A novidade foi revelada pelo assessor de Imprensa da Ford Brasil, Célio Galvão. Ele ressaltou, porém, que os carros produzidos pela Ford no Brasil já utilizam de cinco a sete quilos de PET reciclado nas forrações e que o painel dos novos caminhões Cargo já é feito com fibra natural de sisal.
Célio Galvão lembrou que o uso do sisal pela Ford remonta a 1941, quando o produto foi empregado pela primeira vez na fabricação da carroceria do protótipo Soybean Car (carro de soja) feita de composto de plástico, junto com fibra de soja, cânhamo e palha de trigo.
O "Carro de Soja", frisou Célio Galvão, era 450 kg mais leve e 10 vezes mais resistentes que o produzido em aço estampado e Henry Ford comprovou isso à marretada: pegou uma marreta e desferiu diversos golpes na tampa do porta-malas que resistiu às violentas pancadas.
De acordo com o assessor de Imprensa, a Ford está ampliando as pesquisas visando o uso de materiais sustentáveis alternativos como celulose, cana-de-açúcar, dente-de-leão, milho, fibra de coco e até dinheiro reciclado, com o objetivo de elevar a quantidade de materiais sustentáveis na substituição de peças derivadas do petróleo.
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