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terça-feira, 10 de abril de 2012

CHEVROLET LANÇA NO BRASIL O CRUZE SPORT6 , NAS VERSÕES MANUAL E AUTOMÁTICA, COM TRÊS ANOS DE GARANTIA E PORTA-MALAS DE 402 L. O PREÇO É DE R$ 64.900 PARA O MAIS BARATO E R$ 79.400 PARA O MAIS CARO.


São Caetano do Sul – Elegância, esportividade e estilo. Esses são os adjetivos que melhor definem o Cruze Sport6. Um carro que chega para definir novos parâmetros de equipamentos, sofisticação e conforto ao segmento dos hatchs médios no Brasil.

Desde que foi introduzido no mercado brasileiro, em 2011, o Chevrolet Cruze vem conquistando uma legião de fãs. De lá para cá, foram vendidas mais de 15 mil unidades do modelo. Agora, dando continuidade ao plano de lançar sete novos modelos em 2012, a Chevrolet amplia sua gama de modelos no mercado brasileiro, apresentando o novíssimo Cruze Sport6.


Não se trata apenas da versão hatch do veículo de passeio mais vendido da Chevrolet do mundo. O Cruze Sport6 tem linhas que transpiram esportividade e elegância, que culminaram em um modelo com personalidade própria.

De acordo com Grace Lieblein, presidente da General Motors do Brasil, o potencial do Cruze Sport6 para agradar aos consumidores é grande. "O Cruze vem superando nossas expectativas. No Brasil e no mundo. E o Cruze Sport6 tem os mesmos ingredientes para manter essa trajetória de sucesso".

O Cruze Sport6 chega ao mercado brasileiro no início de Abril, nos quase 600 pontos de vendas, serviços e assistência técnica da General Motors do Brasil, com garantia de três anos sem limite de quilometragem, nas versões LT e LTZ, ambas equipadas com o moderno motor 1.8 Ecotec6 e transmissões manual e automática de seis velocidades.


Elegância e esportividade em um mesmo design
Assim como na versão sedã, o visual do Cruze Sport6 é fruto de um trabalho global, já que o time de designers, baseado na Coreia, recebeu inputs de outros centros de design da GM no mundo, sediados na Alemanha, Estados Unidos, Austrália e Brasil. Tais sugestões tinham como objetivo traçar linhas que fossem capazes manter sua trajetória de sucesso.

"Nosso objetivo foi o de entregar ao carro uma aparência dinâmica, quase de um cupê, sem comprometer sua versatilidade, praticidade e o bom espaço interno", afirma Carlos Barba, diretor executivo de Design da GM América do Sul.

O elemento de maior destaque no design do Cruze é a linha do teto arqueada, que se estende desde o pára-brisa até os pilares traseiros. Juntamente com a traseira mais curta – a versão hatch é 9 centímetros menor, se comparada ao sedã, esta linha se traduz em muita esportividade. Para o forte impacto visual provocado pelo Cruze, contribui também a simplicidade do design exterior, livre de artifícios.


A grade bipartida ostenta o logotipo da Chevrolet, sendo ladeada pelos grupos óticos sofisticados, que terminam em cunha nos pára-lamas dianteiros. A traseira inclui grandes lanternas niveladas com a superfície da carroceria e com duas formas circulares, encontradas em outros modelos consagrados da Chevrolet.

"A traseira tem elegância, um charme único. Tem tanta personalidade que consegue colocar o Sport6 em outro patamar, outra categoria", completa Carlos Barba.

Tanto na versão LT quanto na LTZ, o Chevrolet Cruze é equipado com rodas de liga leve, aro 17, com pneus 225/50 R17. Cada um dos modelos tem rodas fixadas por cinco parafusos com desenho exclusivo.


