designers globais. 


A exposição, aberta esta semana, traz vários objetos inspirados no novo Ford GT, incluindo um barco a vela, uma guitarra e uma mesa de pebolim – esta última criada por um brasileiro, cujo trabalho pode ser visto no vídeo neste link, em inglês.

As peças foram desenhadas nos estúdios globais da Ford, seguindo a mesma filosofia que orientou o desenvolvimento do interior do Ford GT. 

Ou seja: clareza de intenção, com foco nas áreas de funcionalidade; inovação, ampliando os limites dos projetos; e conexão com o usuário por meio de uma tecnologia mais compacta e intuitiva.



"Temos uma quantidade incrível de talentos em nossos estúdios globais e o público raramente vê mais de 10% do trabalho que acontece dentro deles", diz Moray Callum, vice-presidente de Design da Ford. 

“Esta é uma oportunidade de compartilhar um pouco da criatividade da nossa equipe e, ao mesmo tempo, dar aos nossos designers a oportunidade de ir além do trabalho diário e se expor a novas ideias que vão inspirar futuros projetos da Ford."

O novo Ford GT é também uma vitrine de tecnologias que incluem o motor turbo EcoBoost de alto desempenho e a carroceria leve e aerodinâmica de fibra de carbono. 

"Nos últimos anos, ganhamos um impulso incrível em nossos projetos", continua Callum. 

"À medida que avançamos, precisamos evoluir para continuar a oferecer soluções empolgantes e originais. O Ford GT é um exemplo de projeto que se baseia no DNA existente e o leva além."

Mesa de pebolim




A mesa de pebolim exposta no salão foi criada pelo brasileiro Rafael Rego, designer de interiores que trabalha no estúdio da Ford em Dearborn, EUA, e é apaixonado por futebol. 

Antes disso, ele atuou no estúdio da Ford em Camaçari, na Bahia. 

“Eu sempre pensei em criar vários produtos e um dos que mais despertam a minha paixão é a mesa de pebolim”, conta.

O primeiro passo foi criar um gramado sintético de verdade. Outro elemento é a cobertura curva de acrílico transparente, que cria a perspectiva de um estádio real. 

“A proposta foi criar um design limpo, de forma que os jogadores não impeçam a visão do campo sob qualquer ângulo. E também eficiente: os jogadores podem dar chutes potentes de até 40 km/h. 

Eu quis criar elementos que realmente enriquecessem a experiência de jogo”, explica o designer.

Instalação e tendências




A mostra da Ford inclui também objetos mais tradicionais de mobiliário, como uma luminária flutuante, um alto-falante wi-fi e duas interpretações de móveis de sala. 

Todos usam soluções de design semelhantes para criar uma identidade.

Em parceria com o arquiteto Attilio Stocchi e a Federlegno Arredo Eventi, a Ford trabalhou em outra experiência inovadora no “Salone del Mobile”, a "Favilla, Cada Luz uma Voz", também inspirada do novo Ford GT. 

A instalação se desenvolve dentro de duas grandes caixas. 


A primeira examina a ciência da luz, com um show deslumbrante de reflexos, como no interior de uma rocha de cristais.

A segunda foi criada pelo estúdio de animação interno da Ford para dar aos visitantes uma experiência única e envolvente de como o design da Ford molda a forma e a função dos produtos.

Outra ação da Ford no salão é um debate sobre tendências de design. 

No Relatório de Tendências 2015, estudo anual que a empresa faz para mapear as mudanças dos consumidores em relação à mobilidade e outras áreas, os especialistas apontam a negociação de privacidade como a troca entre as informações que os consumidores desejam compartilhar e os benefícios que recebem. 

A discussão tem como foco a importância de compreender e interpretar os limites do espaço pessoal para oferecer a melhor experiência ao consumidor, tanto no campo físico como no digital.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.