Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

domingo, 22 de abril de 2012

O FORD FUSION 2013 SERÁ PRODUZIDO COM MAIS PRODUTOS SUSTENTÁVEIS DO QUE OS MODELOS ANTERIORES E TRAZ UM COMPONENTE NO MÍNIMO INUSITADO: O EQUIVALENTE A DUAS CALÇAS JEANS COMO MATERIAL ISOLANTE


No novo modelo Fusion, a Ford utilizará o equivalente a duas calças jeans transformadas em material isolante como resultado do desenvolvimento da pesquisa de materiais, visando a substituição produtos derivados do petróleo usados na forração e em outros componentes dos carros que fabrica.


A novidade foi revelada pelo assessor de Imprensa da Ford Brasil, Célio Galvão. Ele ressaltou, porém, que os carros produzidos pela Ford no Brasil já utilizam de cinco a sete quilos de PET reciclado nas forrações e que o painel dos novos caminhões Cargo já é feito com fibra natural de sisal.


Célio Galvão lembrou que o uso do sisal pela Ford remonta a 1941, quando o produto foi empregado pela primeira vez na fabricação da carroceria do protótipo Soybean Car (carro de soja) feita de composto de plástico, junto com fibra de soja, cânhamo e palha de trigo. 


O "Carro de Soja", frisou Célio Galvão, era 450 kg mais leve e 10 vezes mais resistentes que o produzido em aço estampado e Henry Ford comprovou isso à marretada: pegou uma marreta e desferiu diversos golpes na tampa do porta-malas que resistiu às violentas pancadas.


De acordo com o assessor de Imprensa, a Ford está ampliando as pesquisas visando o uso de materiais sustentáveis alternativos como celulose, cana-de-açúcar, dente-de-leão, milho, fibra de coco e até dinheiro reciclado, com o objetivo de elevar a quantidade de materiais sustentáveis na substituição de peças derivadas do petróleo.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.