A Renault do Brasil reafirma seu
compromisso com o meio ambiente e já comercializa no mercado o primeiro furgão
leve em conformidade com as novas normas de emissão de poluentes brasileiras.
Desde março deste ano, a linha Master 2012/2013 está saindo do Complexo Ayrton
Senna, em São José dos Pinhais (PR) de acordo com a norma Proconve L6.
Equivale dizer que todas as versões da gama à venda no mercado nacional já são capazes de rodar com o diesel estabelecido pela normatização recentemente em vigor. Trata-se de um combustível com menor teor de enxofre e, portanto, menos poluente.
Equivale dizer que todas as versões da gama à venda no mercado nacional já são capazes de rodar com o diesel estabelecido pela normatização recentemente em vigor. Trata-se de um combustível com menor teor de enxofre e, portanto, menos poluente.
Funcionamento mais limpo
Para atender a exigências do Proconve L6, o motor 2.5 dCi 16V que equipa o
Renault Master passou a contar com o sistema EGR (Recirculação dos Gases de
Escape). O EGR diminui a formação excessiva de óxido de nitrogênio (NOx) que se
forma no interior da câmara de combustão devido à alta temperatura somada à
presença de oxigênio. Uma válvula permite que entre 20% e 30% dos gases de
escape inertes sejam reutilizados pelo motor, reduzindo a pressão e diminuindo
a temperatura na câmara. O resultado é um motor menos poluente.Mas esta não é a única novidade da linha 2013 do Master. A versão Minibus L2H2 (teto alto, chassi médio) de 16 lugares está dando lugar à versão Minibus L3H2 (teto alto, chassi longo). Ou seja, o veículo ficou mais comprido, proporcionando mais espaço interno e conforto para os passageiros. Além disso, o Minibus L3H2 (com banco fixo e banco reclinável) teve seu preço de venda reduzido, melhorando ainda mais sua relação custo x benefício.
O Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve) foi instituído pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e vem evoluindo gradativamente desde a sua criação em 1996.
Desde 1º de janeiro de 2012, todos os fabricantes e importadores de veículos utilitários movidos a diesel têm de produzir modelos conforme a norma P7, para caminhões e ônibus e, L6, para utilitários leves.
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