Interior: nova referência de qualidade e acabamento
Com um toque de esportividade e uma atmosfera envolvente, o habitáculo de cinco lugares do Sport6 caracteriza-se pelas linhas harmoniosas e fluidas e pela aplicação de materiais texturizados e suaves ao toque. Trata-se de uma execução refinada, que traz novos níveis de e acabamento e qualidade para o segmento dos hatchs médios.

Entre as características que colocam o Cruze Sport6 no topo de sua classe, está a integração do painel de instrumentos com os painéis de porta, com folgas justas, e o bom espaço para as pernas, cabeça e ombros dos passageiros dos bancos traseiros.

O tema principal do design do interior, como encontrado em outros modelos da marca, mantém a expressão moderna de uma linha de estilo tradicional da Chevrolet: o dual cockpit, solução encontrada para aproximar o condutor e o passageiro numa experiência compartilhada. O elemento central desta simetria é o console central, que inclui o visor e os comandos dos sistemas de informação, entretenimento e climatização do Sport6.


"O dos mostradores é muito atraente. Além de ótima leitura, eles surpreendem pela iluminação tridimensional. Certamente é mais um atrativo para os consumidores que gostam de estilo e esportividade", afirma Carlos Barba, diretor executivo de Design da General Motors América do Sul.

Assim como os outros elementos do interior, o conforto e o desenho dos bancos estão entre os melhores do segmento. Estes são envolventes e possuem uma construção em trama que distribui o peso de forma equilibrada, bem como um enchimento em espuma firme e nos assentos e nos encostos, seja nos bancos dianteiros ou traseiros.


O ar-condicionado do Chevrolet Cruze Sport6 tem comandos eletrônicos e inclui função AQS (Sensor de qualidade do ar), que mede a qualidade do ar externo e ativa a recirculação do ar, em caso do mesmo estar poluído.

Um capítulo à parte é o sistema de entretenimento integrado do Sport6. Semelhante ao do Cruze, ele utiliza uma tela de 7 polegadas, localizada no console central. O sistema de navegação oferece mapas do Brasil e da Argentina e tem uma sofisticação poucas vezes vista: mostra, por exemplo, indicações para postos de gasolina, quando o tanque do carro entra na reserva. 

Graças ao sinal de velocidade que o sistema recebe, mesmo que você entre em um túnel, onde não há sinal de GPS, seu sistema continuará atualizando sua posição no mapa e te dando alguma instrução se necessário. Além disso, o carro dispõe de rádio com leitor de CD e MP3 e USB. A versão LT sai de fábrica com um amplificador de quatro canais e seis alto-falantes. Já o modelo LTZ, oferece sistema Premium de audio.


Perante seus concorrentes, o Cruze Sport6 oferece um excelente espaço interno, superando seus rivais em termos de conforto. A capacidade do porta-malas é de 402 litros com os bancos em posição normal. Com o rebatimento dos bancos traseiros para frente (60/40), o volume de carga sobe para 872 litros. Os vários espaços de arrumação existentes no porta-luvas de dois níveis, no console central e nas bolsas das portas, assim como as bolsas das costas dos bancos, podem ser utilizados para arrumar uma grande variedade de objetos.


Sport6: duas versões para o consumidor
O Chevrolet Cruze Sport6 será vendido em duas diferentes versões, a LT e a LTZ ambas com itens exclusivos. Os dois níveis de acabamento oferecem o interior em preto e versões com câmbio manual ou automático de seis velocidades.

A versão LT pode ser encontrada com câmbio manual e bancos de tecido ou com o câmbio automático e bancos revestidos em couro. Além disso, ela oferece uma boa lista de itens de série, como airbags duplo e laterais, faróis e lanterna de neblina, controles de tração e estabilidade, freios com ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), sistema ISOFIX, rodas de alumínio aro 17, ar-condicionado eletrônico com AQS, computador de bordo, direção elétrica progressiva, retrovisor interno eletrocrômico, retrovisores externos elétricos com desembaçador, vidros elétricos, volante com comandos para acessar as funções do sistema de som, piloto automático e viva-voz através de Bluetooth, central multimídia com sistema de som AM/FM stéreo, CD Player, MP3, USB, entrada auxiliar e seis alto-falantes.


