Desde que foi introduzido no mercado brasileiro, em 2011, o Chevrolet Cruze vem conquistando uma legião de fãs. De lá para cá, foram vendidas mais de 15 mil unidades do modelo. Agora, dando continuidade ao plano de lançar sete novos modelos em 2012, a Chevrolet amplia sua gama de modelos no mercado brasileiro, apresentando o novíssimo Cruze Sport6.
De acordo com Grace Lieblein, presidente da General Motors do Brasil, o potencial do Cruze Sport6 para agradar aos consumidores é grande. "O Cruze vem superando nossas expectativas. No Brasil e no mundo. E o Cruze Sport6 tem os mesmos ingredientes para manter essa trajetória de sucesso".
O Cruze Sport6 chega ao mercado brasileiro no início de Abril, nos quase 600 pontos de vendas, serviços e assistência técnica da General Motors do Brasil, com garantia de três anos sem limite de quilometragem, nas versões LT e LTZ, ambas equipadas com o moderno motor 1.8 Ecotec6 e transmissões manual e automática de seis velocidades.
Assim como na versão sedã, o visual do Cruze Sport6 é fruto de um trabalho global, já que o time de designers, baseado na Coreia, recebeu inputs de outros centros de design da GM no mundo, sediados na Alemanha, Estados Unidos, Austrália e Brasil. Tais sugestões tinham como objetivo traçar linhas que fossem capazes manter sua trajetória de sucesso.
"Nosso objetivo foi o de entregar ao carro uma aparência dinâmica, quase de um cupê, sem comprometer sua versatilidade, praticidade e o bom espaço interno", afirma Carlos Barba, diretor executivo de Design da GM América do Sul.
O elemento de maior destaque no design do Cruze é a linha do teto arqueada, que se estende desde o pára-brisa até os pilares traseiros. Juntamente com a traseira mais curta – a versão hatch é 9 centímetros menor, se comparada ao sedã, esta linha se traduz em muita esportividade. Para o forte impacto visual provocado pelo Cruze, contribui também a simplicidade do design exterior, livre de artifícios.
"A traseira tem elegância, um charme único. Tem tanta personalidade que consegue colocar o Sport6 em outro patamar, outra categoria", completa Carlos Barba.
Tanto na versão LT quanto na LTZ, o Chevrolet Cruze é equipado com rodas de liga leve, aro 17, com pneus 225/50 R17. Cada um dos modelos tem rodas fixadas por cinco parafusos com desenho exclusivo.
Com um toque de esportividade e uma atmosfera envolvente, o habitáculo de cinco lugares do Sport6 caracteriza-se pelas linhas harmoniosas e fluidas e pela aplicação de materiais texturizados e suaves ao toque. Trata-se de uma execução refinada, que traz novos níveis de e acabamento e qualidade para o segmento dos hatchs médios.
Entre as características que colocam o Cruze Sport6 no topo de sua classe, está a integração do painel de instrumentos com os painéis de porta, com folgas justas, e o bom espaço para as pernas, cabeça e ombros dos passageiros dos bancos traseiros.
O tema principal do design do interior, como encontrado em outros modelos da marca, mantém a expressão moderna de uma linha de estilo tradicional da Chevrolet: o dual cockpit, solução encontrada para aproximar o condutor e o passageiro numa experiência compartilhada. O elemento central desta simetria é o console central, que inclui o visor e os comandos dos sistemas de informação, entretenimento e climatização do Sport6.
Assim como os outros elementos do interior, o conforto e o desenho dos bancos estão entre os melhores do segmento. Estes são envolventes e possuem uma construção em trama que distribui o peso de forma equilibrada, bem como um enchimento em espuma firme e nos assentos e nos encostos, seja nos bancos dianteiros ou traseiros.
