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terça-feira, 3 de abril de 2012

FIAT LANÇA O GRAND SIENA A PARTIR DE R$ 38.710,00 COM UMA VERSÃO TETRAFUEL E MALA DE 520 LITROS. VEM COM AIR BAGS FRONTAIS, FREIOS ABS COM EBD DE SÉRIE E DISPOSIÇÃO PARA GANHAR NOVO NICHO DE MERCADO



Lançado em agosto de 1997, nacionalizado em 1999 e consagrado como um espaçoso sedã médio, o Fiat Siena que já vendeu 813 mil unidades, até 2011, ganha uma versão avantajada, o Grand Siena que chega ao mercado com a missão de garantir à Fiat mais um nicho de mercado.

Afinal, trata-se de um carro novo saído de uma plataforma própria, 134 milímetros mais comprido, 61 mm mais largo, 53 mm mais alto, e entre-eixos 137 mm que o Siena, além de um porta-malas de 520 litros, sem dúvida, um dos maiores da categoria, deixando para trás, por exemplo, os do Honda Civic e City, Hyundai Elantra e Sonata, Toyota Corolla, JAC 5, entre outros, todos em torno dos 460 l. 




O novo modelo surge em três versões e duas motorizações: 1.4 (esta também Tetrafuel) e 1.6, e diria, pela descrição da Fiat, pois ainda não realizamos o test-drive de avaliação, que tem outros atributos importantes de um campeão de vendas: o preço, o designer, o espaço interno, o conforto, a dirigibilidade e a segurança, inclusive da marca. O Fiat Grand Siena está disponível no mercado em 12 cores – quatro sólidas e oito metálicas. O carro tem uma altura do solo de 16 cm e um tanque de 48 l.

Versões e preços 


O mais barato é o Grand Siena Attractive, com motor Fire 1.4 EVO Flex, 85 cv e 87 cv, potências obtidas, respectivamente, a gasolina e a álcool, vem sem ar condicionado de fábrica, mas, traz uma série de itens importantes, como air bag duplo frontal e freios ABS com EBD, em todas as versões, terceiro apoio de cabeça rebaixado no banco traseiro, com regulagem de altura, para-choques, maçanetas, frisos laterais e espelhos retrovisores pintados na cor do veículo, porta-objetos móvel, porta-óculos, Fiat Code de segunda geração, vidros climatizados verdes, para-brisa degradê, tomada 12V, comando interno de abertura do tanque de combustível, luz de leitura dianteira com dimmer, apoia-pé para o motorista e vários outros itens estéticos e de conforto. O carro faz de 0 a 100km/h em 13,1s (G) / 12,5s (E) e sua velocidade máxima é de 175 km/h. Custa R$ 38.710,00.


A seguir vem a versão Essence, com motor E.torQ 1.6 16V Flex, 115 cv e 117 cv, respectivamente, a gasolina e álcool, air bag duplo frontal, freios ABS com EBD; direção hidráulica; travas elétricas, trava automática das portas a 20 km/h; vidros dianteiros elétricos com one touch e antiesmagamento; chave-canivete com telecomando; sistema de abertura elétrica do porta-malas (Logo Push); faróis de neblina; volante com regulagem de altura; desembaçador temporizado do vidro traseiro; computador de bordo A e B (distância, consumos médio e instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso); alerta de limite de velocidade e manutenção programada. De 0 a 10 km/h leva 10s (G) / 9,9 (E) e sua velocidade máxima é de 194 km/h. Custa R$ 43.470,00



O Grand Siena Essence Dualogic 1.6 16V, tem todos os equipamentos de série do Essence de câmbio mecânico e acrescenta o com câmbio Dualogic®, e Cruise Control de série. Na lista de opcionais dispõe ainda de alavanca de seleção de marchas tipo borboleta no volante. De 0 a 10 km/h leva 10s (G) / 9,9 (E) e sua velocidade máxima é de 194 km/h. O custo cresce para R$ 45.990,00.


