A Ford está comemorando a produção de um milhão de motores Sigma de última geração que equipam os modelos New Fiesta, EcoSport e Focus na América do Sul e New Fiesta fabricado no México e o Focus montado na Alemanha e na Rússia.
O presidente Maduro ao volante de um Ford |
Ao mesmo tempo, a montadora foi obrigada a suspender, no último dia 5/5, a produção de veículos na Venezuela por falta de dólares para pagar os fornecedores em virtude do controle do câmbio imposto pelo governo Nicolas Maduro.
Fábrica da Ford, em Valência, na Venezuela. |
A Ford enfrenta ainda sérias dificuldades na importação de peças para a montagem de veículos, devido às restrições alfandegárias e atrasos na comercialização da moeda americana, que se torna cada vez mais escassa no país.
A unidade industrial da Ford tem em Valência ficará ociosa até, pelo menos, o final de maio, data em que Maduro promete liberar 20 milhões de dólares para a companhia honrar seus compromissos com a importação de peças.
Família de sucesso
Os motores Ford Sigma, produzidos, hoje, em cinco fábricas de quatro países, incluindo a fábrica de Taubaté, no interior paulista, são considerados os mais modernos na categoria 1.5 L e 1.6 L. A família Sigma, de produção nacional, é uma das principais do mercado e destaca-se pela tecnologia, eficiência e sustentabilidade. Para o Brasil, é produzida na versão flex e para os mercados de exportação tem a opção de diferentes octanagens.
O projeto dos motores Sigma incorpora tecnologias que aumentam a eficiência e a economia de combustível. Eles estão entre as razões de sucesso da nova geração de carros globais da Ford.
No ranking do INMETRO/CONPET, que regula no País os padrões de consumo de combustível, os veículos equipados os motores Sigma 1.5 e 1.6, encontram-se nos níveis A e B.
A fábrica de motores Sigma em Taubaté foi inaugurada em dezembro de 2009. Teve um investimento de R$ 600 milhões e continua em melhoria contínua. O volume de 1 milhão de unidades foi alcançado em menos de cinco anos de operação fabril.
O Focus tem um interior luxuoso e com acabamento excelente. |
“A fábrica e a linha Sigma estão em constante evolução. Em Taubaté, a Ford tem larga tradição na produção de motores com padrões mundiais de manufatura e qualidade", destaca Sérgio Naresi, gerente da unidade.
Desde o início de suas operações, em 1974, Taubaté já produziu um total de cerca de 6 milhões de motores. Começou com os famosos motores OHC 2.0 e 2.3 que equiparam o Mustang e o Thunderbird, nos Estados Unidos.
Para o Brasil, a família Sigma é produzida nas versões 1.5 DOHC e 1.6. Inclui um motor 1.6 com duplo comando de válvulas variável (TiVCT), o estado da arte em propulsores automotivos. Tanto os motores 1.5 como 1.6, com ou sem duplo comando, têm 16 válvulas e trazem a aplicação bicombustível.
São motores flex produzidos com bloco, cabeçote, cárter e pistões de alumínio. Além de leves e duráveis, têm funcionamento caracterizado pelo alto torque, baixo nível de ruído e emissões.
Entre suas características tecnológicas, incluem acelerador eletrônico e correia elástica em vez de corrente no comando de válvulas, que garante um funcionamento silencioso, suave e de alta durabilidade.
Outros recursos para reduzir o consumo de combustível incluem o uso de pistões grafitados para redução de atrito, tuchos polidos, óleo de baixa viscosidade, bomba de óleo variável, compressor do ar-condicionado de deslocamento variável e monitor de carga da bateria.
Qualidade e produtividade
A linha de motores Sigma em Taubaté utiliza um avançado sistema de produção, que prioriza a qualidade e a eficiência.
Outros recursos para reduzir o consumo de combustível incluem o uso de pistões grafitados para redução de atrito, tuchos polidos, óleo de baixa viscosidade, bomba de óleo variável, compressor do ar-condicionado de deslocamento variável e monitor de carga da bateria.
A linha de motores Sigma em Taubaté utiliza um avançado sistema de produção, que prioriza a qualidade e a eficiência.
A usinagem do bloco e do cabeçote é feita por processos de última geração, com um sistema de rastreabilidade capaz de detectar falhas em qualquer componente.
Entre outros controles, 100% da produção é verificada por meio de teste de funcionamento a frio, conhecido como “Cold Test”.
Seus centros de usinagem têm capacidade para realizar várias operações de modo sequencial e simultâneo, com ganho de precisão e tempo.
Seus centros de usinagem têm capacidade para realizar várias operações de modo sequencial e simultâneo, com ganho de precisão e tempo.
Na linha de montagem, todas as peças são previamente separadas e seguem junto com o bloco do motor em caixas, agilizando o processo.
Sigma no mundo
A família de motores Ford Sigma é produzida hoje em cinco fábricas em quatro países: Bridgend, no País de Gales; Chennai, na Índia; Changan e Chongqing, na China; além de Taubaté, no Brasil. Ela destina-se aos veículos Ford de plataforma global em centenas de mercados mundiais.
Sigma no mundo
A família de motores Ford Sigma é produzida hoje em cinco fábricas em quatro países: Bridgend, no País de Gales; Chennai, na Índia; Changan e Chongqing, na China; além de Taubaté, no Brasil. Ela destina-se aos veículos Ford de plataforma global em centenas de mercados mundiais.
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