Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

terça-feira, 24 de abril de 2012

TEMPORADA DO COPA FIAT (NOVO NOME DO TROFEO LINEA) 2012 COMEÇA EM JUNHO, POR LONDRINA,COM 20 CARROS MAIS POTENTES


Depois de passar por um processo de atualização tecnológica dos carros que durou oito meses, a Fiat anunciou para os dias 2 e 3 do próximo mês de junho, no circuito de Londrina (PR), a abertura da temporada 2012 do Trofeo Liena, que passa a chamar-se Copa Fiat e acontecerá em seis rodadas duplas. O bicampeão Cacá Bueno (na foto, vencendo em Londrina em 2011) já confirmou sua participação pilotando um dos 20 carros da competição.

“A atualização tecnológica dos veículos deve representar um aumento considerável de velocidade em relação aos anos anteriores. Estimamos um ganho mínimo entre dois e três segundos nos tempos de volta”, adiantou Ricardo Dilser, assessor técnico da Fiat.

Nova potência dos motores, suspensões mais adequadas, melhorias no plano aerodinâmico, troca do assoalho e mais facilidade na regulagem dos motores e demais componentes no grid e durante a corrida foram as grandes mudanças introduzidas nos carros que compõem o Racing Festival da categoria de Turismo.


Ricardo Dilser destacou o aumento da potência do motor Fire T-Jet 1.4l 16v, cujo propulsor, nos dois primeiros anos, atingia 210cv de potência máxima e que este ano poderá alcançar 230cv ou 260cv. A decisão sobre a escolha de uma dessas potências será divulgada após os treinos que antecederão à abertura do campeonato. 


Segundo ele, os 20 carros que estrearão em Londrina receberam um kit aerodinâmico constituído por saias laterais, pára-lamas, asas dianteira e traseira, além de assoalho de madeira e extrator de ar posterior e foram submetidos a outras mudanças profundas alinhadas ao motor mais forte e aos pneus de competição - agora com aro 18 e não mais com o 16. 

A suspensão dianteira original do Linea foi reprojetada especialmente para as pistas, com barra anti-rolagem ligada diretamente à manga de eixo. A traseira também foi alterada e permitirá regulagem muito mais rápida da cambagem e da convergência das rodas. Com isso, as equipes poderão mexer no acerto inclusive nos minutos finais dos treinos classificatórios, aumentando as possibilidades de reviravolta nos resultados e na ordem do grid até a última volta.


"Nosso desafio era fazer do carro da Copa Fiat um puro-sangue de corrida sem perder características do veículo de rua. Por isso, mantivemos partes originais como carroceria e monobloco. Conseguimos alcançar o objetivo de produzir um carro com maior potência e estabilidade do que o modelo anterior", explicou Dilser. 

De acordo com o assessor técnico, é a primeira vez no automobilismo brasileiro que a concepção de um carro conta com a participação de todos os agentes envolvidos - pilotos, equipes, promotores e parceiros técnicos. "Nada foi imposto. Todos foram ouvidos, consultados e apresentaram sugestões. Depois que o protótipo ficou pronto, ele foi testado e aprovado. Nunca um carro nasceu dentro de um clima tão democrático", garantiu.


Campeão leva um Linea
O vencedor da Copa Fiat levará como prêmio um Fiat Linea. Na pista estarão, além do bicampeão Cacá Bueno, seu irmão Popó Bueno, Christian Fittipaldi, Giuliano Losacco e Leonardo Nienkötter e expoentes da nova geração de pilotos brasileiros, como Allam Khodair, Marcos Gomes e Clemente Faria Júnior e a revelação da própria categoria, como Cesinha Bonilha (na foto acima), que estreou com vitória em Londrina em 2010.

A Copa Fiat terá sempre duas corridas aos domingos e prevê a exibição ao vivo no canal SporTv, compactos dentro do programa Esporte Espetacular da TV Globo e transmissão on line pela BRMTV e pela Internet.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.