Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

sábado, 7 de abril de 2012

FORD É A GRANDE VENCEDORA DO RALI DE PORTUGAL E PÕE TRÊS FORD FIESTA NO PODIUM. PRÓXIMA ETAPA É NA ARGENTINA, NO FIM DESTE MÊS


Ford foi a grande vencedora da edição de 2012 do Vodafone Rali de Portugal, ao colocar no pódium três Fiestas RS das duplas: Mads Ostberg - Jonas Andersson, em 1°; Evgeny Novikov - Denis Giraudet, em 2°, e Petter Solberg - Chris Patterson, na terceira colocação. Mikko Hirvonen, da Citroën, que liderava o campeonato e chegou a ser considerado vencedor, foi desclassificado por "irregularidades na embreagem" de seu carro. A Ford ainda arrebanhou o 5°, o 6° e o 9° lugares da classificação geral.



O Rali de Portugal deste ano foi um dos mais trabalhosos para os pilotos de todos os que já aconteceram por causa da chuva intensa, muita lama e nevoeiro e deixou muitos candidatos potenciais ao título pelo caminho. O rali contou com o apoio dos portugueses, apaixonados por corridas de automóveis, pelas estradas e cidades em que passou. A próxima etapa do Campeonato do Mundo de Ralis será na Argentina, no final deste mês de Abril.

Os 10 primeiros classificados do Rali de Portugal:
1º - Mads Ostberg - Jonas Andersson - Ford Fiesta RS - 4:21:16
2º - Evgeny Novikov - Denis Giraudet - Ford Fiesta RS - 4:22:49 
3º - Petter Solberg - Chris Patterson - Ford Fiesta RS - 4:23:12 
4º - Nasser Al-Attiyah - G. Bernacchini - Citroen DS 3 - 4:27:22 
5º - Martin Prokop - Zdenek Hruza - Ford Fiesta RS - 4:27:25 
6º - Dennis Kuipers - Robin Buysmans - Ford Fiesta RS - 4:28:03 
7º - Sébastien Ogier - Julien Ingrassia - Skoda Fabia - 4:28:25 
8º - Thierry Neuville - Nicolas Gilsoul - Citroen DS 3 - 4:29:54 
9º - Jari Ketomaa - Mika Stenberg - Ford Fiesta RS - 4:31:09
10º - P. van Merksteijn - E. Chevaillier - Citroen DS 3 - 4:31:27

Campeonato do Mundo de Ralis - Pilotos1. Sebastien Loeb, 66 pts
2. Petter Solberg, 62 pts
3. Mads Osteberg, 53 pts
4. Mikko Hirvonen, 50 pts
5. Evgeny Novikov, 39 pts

Campeonato do Mundo de Ralis – Marcas
1. - Citroen, 108 pts
2 -  Ford, 96 pts
3 -  M-Sport Ford, 69 pts


17 mil reunidos no Facekook pedem regresso do Rali de Portugal a Arganil

Um grupo de adeptos dos ralis reuniu na rede social Facebook, no espaço de uma semana, cerca de 17 mil pessoas que defendem o regresso do Rali de Portugal às estradas florestais da região de Arganil.

Intitulado "Queremos o regresso do Rali de Portugal a Arganil e Pampilhosa da Serra", o grupo, fundado por Bruno Silva, defende o regresso da prova do mundial de ralis às classificativas "históricas, épicas, memoráveis e marcantes" da região centro.

"Queremos o Rali de Portugal de regresso ao local de onde nunca deveria ter saído", advogam.

O grupo constituído na rede social tem partilhado centenas de fotografias e vídeos da altura em que o rali animava as estradas da região - desde a década de 60 do século passado a 2001 - em que foram disputadas, só em Arganil, cerca de 30 classificativas, a maioria em terra batida e a mais longa com 56,5 quilómetros de extensão.

Para além da atividade do grupo e de uma petição disponível na Internet, Bruno Silva defende, num texto publicado no Facebook, entre outras ideias, a criação de uma comissão e a recolha de assinaturas "no terreno".

Miguel Ventura, vereador do PS na autarquia de Arganil e presidente da Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra (ADIBER), que abrange aquele município e os de Tábua, Góis e Oliveira do Hospital, afirma que a iniciativa na rede Facebook "demonstra que Arganil continua a ser a catedral dos ralis" em Portugal.

"Conseguir juntar, numa semana, mais de 17 mil pessoas diz muito da ligação que o rali tem a Arganil", disse à agência Lusa Miguel Ventura.

Frisou que a região "precisa de grandes eventos" que atraiam visitantes, lembrando que quando o rali de Portugal incluía troços nas estradas florestais de Arganil, Góis, Lousã ou Pampilhosa da Serra, entre outros concelhos, centenas de milhar de pessoas ali afluíam, todos os anos.

Miguel Ventura manifestou-se disponível para "sensibilizar" o executivo autárquico que integra, como vereador da oposição, para a "importância" da iniciativa nascida na rede social Facebook.

"Mas não pode ser a câmara de Arganil, sozinha, a levar esta iniciativa por diante. É preciso conjugar vontades de outros municípios, associações de desenvolvimento, a entidade regional de turismo e entidades privadas para que o regresso do rali se torne realidade", defendeu.

Ouvido pela Lusa, o presidente do Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado, revelou que há cerca de um ano reuniu com o presidente do Automóvel Clube de Portugal (ACP) para saber da hipótese do rali regressar à zona de Arganil, retomando uma "tradição muito forte", disse.

"Disse-me que o rali de Portugal, atualmente, tem um caderno de encargos altíssimo. Implica a existência, num raio de 50 quilómetros, de um conjunto de infraestruturas como um aeroporto e uma rede de hotéis", lembrou.

No entanto, Pedro Machado diz existir a "possibilidade" de realizar em Arganil uma classificativa-espetáculo à semelhança do sucedido, este ano, em Fafe.

"Em termos académicos, é uma hipótese, mas o Turismo Centro de Portugal, sozinho, não tem meios. Se os municípios da região estiverem dispostos a investir penso que é uma boa ideia", declarou.











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.