Já a versão LTZ, também pode ser encontrada com câmbio manual ou automático. Mas só existe com bancos revestidos em couro. Além disso, oferece o teto solar de fábrica. A oferta de itens de série inclui os mesmos itens da LT, acrescidos de retrovisores externos com rebatimento elétrico, airbag de cortina, sensor crepuscular, rodas 17 com design exclusivo, sensor de estacionamento, acionamento do motor através de interruptor Start-Stop no painel, central multimídia com tela LCD de sete polegadas e Navegador GPS integrado com sistema de som AM/FM stereo, CD player, MP3, USB e entrada auxiliar.

Ecotec6: garantia de bom desempenho
Assim como a versão sedã, o Cruze Sport6 é equipado com o novo motor 1.8 litro Ecotec6 e duas opções de câmbio: manual e automático de seis marchas – outro item inédito no segmento.

A família Ecotec reúne o que há de mais sofisticado em termos de engenharia e tecnologia. Seu cabeçote conta com duplo comando de válvulas continuamente variável (Dual CVVT), com variação do tempo de abertura das válvulas de admissão e de escape.

Além disso, o Ecotec6 tem coletor de admissão variável, o que torna as respostas do motor mais rápidas. O coletor "curto" é mais utilizado em altas velocidades, quando o carro necessita de potência. Em baixas rotações, o coletor se torna "longo" privilegiando torque e força. Além disso, o sistema colabora para uma queima de combustível mais eficiente, proporcionando alto desempenho, economia e uma menor emissão de gases poluentes.

Mas o Ecotec vai além. Tem bielas forjadas, ao invés de fundidas, que garantem muito mais durabilidade – são utilizadas em carros de corrida e alto desempenho. O cabeçote (feito de alumínio, assim como o cárter) e bloco contam com galerias internas para refrigeração especialmente desenhadas de modo que a temperatura no cabeçote seja menor, permitindo maior avanço de ignição, o que resulta em menor consumo.

Graças a estas tecnologias, o 1.8 Ecotec 6 do Cruze rende 144 cavalos quando abastecido com etanol e 140 com gasolina, a 6.300 rpm. O torque máximo, com etanol, é de 18,9 kgfm e aparece já nas 3.800 rpm. Com gasolina, o torque é de 17,8 kgfm, na mesma rotação. E, além dos bons números, vale ressaltar que 90% do torque já disponível nas 2.200 rpm.

Além da caixa de transmissão manual, de 6 velocidades, A exemplo do que já acontece no sedã, o Sport6 oferece outra, automática, também com seis velocidades e a opção de mudanças no modo sequencial, oferecendo a escolha entre esportividade ou conforto.

Esta caixa se adapta ao estilo de condução do motorista e conta com um sensor de inclinação que modifica as marchas segundo a necessidade. Por exemplo, em uma descida, ela reduz marchas para a ajudar a segurar o carro, mesmo sem a intervenção do motorista. Em subidas, ela evita trocas desnecessárias de marcha.


Do visual à prática: o prazer de dirigir o Sport6
Os sistemas de suspensão, freios e direção do Cruze Sport6 foram trabalhados em Campos de Provas e estradas do mundo inteiro, incluindo as brasileiras para garantir um excelente compromisso entre conforto e comportamento dinâmico.

O Cruze tem a seu favor um chassi com dimensões generosas, o que contribui para uma maior estabilidade e conforto. A bitola dianteira tem 1.544 mm e a traseira 1.558 mm, enquanto a distância entre eixos (semelhante a do sedã) tem 2.685 mm.

