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quarta-feira, 1 de abril de 2015

O JEEP RENEGADE CHEGA AO MERCADO PARA MEXER COM OS DESEJOS DOS BRASILEIROS. TEM PREÇOS QUE VARIAM DE R$ 69.900 A R$ 80.900 COM MOTOR FLEX E DE 99.900 A R$ 116.900, COM MOTOR TURBO DIESEL E CÂMBIO DE NOVE MARCHAS. O SUV PARA UNS, JIPE - NUNCA JIPINHO - PARA OUTROS, É SILENCIOSO, CONFORTÁVEL, TEM BOM DESEMPENHO, ESTABILIDADE E SEGURANÇA. DEPOIS DO TEST-DRIVE DE TRÊS VERSÕES, PODEMOS AFIRMAR QUE SE TRATA DE DE UM CARRO CONFIÁVEL. VALE A PENA EXPERIMENTAR!


Texto e fotos: Arnaldo Moreira


Testei três versões do novo Jeep Renegade, a grande novidade automotiva brasileira deste ano, e posso afirmar que se trata de um carro classudo, muito confortável, com belo acabamento, excelente dirigibilidade e estabilidade, espaçoso, de bom desempenho e tecnologia só encontrados em carros de maior valor.



jipe, com jeito de SUV, ou se quiser, o SUV com tipo de jipe, será vendido, já neste mês de Abril, nas 120 concessionárias da Chrysler/Jeep do País, em seis versões, três com motores flex e três com motor Diesel:

Sport 1.8 flex (M/T cinco marchas):R$ 69.900

Sport 1.8 flex (A/T seis marchas): R$ 75.900

Sport 2.0 turbodiesel 4×4 (A/T nove marchas): R$ 99.900

Longitude 1.8 flex (A/T seis marchas): R$ 80.900

Longitude 2.0 turbodiesel 4×4 (A/T nove marchas): R$ 109.900

Trailhawk 2.0 turbodiesel 4×4 (A/T nove marchas): R$ 116.900, completíssimo.



Uma sétima versão, mais simples, com motor 1.8 flex, e câmbio manual, que custará R$ 66.900, já foi anunciada pela Jeep, para junho. 

A montadora pretende, assim, ampliar a concorrência neste segmento de SUV.



Bom caminho
Na minha vida de jornalista, além da cerca de meia centena de carros que já possui, testei, imagino eu, algo em torno de 250/300 outros e o último, um mimo da indústria automotiva brasileira, de 2015, me deixou com a sensação de que o País está avançando a passos firmes para fabricar automóveis cada vez de melhor qualidade. 

O Renagade produzido pela Jeep (leia-se Fiat), em Goiana, Pernambuco, é a prova disso.



A festa de lançamento aconteceu num dos mais belos monumentos históricos do Rio de Janeiro, que costumo apelidar de bibelô carioca, a Ilha Fiscal, lugar onde foi realizado o último baile do Império. 



Na entrada da Ilha Fiscal, um Jeep,
bisavô do Renegade, que serviu na
 II Guerra Mundial dava as
boas-vindas aos convidados.
Um show aberto pelo diretor de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade do Grupo Fiat Chrysler, Marco Antônio Lage, que em nome da montadora deu as boas-vindas aos convidados brasileiros e de países da América Latina.
O espetáculo contou com diversos artistas, entre eles Erasmo Carlos, o eterno Tremendão, e Lenine, que abrilhantaram a noite.



De manhã, cedo, rumei para a Marina da Glória, onde estavam instalados equipamentos de teste do Renegade, para a parte mais prazerosa do evento: o teste do carro pelas ruas do Rio. Primeiro, saí com o Sport, 1.8 Flex, 4 x 2, automático. 

Jeep Renegade Longitude (Foto: Marcos Camargo/Jeep)

A primeira impressão, dizem, é a que fica, e logo ao sentar-me ao volante do Jeep senti que estava dentro de um carro muito interessante, com ótima visão externa. 


O conforto dos bancos chama a atenção.



O Renegade tem uma batida de porta abafada, como nos carros caros, os vãos das chapas da carroceria são justos e uniformes com materiais de boa qualidade. 



Jeep Renegade Longitude (Foto: Marcos Camargo/Jeep)



Jeep Renegade 1.8 Flex Automático
Os bancos - o do motorista tem um porta-objetos por baixo e regulagem elétrica total - são largos, confortáveis, também na traseira, com cintos de três pontos e encostos de cabeça, o volante de boa pega, como o assento, em couro, com controles de computador de bordo, e, atrás dele, as borboletas de trocas de marchas manuais.


O Renegade tem algo que na maioria dos modelos de hoje não é mais visível para os motoristas: o capô. A Jeep devolveu essa visão a quem está dentro do carro. Gostei!