A quarta versão é a mais cara, a Grand Siena Tetrafuel - que funciona com gasolina/etanol, gasolina pura, etanol puro e gás - e conta de série com air bag duplo frontal; freios ABS com EBD; ar condicionado; direção hidráulica, travas elétricas; vidros dianteiros elétricos com one touch e antiesmagamento, entre vários outros itens. O quadro de instrumentos é um diferencial desta versão: vem com display que, por meio de duas barras digitais, mostra o nível de combustível líquido (gasolina ou etanol, do lado direito) e de GNV (do lado esquerdo); as duas só aparecem juntas no display na opção Auto. Faz de 0 a 100 km/h em 13,8s (G) / 12,9s (E) / 15,1s (GNV) e sua velocidade máxima é de 175 km/h. Seu custo é de R$ 48.210,00



A Fiat ressalta que o aumento nas dimensões do Grand Siena provém da adoção de uma nova plataforma, o que resultou em um interior grande, largo, espaçoso, assegurando muito conforto a todos os ocupantes. E para ampliar o bem-estar a bordo, o modelo traz acabamento apurado, sofisticado e funcional. 



Acompanhando o aumento das dimensões, o Grand Siena foi totalmente redesenhado, em uma parceria entre os Centro Estilo da Fiat na Itália e em Betim. O sedã surge esteticamente aprimorado, privilegiando a beleza e a sofisticação, com toques de esportividade, e ganha um estilo próprio, independente da identidade do Palio. O novo sedã concilia a robustez e o excelente custo-benefício da família Palio à elegância e exclusividade dos sedãs maiores.

Além dos atrativos das dimensões e do belo design, o Fiat Grand Siena ainda conquista pelo nível dos equipamentos e pela segurança. Ele sai de fábrica bastante completo, incluindo de série air bag duplo frontal e freios ABS com EBD em todas as versões. Ainda oferece opcionais como rádio CD/MP3 com viva voz Bluetooth®, conexão USB e iPod®, volante em couro com os comandos do rádio, comando do câmbio tipo borboleta no volante, para-brisa térmico, air bags laterais dianteiros e sensores de chuva, estacionamento e crepuscular, elevando os parâmetros de tecnologia e requinte do segmento dos sedãs compactos.



De acordo com a Fiat, o pacote do novo sedã fica completo com os modernos motores Fire 1.4 EVO – Flex ou Tetrafuel – e E.torQ 1.6 16V Flex, de ótimo desempenho e economia. E as versões: Grand Siena Attractive 1.4, Grand Siena Tetrafuel 1.4, Grand Siena Essence 1.6 16V e Grand Siena Essence Dualogic 1.6 16V ─ esta última equipada com câmbio Dualogic®, maximizando o conforto ao dirigir.

Parceria da Fiat da Itália e do Brasil
Para criar as linhas do Fiat Grand Siena, os designers do Centro Estilo Fiat na Itália e no Brasil privilegiaram a modernidade, a sofisticação e a esportividade. Assim, nasceu um sedã de aparência dinâmica, com grande refinamento e ousadia, mas sobretudo belo e harmonioso aos olhos. 
A força do novo design aparece na dianteira afilada, com seus planos bem demarcados e vincos fortes. A esguia grade central, com o logotipo Fiat encaixado em um friso cromado na parte superior, em conjunto com os faróis alongados que se estreitam em direção ao para-brisa, transmitem uma sensação de movimento.

Esses componentes se juntam ao para-choque robusto, no qual se destaca a grade inferior de nítida inspiração esportiva, cujas extremidades embutem os faróis de neblina. Todos os elementos se conectam, fluem uns dos outros.

Os faróis de dupla parábola são a prova disso: eles invadem a lateral com seus contornos inferiores exclusivos. Encaixam-se no plano para o qual correm o para-choque e o para-lama sob a linha de cintura, o que resulta em uma transição harmoniosa entre dianteira e lateral do veículo. 



As superfícies da lateral são bem definidas, quase angulosas. A linha de cintura alta denota esportividade e energia, mas todos os elementos são trabalhados com elegância, em traços finos e precisos. Essa impressão é reforçada pelo vinco lateral que parte logo acima do para-lama dianteiro para terminar nas lanternas traseiras.

A ousadia no design das lanternas, com suas formas geométricas, salta aos olhos. Elas invadem a tampa do porta-malas, que recebeu um rebaixo para acomodá-las, e se prolongam na lateral do veículo. No interior das lanternas há filtros para as luzes de freio e posição, que além de criarem um efeito de guias de luz quando acesas, proporcionam ainda um visual muito bonito. 