Um capítulo à parte é o sistema de entretenimento integrado do Sport6. Semelhante ao do Cruze, ele utiliza uma tela de 7 polegadas, localizada no console central. O sistema de navegação oferece mapas do Brasil e da Argentina e tem uma sofisticação poucas vezes vista: mostra, por exemplo, indicações para postos de gasolina, quando o tanque do carro entra na reserva.
Graças ao sinal de velocidade que o sistema recebe, mesmo que você entre em um túnel, onde não há sinal de GPS, seu sistema continuará atualizando sua posição no mapa e te dando alguma instrução se necessário. Além disso, o carro dispõe de rádio com leitor de CD e MP3 e USB. A versão LT sai de fábrica com um amplificador de quatro canais e seis alto-falantes. Já o modelo LTZ, oferece sistema Premium de audio.
O Chevrolet Cruze Sport6 será vendido em duas diferentes versões, a LT e a LTZ ambas com itens exclusivos. Os dois níveis de acabamento oferecem o interior em preto e versões com câmbio manual ou automático de seis velocidades.
A versão LT pode ser encontrada com câmbio manual e bancos de tecido ou com o câmbio automático e bancos revestidos em couro. Além disso, ela oferece uma boa lista de itens de série, como airbags duplo e laterais, faróis e lanterna de neblina, controles de tração e estabilidade, freios com ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), sistema ISOFIX, rodas de alumínio aro 17, ar-condicionado eletrônico com AQS, computador de bordo, direção elétrica progressiva, retrovisor interno eletrocrômico, retrovisores externos elétricos com desembaçador, vidros elétricos, volante com comandos para acessar as funções do sistema de som, piloto automático e viva-voz através de Bluetooth, central multimídia com sistema de som AM/FM stéreo, CD Player, MP3, USB, entrada auxiliar e seis alto-falantes.
Ecotec6: garantia de bom desempenho
Assim como a versão sedã, o Cruze Sport6 é equipado com o novo motor 1.8 litro Ecotec6 e duas opções de câmbio: manual e automático de seis marchas – outro item inédito no segmento.
A família Ecotec reúne o que há de mais sofisticado em termos de engenharia e tecnologia. Seu cabeçote conta com duplo comando de válvulas continuamente variável (Dual CVVT), com variação do tempo de abertura das válvulas de admissão e de escape.
Além disso, o Ecotec6 tem coletor de admissão variável, o que torna as respostas do motor mais rápidas. O coletor "curto" é mais utilizado em altas velocidades, quando o carro necessita de potência. Em baixas rotações, o coletor se torna "longo" privilegiando torque e força. Além disso, o sistema colabora para uma queima de combustível mais eficiente, proporcionando alto desempenho, economia e uma menor emissão de gases poluentes.
Mas o Ecotec vai além. Tem bielas forjadas, ao invés de fundidas, que garantem muito mais durabilidade – são utilizadas em carros de corrida e alto desempenho. O cabeçote (feito de alumínio, assim como o cárter) e bloco contam com galerias internas para refrigeração especialmente desenhadas de modo que a temperatura no cabeçote seja menor, permitindo maior avanço de ignição, o que resulta em menor consumo.
Graças a estas tecnologias, o 1.8 Ecotec 6 do Cruze rende 144 cavalos quando abastecido com etanol e 140 com gasolina, a 6.300 rpm. O torque máximo, com etanol, é de 18,9 kgfm e aparece já nas 3.800 rpm. Com gasolina, o torque é de 17,8 kgfm, na mesma rotação. E, além dos bons números, vale ressaltar que 90% do torque já disponível nas 2.200 rpm.
Além da caixa de transmissão manual, de 6 velocidades, A exemplo do que já acontece no sedã, o Sport6 oferece outra, automática, também com seis velocidades e a opção de mudanças no modo sequencial, oferecendo a escolha entre esportividade ou conforto.
Esta caixa se adapta ao estilo de condução do motorista e conta com um sensor de inclinação que modifica as marchas segundo a necessidade. Por exemplo, em uma descida, ela reduz marchas para a ajudar a segurar o carro, mesmo sem a intervenção do motorista. Em subidas, ela evita trocas desnecessárias de marcha.