Assim que entrei no trânsito matinal engarrafado do Aterro do Flamengo reparei num detalhe que considero muito importante num carro: o silêncio no habitáculo, e os engenheiros da Jeep capricharam nesse item. 

Jeep Renegade 1.8 Flex

O ar condicionado é silencioso e eficiente, dual zone e automático.





Equipado com um bom sistema multimídia, tela de 6,5" sensível ao toque, com navegador e câmera de ré, conexões Bluetooth e USBoferece som de excelente qualidade, ajudado pelo isolamento acústico eficaz do carro.   


Rodas de 17".

Segurança é outro item relevante no Renegade. Possui sete airbags, controles de tração e estabilidade e o freio de estacionamento é elétrico. 



O painel é emborrachado e tem muito pouco plástico. 



O espaço interno é amplo, mas o mesmo não se pode dizer do porta-malas de apenas 260 a 280 l, o menor do segmento.


Propulsores eficazes

Jeep Renegade 1.8 Flex

O motor EtorQ 1.8 16V, flex, de 130 cv (a gasolina) e 132 cv (etanol), recebeu um up grade e agora entrega 19,1 kgfm de torque (contra os 18,9 kgfm, anteriores) aos 3.750 rpm (antes aos 4.500 rpm) e toda a sua força a partir de 1.500 rpm. 

A Jeep explicou que o motor recebeu novos pistões, câmara de combustão, coletores de admissão e escape, e ainda válvulas maiores, velas de ignição menores e um variador de fase no comando de válvulas, o que gerou uma redução de 5% do consumo.


Sobre o câmbio automático, de seis velocidades, com troca de marchas nas borboletas atrás do volante, mais rápidas, o que posso dizer é que eficiente, silencioso e responde muito bem ao que se exige do carro. 



Em relação à versão Sport 1.8 flex, manual (1.432 kg), que testei depois, a diferença é pequena. 

Esta transmissão, 197 kg mais leve, do que a automática (1.629 kg) reflete-se em um ligeiro melhor desempenho, nada de muito significativo, mas que vale registrar.



Mas deixo claro que ambas as versões arrancam com vontade e retomam velocidade com eficiência. São seguras e confiáveis.

Luxo e economia


Chegou o momento de falar sobre o melhor dos Renegades, o Trailhawk 2.0 turbo Diesel, 4 x 4. Gente, é excelente. 

Um mimo entre os SUVs. A versão Diesel tem outras duas versões: Sport e Longitude.



“Projetado nos Estados Unidos, o Jeep Renegade não deriva de nenhum carro de passeio. Nasceu para ser um legítimo SUV compacto, com a grife Jeep e com inovações não só para seu segmento, mas para todo o mercado nacional”, afirma Sérgio Ferreira, diretor-geral da Chrysler Brasil e diretor da marca Jeep para a América Latina. 

O carro é um luxo. Vem equipado com o silencioso e novo motor Diesel-turbo VGT, 2.0 MultiJet II, de 170 vc a 3.750 rpm e torque de 35,7 kgfm, o mais potente da categoria, acoplado a uma transmissão de nove velocidades.

A Jeep garante que esta versão do Renegade tem autonomia para 950 km, o que permite fazer a viagem entre o Rio e São Paulo, ida e volta, sem reabastecer.


O 4 x 4 da Jeep desce essa rampa sem ajuda do freio.

Na volta da rua, o Renegade seguiu para o teste de esforço quando foi usado o sistema de tração 4 x 4 reduzida e foi testada a descida de rampa automática 

O 4 x 4, tem quatro modos:
O Padrão é automático e repassa a força para trás, quando necessário. 



O Sport limita o controle de tração e busca enviar até 60% do torque para a traseira, o que dá um toque esportivo. 



O Snow (neve) divide a tração em uma proporção contrário do Sport para evitar saídas de traseira e faz de tudo para não derrapar sobre o gelo, incluindo colocar o carro em movimento em segunda marcha e ajustar a atuação dos freios ABS para essa condição. 



Tanto nos modos Mud (lama) quanto no Sand (areia), os freios também mudam sua atuação e a tração fica em sua maioria na traseira.


Adicionar legenda

A Jeep criou um programa de revisões tabeladas para o Renegade. 

Os valores são os seguintes:
12 mil km/1 ano -  R$ 327,00

24 mil km/2 anos - R$ 477,00

36 mil km/3 anos - R$ 764,00

48 mil km/4 anos - R$ 684,00

60 mil km/5 anos - R$ 947,00


Dimensões: 
Comprimento: 4,292 m, 
Largura: 1,798 m (com retrovisores, 2,018 m), Altura: 1,688 m, 
Entre-eixos: 2,570 m 
Capacidades: Tanque 60 l, 
Porta-malas: 260/280 l, 
Peso: 1.674 kg.






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