A solidez do volume do porta-malas e do para-choque de extremidades curvas para cima – ele cria um nicho que demarca a tampa com um estreito e elegante friso cromado – contrasta com a simulação de um spoiler acoplado à borda externa da tampa traseira: robustez e aerodinâmica juntos, com muita elegância.

Conforto de um Siena maior 


As dimensões maiores do Grand Siena também chegaram ao seu porta-malas, agora de 520 litros. Mas tão importante quanto a maior capacidade de bagagem é o aumento do vão de abertura da tampa e a praticidade em abri-la: tanto pelo sistema de abertura elétrica, Logo Push (localizado na parte central da tampa, mais exatamente no logotipo Fiat), como através do telecomando.

Além de grande, largo e espaçoso, o interior do Fiat Grand Siena também recebeu a mesma atenção na harmonia do conjunto. Todos os elementos trazem acabamento bem cuidado, materiais de qualidade, formas dinâmicas e volumes bem trabalhados, criando um ambiente arejado, elegante, que conduz ao conforto e ao bem-estar. 


E nenhum detalhe passou despercebido: dos anéis ao redor do quadro de instrumentos ao acabamento do rádio, dos frisos ao redor da moldura central e das imponentes saídas de ar ao aplique central do volante, dos aros ao redor da coifa e do pomo do câmbio às grafias, cada componente foi concebido para se integrar perfeitamente, e com muito bom gosto, ao ambiente interno do Grand Siena.

Os novos tecidos foram desenvolvidos com a tecnologia e o conforto em mente. Com aplicações, detalhes claros e costuras estéticas, eles valorizam e enriquecem os bancos. Estes possuem formas envolventes, tendo sido desenhados para privilegiar o conforto, a ergonomia e o aproveitamento inteligente do espaço interno. Outro detalhe interno: as cores e as texturas trazem perfeita combinação, proporcionando uma atmosfera agradável e harmoniosa.

Um dos pontos de destaque do habitáculo é a faixa decorativa, Insert Molding, que divide o painel de instrumentos horizontalmente. Esta peça é o principal elemento de customização no interior do veículo, e há várias propostas de acabamento disponíveis ao cliente, inclusive as que simulam aço escovado e madeira.



O quadro de instrumentos, com iluminação branca e integralmente desenvolvido no Brasil pela Magneti Marelli, concilia beleza, modernidade e praticidade. Seu display também branco oferece excelente contraste, facilitando a visualização rápida dos instrumentos. 

Os ponteiros são iluminados em toda a barra e apresentam o Welcome Moving: quando se gira a chave na ignição, eles realizam um movimento de verificação, para que o motorista saiba que estão funcionando corretamente. A iluminação do quadro de instrumentos se acende e apaga gradativamente, acompanhando o movimento dos ponteiros.


Como é característica da Fiat Automóveis, beleza e função caminham juntas. O Fiat Grand Siena pode ter até 15 porta-objetos, dependendo da configuração e dos itens opcionais escolhidos. Eles se encontram entre as bolsas nas quatro portas, no painel, console central e tampa traseira do porta-malas, auxiliando o motorista a manter seus pertences sempre bem organizados. 


Também foi realizado um trabalho para se obter uma boa performance acústica do sistema de áudio. Ele é composto por rádio/CD/MP3, antena, dois alto-falantes midwoofer frontais, dois alto-falantes Full Ranger posteriores e dois alto-falantes tweeter posicionados nos montantes frontais. Essa configuração traz ainda conexão USB / iPod® e viva voz Bluetooth® para celular. 
Na nova gama do modelo, o Siena EL (1.0 e 1.4) continuará como versão de entrada do sedã. Confira abaixo as versões do Fiat Grand Siena e seus itens de série e opcionais.

Garantia
O novo Fiat Grand Siena tem garantia contratual de um ano sem limite de quilometragem. E durante a vigência da garantia geral, o dono do veículo tem direito a assistência 24 horas Confiat, que executa serviços de urgência como reboque, socorro mecânico e veículo reserva em qualquer local do Brasil.

As revisões do Fiat Grand Siena só acontecem a cada 15 mil quilômetros ou um ano. São mais de 570 pontos de atendimento Fiat, entre concessionárias e postos assistenciais, espalhados por todo o país para dar o suporte necessário ao dono do Grand Siena.


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