Os sistemas de suspensão, freios e direção do Cruze Sport6 foram trabalhados em Campos de Provas e estradas do mundo inteiro, incluindo as brasileiras para garantir um excelente compromisso entre conforto e comportamento dinâmico.
O Cruze tem a seu favor um chassi com dimensões generosas, o que contribui para uma maior estabilidade e conforto. A bitola dianteira tem 1.544 mm e a traseira 1.558 mm, enquanto a distância entre eixos (semelhante a do sedã) tem 2.685 mm.
A suspensão dianteira é do tipo McPherson e tem molas com um formato especial que contribuem para manter todos os movimentos da carroceria dentro dos padrões pré-estabelecidos. As buchas hidráulicas que fixam os braços inferiores da suspensão ao subchassi – comuns apenas em veículos mais caros – aumentam o grau de isolamento no rodar e permitem uma absorção mais controlada das vibrações originadas em pisos irregulares, resultando numa dirigibilidade superior do veículo.
No que se refere ao sistema de freios, o Cruze Sport6 tem quatro discos, com os dianteiros ventilados. O sistema ABS possui a distribuição eletrônica de frenagem e os controles de tração e estabilidade são itens de série em qualquer versão do Sport6.
A direção de pinhão e cremalheira é assistida eletricamente e foi concebida para oferecer boa informação ao condutor. A direção é rápida nas respostas, mais direta, bastando menos que três voltas para o volante ir de batente a batente. Tudo isso sem abrir mão do conforto e da leveza que o sistema oferece em manobras.
Preços do Chevrolet Cruze Sport6
Cruze Sport6 LT Manual – R$ 64.900
Cruze Sport6 LT Automático – R$ 69.900
Cruze Sport6 LTZ Manual – R$ 77.400
Cruze Sport6 LTZ Automático – R$ 79.400
Acessórios, para deixar o Sport6 ainda mais estiloso
A Chevrolet está cada vez mais próxima de seus clientes. E uma das formas de fazer isso, é oferecer acessórios a fim de o cliente conseguir deixar seu modelo único. Hoje, todos os modelos da Chevrolet produzidos no Brasil oferecem acessórios comercializados em sua rede de concessionárias.
O Cruze Sport6 oferece soleiras para as portas, capa dos retrovisores cromados, película de proteção solar, cabide para encosto de cabeça, navegador portátil de 4,3 polegadas e sensor de ré. Os dois últimos apenas para a versão LT, já que o modelo LTZ traz os dois itens como equipamentos de série.
Ficha Técnica
SPORT 6 MANUAL
DIREÇÃO
Direção redução: 15,5
Direção número de voltas
(batente a batente): Elétrica: 2,74
Diâmetro de giro (m): 10,65
FREIOS
Tipo: Discos dianteiros, discos traseiros
Disco diâmetro x espessura (mm): Dianteiro: 276 x 26; traseiro 268 x 12
RODAS/PNEUS
Roda: 7j x 17
Pneus: 225/50 R17
DIMENSÕES
Distância entre eixos (mm): 2.685
Comprimento total (mm): 4510
Largura carroceria (mm): 1.790
Largura total (mm): 2.098
Altura (mm): 1.477
Bitola (mm): Dianteira: 1.544; traseira: 1.558
Altura mínima do solo (mm): 131
Peso em ordem de marcha (kg): 1.410
Distribuição de peso
(% dianteira/traseira): 61 / 39
