Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

sexta-feira, 23 de maio de 2014

VOLKSWAGEN LANÇA PORTAL DO CLIENTE. VEJA COMO UTILIZÁ-LO.


A Volkswagen do Brasil lança um espaço especial na internet para todos os clientes da marca, o Portal do Cliente Volkswagen, www.vw.com.br/cliente

Tanto os proprietários de veículos novos quanto de usados poderão se cadastrar e ter acesso a informações sobre os modelos, dicas de manutenção e até conteúdo e benefícios exclusivos. 

O objetivo do Portal do Cliente Volkswagen, criado pela AlmapBBDO, é aproximar a marca ainda mais dos proprietários de seus produtos, oferecendo todas as informações de que eles necessitam sobre os carros e serviços.

Para se tornar um usuário do Portal do Cliente Volkswagen, basta possuir um veículo da marca e efetuar o cadastro no site. 

Quanto mais informações preenchidas, mais vantagens e promoções serão oferecidas. “Com o Portal, a Volkswagen também terá a oportunidade de conhecer melhor seus clientes e reverter isso em serviços e ofertas mais adequadas às suas expectativas”, diz o gerente de Marketing Digital e Relacionamento com o Cliente da Volkswagen do Brasil, Fabio Rabelo.

No Portal do Cliente Volkswagen, o usuário poderá encontrar uma série de conteúdos, tais como: “Dicas para seu carro”, espaço onde haverá uma série de cuidados que o proprietário pode ter com seu veículo para tornar essa convivência mais agradável e duradoura; “Clubes e Associações”, onde os apaixonados pela Volkswagen poderão se expressar de várias formas e conhecer os clubes e associações cadastrados no Portal; “Serviços e Manutenções”, que contará com informações sobre acessórios originais, garantias e planos de manutenção do veículo; e “Meus carros”, onde o cliente poderá configurar seu veículo e receber lembretes com alertas para revisões, vencimento do seguro, financiamentos e impostos, entre outras facilidades.

Os usuários cadastrados no Portal do Cliente ainda terão acesso a reportagens exclusivas sobre a marca, produtos e mundo automotivo, além de uma série de vantagens que só quem é cliente Volkswagen tem, como convites para shows e eventos, ingressos para jogos e outros benefícios.

Plataforma digital da marca contabiliza mais de 4 milhões de acessos por mês
A participação da Volkswagen do Brasil no mundo digital é bastante intensa, com sites, blogs e presença marcante nas redes sociais. A marca oferece uma completa plataforma digital, com o total de 4 sites e 5 hotsites – entre as páginas de conteúdos institucional, de ofertas e de produtos –, pelos quais os clientes e fãs interagem com a marca, enviando perguntas, elogiando e expondo suas opiniões. 

São eles:
Institucional - www.vw.com.br: revela o alto potencial de inovação da Volkswagen do Brasil, sua visão de futuro, compromisso com a sustentabilidade e diferenciais tecnológicos dos produtos.

Ofertas - www.vw.com.br/ofertas: traz um conteúdo abrangente com informações e argumentos de vendas, estimulando o cliente a conhecer os produtos da marca, comparar modelos e preços, obter informações sobre a Rede Volkswagen, enviar intenção de compra para um veículo que o consumidor tenha interesse em adquirir, entre outras facilidades.

Volkswagen Premium - www.premiumvw.com.br: reúne informações e fotos sobre os veículos importados da Volkswagen (Jetta, Fusca, Tiguan, Passat, Passat Variant, CC e Touareg)

Portal do Cliente - www.vw.com.br/cliente: direcionado aos proprietários de veículos novos e usados da Volkswagen, o site oferece informações sobre os modelos da marca, dicas de manutenção e benefícios exclusivos.

Think Blue - www.vw.com.br/thinkblue: traz informações, vídeos e notícias sobre ações de sustentabilidade realizadas pela Volkswagen no Brasil e em outros países.

up! - www.vw.com.br/up: com um cenário divertido e urbano inspirado na arte pop, a página na web mostra os acessórios, os detalhes, as fotos e versões do up!. Nele, os usuários também podem customizar o modelo, seja utilizando o mouse ou apenas o seu sorriso (no caso de computadores com câmera).

Kombi Last Edition - www.vw.com.br/kombi: o site, que faz parte da campanha de “deslançamento” da Kombi, apresenta histórias do veículo e de personagens que viveram experiências muito especiais com o modelo, assim como o vídeo “Voltar para casa”, que marca a sua despedida.

Amarok - www.vw.com.br/amarok: traz detalhes sobre o modelo, com fotos, vídeos e informações de todas as versões da linha 2014 da pick-up, além de manter o test-drive virtual em que o internauta usa o movimento dos olhos para acionar os comandos.

Novo Golf - www.vw.com.br/novogolf: a página oferece seções de fotos, vídeos, destaques, especificações técnicas e das versões do Novo Golf. 

Um espaço dedicado ao “The Very Best” relaciona o funcionamento de alguns features do modelo a uma seleção de vídeos bem humorados e com alto poder de compartilhamento, que apresenta os itens: Park Assist 2.0, detector de fadiga, sistema Start-Stop e controle de tração “ASR”.

A plataforma digital da Volkswagen do Brasil contabiliza cerca de 4 milhões de acessos por mês, sendo 1,5 milhão de visitas a mais do que em 2013, ano em que recebeu o total de mais de 30 milhões de acessos. 

Por meio da internet, a empresa busca reforçar os valores da marca, como inovação e proximidade com seus consumidores. 