A suspensão dianteira é do tipo McPherson e tem molas com um formato especial que contribuem para manter todos os movimentos da carroceria dentro dos padrões pré-estabelecidos. As buchas hidráulicas que fixam os braços inferiores da suspensão ao subchassi – comuns apenas em veículos mais caros – aumentam o grau de isolamento no rodar e permitem uma absorção mais controlada das vibrações originadas em pisos irregulares, resultando numa dirigibilidade superior do veículo.


A suspensão traseira, tipo Z-link, apresenta um sistema composto de barra de torção especial com perfil em 'U', construído com duas camadas. Este desenho alia as vantagens da economia de espaço de um eixo com barra de torção convencional ao baixo peso e ao controle do câmber das rodas.

No que se refere ao sistema de freios, o Cruze Sport6 tem quatro discos, com os dianteiros ventilados. O sistema ABS possui a distribuição eletrônica de frenagem e os controles de tração e estabilidade são itens de série em qualquer versão do Sport6.

A direção de pinhão e cremalheira é assistida eletricamente e foi concebida para oferecer boa informação ao condutor. A direção é rápida nas respostas, mais direta, bastando menos que três voltas para o volante ir de batente a batente. Tudo isso sem abrir mão do conforto e da leveza que o sistema oferece em manobras.

Preços do Chevrolet Cruze Sport6
Cruze Sport6 LT Manual – R$ 64.900
Cruze Sport6 LT Automático – R$ 69.900
Cruze Sport6 LTZ Manual – R$ 77.400
Cruze Sport6 LTZ Automático – R$ 79.400

Acessórios, para deixar o Sport6 ainda mais estiloso
A Chevrolet está cada vez mais próxima de seus clientes. E uma das formas de fazer isso, é oferecer acessórios a fim de o cliente conseguir deixar seu modelo único. Hoje, todos os modelos da Chevrolet produzidos no Brasil oferecem acessórios comercializados em sua rede de concessionárias.

O Cruze Sport6 oferece soleiras para as portas, capa dos retrovisores cromados, película de proteção solar, cabide para encosto de cabeça, navegador portátil de 4,3 polegadas e sensor de ré. Os dois últimos apenas para a versão LT, já que o modelo LTZ traz os dois itens como equipamentos de série.


                                                                                                                                                Ficha Técnica        
SPORT 6 MANUAL

DIREÇÃO         
Direção redução: 15,5 
Direção número de voltas 
(batente a batente): Elétrica: 2,74 
Diâmetro de giro (m): 10,65 

FREIOS 
Tipo: Discos dianteiros, discos traseiros 
Disco diâmetro x espessura (mm):   Dianteiro: 276 x 26; traseiro 268 x 12 

RODAS/PNEUS 
Roda:  7j x 17  
Pneus:     225/50 R17 

DIMENSÕES 
Distância entre eixos (mm): 2.685 
Comprimento total (mm): 4510 
Largura carroceria (mm): 1.790 
Largura total (mm): 2.098 
Altura (mm): 1.477 
Bitola (mm): Dianteira: 1.544; traseira: 1.558 
Altura mínima do solo (mm):   131 
Peso em ordem de marcha (kg):   1.410 
Distribuição de peso 
(% dianteira/traseira):  61 / 39 

CAPACIDADES 
Porta-malas (litros):    402 
Carga útil (kg):     459 
Tanque de combustível (litros):   60,3 
Óleo do motor (litros):    4,25 (4,50 com o filtro)
Sistema de refrigeração (litros):   6,5 

DESEMPENHO 
Velocidade máxima (km/h):  Etanol: 204 
Gasolina: 203                                                                                 
Aceleração 0 a 100 km/h (s):  Etanol: 10s7 
Gasolina: 10s8 
  
Retomada 40 a 100 km/h (s):  Etanol: 16s0 (4a
 marcha) 
Gasolina: 16s0 (4a
 marcha) 
Retomada 80 a 120 km/h (s):  Etanol: 14s3 (5a
 marcha) 
Gasolina: 14s5 (5a
 marcha)        
          
SPORT 6 AUTOMÁTICO 
Modelo: Cruze Sport6 LT e LTZ  
Carroceria / motorização: Hatch, 5 passageiros, 4 portas, motorização dianteira, tração dianteira 
Construção: Aço galvanizado nos painéis exteriores 
Fabricação: São Caetano do Sul, São Paulo, Brasil 

MOTOR 
Modelo: N18XFF 
Disposição: Transversal 
Número de cilindros: 4 em linha 
Cilindrada (cm3): 1.796 
Diâmetro e Curso (mm): 80,5 x 88,2 
Válvulas:  DOHC, quatro válvulas por cilindro (Dual CVVT)  
Taxa de compressão:    10,5:1 
Potência máxima líquida 
(ABNT NBR 5484 – ISO 1585):  Etanol: 144 cv a 6.300 rpm                                     
Gasolina: 140 cv a 6.300 rpm 
Torque máximo líquido 
(ABNT NBR 5484 – ISO 1585):  Etanol: 18,9 kgfm a 3.800 rpm 
Gasolina: 17,8 kgfm a 3.800 rpm 
Combustível recomendado:   Gasolina comum e/ou Etanol 
Rotação máxima do motor (rpm):   6.500 
Bateria:     12V, 60 Ah  
Alternador:     100 A  

TRANSMISSÃO 
Modelo: GF6 - Automática de 6 velocidades à frente sincronizadas 
Relação de marchas: 
Primeira: 4,449:1 
Segunda: 2,908:1 
Terceira: 1,893:1 
Quarta: 1,446:1 
Quinta: 1,000:1 
Sexta: 0,742:1 
Ré:  2,871:1
Diferencial: 3,720:1 

CHASSIS/SUSPENSÃO 
Dianteira:  Independente McPherson, molas helicoidais com carga lateral, amortecedores telescópicos 
hidráulicos pressurizados a gás 
Traseira:  Semi-independente com 2 braços de controle, amortecedores telescópicos hidráulicos 
pressurizados a gás 
Direção:   Elétrica, pinhão e cremalheira HEVROLET CRUZE  CHEVROLET CRUZE 


SPORT6                                                                                                                                                         
Direção redução: 15,5 
Direção número de voltas 
(batente a batente): Elétrica: 2,74 
Diâmetro de giro (m): 10,6 
FREIOS 
Tipo: Discos dianteiros, discos traseiros 
Disco diâmetro x espessura (mm):   Dianteiro: 276 x 26; traseiro 268 x 12 

RODAS/PNEUS 
Roda: 7j x 17  
Pneus: 225/50 R17 

DIMENSÕES 
Distância entre eixos (mm): 2.685 
Comprimento total (mm): 4.510 
Largura carroceria (mm): 1.790 
Largura total (mm): 2.098 
Altura (mm):   1.477 
Bitola (mm): Dianteira: 1.544; traseira: 1.558 
Altura mínima do solo (mm): 131 
Peso em ordem de marcha (kg): 1.410 
Distribuição de peso 
(% dianteira/traseira): 61 / 39 

CAPACIDADES 
Porta-malas (litros): 402 
Carga útil (kg): 456 
Tanque de combustível (litros): 60,3 
Óleo do motor (litros): 4,25 (4,50 com o filtro)
Sistema de refrigeração (litros): 6,5 

DESEMPENHO 
Velocidade máxima (km/h):  Etanol: 197 
Gasolina: 197                                                                                 
Aceleração 0 a 100 km/h (s):  Etanol: 11s4 
Gasolina: 11s7 
  
Retomada 40 a 100 km/h (s):  Etanol: 9s0 (em Drive)
Gasolina: 9s4 (em Drive) 
Retomada 80 a 120 km/h (s):  Etanol: 9s3 (em Drive)
Gasolina: 9s6 (em Drive) 

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