Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

domingo, 15 de abril de 2012

MOTO SEMPRE EM PÉ JÁ EXISTE. É ELÉTRICA E PODE COMEÇAR A SER VENDIDA A PARTIR DE 2014, EM TORNO DE R$ 30 MIL


Se depender da empresa Lit Motors, da Califórnia, que criou a moto C1, uma moto que não tomba, a sensação que a maioria das pessoas tem de que andar de moto é muito perigoso pode ganhar novo conceito. Entretanto, as estatísticas dos acidentes com esses veículos, além de não desmentirem reforçam a ideia de fragilidade de quem usa moto. 


De acordo com dados do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, 10.152 pessoas morreram vítimas de acidentes com motos, em 2010. Esse total representa 25% do total de mortes em desastres com todos os veículos. Nos últimos 10 anos, o número de motociclistas mortos foi de 65.671, sem dúvida um volume assustador. Só em São Paulo, há registros de pelo menos um a três motociclistas, por dia.



A C1 ainda é um protótipo, naturalmente, em desenvolvimento e além de não tombar graças a um sistema de estabilidade giroscópica que faz com que o veículo evite tombos em caso de choques, tem a vantagem de ser movida a eletricidade. A Lit Motors acha que poderá produzir industrialmente a C1 produção a partir de 2014.
Apesar de ter apenas duas rodas, uns acham que a C1 está mais para um pequeno automóvel do que para moto por ser totalmente coberta, mas prefiro considerá-la uma motocicleta, afinal tem como todas as suas semelhantes duas rodas e transporta dois passageiros.


Além de ser um veículo que não tomba é totalmente envolvida por uma carroceria que lhe dá a grande vantagem de proteger o piloto e o carona da chuva e decerto, logo, do calor com a instalação de um sistema de ar condicionado. E aí está a moto do futuro.



A Lit Motors C1 atingirá velocidade máxima de 200Km/h e suas baterias garantirão, por enquanto, uma autonomia de 320 Km, o que dá praticamente para fazer o trajeto entre o Rio de Janeiro e São Paulo, de 400 km, tudo isso por um valor estimado de 10 mil euros. A C1 que terá seu protótipo final apresentado no Salão de Milão poderá ser produzida a partir de 2014.




Veja nos vídeos os testes da futurista C1. 

Um comentário:

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.