As inclusões do pacote “Black Mask”, que traz farois e lanternas escurecidas disponível para toda a linha, e do sistema Bluetooth (disponíveis para as versões S e SL) ampliam a lista de itens de estéticos e de tecnologia disponíveis para o sedã médio da Nissan.
Modelo que mudou o conceito de dirigibilidade no segmento, o Nissan Sentra destaca-se também com seu motor 2.0 16V bicombustível, que gera 143 cavalos a 5.200 rpm, independentemente do combustível (álcool/gasolina), que conta com o sistema CVVTCS (de Continuosly Variable Valve Timing Control System, ou variação da abertura das válvulas através de variador de fase).
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Com curva de torque constante que é muito suave desde as rotações mais baixas, o motorista pode perceber toda a força do motor, que é extremamente elástico, pois alcança 90% de torque máximo de 20,3 kgfm até 2.400 rpm. A taxa de compressão é de 9,7:1.
O Nissan Sentra 2013 conta com duas opções de caixa de câmbio. A versão 2.0 tem câmbio manual de seis marchas (foto acima), além do opcional câmbio XTRONIC®CVT com função overdrive – é item de série nas versões 2.0 S e 2.0 SL. A transmissão CVT (foto abaixo) é uma das opções mais modernas em relação às transmissões automáticas disponíveis no mercado.
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O sistema CVT proporciona trocas de marchas sem trancos e economia de combustível em relação à opção manual, já que trabalha sempre na faixa de rotação ideal. Aliás, o sedã médio da Nissan foi o primeiro veículo do segmento no Brasil a oferecer um motor bicombustível com a transmissão CVT, que traz vantagens em termos de consumo em relação à transmissão automática convencional.
Quando comparada com a caixa manual, a automática convencional pode elevar o consumo do veículo em até 10%. Em relação ao XTRONIC® CVT a melhora no consumo é de até 7% em comparação com o mesmo carro equipado com câmbio manual de seis velocidades. Já em relação às transmissões automáticas convencionais dos concorrentes, a economia de consumo é de até 19%.
Porta-trecos
O Sentra 2013 tem vários lugares para acomodar os diversos objetos de uso diário da vida moderna, conta com diversos porta-copos e compartimentos.
Os porta-copos são distribuídos no console central e no descansa braço do banco traseiro e têm ajuste para fixar recipientes líquidos de 500 ml a 1 litro.
No apoio de braço entre os bancos dianteiros há um compartimento com 4,8 litros de capacidade para guardar CDs e DVDs.
Já o porta-luvas com chave tem capacidade para até 12 litros.
A versão de entrada (2.0) vem com controlador de velocidade, computador de bordo, rádio CD/MP3 Player com conexão para Ipod®, ar-condicionado, proteção interna do porta-malas em carpete, molduras externas cromadas e rodas com calotas 16”.
O Nissan Sentra 2.0S 2013 traz todos os itens da versão de entrada e conta ainda com a chave inteligente I-Key, que dispensa o uso de chave para abertura das portas e partida do motor. Vem ainda com rodas de alumínio aro 16, maçanetas internas cromadas, faróis de neblina, volante revestido em couro com controle de áudio, banco traseiro bipartido e o sistema Divide-N-Hide®, uma divisória removível no interior do porta-malas, que serve para ocultar ou separar a bagagem (foto abaixo). Opcionalmente pode ter o sistema Bluetooth e farois e lanternas escurecidas.
Topo de linha, a versão 2.0 SL conta com todos os itens da versão 2.0 S, além de airbags laterais e de cortinas, bancos em couro, teto solar elétrico, som Rockford Fosgate com display colorido de 4,3” e conexão USB, sensor crepuscular e câmera traseira com imagem no display do rádio. Também pode ter o sistema Bluetooth e farois e lanternas escurecidas com opcionais.
Especificações Técnicas e Performance
Equipamentos
Conhecido em alguns países como Sunny, nome que ganhou com sua exportação para os Estados Unidos, em 1982, o Sentra (foto acima) nas suas três primeiras gerações foi chamado Tsuru, palavra que no Japão significa grou ou cegonha e é sinônimo de boa sorte, felicidade e saúde. Diz a lenda que quem fizer mil tsurus, (cegonhas de papel) desejando fortemente alguma coisa, terá sucesso. Que tal, leitor, fazer mil Sentras em papel desejando muito, para ter um de verdade, e 2013. Bem, dá trabalho, mas tentar não custa.
A história do Sentra revela que em muitos outros países das Américas, como o Brasil, vendem as versões do Sunny como o Sentra. No México, as três primeiras gerações do Sentra eram conhecidos como Tsuru, sendo que esta geração do Sentra ainda é vendida com mudanças externas com este nome e coexiste com a geração atual do Sentra no México e em outros países.
O carro tem crescido ao longo dos anos. A primeira geração a B11 era menor e entrou em maio de 1982, nos Estados Unidos, como uma substituição ao Datsun 210.
A segunda geração, B12, também foi comercializada como Nissan Tsuru II e Nissan Sunny e foi produzida entre 1985 e 1990.
A terceira, B13, foi produzida em quase todos os países, até 1994, mas, ainda é fabricada em alguns países da América Latina como Nissan V16, no Chile, Sentra B13, na Bolívia e no Panamá, Sentra Clásico, no Perú e República Dominicana e Tsuru, no México, onde é muito usado como táxi.
A quarta versão, B14, foi produzida de 1995 a 1999.
A quinta, B15, ficou maior e foi produzida de 2000 a 2006 e a atual, B16, foi introduzida, em 2006, no North American International Auto Show e é fabricada no México e nas Filipinas.
Em 2011, por exemplo, o Nissan Sentra fechou o ano com o acumulado de 10.492 unidades vendidas no Brasil, total que representa crescimento de 76% sobre o ano anterior.
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