CAPACIDADES
Porta-malas (litros): 402
Carga útil (kg): 459
Tanque de combustível (litros): 60,3
Óleo do motor (litros): 4,25 (4,50 com o filtro)
Sistema de refrigeração (litros): 6,5
DESEMPENHO
Velocidade máxima (km/h): Etanol: 204
Gasolina: 203
Aceleração 0 a 100 km/h (s): Etanol: 10s7
Gasolina: 10s8
Retomada 40 a 100 km/h (s): Etanol: 16s0 (4a
marcha)
Gasolina: 16s0 (4a
marcha)
Retomada 80 a 120 km/h (s): Etanol: 14s3 (5a
marcha)
Gasolina: 14s5 (5a
marcha)
SPORT 6 AUTOMÁTICO
Modelo: Cruze Sport6 LT e LTZ
Carroceria / motorização: Hatch, 5 passageiros, 4 portas, motorização dianteira, tração dianteira
Construção: Aço galvanizado nos painéis exteriores
Fabricação: São Caetano do Sul, São Paulo, Brasil
MOTOR
Modelo: N18XFF
Disposição: Transversal
Número de cilindros: 4 em linha
Cilindrada (cm3): 1.796
Diâmetro e Curso (mm): 80,5 x 88,2
Válvulas: DOHC, quatro válvulas por cilindro (Dual CVVT)
Taxa de compressão: 10,5:1
Potência máxima líquida
(ABNT NBR 5484 – ISO 1585): Etanol: 144 cv a 6.300 rpm
Gasolina: 140 cv a 6.300 rpm
Torque máximo líquido
(ABNT NBR 5484 – ISO 1585): Etanol: 18,9 kgfm a 3.800 rpm
Gasolina: 17,8 kgfm a 3.800 rpm
Combustível recomendado: Gasolina comum e/ou Etanol
Rotação máxima do motor (rpm): 6.500
Bateria: 12V, 60 Ah
Alternador: 100 A
TRANSMISSÃO
Modelo: GF6 - Automática de 6 velocidades à frente sincronizadas
Relação de marchas:
Primeira: 4,449:1
Segunda: 2,908:1
Terceira: 1,893:1
Quarta: 1,446:1
Quinta: 1,000:1
Sexta: 0,742:1
Ré: 2,871:1
Diferencial: 3,720:1
CHASSIS/SUSPENSÃO
Dianteira: Independente McPherson, molas helicoidais com carga lateral, amortecedores telescópicos
hidráulicos pressurizados a gás
Traseira: Semi-independente com 2 braços de controle, amortecedores telescópicos hidráulicos
pressurizados a gás
Direção: Elétrica, pinhão e cremalheira HEVROLET CRUZE CHEVROLET CRUZE
SPORT6
Direção redução: 15,5
Direção número de voltas
(batente a batente): Elétrica: 2,74
Diâmetro de giro (m): 10,6
FREIOS
Tipo: Discos dianteiros, discos traseiros
Disco diâmetro x espessura (mm): Dianteiro: 276 x 26; traseiro 268 x 12
RODAS/PNEUS
Roda: 7j x 17
Pneus: 225/50 R17
DIMENSÕES
Distância entre eixos (mm): 2.685
Comprimento total (mm): 4.510
Largura carroceria (mm): 1.790
Largura total (mm): 2.098
Altura (mm): 1.477
Bitola (mm): Dianteira: 1.544; traseira: 1.558
Altura mínima do solo (mm): 131
Peso em ordem de marcha (kg): 1.410
Distribuição de peso
(% dianteira/traseira): 61 / 39
CAPACIDADES
Porta-malas (litros): 402
Carga útil (kg): 456
Tanque de combustível (litros): 60,3
Óleo do motor (litros): 4,25 (4,50 com o filtro)
Sistema de refrigeração (litros): 6,5
DESEMPENHO
Velocidade máxima (km/h): Etanol: 197
Gasolina: 197
Aceleração 0 a 100 km/h (s): Etanol: 11s4
Gasolina: 11s7
Retomada 40 a 100 km/h (s): Etanol: 9s0 (em Drive)
Gasolina: 9s4 (em Drive)
Retomada 80 a 120 km/h (s): Etanol: 9s3 (em Drive)
Gasolina: 9s6 (em Drive)
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