A Ford está comemorando a produção de um milhão de motores Sigma de última geração que equipam os modelos New Fiesta, EcoSport e Focus na América do Sul e New Fiesta fabricado no México e o Focus montado na Alemanha e na Rússia.
![]() |
O presidente Maduro ao volante de um Ford |
Ao mesmo tempo, a montadora foi obrigada a suspender, no último dia 5/5, a produção de veículos na Venezuela por falta de dólares para pagar os fornecedores em virtude do controle do câmbio imposto pelo governo Nicolas Maduro.
![]() |
Fábrica da Ford, em Valência, na Venezuela. |
A Ford enfrenta ainda sérias dificuldades na importação de peças para a montagem de veículos, devido às restrições alfandegárias e atrasos na comercialização da moeda americana, que se torna cada vez mais escassa no país.
A unidade industrial da Ford tem em Valência ficará ociosa até, pelo menos, o final de maio, data em que Maduro promete liberar 20 milhões de dólares para a companhia honrar seus compromissos com a importação de peças.
Família de sucesso
Os motores Ford Sigma, produzidos, hoje, em cinco fábricas de quatro países, incluindo a fábrica de Taubaté, no interior paulista, são considerados os mais modernos na categoria 1.5 L e 1.6 L. A família Sigma, de produção nacional, é uma das principais do mercado e destaca-se pela tecnologia, eficiência e sustentabilidade. Para o Brasil, é produzida na versão flex e para os mercados de exportação tem a opção de diferentes octanagens.
O projeto dos motores Sigma incorpora tecnologias que aumentam a eficiência e a economia de combustível. Eles estão entre as razões de sucesso da nova geração de carros globais da Ford.
No ranking do INMETRO/CONPET, que regula no País os padrões de consumo de combustível, os veículos equipados os motores Sigma 1.5 e 1.6, encontram-se nos níveis A e B.
A fábrica de motores Sigma em Taubaté foi inaugurada em dezembro de 2009. Teve um investimento de R$ 600 milhões e continua em melhoria contínua. O volume de 1 milhão de unidades foi alcançado em menos de cinco anos de operação fabril.
![]() |
O Focus tem um interior luxuoso e com acabamento excelente. |
“A fábrica e a linha Sigma estão em constante evolução. Em Taubaté, a Ford tem larga tradição na produção de motores com padrões mundiais de manufatura e qualidade", destaca Sérgio Naresi, gerente da unidade.
Desde o início de suas operações, em 1974, Taubaté já produziu um total de cerca de 6 milhões de motores. Começou com os famosos motores OHC 2.0 e 2.3 que equiparam o Mustang e o Thunderbird, nos Estados Unidos.
Para o Brasil, a família Sigma é produzida nas versões 1.5 DOHC e 1.6. Inclui um motor 1.6 com duplo comando de válvulas variável (TiVCT), o estado da arte em propulsores automotivos. Tanto os motores 1.5 como 1.6, com ou sem duplo comando, têm 16 válvulas e trazem a aplicação bicombustível.
São motores flex produzidos com bloco, cabeçote, cárter e pistões de alumínio. Além de leves e duráveis, têm funcionamento caracterizado pelo alto torque, baixo nível de ruído e emissões.
Entre suas características tecnológicas, incluem acelerador eletrônico e correia elástica em vez de corrente no comando de válvulas, que garante um funcionamento silencioso, suave e de alta durabilidade.
Outros recursos para reduzir o consumo de combustível incluem o uso de pistões grafitados para redução de atrito, tuchos polidos, óleo de baixa viscosidade, bomba de óleo variável, compressor do ar-condicionado de deslocamento variável e monitor de carga da bateria.
Qualidade e produtividade
A linha de motores Sigma em Taubaté utiliza um avançado sistema de produção, que prioriza a qualidade e a eficiência.
Outros recursos para reduzir o consumo de combustível incluem o uso de pistões grafitados para redução de atrito, tuchos polidos, óleo de baixa viscosidade, bomba de óleo variável, compressor do ar-condicionado de deslocamento variável e monitor de carga da bateria.
A linha de motores Sigma em Taubaté utiliza um avançado sistema de produção, que prioriza a qualidade e a eficiência.
A usinagem do bloco e do cabeçote é feita por processos de última geração, com um sistema de rastreabilidade capaz de detectar falhas em qualquer componente.
Entre outros controles, 100% da produção é verificada por meio de teste de funcionamento a frio, conhecido como “Cold Test”.
Seus centros de usinagem têm capacidade para realizar várias operações de modo sequencial e simultâneo, com ganho de precisão e tempo.
Seus centros de usinagem têm capacidade para realizar várias operações de modo sequencial e simultâneo, com ganho de precisão e tempo.
Na linha de montagem, todas as peças são previamente separadas e seguem junto com o bloco do motor em caixas, agilizando o processo.
Sigma no mundo
A família de motores Ford Sigma é produzida hoje em cinco fábricas em quatro países: Bridgend, no País de Gales; Chennai, na Índia; Changan e Chongqing, na China; além de Taubaté, no Brasil. Ela destina-se aos veículos Ford de plataforma global em centenas de mercados mundiais.
Sigma no mundo
A família de motores Ford Sigma é produzida hoje em cinco fábricas em quatro países: Bridgend, no País de Gales; Chennai, na Índia; Changan e Chongqing, na China; além de Taubaté, no Brasil. Ela destina-se aos veículos Ford de plataforma global em centenas de mercados mundiais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário