Alta Roda
Nº 674
Março de 2012
Fernando Calmon
GRANDE NO BOM SENTIDO
Um dos méritos do Grand Siena é ter-se desvinculado da
imagem de versão de três volumes do Palio, que mantinha desde a primeira
geração, de1997. O chassi se baseia no do novo Palio, mas com amplas
modificações em dimensões externas, bitolas e até do eixo traseiro com
elementos do Punto. Preços vão de R$ 38.710 a R$ 52.137, essa incluindo o
câmbio robotizado.
Trata-se agora de um sedã compacto anabolizado (no bom
sentido) da mesma cepa do Cobalt, do Versa e de certo modo do Logan, este
investindo mais no fator preço. O modelo da Fiat cresceu 14 cm tanto no entre-eixos
como no comprimento total, aproximadamente. Isso permitiu apor uma terceira
janela na coluna traseira sem parecer algo forçado, além de obviamente melhorar
o espaço para as pernas no banco traseiro. Nesse quesito, porém, ainda perde
para o Cobalt.
O carro segue a tendência atual de vincos laterais alinhados
às maçanetas. A grade dianteira não é muito inspirada (inclusive pelo exagerado
aplique cromado na versão de topo Essence), mas o desenho do spoiler, sim.
Traseira muito bem resolvida continua sem lanterna de neblina. Quando equipado
com rodas de aro de 16 pol, o estepe tem limitação de uso a recomendados 80
km/h. Porta-malas cresceu de 500 para 520 litros.
Motores de 1,4 l/88 cv e 1,6l/117 cv não são novidades. O de
1,0 l ficou restrito ao Siena EL de carroceria antiga e preço agora reduzido em
pouco mais de R$ 1.000, pois a direção assistida se tornou opcional. Destaques do
Grand Siena: nítida evolução em dirigibilidade, comportamento em curvas e evolução
do câmbio automatizado. Sem dúvida haverá influência negativa nas vendas do
Linea que, na verdade, nunca decolaram pelo posicionamento errado de mercado.
Entre pontos fracos estão a regulagem de altura do banco só
na versão mais cara, o que também ocorre no controle de cruzeiro restrito ao
câmbio automatizado. Regulagem elétrica dos espelhos externos junto à coluna
dianteira só não incomoda quem possui braços desproporcionalmente longos.
Faltam luzes laterais repetidoras nas carcaças dos espelhos.
Assunto no lançamento do Grand Siena foi a produção brasileira
do sedã médio-compacto Dodge Dart, à venda nos EUA em meados do ano. A Fiat
constrói uma fábrica nova em Goiana (PE) e, conforme a coluna antecipou, primeiro
produto não será o subcompacto para suceder o Mille. Italianos optaram por um
utilitário esporte pequeno para enfrentar EcoSport, Duster e outros futuros rivais.
A necessária versão Fiat do Dart, escolhida para o Brasil, seguirá diretrizes
(não iguais) do mesmo carro a se produzir na China, com apresentação, em abril, no Salão de Pequim, e nome de Viaggio.
RODA VIVA
MOTOR do J5, em
alumínio, tem bons 125 cv. Porém, como a cilindrada é de apenas 1,5 l, torque se
limita a 15,5 kgf·m, desvantajoso em relação aos rivais. Assistência hidráulica
deixa a direção algo imprecisa em estrada. Suspensão é firme e um pouco
ruidosa. No interior fica nítido: um carro simples que recebeu toques artificiais
de sofisticação.
MINI Roadster
comprova a estratégia positiva de diversificar ao máximo a linha da marca
inglesa do Grupo BMW. Apesar de conversíveis terem baixa atratividade no
Brasil, o modelo destaca-se pela oferta de motor turbo de 184 cv, na versão
Cooper S. Faixa de preço de R$ 132.900 a R$ 144.950, com capota de lona de
abertura manual. Adiante, abertura elétrica.
CENTRO de Psicologia Aplicada ao Trânsito (Cepat), de Salomão
Rabinovich, em São Paulo, lançou programa de prevenção de acidentes e mortes no
trânsito. “É preciso muito respeito para convivência entre pedestres,
bicicletas, motocicletas, automóveis e caminhões. Toda a sociedade é vítima,
quadro agravado por consumo de álcool, drogas e doenças do sono.”
SEGUNDA família
de pneus Michelin, de alta eficiência na diminuição de consumo de combustível,
demonstra que os fabricantes do setor estão engajados nesse objetivo. O Energy
XM2 acrescentou mais uma característica, resistência a impactos, que no caso do
Brasil é um verdadeiro flagelo com obstáculos físicos (buracos) e criados
(lombadas) de toda ordem.
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fernando@calmon.jor.br e www.twitter.com/fernandocalmon
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