“Tendo em vista que o Brasil é o 4º maior país do mundo em número de internautas, com cerca de mais de 100 milhões de pessoas com acesso à internet (segundo o Ibope), a Volkswagen busca intensificar cada dia mais a sua atuação no meio digital, que é um canal de comunicação democrático e que possibilita a troca direta de informações entre a empresa e o cliente”, afirma o gerente Fabio Rabelo.

Ações inovadoras da 
marca nos meios digitais

Redes Sociais
A marca já realizou algumas ações de grande sucesso nas redes sociais, como a que distribuiu R$ 1 milhão de reais em descontos pelo Facebook. 

Quem entrou na página oficial da Volkswagen Brasil no site da rede social no dia 14 de fevereiro de 2014, teve uma grata surpresa. 

A empresa lançou uma campanha de ofertas exclusiva para a rede social, que deu dois mil reais de desconto na compra de qualquer veículo da marca para 500 usuários.

Este não foi somente o maior desconto que uma empresa já deu a usuários individuais no Brasil pelo Facebook, mas também a primeira vez que uma campanha assim acontece no mercado automotivo pela plataforma. 

O formato escolhido para ativação da campanha também é novo no Brasil. Lançado em 5 de fevereiro, trata-se de uma publicação com botão call-to-action, que levou os interessados ao site da marca, onde preencheram um formulário e tiveram acesso ao cupom.

“A Volkswagen do Brasil é uma das marcas mais seguidas no Facebook Brasil, com cerca de 3 milhões de fãs. Além de esta ação ter sido pioneira no setor automotivo, ela foi mais um passo adiante para aproximar nosso relacionamento com esse público e investir em uma plataforma que faz parte do dia a dia dos brasileiros, proporcionando um benefício concreto aos fãs da marca”, conta Rabelo.

Outra ação que gerou grande repercussão para a marca, foi a da página de saída (logout) do Facebook, para a campanha de retorno o Fusca, no início de 2013. 

Quando o usuário clicava em "Sair", surgia a imagem do comediante Mussum com a frase: "Tá se pirulitando? Vai de Fusquis". 

A peça causou grande repercussão e conquistou um recorde de acessos, sendo considerada a peça de maior retorno em número de cliques da história do Facebook no Brasil.

Em outras peças no Facebook, brincou-se com a maneira característica do comediante de transformar as palavras para falar das inovações tecnológicas e as transformações do carro. 

A repercussão da campanha digital com o humorista e seu famoso bordão levou a fan page da marca no Facebook a ultrapassar a marca de um milhão de fãs.

Em junho de 2013, na campanha do Gol Rallye, foi disponibilizado no Facebook o aplicativo “Neymar Hair Style”, que permitiu que os usuários testassem os diferentes cortes de cabelo exibidos pelo craque.

O internauta enviava uma foto dele ou de um amigo e escolher a opção que gostasse mais. Depois de ganhar o novo penteado, ele pode compartilhar a imagem e o aplicativo para que todos os amigos da rede social participem da brincadeira. 

A ação reforçou o conceito da campanha da linha aventureira do modelo mais vendido do Brasil: “Linha Rallye Track. 

Topa qualquer diversão”, que destaca o design esportivo, a suspensão elevada e novo interior das versões.

Manual do up! para 
proprietários em vídeo 3D
A Volkswagen do Brasil lançou em março de 2014 o primeiro vídeo de uma série que apresentará os carros em uma produção em 3D, por meio do Brand Channel da Volkswagen, no YouTube. 

Esses vídeos complementam as informações que constam nos tradicionais manuais impressos fornecidos no “Welcome Kit” aos compradores dos modelos Volkswagen, juntamente com um brinde da marca. 

Com essa iniciativa, o público pode conhecer detalhes dos modelos da Volkswagen de uma maneira mais divertida e ágil.

Para lançar a novidade, a Volkswagen transformou o manual do up! em um filme leve, dinâmico e funcional que mostra a tecnologia do novo modelo. 

Ele destaca o motor, o sistema multimídia maps & more, os itens de segurança e outros detalhes que fazem parte do Volkswagen up!. Clique aqui e assista ao filme.

Para o gerente de Marketing Digital e Relacionamento com o Cliente da Volkswagen do Brasil, Fabio Rabelo: “O objetivo da marca é oferecer um material diferente, atrativo e que desperte o interesse do cliente em conferi-lo. A intenção é criar uma série de filmes para apresentar todos os próximos lançamentos da Volkswagen e explicar todas as funcionalidades e os benefícios do carro, transformando um material técnico e muitas vezes cansativo em algo dinâmico e com uma experiência sempre surpreendente”.

Ficha técnica – 
Portal do Cliente Volkswagen
Anunciante: Volkswagen do Brasil
Produto: CRM
Diretor-Geral de Criação: Luiz Sanches
Direção de Criação Digital: Sandro Rosa, Luciana Haguiara
Diretor de Arte: Vladimir Figueiredo Filho
Arquiteto de Informação: Vanessa Marques e Luis Felipe Fernandes
Diretor de produção digital: Fernando Boniotti
Produtoras: On Interactive
Gerente de Projetos: Aline Padovani
Programação: On Interactive
Atendimento: Gustavo Burnier, Filipe Bartholomeu, Thiago Godoy Rodrigues, Aline Padovani, Ana Carolina Aguiar e Vanessa Silva
Mídia: Kaue Lara Cury, Raphael Vignola, Marina Caliari, Luana Tavares
Aprovação: Axel Schroeder, Fabio Rabelo, Erick Spada e Vanessa Motomura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.