“O BRT do Rio de Janeiro é um exemplo de que vale a pena investir em um sistema de transporte organizado com ônibus. Aumenta a eficiência do transporte urbano, com velocidades médias mais altas e menor tempo de viagem, além de ser mais barato e mais rápido de ser implementado”, destaca Luis Carlos Pimenta, presidente da Volvo Bus Latin America.
A Transcarioca possui 39 km de extensão e liga o aeroporto do Galeão à Barra da Tijuca. O corredor, primeiro a cortar transversalmente a cidade, vai beneficiar cerca de 450 mil passageiros por dia.
Os articulados da Volvo que vão circular na Transcarioca possuem 21 metros de comprimento e transportam 180 passageiros, capacidade 20% superior à maioria dos similares ônibus que circulam no Rio de Janeiro atualmente.
Todos os ônibus são equipados com caixa de transmissão automática, freio a disco e EBS, um sistema de controle eletrônico dos freios que oferece mais eficiência e estabilidade às frenagens.
A Transcarioca possui 39 km de extensão e liga o aeroporto do Galeão à Barra da Tijuca. O corredor, primeiro a cortar transversalmente a cidade, vai beneficiar cerca de 450 mil passageiros por dia.
Os articulados da Volvo que vão circular na Transcarioca possuem 21 metros de comprimento e transportam 180 passageiros, capacidade 20% superior à maioria dos similares ônibus que circulam no Rio de Janeiro atualmente.
Esta maior capacidade de transporte permitiu uma redução na quantidade de veículos que vão circular pelo corredor o que, consequentemente, aumenta a velocidade média do sistema, reduz as emissões de poluentes e os custos operacionais.
Todos os ônibus são equipados com caixa de transmissão automática, freio a disco e EBS, um sistema de controle eletrônico dos freios que oferece mais eficiência e estabilidade às frenagens.
“São itens que garantem segurança à operação, conforto aos passageiros e ainda a redução dos custos operacionais, características fundamentais para um transporte público de qualidade”, afirma Euclides Castro, gerente de ônibus urbanos da Volvo Bus Latin America.
Outra vantagem dos veículos é que possuem controle de aceleração inteligente, exclusivo Volvo, que permite reduzir ainda mais o consumo de combustível.
Outra vantagem dos veículos é que possuem controle de aceleração inteligente, exclusivo Volvo, que permite reduzir ainda mais o consumo de combustível.
Sua função é garantir que somente a potência necessária seja empregada nos arranques e retomadas de velocidade, de acordo com o peso do veículo.
“Este item otimiza a eficiência do veículo, pois evita uma aceleração acima do necessário, reduzindo o consumo de combustível”, explica Idam Stival, coordenador da engenharia de vendas da Volvo Bus Latin America.
Matemática Volvo
A Volvo, junto com a Treviso, concessionária da marca no Rio de Janeiro, ajustou sua estrutura para assegurar a alta disponibilidade dos veículos e garantir que operem com o menor custo por quilômetro rodado.
Matemática Volvo
A Volvo, junto com a Treviso, concessionária da marca no Rio de Janeiro, ajustou sua estrutura para assegurar a alta disponibilidade dos veículos e garantir que operem com o menor custo por quilômetro rodado.
“Estamos oferecendo aos clientes benefícios como oficina volante, alta disponibilidade de peças e maior oferta de pessoal treinado, ao mesmo tempo em que ampliamos a competitividade de peças de reposição”, afirma Márcio Paschoalin, diretor executivo do Grupo Treviso.
Gestão de frota
Os veículos também podem ser equipados com sistema de gestão de frotas da Volvo, que disponibiliza ao operador, em tempo real, informações sobre a eficiência da operação.
Gestão de frota
Os veículos também podem ser equipados com sistema de gestão de frotas da Volvo, que disponibiliza ao operador, em tempo real, informações sobre a eficiência da operação.
É possível acompanhar o consumo de combustível, o giro, marcha lenta, emissão de poluentes, horas e quilômetros rodados, código de falhas, desgaste das peças e velocidade média da frota por veículo e por motorista.
“São informações que contribuem para aumentar a eficiência da operação, já que permite definir metas e identificar e corrigir desvios, além de diminuir os custos operacionais de consumo e manutenção”, explica Vinicius Gaensly, responsável pela área de telemática da Volvo Bus Latin América.
Pioneirismo
A Volvo é pioneira no desenvolvimento de veículos para os sistemas de BRT e líder neste mercado na América Latina. A empresa foi a primeira a produzir ônibus articulados no Brasil, nos anos 80.
“São informações que contribuem para aumentar a eficiência da operação, já que permite definir metas e identificar e corrigir desvios, além de diminuir os custos operacionais de consumo e manutenção”, explica Vinicius Gaensly, responsável pela área de telemática da Volvo Bus Latin América.
Pioneirismo
A Volvo é pioneira no desenvolvimento de veículos para os sistemas de BRT e líder neste mercado na América Latina. A empresa foi a primeira a produzir ônibus articulados no Brasil, nos anos 80.
Nos anos 90, a empresa desenvolveu no Brasil, os ônibus biarticulados, que hoje transportam 270 passageiros. A empresa ainda é a única a produzir este modelo de veículo no País.
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